• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pesca com feeder

capposta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos.
Já não vinha a este forum à algum tempo, mas espero que não levem a mal eu deixar o meu contributo sobre o tema method feeder.

Como já foi dito, este tipo de pesca baseia-se na utilização de uma mola/feeder/gaiola, em lugar da tradicional chumbeira.Isto serve, também como já foi referido, para colocar engodo muito perto do anzol...mas tem de se ter atenção porque este método só dá bons resultados se lançar-mos as canas sempre para o mesmo sítio, criando assim um pesqueiro.
Quanto ao que foi dito sobre pescar com uma mola e com uma montagem cabelo, sendo o isco boilie, posso afirmar que dá resultados...mas, como em tudo na pesca, temos de estar cientes do que os peixes da zona estão habituados a comer; por exemplo, se estiverem habituados a comer boilies(por exemplo no caso da aguieira) a técnica dá resultados, mas se só estiverem habituados a comer milho e asticot, a técnica muito dificilmente dará resultados.

Dica1: se quiserem pescar com uma montagem cabelo e feeder num sítio onde os peixes (carpas e barbos) estejam habituados a comer milho coloquem 4/5 bagos de milho no cabelo, em vez de um boilie e se estiverem habituados a asticots coloquem meia duzia deles numa agulha para asticots;

Dica2: se quiserem pescar com mola e boilies no empate cabelo, num sítio que as carpas estejam habituadas a boilies, esmigalhem uns boilies (com a mão, para que o boilies fiquem divididos em bocados mas que não fiquem farinha) e adissionem ao engodo...os boilies partidos expelem mais aroma do que um boilies inteiro.

Quanto ao tamanho dos anzóis, penso que não se pode generalizar e dizer que com mola tem de se pescar com anzol nº x.
A meu ver, e da experiência que tenho neste tipo de pesca e em carpfishing, posso afirmar que antes de colocar-mos um anzol numa montagem temos de ter uma noção do tamanho dos peixes que estamos à espera tirar..não vale a pena colocar um anzol de 2 se nas águas onde estamos a pescar, a maioria dos barbos tem 20 cm e não têm boca para o anzol.
Pessoalmente, não sou adepto de anzóis grandes (na pesca de rio). Quando pratico carp fishing, tendo já o "pesqueiro feito" (*) com sementes e boilies, estou à espera de carpas (e de vez em quando lá entra um barbo) de grande porte e costumo utilizar anzol nº6 ou no máximo nº4, nunca maior do que isso.Quando pesco com mola sem ter um pesqueiro previamente engodado, baixo mais o tamanho do anzol por exemplo nº8, nº10... Como já referi acima isto não é certo e depende muito do tamanho dos peixes que estão a entrar no pesqueiro...se estivermos com um anzol nº8 e estivermos a levar arranques mas os peixes não fiquem ferrados, é de pensar em baixar o tamanho do anzol para nº10/nº12.

Nota (*) - Em carp fishing, costumam-se fazer e manter pesqueiros durante longos períodos de tempo. Nestas engodagens costumam-se utilizar sementes(milho, trigo, canhamo,noz tigrada, etc) boilies e pellets.Um exemplo da construção de um pesqueiro para carp fishing é:

dia 1: 10kg de sementes + 3kg pellets + 10 kg boilies
dia 5: 8kg de sementes + 2kg pellets + 12 kg boilies
dia 10: 5kg de sementes + 15kg boilies
dia 15: 3kg de sementes + 15kg boilies
dia 20: 17kg de boilies
dia 25: 23kg de boilies
dia 26: repouso do pesqueiro
dia 27: repouso do pesqueiro
dia 28: pesca

