Página 3 de 3 Primeiro ... 2 3

Tópico: Manuais

Registo
    Sep 2008
    Este é que é o meu país!!!

Eu continuo á espera, e sentado para não me cansar....

Força rapaziada

Registo
    Sep 2008

Padrão ...Cartas de caçador ainda este ano....

Boa noite pessoal dos pratos:

Telefonei hoje (16/07/2009) para a AFN Lisboa, e a simpática Sr.ª que me atendeu, disse que assim que receberem a documentação de cada um vinda da PSP, que começam na emissão das Cartas de Caçador. Ninguém fica com papeis provisórios e paga-se 10,20€. Só mais tarde recebemos as cartas de caçador.
    A amável Sr.ª garantiu-me que na 2ª quinzena de Agosto começávamos a recebe-las...........
    Também perguntei; se for lá directamente tratar do pedido da carta de caçador, se era mais rápido? E a Sr.ª disse que "SIM".

Vou esperar com expectativa.....

Registo
    Feb 2009
    eu já entreguei os papeis em maio na AFN, porque já possuia a LUPA, e ainda não veio nada. A resposta que me deram na psp foi que so enviavam o documento a dizer que ja possuia a lupa para a ANF, quando toda a gente do distrito acabasse o curso. E na ANF disseram-me que so me enviavam a carta quando a psp lhes enviasse o documento como já tinha a lupa, quando resolviam tudo com um fax. Nao desistam camaradas

Registo
    Sep 2008

Padrão ....Carta de Caçador e LUPA.... A SAGA

Boa tarde pessoal das Rolas:

Queria partilhar convosco o seguinte:

Pedi a minha LUPA pela primeira vez no passado dia 25/8/2009 e posso vos dizer que até chegar a esse ponto gastei 385€ (não contando com 5 dias de trabhlo que perdi) e com o armario/cofre que comprei....

Fui buscar o certificado do curso da PSP no dia 6/8/2009, pedi a carta de caçador no dia 7/8/09 (foi emitida no dia 10/8/2009 com o 689 mil quatrocentos e quarenta e tal) a qual recebi registada em minha casa a 24/8/2009.

Vamos lá ver quando posso caçar....

Registo
    Jul 2008
    Pois eu recebi a carta de caçador ontem e hj ja tratei do lupa.
    disseramr que estao a ponderar dar um provisorio

Registo
    Dec 2010
    caros amigos estou quase a ir fazer exame a psp espero poder daqui a 2 semanas contente a contar vos como foi...até lá...boa sorte para todos

Registo
    Dec 2010
    passei................................estou apto espero k todos consigam tmb...

Registo
    Dec 2009
    Bom dia, tenho o manual digitalizado do CFTC 2012 (Curso de Formação Técnica e Cívica) para postar mas não sei como se faz. Uma ajudinha e pronto. Abraços
    PS: necessário para tirar a LUPA.

Registo
    Dec 2009
    Pois é pitufos, não posso mandar mensagens pelo forum porque ainda não tenho 10 postagens, envie-me um email.

Registo
    Dec 2009
    Parece que consegui.... a ajuda dos filhos é sempre importante.
    Manual de:
    Curso de Formação Técnica e Cívica

CFTC1.rarCFTC2.rar

Agradeço que informem se os arquivos abrem em condições.
    Abraços.

Registo
    Dec 2009
    Mais um exame LUPA que efectuei ontem aqui nos Açores. Fiz Classe C mas havia muitos candidatos a fazer o mesmo teste para classe D.
    Este é diferente dos que tenho visto neste forum.

Grupo I 2,5% cada resposta
    1 - “Arma de fogo longa” é uma arma de fogo:

a) Cujo comprimento total não exceda 60 cm;
    b) Cujo cano mede mais de 60 cm;
    c) Com exclusão das armas de fogo curtas;
    d) As duas primeiras estão certas.

2 – “Alma lisa de uma arma de fogo é:

a) A superfície interior do cano com sulcos helicoidais ou outra configuração em espiral que permite conferir rotação ao projectil, dotando-o de estabilidade giroscópica;
    b) A extremidade da alma do do cano por onde sai o projectil;
    c) A superfície interior do cano não dotada de qualquer dispositivo destinado a imprimir movimento de rotação ao projectil;
    d) A superfície interior do cano entre a camara e a boca.

3 – São armas de classe D:

a) Armas de fogo longas semiautomáticas ou de repetição, de cano de alma lisa com comprimento superior a 60 cm;
    b) Armas de fogo longas semiautomáticas, de repetição ou de tiro a tiro de cano de alma estriado com um comprimento superior a 60 cm unicamente aptas a disparar munições próprias de cano de alma lisa;
    c) As armas de fogo longas, de tiro a tiro de cano de alma lisa;
    d) Todas as respostas estão correctas.

4 – Desde que destinadas ao exercício da pratica venatória, nas condições definidas na legislação regulamentar da lei 5/2006, as armas de fogo das classes C e D, podem ser objecto de cedência a titulo de empréstimo:

a) Nunca;
    b) Podem;
    c) Podem mas sem munições;
    d) Nenhuma das respostas está correcta.

5 – Quais os requesitos necessários para a compra e venda de munições para as armas de fogo das classes C e D:

a) Prova de identidade do comprador, exibição do livrete de manifesto da respectiva arma e factura descriminada das munições vendidas;
    b) Prova de identidade do comprador e do comprador, exibição do livrete de manifesto de qualquer arma e factura descriminada das munições vendidas;
    c) Autorização de compra, apresentação da arma e respectiva factura de aquisição e exibição da carta de caçador;

– Os titulares de licenças C e D devem submeterem-se a um curso de actualização técnica e cívica para uso e porte de armas de fogo. Estes cursos devem ocorrer;

a) Em cada 3 anos;
    b) Em cada 10 anos;
    c) Em cada 8 anos;
    d) Em cada 5 anos.

