• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Agradeço umas dicas

Riberto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boas...:espi28:
Tambem vou iniciar o rvcc para o 12º ano se alguem puder dar umas dicas agradeço
Cumps;:espi28:
 

muchas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Cara Aisamar:
Parabéns pelo desabafo, estás cheia de razão. Pelo que li no teu post, não vais ter dificuldade em desenvolver temas.
Todos os temas têm de ser baseados em experiências de vida, quando abordas um tema tens de provar que tens competências nessa area, começa (como eu), pela autobiografia, analiza o que sabes e aprendestes-te e depois aprofunda, sempre na primeira pessoa, fala de como aprendeste a utilizar electrodomesticos, como geres o teu orçamento familiar, como participas na comunidade e etc..
Mas tira o máximo de duvidas com os formadores, pois cada um tem o seu metodo, eu ´comecei com uma equipa e agora mudei para outra, todos os temas têm de ser reformulados pois os metodos desta são completamente diferentes.
Se quiseres tenho alguns trabalhos feitos que tos posso enviar, mas têm de ser adaptados ao teu caso, se os quiseres envio por mail.
Vai em frente e boa sorte.
 

Druidao

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
amigos, boa noite a todos
ao passar os olhos por este forum nao pude deixar de ver as mais diversas opinioes. umas a meu ver são bastante injustas em relaçao a quem esta a tentar validar as suas competencias. por isso deixo tb a minha opiniao.
aos amigos que com alguma injustiça criticam a falta de seriedade deste processo, peço que perguntem primeiro a quem por ele ja passou ou esta a passar se acham que é facil ou existe facilitismos. Quem adquiriu competencias ao longo da vida so tem de as demonstrar, quem nao tem essas competencias, dificilmente as pode validar. O copiar, as cabulas etc, sempre existiram, mesmo quem fez o 12º ano nas escolas dificilmente nao copiou pelo menos 1 vez. o proprio acto de fazer cabulas para copiar é um metodo de estudo e tolerado em algumas instituiçoes. acho de muito baixo nivel os comentarios algo invejosos e ciumentos em relaçao ao RVCC, é um pouco tentar viver bem com o mal dos outros.
Aos que estão no processo de RVCC, os votos de toda a felicidade nesta nova oportunidade, e um abraço de incentivo.
 

traquinas42

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde!
Li a sua msg a outro companheiro destas nova etapa da nossa vida, eu também agora começei o rvcc12º ano mas estou com muita dificuldade em comprender o que é pedido,não é facil trocar de turma pois os horarios profissionais são complicados, e como li na sua msg e vi a sua boa vontade que agradeço desde ja, se me puder ajudar nesse sentido enviando-me sobre S.T.C. e C.L.C. para eu tirar umas ideias e me orientar agradeço-lhe, fique descansado que será para minha orientação.Agradeço muito a sua atenção para facto.
 

mmmestanza

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boa tarde!
Li a sua msg a outro companheiro destas nova etapa da nossa vida, eu também agora começei o rvcc12º ano mas estou com muita dificuldade em comprender o que é pedido,não é facil trocar de turma pois os horarios profissionais são complicados, e como li na sua msg e vi a sua boa vontade que agradeço desde ja, se me puder ajudar nesse sentido enviando-me sobre S.T.C. e C.L.C. para eu tirar umas ideias e me orientar agradeço-lhe, fique descansado que será para minha orientação.Agradeço muito a sua atenção para facto.


tambem agradecia ajuda de quem poder dar umas dicas agradeço
um bem haja a todos:36_2_51:
viva o gforum é um espectaculo
 

saloio_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
boas

bem eu lá continuo com o processo de certificação.

penso que esteja a correr bem no entanto estou a ter inúmeras dificuldades em clc e stc nos saberes fundamentais (SF). :shy_4_02:

se alguns dos presentes puder ajudar com algumas dicas agradeço

obrigado
 

muchas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
boas

bem eu lá continuo com o processo de certificação.

