• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogos Tradicionais eo do berlinde

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
pais10.jpg


O jogo do berlinde



O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- Cada jogador deve possuir, no mínimo, um berlinde (de vidro ou de metal).
- Para jogar é necessário um espaço plano de areia ou terra batida no qual se fazem três covas em linha, afastadas entre si cerca de 50 cm. É também possível transformar um tapete ou uma alcatifa que já não tem uso num bom campo de jogo. Neste caso sugere-se que se desenhem as covas (a giz, por exemplo)


Como jogar?

Cada jogador lança o seu berlinde para a cova mais afastada, posicionando-se na "primeira". O jogador que conseguir fazer o seu berlinde entrar na cova ou ficar mais perto dela dá início ao jogo, determinando assim a ordem dos jogadores (se forem mais de dois).
Cada jogador tentará colocar o berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso". Quando o jogador consegue fazer o seu berlinde chegar à ultima cova (a "primeira") faz o percurso no sentido oposto e lança-o a seguir para a cova do meio, para ganhar o direito a "matar". Ao concluir o percurso, o jogador ganha o direito a atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo.
Para facilitar o percurso, o jogador pode acertar nos berlindes dos adversários, ganhando com isso o direito à cova que, nessa jogada, pretende alcançar.
Se, por acidente, o berlinde do adversário for cair numa cova, terá de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhar, perde a vez e o berlinde do adversário ganha a posição daquela cova. A vez passa para o jogador seguinte.


Quem ganha?

Ganha o jogador que, após completar o percurso (ganhando o direito a "matar"), acertar (“mata”) no(s) berlinde(s) de outro(s) jogador(es) em primeiro lugar.
 

xixito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
obrigado , eu queria ensinar o meu filho a jogar este jogo e ja nao me lembra-va destas regras :6_15_221:
 
Topo