Ps.: Já agora, e porque li num dos post que no carp fishing se utilizavam anzóis grandes porque a carpa ficava ferrada quando comia o isco e ia à sua vida...isso não é bem assim... Para quem não sabe, a carpa não come da mesma maneira que os outros peixes. A carpa suga os alimentos do leito do rio e cospe-os de seguida, e faz isto reperidas vezes antes de comer seja o que for. Com a técnica cabelo, por exemplo com um boilie como isco, o anzol fica a poucos centímetros do boilie, para que quando a carpa sugue o boilie, o anzol vá atrelado e no acto de cospir o boilie, a própria montagem se encarrega de ferrar a carpa (por norma no labio inferior se for uma montagem bem feita). É a propria forma de fazer a montagem aliada ao conhecimento de como as carpas se alimentam, que deu origem a esta técnica. Já agora nesta técnica o peso da chumbada utilizada tem relevância, visto que chumbadas mais pesadas proporcionam uma melhor ferragem da carpa, quando ela expele o boilie...contudo, também não vamos colocar uma chumbada de 1kg (nem 8 nem 80...lol). Eu costumo utilizar entre 80 a 100g na chumbada e tenho-me dado bem.

Espero que não levem a mal este "testamento"...isto são apenas as minhas opiniões e se não concordarem com alguma coisa digam...estamos sempre a aprender.

Boas pescas
 
Última edição:

Joelsniper

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 3, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos.
Já não vinha a este forum à algum tempo, mas espero que não levem a mal eu deixar o meu contributo sobre o tema method feeder.

Como já foi dito, este tipo de pesca baseia-se na utilização de uma mola/feeder/gaiola, em lugar da tradicional chumbeira.Isto serve, também como já foi referido, para colocar engodo muito perto do anzol...mas tem de se ter atenção porque este método só dá bons resultados se lançar-mos as canas sempre para o mesmo sítio, criando assim um pesqueiro.
Quanto ao que foi dito sobre pescar com uma mola e com uma montagem cabelo, sendo o isco boilie, posso afirmar que dá resultados...mas, como em tudo na pesca, temos de estar cientes do que os peixes da zona estão habituados a comer; por exemplo, se estiverem habituados a comer boilies(por exemplo no caso da aguieira) a técnica dá resultados, mas se só estiverem habituados a comer milho e asticot, a técnica muito dificilmente dará resultados.

Dica1: se quiserem pescar com uma montagem cabelo e feeder num sítio onde os peixes (carpas e barbos) estejam habituados a comer milho coloquem 4/5 bagos de milho no cabelo, em vez de um boilie e se estiverem habituados a asticots coloquem meia duzia deles numa agulha para asticots;

Dica2: se quiserem pescar com mola e boilies no empate cabelo, num sítio que as carpas estejam habituadas a boilies, esmigalhem uns boilies (com a mão, para que o boilies fiquem divididos em bocados mas que não fiquem farinha) e adissionem ao engodo...os boilies partidos expelem mais aroma do que um boilies inteiro.

Quanto ao tamanho dos anzóis, penso que não se pode generalizar e dizer que com mola tem de se pescar com anzol nº x.
A meu ver, e da experiência que tenho neste tipo de pesca e em carpfishing, posso afirmar que antes de colocar-mos um anzol numa montagem temos de ter uma noção do tamanho dos peixes que estamos à espera tirar..não vale a pena colocar um anzol de 2 se nas águas onde estamos a pescar, a maioria dos barbos tem 20 cm e não têm boca para o anzol.
Pessoalmente, não sou adepto de anzóis grandes (na pesca de rio). Quando pratico carp fishing, tendo já o "pesqueiro feito" (*) com sementes e boilies, estou à espera de carpas (e de vez em quando lá entra um barbo) de grande porte e costumo utilizar anzol nº6 ou no máximo nº4, nunca maior do que isso.Quando pesco com mola sem ter um pesqueiro previamente engodado, baixo mais o tamanho do anzol por exemplo nº8, nº10... Como já referi acima isto não é certo e depende muito do tamanho dos peixes que estão a entrar no pesqueiro...se estivermos com um anzol nº8 e estivermos a levar arranques mas os peixes não fiquem ferrados, é de pensar em baixar o tamanho do anzol para nº10/nº12.