7 – A frequência com aproveitamento, dos cursos de formação para o uso e porte de arma, confere ao formando:

a) Um certificado com a especificação da classe de armas a que se destina;
    b) A licença de uso e porte de arma;
    c) A carta de caçador
    d) Um certificado de participação no respectivo curso.

8 – No caso em que se verifique a caducidade das licenças, para promover a sua renovação e/ou proceder à transmissão das respectivas armas, o titular tem o prazo de:
    a) 90 dias;
    b) 120 dias;
    c) 180 dias;
    d) 200 dias.

9 – A compra e venda de munições para as armas da classe D, é efectuado mediante prova de identidade do comprador, exibição do livrete de manifesto da respectiva arma e factura descriminada das munições vendidas:

a) Onorosa;
    b) Livre;
    c) A 30 dias;
    d) Precedida de autorização.

10 – Após um exame de pesquisa de álcool, a notificação deve fazer menção do resultado das sanções daí decorrentes e ainda a possibilidade do examinado requerer de imediato a:

a) Sua advogado;
    b) Sua arma;
    c) Realização de contra prova de análise de sangue;
    d) Realização de exame escrito.

Grupo II 7,5% cada resposta

11 – O que deve fazer antes de carregar a arma?

a) Verificar se a arma esta carregada;
    b) Ver se o mecanismo de disparo funciona;
    c) Verificar se o cano ou canos estão desobstruídos:
    d) Ver o calibre da arma.

12 – Como deve manter o cano ou canos sempre?

a) Dirigidos para direcção segura;
    b) Oleados;
    c) Guardados e oleados:
    d) Com o aparelho de disparo armado.

13 – Quando é que nunca deve disparar?

a) Se não visionar bem o alvo;
    b) Não se encontrar alguém para lá do alvo;
    c) Ambas estão correctas;
    d) Ambas estão erradas.

14 – Na residência as armas nunca devem:

a) Ficarem no armário fechadas;
    b) Ficarem desmontadas;
    c) Ficar ao alcance das crianças;
    d) Ficar com cadeado de gatilho.

15 – Num campo ou carreira de tiro, como deve estar assinalada a Área de Segurança?

a) De forma permanente;
    b) Clara e visível;
    c) Com a expressão “Área de Segurança”;~
    d) Todas as respostas estão correctas.

16 – As manobras de segurança devem executadas com sequencia, indique qual a sequencia correcta:

a) Manter o dedo fora do gatilho e do guarda mato, fixar a culatra na posição mais recuada, acionar o mecanismo de segurança para segurança activa;
    b) Manter o dedo fora do gatilho e do guarda mato, manter a arma virada para a área de tiro ou para outra área segura, colocar a arma em posição de segurança activa, retirar o carregador do seu alojamento, ou as munições do tambor, do depósito ou da camara da arma;
    c) Manter a culatra na posição mais recuada ou a arma aberta, consoante os casos, libertar a culatra permitindo que passe para a posição mais avançada, fixar a culatra na posição mais recuada;
    d) Manter a culatra na posição mais recuada ou manter a arma aberta, manter o dedo fora do gatilho e do guarda mato, manter a arma virada para a área de tiro ou para outra área segura, fixar a culatra na posição mais recuada.

17 – Depois de carregar a arma no acto venatório, que esforço deve fazer?

a) Não andar em ziguezague;
    b) Manter a arma em segurança até ao momento do disparo;
    c) Manter a calma para abater o alvo só com um tiro;

18 – Quando se encontrar em acto venatório, ao aperceber-se da aproximação de alguém da sua posição, o que deve fazer?

a) Fechar a arma e carrega-la;
    b) Abra e descarregue a arma;
    c) Abra a carregue a arma;
    d) Feche e descarregue a arma.

19 – A arma que não possui carregador ou depósito, cabendo ao atirador introdução manual das munições na camara, efectua tiro:

a) Tiro a tiro, tiro de repetição;
    b) Tiro a tiro ou tiro semiautomático;
    c) Tiro simples ou tiro de repetição;
    d) Tiro simples ou tiro a tiro.

20 – Quando por cada disparo é necessária a acção do atirador e as armas possuem carregador ou depósito, estas efectuam tiro de:

a) Repetição;
    b) Simples;
    c) Tiro a tiro;
    d) Semiautomatico.

Registo
    Dec 2008
    Bons dias, alguém tem os manuais atualizados para estudar para fazer o exame? Aqui no Algarve o livro no ICNF está sempre esgotado, além de ficar longe para lá ir...penso que além desse manual, deve haver manual para fazer o exame da LUPA, estou ainda a zeros!
    Agradeço de antemão a vossa generosidade!
    Bjs e abraços,

Registo
    Dec 2009
    Citação Postado originalmente por volleyman Ver Post
    Bons dias, alguém tem os manuais atualizados para estudar para fazer o exame? Aqui no Algarve o livro no ICNF está sempre esgotado, além de ficar longe para lá ir...penso que além desse manual, deve haver manual para fazer o exame da LUPA, estou ainda a zeros!
    Agradeço de antemão a vossa generosidade!
    Bjs e abraços,
    Mando tudo o que tenho para LUPA classe D
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

Página 3 de 3 Primeiro ... 2 3

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem