O VW Golf IV é um modelo que foi e continua a ser bastante amado pelos adeptos do tuning de todo o mundo. Em Portugal, embora não seja tão modificado, podemos identificar várias preparações de alto nível tendo este modelo como base. O Nuno Santos modificou o seu VW Golf TDI de 2002 com motor de 115cv num Golf bastante exclusivo. A escolha do kit de carroçaria que equipa de origem o potente VW golf R32 é a escolha acertada para muitos dos possuidores do VW Golf IV. A carroçaria de cor preta foi ainda sujeita a alterações, com a aplicação de uma grelha sem símbolo e consequente alisamento do capot e também na mala traseira de onde foi retirado também o símbolo da Volkswagen. Os farolins da Hella totalmente pretos e as ópticas frontais com xénon complementam a componente estética do carro.

Com a colocação do pára-choques traseiro do Golf R32, o escape teve que ser alterado para duas saídas. Esta operação não foi fácil mas no final o efeito foi conseguido. No motor, as alterações efectuadas vão desde a aplicação de um intercooler frontal do Seat Ibiza Cupra à reprogramação. A embraiagem foi alterada para poder suportar o maior binário disponível depois das alterações.

A componente dinâmica do carro não foi esquecida. A escolha do binómio Koni mais Eibach para a suspensão foi já testada e aprovada por muitos, daí que a escolha garante um excelente compromisso entre conforto e capacidades dinâmicas do carro. O sistema de travagem recorre a discos Brembo Max e ATE. Não ficamos indiferentes também às jantes Dotz Mugielo de 18’’, um modelo relativamente recente e que constitui também uma excelente escolha.

O interior também foi alterado. O maior trabalho foi realizado na consola central para a aplicação de um ecran de DVD. A alteração obrigou a realizar alterações na consola e a fazer um acabamento diferente para a mesma. O painel frontal do rádio foi colocado no tecto, opção que é bastante original. Foram trocados os pedais e apoios de pé do Golf R32 e colocados no pilar os manómetros para a pressão do turbo e temperatura do óleo, sempre úteis para quem tem um carro turbo diesel modificado.
É assim mais uma excelente preparação tuning que não cai em exageros estéticos e onde a qualidade dos materiais foi tida em conta.



Fonte: Tuning Online