Nota (*) - Em carp fishing, costumam-se fazer e manter pesqueiros durante longos períodos de tempo. Nestas engodagens costumam-se utilizar sementes(milho, trigo, canhamo,noz tigrada, etc) boilies e pellets.Um exemplo da construção de um pesqueiro para carp fishing é:

dia 1: 10kg de sementes + 3kg pellets + 10 kg boilies
dia 5: 8kg de sementes + 2kg pellets + 12 kg boilies
dia 10: 5kg de sementes + 15kg boilies
dia 15: 3kg de sementes + 15kg boilies
dia 20: 17kg de boilies
dia 25: 23kg de boilies
dia 26: repouso do pesqueiro
dia 27: repouso do pesqueiro
dia 28: pesca

Ps.: Já agora, e porque li num dos post que no carp fishing se utilizavam anzóis grandes porque a carpa ficava ferrada quando comia o isco e ia à sua vida...isso não é bem assim... Para quem não sabe, a carpa não come da mesma maneira que os outros peixes. A carpa suga os alimentos do leito do rio e cospe-os de seguida, e faz isto reperidas vezes antes de comer seja o que for. Com a técnica cabelo, por exemplo com um boilie como isco, o anzol fica a poucos centímetros do boilie, para que quando a carpa sugue o boilie, o anzol vá atrelado e no acto de cospir o boilie, a própria montagem se encarrega de ferrar a carpa (por norma no labio inferior se for uma montagem bem feita). É a propria forma de fazer a montagem aliada ao conhecimento de como as carpas se alimentam, que deu origem a esta técnica. Já agora nesta técnica o peso da chumbada utilizada tem relevância, visto que chumbadas mais pesadas proporcionam uma melhor ferragem da carpa, quando ela expele o boilie...contudo, também não vamos colocar uma chumbada de 1kg (nem 8 nem 80...lol). Eu costumo utilizar entre 80 a 100g na chumbada e tenho-me dado bem.

Espero que não levem a mal este "testamento"...isto são apenas as minhas opiniões e se não concordarem com alguma coisa digam...estamos sempre a aprender.

Boas pescas

boas amigo,

como posso fazer os bolies em casa sabes?

grande abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
boas amigo,

como posso fazer os bolies em casa sabes?

grande abraço

Aqui fica uma receita

Fazer Boilies (Carpa)
BOILIES
O Boile é uma massa tipo pão feita de ingredientes que as Carpas adoram, é fervida para ganhar consistência e posteriormente congelada ou deixada a secar, sendo que neste último caso ainda ficam mais duros. A finalidade da sua dureza é dificultar a vida aos cágados, lagostins e pequenos peixes na sua incessante tarefa de estragar as nossas iscadas.

Essa massa é composta de dois elementos: Os Sólidos e os Líquidos.

Nos sólidos vamos encontrar fundamentalmente, mas não só, farinhas.
Farinhas como as de Milho, Trigo, Cânhamo, Peixe, Soja, Arroz, Batata e de tudo um pouco o que possa imaginar.

Mas é também nesta categoria que encontramos o açúcar, leite em pó, sementes esmagadas, sal, etc.

Nos líquidos vamos encontrar os inevitáveis ovos.
São eles que vão ligar a massa e permitir que se faça uma pasta moldável.
Para além dos ovos encontramos nesta categoria aditivos como o azeite, óleos diversos, aromas, etc.

Como, para já, o objectivo é aprender a fazer Boilies, vamos assumir uma receita muito simples que é conhecida como 50/50, ou seja, farinha de milho e trigo (sem fermento) em partes iguais.

Geralmente, para cada 100gr de farinhas é preciso 1 ovo grande, ou seja, para 1Kg, 10 ovos, etc.

