Página 1 de 3 1 2 ... Último
  1. #1

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Postar aqui tudo sobre Tuning Virtual

    amigos estou convicto que o tuning virtual é uma das artes que ganhou muitos adeptos nestes ultimos tempos. Por isso decidi criar este topico para falarmos um pouco mais sobre este tema.
    Quem tiver questoes, informaçoes, etc sobre este assunto que post aqui.
    cumps
    Última edição por marcosilva; 12-06-2008 às 16:29.



  2. #2

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão O que é Tuning Virtual

    Se pensam que ja sabem tudo sobre o tuning enganam-se porque estao sempre a surgir coisas novas como o tuning virtual é uma "nova" arte se é que assim se pode chamar, uma vez que consiste em modificar digitalmente imagens de carros de origem e transforma-los em carros ao gosto do autor, com recurso ao computador. Esta arte exige grandes dotes na componente de desenho e processamento de imagem digital. O que pode ser feito fica ao gosto e às capacidades do artista, desde rebaixamentos, mudanças de kits de carroçaria, alteração das jantes; alteração da cor da carroçaria, aplicação de vinyl, enfim até onde a imaginação do autor o possa levar.

    Para tal utiliza-se um programa de processamento e tratamento de imagem, através do qual e de várias técnicas, o artista modifica a imagem escolhida de modo a possuir diversas alterações associadas ao tuning. Algumas dessas técnicas são explicadas em capítulos seguintes do tutorial. Os objectivos podem ser vários, tais como ver como determinada alteração fica num carro, participar em concursos de originalidade e perfeição em tuning virtual ou simplesmente pelo gosto de alterar carros associado ao desenho e a outras técnicas de modificação de imagem. Enfim através do Tuning virtual podemos transpor de certo modo as nossas ideias para a realidade, uma vez que hoje em dia este tipo de programas são mesmo usados para a criação de peças e para o estudo prévio de vários produtos tuning.

    Esta arte/técnica já existe à muitos anos, mas só nestes últimos 2 a 3 anos começou a ganhar muitos adeptos a nível mundial e cada vez se produzem melhores trabalhos. Sem dúvida é uma arte que veio para ficar!



  3. #3

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Software para realizar tuning virtual

    O software preferido para este tipo de trabalhos é o Adobe Photoshop, é um programa de tratamento de imagem muito avançado mas mesmo assim fácil de utilizar. Permite implementar quase todas as técnicas do tuning virtual. Outro programa que pode ser utilizado para o tuning virtual é o Corel Paint Shop Pro , não sendo tão bom e versátil como o Photoshop mas também serve para realizar Tuning Virtual, pelo menos algumas das técnicas mais simples.



  4. #4

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Como rebaixar a suspenção

    Depois de escolher o carro a ser alterado é fundamental realizar o rebaixamento da suspensão para se obter um “look” mais desportivo. Para um rebaixamento virtual, procede-se da seguinte forma, no photoshop:

    -Com o “poligonal lasso”,selecciona-se toda a parte da imagem que estiver acima do limite da carroçaria do carro.



    - Fazer esta selecção com a ajuda do zoom facilita bastante o trabalho.



    -Depois de feita a selecção basta fazer Ctrl+C (copy) e de seguida Ctrl+V (paste) e é criado um novo layer. A seguir é só arrastar o novo layer para baixo de forma a este ficar na posição ideal para dar o efeito de rebaixamento. A altura fica ao critério e à imaginação de cada um.



    -De seguida temos de eliminar certas falhas que apareceram devido à movimentação do layer.



    Há várias formas de fazer estas correcções, eu acho mais fácil seleccionar esses mesmos pontos e preenchê-los com uma cor de fundo, neste caso preto. Finalmente o carro está rebaixado, e podemos agora, (não obrigatoriamente), fazer Ctrl+E (merge layers) para ficarmos com uma imagem completa composta apenas por 1 layer (background).




  5. #5

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Tuning Virtual: Alteração do pára-choques

    Foto do carro original :



    Em primeiro lugar deve-se arranjar uma foto com o para-choques desejado na mesma perspectiva que a foto original, para alcançar um maior nivel de realismo. Neste caso foi escolhida esta:



    Em seguida utilizar o Lasso Tool para selecionar o para-choques.



    Agora fazer File/Edit/Copy e na imagem original fazer File/Edit/Paste , depois para ajustar o para-choques ao carro fazer Edit/FreeTransform (Ctrl+T) e utilizando o Distort, Skew e outras ferramentas de transformação tentar ajustar o para-choques o melhor possivel (carregando com o botão direito do rato dentro da caixa de transformação aparecem estas ferramentas de transformação)!



    Por fim é so mudar a cor e no final terão algo como isto:




  6. #6

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Tuning Virtual: Substituição das Jantes

    Mudar virtualmente as jantes de um carro não é tarefa muito difícil a não ser em certos casos em que é preciso um pouco de paciência para que fique tudo impecável. Neste tutorial mostra-se como colocar as jantes do Volkswagen Golf R32 no Mercedes SLK 320. Numa alteração deste tipo é importante dispor de várias imagens de alta resolução com jantes em várias posições. Para um resultado perfeito o ângulo de visualização das imagens deve ser idêntico, caso contrario a jante poderá ficar com um aspecto bidimensional.



    -Seleccionar a jante do Golf com o “poligonal lasso” da forma representada na proxima imagem. Por vezes, para o trabalho final ficar mais realista, selecciona-se a jante e pneu para no fim ficar um conjunto mais real, neste caso não se achou necessário.



    Depois da jante seleccionada faz-se Ctrl+C, (copy), e de seguida já na imagem do Mercedes faz-se Ctrl+V,(paste).



    A jante não ficou no sítio certo nem na posição certa, o que nos obriga a ajustá-la.



    Primeiro faz-se edit>transform>flip horizontal, este passo faz com que a jante fique na perspectiva adequada à fotografia original.



    Agora para ajustar a jante ao carro na posição correcta faz-se edit>free transform ou Ctrl+T. A seguir vamos distorcendo a jante até conseguir a posição certa.



    A seguir repetimos os passos 1 a 4 para a jante de trás.



    E temos as jantes do R32 no SLK.




  7. #7

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Tuning Virtual: Aplicação de vinyl

    Primeiro abrimos as imagens do carro e do vinyl.



    Agora vem a parte mais chata, porque temos que usar o “Lasso Tool” e começar a seleccionar a forma do vinyl. Depois de seleccionado, copiamos (Ctrl+C).



    A seguir vamos para a imagem do carro e colamos (Ctrl+V).



    Como está muito grande, vamos ajustá-lo ao carro com o free transform (Ctrl+T) e apagamos os excessos por fora da carroçaria, usando o “Lasso Tool” para seleccionar o que está por fora e pressionando a tecla “Delete”.



    Para ficar com os brilhos e as sombras do carro, vamos à janelinha assinalada na imagem e vamos para baixo até encontrarmos a opção “Soft Light”.



    Para escurecermos o vinyl e obtermos um efeito mais brilhante, vamos à camada do vinyl, neste caso a “Layer 1”, carregamos com o botão direito e seleccionamos a transparência. Depois disto vamos a “Layer>New Adjustment Layer>Levels” e vamos mexendo nos triângulos até termos a tonalidade desejada.



    E já temos o nosso vinyl pronto

    http://www.tuning.online.pt/images/t...ts/vinyl-7.jpg



  8. #8

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Tuning Virtual: Mudar a cor do carro

    Em primeiro lugar selecionar o que queremos mudar a côr , para tal utiliza-se o Lasso Tool (lembrar que para adicionar seleções utilizar o Shift juntamente com o Lasso Tool ou para retirar partes já selecionadas usar o Alt) , aproximar a imagem para conseguir uma seleção mais perfeita.



    Depois de isto feito , criar um novo Layer (Layer via Copy) e em seguida ir a Image/Adjustements e lá encontraram várias opcções para mudar a côr (Variations,Hue/Saturation,Color Balance) , por vezes se a côr for muito diferente o melhor será fazer Desaturate primeiro , mas atenção perdem toda a côr dos reflexos.



    E aqui temos o resultado final:




  9. #9

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179
    Neste tutorial vamos aprender a fazer um capot em fibra de carbono a partir do original e com um efeito muito realístico. Aqui podem ir buscar a fibra de carbono. O carro original está ao vosso critério. Depois de seguirem este tutorial podem experimentar fazer carbono em outras peças do carro, como tejadilho, portas, etc.

    Aqui estão abertos as imagens do carro original e da fibra de carbono, vão a “File>Open…” para poderem abrir as vossas imagens



    1 – Para começar, vão à tabela de ferramentas e escolham o “Lasso Tool” e comecem a seleccionar à volta do capot.



    O capot já seleccionado:



    2 – O próximo passo vai ser tirar a cor à peça, para isso fazem “Shift+Ctrl+U” e obtêm um capot cinzento



    3 – Como a nossa peça não está com a mesma tonalidade que o carbono que conhecemos, vamos escurecê-la, para isso vamos a “Layer>New Adjustement Layer>Levels…”, disposto na barra de ferramentas. Na janela dos levels vamos encontrar três setas, movemos a do meio de modo a ficar da cor desejada, normalmente é como mostra a imagem seguinte.



    4 – Depois na caixa onde diz “Layers” (o modo das janelas aparecerem pode variar ao gosto dos usuários, neste photoshop temos só esta caixa com 3 divisões, porque o resto está disposto em cima, para não atrapalhar), e carregamos com o botão direito na caixa preta à direita onde diz “Levels 1” e escolhemos a opção “Add Layer Mask To Selection”, para recuperarmos a selecção feita anterior com o lasso.



    5 – Agora vamos à imagem da fibra de carbono e seleccionamos com o lasso mais ou menos a quantidade mostrada na imagem. A seguir copiamos (Ctrl+C).



    6 – Agora voltamos à imagem do carro original e para colarmos exactamente dentro da nossa selecção, fazemos “Shift+Ctrl+V”.



    7 – A seguir fazemos “Ctrl+T” e movemos a fibra de carbono para baixo até cobrir o capot por completo, e na janela das Layers , há uma caixa onde diz “Normal”, carregamos na seta ao lado e vai abrir para baixo uma cascata com opções. Dessas opções escolhemos “Soft Light”, como aparece na imagem abaixo.



    Se todos os passos correram bem devemos ter já uma peça em fibra de carbono perfeita, como a imagem final.




  10. #10

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179
    pessoal espero que estejam a gostar dos tutorials, penso que sao bem uteis para quem se quer dedicar a esta arte, se quiserem deixem a vossa opiniao e duvidas.
    cumps



  11. #11

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Introdução as ferramentas do Photoshop

    Para quem se esta a iniciar no Photoshop e para quem não conheçe o potencial de cada ferramenta, este tutorial será bastante útil, cada ferramenta estar numerada, essa ferramenta é depois descrita mais a baixo.




    Ferramentas:

    1) Ferramentas de selecção, esta ferramenta permite fazer selecções rectangulares, elípses ou por colunas verticais ou horizontais. Praticamente no virtual tuning só se usa as duas primeiras , a selecção em forma de elípse é óptima para selecionar jantes ou qualquer outra parte redonda ou com forma elíptica. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla M .

    2) Move Tool, esta ferramenta permite mover os layers livremente no espaço de trabalho do PS(Photoshop), boa para colocar jantes, para-choques no sitio certo. Esta ferramenta pode ser selecionada com a tecla V.

