• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manuais

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
...fim de curso LUPA na PSP....Junho 2009

Boas pessoal:

Fui hoje á sessão de tiro na carreira de tiro da PSP na escola pratica de policia. Correu bem, fiz tudo certo. A nota final que tive foi de 90% em 100%.

Foi como tinha descrito anteriormente. Só que na carabina que usamos foi uma 7mm Remington Magnum (Grande balazio!)

Lá pelo meio tirei uma foto com o telemovel, á sucapa e um dos agente (o que me quis entalar na sessão prática do dia anterior) disse que me processava..................enfim.............mas n fui o único!!

De resto não houve nada de diferente.

Cumprimentos a todos
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
...mais um teste para a LUPA.....

Teste tipo, para a parte teórica do curso LUPA
Grupo I

1. "Armas de fogo longa" são todas as armas de fogo:
a) Cujo cano mede mais de 1 metro;
b) Cujo comprimento total da arma excede 1 metro;
c) Com exclusão das armas de fogo curtas;
d) As duas primeiras estão certas;

2. Como se define"mecanismo de disparo"?
a) É o sistema mecânico ou outro que, quando accionado através do gatilho, provoca o disparo;
b) É o sistema mecânico ou outro que se destina a bloquear a culatra móvel;
c) É o sistema mecânico que acciona o carregador para introduzir a munição na câmara;
d) É o sistema mecânico que acciona o mecanismo de segurança;

3."Alma estriada" de uma arma de fogo, é:
a) A superfície interior do cano com sulcos helicoidais ou outra configuração em espiral, que permite conferir rotação ao projéctil, dotando-o de estabilidade giroscópica;
b) A superfície interior do cano com sulcos circulares ou outra configuração, que permite conferir rotação ao projéctil;
c) A superfície interior do cano não dotada de qualquer dispositivo destinado a imprimir movimento de rotação ao projéctil;
d) A superficíe interior do cano com sulcos helicoidais ou outra configuração em espiral, que permite imprimir velocidade ao projéctil;

4. O que se designa por culatra aberta?
a) A posição em que a culatra ou a corrediça de uma arma se encontra na sua posição mais avançada, ou de forna a obturar a câmara;
b) A posição em que a culatra ou a corrediça de uma arma se encontra na sua posição avançada, sem obturar a câmara;
c) A posição em que a culatra ou a corrediça de uma arma se encontra retida na sua posição mais recuada, ou de forma que a câmara não esteja obturada;
d) A posição em que a culatra ou a corrediça de uma arma se encontra retida na sua posição mais recuada, ou de forma a obturar a câmara;

5. As armas de fogo longas semiautomáticas, de repetição ou de tiro a tiro, de cano de alma estriada, pertencem a que classe?
a) A;
b) B;
c) C;
d) D;

6. As armas de ar comprimido de calibre superior a 5,5 mm, pertencem a que classe?
a) A;
b) C;
c) G;
d) a nenhuma destas classes;

7. A quem é permitida a recarga de munições, não podendo ultrapassar as cargas propulsoras indicadas pelos fabricantes:
a) Aos titulares de licença C;
b) Aos titulares da licença de D;
c) Aos titulares de licença C e D;
d) Nenhuma

8. A pedido do cabeça-de-casal, pode a arma ser transmitida a quem reunir condições para a sua detenção. Assim, diga como é escolhido o adquirente para a arma:
a) Através da escolha do requerente, ou da venda em leilão pela PSP;
b) Através da escolha do interessado, após efectuar o pagamento dos emolumentos;
c) Através da escolha do interessado, após efectuar o pagamento dos emolumentos;
d) Todas estão certas;

9. Como se define uma "arma de fogo"?
a) É uma arma accionada por ar ao outro gás comprimido, com cano de alma lisa ou estriada, destinada a lançar projéctil metálico;
b) É um dispositivo portátil a emitir gases por um cano;
c) É uma arma proibida, destinada a provocar a deflagração de uma carga propulsora geradora de uma massa de gases cuja expansão impele um ou mais projécteis;
d) É todo o engenho ou mecanismo portátil destindado a provocar a deflagração de uma carga propulsora geradora de uma massa de gases cuja expansão impele um ou mais projécteis.

10. Quem for condenado pela prática de crime previsto na lei 17/2009, ou pela prática, a título doloso ou negligente, de crime em cuja preparação ou execução tenha sido relevante a utilização ou disponibilidade sobre a arma, pode incorrer na seguinte pena acessória:
a) Interdição temporária de detenção, uso e porte de arma ou armas;
b) Interdição temporária de compra de munições;
c) Interdição temporária de detenção no domicílio;
d) Todas as respostas estão correctas.

....GRUPO II....