Vamos então experimentar com 200gr, ou seja, 100gr de farinha de trigo e 100gr de farinha de milho.
Vamos precisar portanto de 2 ovos grandes;
UTENSILIOS
Para fazer os Boilies vai precisar de um fogão, dois recipientes com capacidade para a totalidade da massa que se vai fazer, um garfo ou colher, uma panela, uma toalha, uma rede metálica e, idealmente, uma tábua de enrolar Boilies.

FAZER BOILIES
Coloque as farinhas num dos recipientes e misture-as muito bem até obter uma só farinha omogénea.

No outro recipiente bata os ovos com o garfo ou colher até obter um liquido também ele homogéneo.

Começe a colocar farinha no recipiente que tem os ovos, pouco a pouco, misturando sempre com o garfo ou colher e, quando já não conseguir misturar mais, amasse com as mãos.

A ideia é obter uma bola de massa omogénea com uma consistência moldável, tipo plasticina em dia de calor.

Pode besuntar as mãos e a superfície de trabalho com um bocado de azeite ou óleo vegetal se a massa estiver muito peganhenta.


Se tiver a tábua de enrolar Boilies use-a, caso contrário, faça rolos da espessura de salsichas, parta-os aos bocados e enrole-os com as palmas das mãos de modo a obter bolas do tamanho desejado.
Nesta tarefa as crianças podem ser uma grande ajuda ...


O tamanho mais comum é de 15mm a 20mm, ou seja, do tamanho de um berlinde abafador, algures entre o berlinde normal e a bola de matraquilhos.

Não se preocupe se não ficarem todos exactamente do mesmo tamanho.
Pode também fazer alguns que não sejam completamente redondos.

Coloque-os na rede metálica e leve a ferver durante cerca de 2 a 3mn.
Pode juntar uma colher de sal à água da fervura porque, tal como nós, as Carpas gostam da comida bem temperada.

Retire-os da fervura e coloque-os em cima da toalha/pano para arrefecerem e secarem durante cerca de meia a uma hora.


Passe-os então para uma rede e suspenda-os em local seco e fresco (arrecadação ou garagem) se os desejar secos ao ar (mais duros) ou congele-os (menos duros) e retire-os do congelador na véspera de os usar.

Em ambos os casos devem ser usados no prazo máximo de 1 ano, sendo que os congelados não devem ser recongelados, sob pena de desenvolver bactérias que danificariam muito a saúde das nossas amigas.


Fonte: CarpasNacionais
 

Joelsniper

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 3, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos.
Já não vinha a este forum à algum tempo, mas espero que não levem a mal eu deixar o meu contributo sobre o tema method feeder.

Como já foi dito, este tipo de pesca baseia-se na utilização de uma mola/feeder/gaiola, em lugar da tradicional chumbeira.Isto serve, também como já foi referido, para colocar engodo muito perto do anzol...mas tem de se ter atenção porque este método só dá bons resultados se lançar-mos as canas sempre para o mesmo sítio, criando assim um pesqueiro.
Quanto ao que foi dito sobre pescar com uma mola e com uma montagem cabelo, sendo o isco boilie, posso afirmar que dá resultados...mas, como em tudo na pesca, temos de estar cientes do que os peixes da zona estão habituados a comer; por exemplo, se estiverem habituados a comer boilies(por exemplo no caso da aguieira) a técnica dá resultados, mas se só estiverem habituados a comer milho e asticot, a técnica muito dificilmente dará resultados.

Dica1: se quiserem pescar com uma montagem cabelo e feeder num sítio onde os peixes (carpas e barbos) estejam habituados a comer milho coloquem 4/5 bagos de milho no cabelo, em vez de um boilie e se estiverem habituados a asticots coloquem meia duzia deles numa agulha para asticots;

Dica2: se quiserem pescar com mola e boilies no empate cabelo, num sítio que as carpas estejam habituadas a boilies, esmigalhem uns boilies (com a mão, para que o boilies fiquem divididos em bocados mas que não fiquem farinha) e adissionem ao engodo...os boilies partidos expelem mais aroma do que um boilies inteiro.