penso que esteja a correr bem no entanto estou a ter inúmeras dificuldades em clc e stc nos saberes fundamentais (SF). :shy_4_02:

se alguns dos presentes puder ajudar com algumas dicas agradeço

obrigado

Tens de ser mais explicito, há formadores e centros que não querem trabalhos por temas, outros já querem, eu pessoalmente fiz trabalhos por temas e agora mudei para outra equipa de formadores, que não aceitam esses trabalhos, querem tudo baseado numa experiência de vida.
Primeiro temos de começar pela autobiografia e depois escrevemos experiências de vida que encaixem na mesma abordando vários temas.
Isto é se for um texto sem titulos, agora se vais fazer tema a tema a conversa é outra.
Em todo o caso tudo o que falares, tens de ter em conta 3 principios base:
Identificar, conhecer e intervir
Muito importante; pede o máximo de informação aos formadores.
 

saloio_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
boas

bem, é assim eu já tenho a minha autobiografia feita, claro ainda deverá de ser remodelada.
em relação aos temas no meu cno aceitam desde que o tema debatido seja o desenvolvimento de algo mencionado na minha autobiografia.

no entanto relativo ao saberes fundamentais (sf) não estou a ver nada com que me agarrar para desenvolver.

dai minha pergunta se podiam ajudar nem que fosse com uns tópicos.

obrigado
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Vê se ajuda!


"... exemplos de experiências de vida para DR1 e DR2 do núcleo Saberes Fundamentais.


DR1– experiências que tenham por base a seguinte ideia – “O todo é constituído por partes diferentes que agem com propósitos diferentes. É pela acção das partes que o todo ganha vida e se torna dinâmico”.


Sociedade(o todo) – constituída por indivíduos diferentes (as partes) e pela acção social dos mesmos (Max Weber).


Diferentes como? Exemplos – na escola do meu filho existem crianças de diferentes origens –da Ucrânia, de Moçambique e de Portugal; No meu bairro tenho vizinhos de etnia cigana; o café que frequento tem muitos idosos; existem algumas pessoas que frequentam a zona x da minha cidade que têm problemas de toxicodependência (….)– sobre os exemplos falar dos problemas de integração (situações de discriminação que testemunhou), os modos de integração (exemplo: festinha descola com as crianças a dançar músicas dos diferentes países), as vantagens de conviver com a diferença (partilha de saberes, cultura, diferentes maneiras de pensar), como se relacionam no quotidiano com a diferença.


Tecnologias Ciência: cada ser vivo (o todo) possui uma codificação diferente de instruções no DNA. Estas diferenças geram as diferenças orgânicas entre os organismos vivos. O DNA encontra-se no núcleo celular e é formado por quatro nucleotídeos diferentes (as partes) que formam uma estrutura semelhante a uma escada em espiral. As moléculas (as partes) de DNA contêm a informação genética necessária para a codificação das características de um indivíduo.


Exemplo Tecnologia: Tal como a minha mãe tenho a doença x foi detectada através da análise y segundo os procedimentos xpto;


Exemplo ciência: Diferenças e semelhanças dos indivíduos do núcleo familiar, avós, pais e filhos – herança genéticas; probabilidades de um descendente (neto, bisneto) ter determinada característica (cor do cabelo, de olhos…)


DR2:Vou só dar exemplos de experiências de vida:


Sociedade: quando comecei a trabalhar fiquei durante dois dias a observar as tarefas de um colega – (observação n~ participante) No final da semana já estava a experimentar realizar as tarefas enquanto continuava a observá-lo (observação participante); no final do dia preenchemos um inquérito com o número de peças produzidas; Quando procurei emprego junto com a ficha de inscrição respondi a um inquérito sobre as minhas motivações profissionais. Como somos poucos em vez de inquérito, no final do ano, somos entrevistados para fazer um balanço, o que correu bem ou mal e que sugestões temos (…)


(….) mais uma vez, o que se escreve sobre as experiências deve ser claro, desenvolvido e comprovado com documentação vária. "



Retirado:Grupo RVCC/NO
 

saloio_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Novas Oportunidades

boas

obrigado @satpa, sem duvida que ajuda e muito.

obrigado mais uma vez

cump's

*****Saloio*****
 

curconda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2007
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
eu tambem estou a começar o rvcc 12º
e pelo que vi na primeira abordagem nao facilitam mesmo nada .
baseia-se tudo numa expriência de vida pelo que me apercebi.:shy_4_02:
 

JCPO

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Oi Malta.
Eu vou iniciar o Meu RVCC, já tive a primeira secção e fiquei com muitas dúvidas.
Para ser sincero não sei o que fazer nem por onde começar.
Alguem pode explicar melhor ou enviar trabalhos para poder ficar com as ideias mais claras.
São só para consulta.
Este é o meu Mail ***@sapo.pt*
Este forum é mesmo fixe
Um abraço e obrigado


*Por favor não colocar mails pessoais
 
Última edição por um moderador:

Maria Albertina

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
biografia

olá Muchas!
Estou a iniciar agora o processo. Se puderes envia-me umas dicas para que eu possa elaborar a minha biografia.


Cara Aisamar:
Parabéns pelo desabafo, estás cheia de razão. Pelo que li no teu post, não vais ter dificuldade em desenvolver temas.
Todos os temas têm de ser baseados em experiências de vida, quando abordas um tema tens de provar que tens competências nessa area, começa (como eu), pela autobiografia, analiza o que sabes e aprendestes-te e depois aprofunda, sempre na primeira pessoa, fala de como aprendeste a utilizar electrodomesticos, como geres o teu orçamento familiar, como participas na comunidade e etc..
Mas tira o máximo de duvidas com os formadores, pois cada um tem o seu metodo, eu ´comecei com uma equipa e agora mudei para outra, todos os temas têm de ser reformulados pois os metodos desta são completamente diferentes.
Se quiseres tenho alguns trabalhos feitos que tos posso enviar, mas têm de ser adaptados ao teu caso, se os quiseres envio por mail.
Vai em frente e boa sorte.
 

beca

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 17, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Rvcc

Olá, por favor preciso de ajuda para fazer o trabalho sobre DNA.
Alguém me pode ajudar:shy_4_02:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Olá, por favor preciso de ajuda para fazer o trabalho sobre DNA.
Alguém me pode ajudar:shy_4_02:

Aqui no fórum tens na área da Ciência algum material que te pode ser útil.

vê aqui:right:

Bjs
satpa
 

poli

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
ola

ola estou a reniciar o rvcc para o 12º ano ñ posso fzer o trabalho por tema ando em doida com istooo tenho muita dificuldade na area stc e tbm clc se puder me ajudar com algum apontamentooo agradeçooo imensooo vai servir apenas para me orientarrr ..

obrigado

vou aguardar resposta.
 

janina.r

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ola estou a finalizar o rvcc para o 12º ano, se puder me ajudar com algum apontamento agradeço imenso vai servir apenas para me orientar. Precisava do DR2,3 e 4 de CLC Saberes fundamentais e DR2 e 3 de cp Progamação.

obrigado

vou aguardar resposta.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
ola estou a finalizar o rvcc para o 12º ano, se puder me ajudar com algum apontamento agradeço imenso vai servir apenas para me orientar. Precisava do DR2,3 e 4 de CLC Saberes fundamentais e DR2 e 3 de cp Progamação.

obrigado

vou aguardar resposta.

Vai a estes links, pode ser que te ajudem nas tuas duvidas!

Saberes Fundamentais CLC:right:

Programação CP:right:


satpa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
ola estou a reniciar o rvcc para o 12º ano ñ posso fzer o trabalho por tema ando em doida com istooo tenho muita dificuldade na area stc e tbm clc se puder me ajudar com algum apontamentooo agradeçooo imensooo vai servir apenas para me orientarrr ..

obrigado

vou aguardar resposta.

Tens que ser mais especifica em que DR é que tens mais dificuldade..mas podes visitar os links que coloquei na resposta anterior, pode ser que ajudem!!

:espi28::espi28:

ups...só agora reparei na data...mas serve para alguém que tenha a mesma dificuldade

satpa
 
Topo