11. Pode-se disparar armas unicamente em:
a) Carreiras de tiro ou campos de tiro ou no exercício de actos venatórios, em campos de treino de caça;
b) Provas desportivas ou práticas recreativas em propriedades rústicas privadas com condições de segurança para o efeito;
c) Ambas estão correctas;
d) A alínea a) está correcta.

12. Sempre que o portador se separe fisicamente da arma de fogo no domicílio, deve:
a) Colocá-la na dispensa junto dos produtos de limpeza;
b) Colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança portáteis, sempre que exigidos e com cadeado;
c) Colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis, sempre que exigidos, ou com cadeado ou outro mecanismo que impossibilite o uso da mesma;
d) Colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis, sempre que exigidos, sem cadeado ou mecanismo que não impossibilite o uso da mesma.

13. O que deve fazer antes de carregar a arma?
a) Verificar se arma está carregada;
b) Ver se o mecanismo de disparar funciona;
c)Verificar se o cano ou canos estão desobstruídos;
d) Ver o calibre da arma.

14. Quando manusear armas nunca deve?
a) Ingerir bebidas alcoólicas;
b) Transportá-las;
c) Desmontá-las;
d) Limpá-las.

15. Na residência como devem ser acondicionadas as munições?
a) Em local diferente das armas e fechadas à chave;
b) Em local diferente das armas mas de fácil acesso;
c) No mesmo local das armas mas fechadas à chave;
d) No mesmo local das armas e de fácil acesso.

16. Nos veículos automóveis como devem ser transportadas as armas:
a) Separadas das respectivas munições, com mecanismo de segurança accionado;
b) Sem munições na câmara, com cadeado de gatilho;
c) Mecanismo que impossibilite o uso indevido e em bolsa ou estojo próprio;
d) Todas as respostas estão correctas.

17. Nos campos de tiro os atiradores devem circular:
a) Com as armas descarregadas;
b) Carregadores e depósitos vazios;
c) Carregadores fora do alojamento;
d) Todas as respostas estão correctas.

18. Quando é que se efectuam manobras de segurança numa arma:
a) Não exista a certeza relativa ao municionamento da arma;
b) Se proceda à entrega e recepção da arma, se proceda à limpeza da arma;
c) Se inicie ou termine uma sessão de tiro;
d) As respostas estão todas correctas.

19. Numa arma carregada deve sempre desconfiar do seu mecanismo de segurança, porquê?
a) Uma pancada, uma queda ou um defeito mecânico podem não impedir o disparo;
b) Uma pancada, uma queda, pode impedir o disparo da arma;
c) Porque este pode actuar sobre o aparelho de pontaria através de um defeito mecânico;
d) Porque após uma queda ou pancada pode impedir que o aparelho de pontaria accione o cão.

20. Quando por cada disparo é necessário a acção do atirador sobre a culatra, e as armas possuem carregador ou depósito, estas efectuam tiro de:
a) Repetição;
b) Simples;
c) Tiro a tiro;
d) Semi-automático.

Boa sorte...
 
Última edição:

DiogoAG

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
keria pedir ao devotrio se poderia dizerme/descrever a parte pratica das armas na psp?? principalmente as seguranças pk surgiram umas duvidas relativamente quando e k se faz o disparo/tiro de segurança...

eu sei k e chato e da trabalho mx se pudesses era fixe

saudações cinegéticas...
 

uni1003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2009
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0

uni1003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2009
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Oh Devotrio, porra, eu adorava ajudar o pessoal com o exame teórico da LUPA, mas tu não deixaste! Lolol Fui anteontem fazer o meu exame ao Comando Distrital da PSP de Aveiro, e a prova que saiu foi exactamente igual à que o Devotrio postou ali em baixo...
Sem tirar nem pôr uma virgula!!
Resultado: 100%, obviamente. lol

Aproveito para dizer que, enquanto estudante de direito, e enquanto aprovado no exame, posso confirmar que a resposta certa à questão sobre o tipo de crime em que se incorre caso não se apresentem as armas à PSP nos 15 dias após notificação é o crime de desobediência qualificada
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Oh Devotrio, porra, eu adorava ajudar o pessoal com o exame teórico da LUPA, mas tu não deixaste! Lolol Fui anteontem fazer o meu exame ao Comando Distrital da PSP de Aveiro, e a prova que saiu foi exactamente igual à que o Devotrio postou ali em baixo...
Sem tirar nem pôr uma virgula!!
Resultado: 100%, obviamente. lol

Aproveito para dizer que, enquanto estudante de direito, e enquanto aprovado no exame, posso confirmar que a resposta certa à questão sobre o tipo de crime em que se incorre caso não se apresentem as armas à PSP nos 15 dias após notificação é o crime de desobediência qualificada

Boas:

Fico á espera de um almoço então!!!

Cumprimentos
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
keria pedir ao devotrio se poderia dizerme/descrever a parte pratica das armas na psp?? principalmente as seguranças pk surgiram umas duvidas relativamente quando e k se faz o disparo/tiro de segurança...

eu sei k e chato e da trabalho mx se pudesses era fixe

saudações cinegéticas...

Bom dia, futuro transgressor:

Se reparares em todos os meus "post", está bem explicado o que fiz.

No entanto, não és o 1º a questionar o assunto do disparo de segurança, pois foi o que a bofia me mandou fazer....

Quando se abre uma arma, ela arma os cães/percutor, assim depois de executar todos os movimentos a arma fica "armada", e os gajos dizem para :
1º-Retirar cartucho(s).
2º-Fechar a arma.
3º-Apontar a arma para a zona de segurança.
4º-Tirar segurança.
5º-Efectuar disparo "de segurança"
6º-Colocar arma em segurança.
7ºColocar cadeado de gatilho.
8º-Arrumar a arma.

E é só
 

DiogoAG

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
obrigadao pessoal pela ajuda...
pois a duvida era mesmo no disparo de segurança logo que agarramos a arma, pois axo isso um bocado estupido...
 

xina 1979

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
boa noite pessoal,
hoje fui fazer os exames à psp ( belas- lisboa ) e graças á vossa ajuda lá me consegui safar.
não me lembro muito bem ao certo de todas as perguntas mas vou tentar ajudar na mesma...looool

então foi mais ou menos assim ;

1- As armas de fogo de cano longo com 2 ou mais canos para serem de classe C têm de ter:
Resposta - Pelo menos um cano de alma estriada;

2- A arma de fogo que mediante uma única acção sobre o gatilho faz uma série continua de vários disparos é:
Resposta - Arma automática;

3 - Nas armas de canos justapostos a patilha de segurança situa-se:
Resposta - Na parte superior da coronha;

4 - O que é uma munição:
Resposta - O cartucho ou o envólucro ou outro dispositivo contendo o conjunto de componentes que permitem o disparo do projéctil ou de multiplos projecteis quando introduzidos numa arma;

5 - Questão sobre o cabeça-de-casal !!??
Resposta - Tinha que se entregar a arma à guarda da PSP;

6 - A aquisição, a detenção e o porte de arma de classe C podem ser autorizados a quem seja titular:
Resposta - de liceça de uso e porte de arma de classe C e a quem nos termos da respectiva lei organica ou o estatuto profissional possa ser atribuida ou dispensada a licença de uso e porte de arma classe C;

7 - Quando estão os caçadores obrigados a fazer o controlo de alcool:
Resposta - Sempre que solicado por um agente de autoridade;

8 - No domicílio as munições devem:
Resposta: Estar sempre separadas das armas e fechadas à chave;

9 - Os projecteis com diâmetro superior a 4,5mm que fazem parte de um conjunto de multiplos projecteis para serem disparados por uma arma de fogo de cano de alma lisa chamam-se:
Resposta - Zagalotes;

10 - O que é o cadeado de gatilho:
Resposta - O dispositivo aplicado ou fazendo parte da arma que impede o accionamento do gatilho e o disparo da arma;

11 - No carro as armas devem ser transportadas:
Resposta - separadas das respectivas munições, com cadeado de gatilho ou mecanosmo que impossibilite o seu uso;

12 - Antes de carregar a arma, deve:
Resposta - Verificar se os canos estão desobstuidos;

13 - No domicílio as armas nunca devem:
Resposta - Estar ao alcance das crianças;

14 - No automóvel, quando nos ausentamos do mesmo, nunca se deve deixar as armas:
Resposta - Independentemente da sua localização ou parqueamento;

15 - O que é o carregar a arma:
Resposta - Introdução da munição da camara de explosão da arma e accionamento do mecanismo de segurança da mesma, colocando-a em posição de fogo;

16 - No acto venatório nunca deve atirar:
Resposta - Sem que veja com nitidez o alvo;

17- Apesar de travada, deve:
Resposta: Sempre desconfiar dos mecanismos de segurança, pois uma pancada, uma queda ou um defeito mecanico podem não impedir o disparo;

18 - A Alma de uma arma é:
Resposta - A superfície interior do cano;

19 - O que é uma arma de fogo:
Resposta - Todo o engenho ou mecanismo portatil destinado a provocar a deflagração de uma carga propolsora geradora de uma massa de gases cuja expansão impele um ou mais projecteis;

20 - Pufff já não me lembro ....
Penso que tinha a ver com o facto da polícia poder ir ao domicilio quando exitem crianças.

depois de ter feito este exame fiz o reconhecimento de armas e munições e as respectivas normas de segurança.( isto ainda da parte da manhã )

de tarde : fomos para a carreira de tiro onde fizemos 10 tiros .(aos balões )

5 tiros - na carreira de tiro a +/- 20metros

5 tiros - num trilho ( também a uns balões )

muito obrigado a todos pela vossa ajuda e para quem ainda vai fazer espero que vos corra bem e que isto vos ajude.

um abraço
 

xina 1979

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Malta!

Como já reparam, o meu nome começa pela primeira letra do ABC....
E também reparam que sou do distrito de Santarém. Por isso a estar mais adiantado nesta salganhada toda.

Quando fizeram o teste da AFN (Autoridade Florestal Nacional) não vos passaram um papel tipo A6 como a informação que estavam aptos????

Ao que parece também, quando formos todos pedir a CARTA DE CAÇADOR, temos de entregar uma infindavel lista de papeis. Agora,..., eu acho que quando formos proceder a esse pedido não vamos ficar com nenhuma guia para poder entretanto ir á abertura das rolas !!!!

É ou não é??? Pessoal que fez estes teste o ano passado????

Também sei que só depois da LUPA nas mão é que se pode fazer o pedido para a carabina, que demora 3 meses!!!!

Se querem saber, eu já pensei umas duas veses; "Para quê é que me meti nisto?!"

Cumprimentos, e não desanimem...

amigo devotrio,
aqui por lisboa acho que este ano nem aos tordos vamos quanto mais ás rolas.
no dia em fiz o exame na psp , o sr agente disse-nos logo para não contarmos ir á caça este ano, pois não passavam nenhum papel provisório e nem sequer tinham previsão para a entrega da papelada.
só nos resta esperar .
gastamos dinheiro , estudamos ,ficamos aptos ,mas não podemos caçar porque não nos dão nem sequer um papel provisorio. « só mesmo no nosso portugal»

um abraço
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Este é que é o meu país!!!

Eu continuo á espera, e sentado para não me cansar....

Força rapaziada
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
...Cartas de caçador ainda este ano....

Boa noite pessoal dos pratos:

Telefonei hoje (16/07/2009) para a AFN Lisboa, e a simpática Sr.ª que me atendeu, disse que assim que receberem a documentação de cada um vinda da PSP, que começam na emissão das Cartas de Caçador. Ninguém fica com papeis provisórios e paga-se 10,20€. Só mais tarde recebemos as cartas de caçador.
A amável Sr.ª garantiu-me que na 2ª quinzena de Agosto começávamos a recebe-las...........
Também perguntei; se for lá directamente tratar do pedido da carta de caçador, se era mais rápido? E a Sr.ª disse que "SIM".


Vou esperar com expectativa.....
 

morais251

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 17, 2009
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
eu já entreguei os papeis em maio na AFN, porque já possuia a LUPA, e ainda não veio nada. A resposta que me deram na psp foi que so enviavam o documento a dizer que ja possuia a lupa para a ANF, quando toda a gente do distrito acabasse o curso. E na ANF disseram-me que so me enviavam a carta quando a psp lhes enviasse o documento como já tinha a lupa, quando resolviam tudo com um fax. Nao desistam camaradas
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
....Carta de Caçador e LUPA.... A SAGA

Boa tarde pessoal das Rolas:

Queria partilhar convosco o seguinte:

Pedi a minha LUPA pela primeira vez no passado dia 25/8/2009 e posso vos dizer que até chegar a esse ponto gastei 385€ (não contando com 5 dias de trabhlo que perdi) e com o armario/cofre que comprei....

Fui buscar o certificado do curso da PSP no dia 6/8/2009, pedi a carta de caçador no dia 7/8/09 (foi emitida no dia 10/8/2009 com o 689 mil quatrocentos e quarenta e tal) a qual recebi registada em minha casa a 24/8/2009.

Vamos lá ver quando posso caçar....
 

DiogoAG

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Pois eu recebi a carta de caçador ontem e hj ja tratei do lupa.
disseramr que estao a ponderar dar um provisorio
 

jonizzz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 21, 2010
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
caros amigos estou quase a ir fazer exame a psp espero poder daqui a 2 semanas contente a contar vos como foi...até lá...boa sorte para todos
 

jonizzz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 21, 2010
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
passei................................estou apto espero k todos consigam tmb...:espi28:
 

montanhapico

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 27, 2009
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Bom dia, tenho o manual digitalizado do CFTC 2012 (Curso de Formação Técnica e Cívica) para postar mas não sei como se faz. Uma ajudinha e pronto. Abraços
PS: necessário para tirar a LUPA.
 

montanhapico

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 27, 2009
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Pois é pitufos, não posso mandar mensagens pelo forum porque ainda não tenho 10 postagens, envie-me um email.
 
Topo