Quanto ao tamanho dos anzóis, penso que não se pode generalizar e dizer que com mola tem de se pescar com anzol nº x.
A meu ver, e da experiência que tenho neste tipo de pesca e em carpfishing, posso afirmar que antes de colocar-mos um anzol numa montagem temos de ter uma noção do tamanho dos peixes que estamos à espera tirar..não vale a pena colocar um anzol de 2 se nas águas onde estamos a pescar, a maioria dos barbos tem 20 cm e não têm boca para o anzol.
Pessoalmente, não sou adepto de anzóis grandes (na pesca de rio). Quando pratico carp fishing, tendo já o "pesqueiro feito" (*) com sementes e boilies, estou à espera de carpas (e de vez em quando lá entra um barbo) de grande porte e costumo utilizar anzol nº6 ou no máximo nº4, nunca maior do que isso.Quando pesco com mola sem ter um pesqueiro previamente engodado, baixo mais o tamanho do anzol por exemplo nº8, nº10... Como já referi acima isto não é certo e depende muito do tamanho dos peixes que estão a entrar no pesqueiro...se estivermos com um anzol nº8 e estivermos a levar arranques mas os peixes não fiquem ferrados, é de pensar em baixar o tamanho do anzol para nº10/nº12.

Nota (*) - Em carp fishing, costumam-se fazer e manter pesqueiros durante longos períodos de tempo. Nestas engodagens costumam-se utilizar sementes(milho, trigo, canhamo,noz tigrada, etc) boilies e pellets.Um exemplo da construção de um pesqueiro para carp fishing é:

dia 1: 10kg de sementes + 3kg pellets + 10 kg boilies
dia 5: 8kg de sementes + 2kg pellets + 12 kg boilies
dia 10: 5kg de sementes + 15kg boilies
dia 15: 3kg de sementes + 15kg boilies
dia 20: 17kg de boilies
dia 25: 23kg de boilies
dia 26: repouso do pesqueiro
dia 27: repouso do pesqueiro
dia 28: pesca

Ps.: Já agora, e porque li num dos post que no carp fishing se utilizavam anzóis grandes porque a carpa ficava ferrada quando comia o isco e ia à sua vida...isso não é bem assim... Para quem não sabe, a carpa não come da mesma maneira que os outros peixes. A carpa suga os alimentos do leito do rio e cospe-os de seguida, e faz isto reperidas vezes antes de comer seja o que for. Com a técnica cabelo, por exemplo com um boilie como isco, o anzol fica a poucos centímetros do boilie, para que quando a carpa sugue o boilie, o anzol vá atrelado e no acto de cospir o boilie, a própria montagem se encarrega de ferrar a carpa (por norma no labio inferior se for uma montagem bem feita). É a propria forma de fazer a montagem aliada ao conhecimento de como as carpas se alimentam, que deu origem a esta técnica. Já agora nesta técnica o peso da chumbada utilizada tem relevância, visto que chumbadas mais pesadas proporcionam uma melhor ferragem da carpa, quando ela expele o boilie...contudo, também não vamos colocar uma chumbada de 1kg (nem 8 nem 80...lol). Eu costumo utilizar entre 80 a 100g na chumbada e tenho-me dado bem.

Espero que não levem a mal este "testamento"...isto são apenas as minhas opiniões e se não concordarem com alguma coisa digam...estamos sempre a aprender.

Boas pescas

que coincidência acabei de encontra essa..eheheh
mas obrigado na mesma

agora tenho que ver mas material para juntar... e ainda ver se consigo montra isto tudo...

estou a começar neste tipo de pesca dai a minha inexperiência..

vi uma foto que usa-se tambem o milho fora do anzol tipo a montagem dos boilies... a minha duvida é:

Usando milho, devo colocar o mesmo no anzol ou fora?
 
Topo