    3) Lasso Tool, outra ferramenta de selecção mas que não tem uma forma pré-definida, tem 3 ferramentas, a Lasso Tool (que pouco se utiliza devido a exigir uma precisão muito elevada), a Polygonal Lasso Tool que é a que definitavamente se utilizará mais, como irão ver nos tutorials, as selecções são feitas por linhas rectas definidas por cada click no rato e por último temos a Magnetic Lasso Tool que faz selecções automáticamente á medida que a vamos arrastando mas a maior parte das vezes mostra-se ineficaz. Esta ferramenta poderá ser selecionada com a tecla L .

    4) Magic Wand Tool, mais uma ferramenta de selecção que seleciona áreas com cores iguais ou similares. Esta ferramenta pode ser selecionada com a tecla W.

    5) Crop Tool, uma ferramenta de corte/selecção, que nos permite selecionar a área visivel que se quer ficar excluindo/apagando o resto carregando no Enter. A tecla para esta ferramenta é a C.

    6) Slice Tool, esta ferramenta cria cortes na imagem que abrindo o imageready podem ser utilizados para fazer uma página para a internet, no tuning virtual não é utilizada. A tecla para a ferramenta é a K .

    7) Healing Brush Tool, esta ferramenta é usada para corrigir imperfeições na imagem, para isso precisa de um ponto de referência que se consegue carregando no ALT e com o click do rato. E depois simplesmente mantendo o botão do rato premido passa-se por cima da imperfeição, o PS automaticamente eliminará a imperfeição e ajusta o contraste e côr de modo a não se notar. A tecla para esta ferramenta é o J.

    8) Brush Tool, esta ferramenta é basicamante para pintar/desenhar utilizando uma qualquer côr, ideal para criar novas partes para tuning virtual, tais como para-choques, embaladeiras, etc... A tecla para esta ferramenta é o B .

    9) Clone Stamp Tool, esta ferramenta permite com que parte da imagem seja clonada/copiada para outra parte da mesma. Para isso teremos de selecionar o ponto de referência (tal como outra ferramenta) com o ALT e click do rato , depois disto basta clickar e arrastar o rato onde se quer clonar o que previamente foi selecionado pelo ponto de referência. A tecla para esta ferramenta é a S .

    10) History Brush , se algo corre mal esta ferramenta permite restablecer o formato original da foto apenas na parte que se quer. A tecla para esta ferramenta é o Y.

    11) Eraser Tool, esta ferramenta serve para apagar parte da imagem. A tecla para esta ferramenta é a E.

    12) Paint Bucket Tool, esta ferramenta permite pintar áreas de cores semelhantes em uma só côr. A tecla para esta ferramenta é o G.

    13) Smudge/Blur/Sharpen Tools, a Smudge tool é muito útil para distorcer ou arrastar parte da imagem. A Blur tool é uma ferramenta de desfoque é boa para disfarçar cantos e outras linhas bem definidas , mas retira alguns detalhes. A Sharpen tool é o oposto da Blur tool, define melhor as linhas e realça alguns detalhes. A tecla para esta ferramenta é a R.

    14) Burn/Sponge/Dodge Tools, a Burn tool serve para escurecer, cada passagem faz a imagem ficar mais escura. A Dodge tool é o oposto da Burn Tool esta serve para dar mais brilho. Por último a Sponge tool serve para saturar/desaturar a imagem, consoante o modo escolhido. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla O.

    15) Path Selection Tool, usada para fazer formas e selecções. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla A.

    16) Horizontal Type Tool, esta faz uma caixa de texto, na qual podemos escrever. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla T.

    17) Pen Tool, esta ferramenta pode ser encarada da mesma forma que a Lasso Tool mas de uma forma mais avançada , permite fazer selecções com muito mais precisão e também em forma de arcos. Ideal para com a ajuda do Brush Tool desenhar kits estéticos. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla P.

    18) Shape Tools, esta ferramenta permite criar formas pre-definidas com a côr selecionada em Foreground , tem também a Line tool que é um must para fazer cartoon cars. A tecla para esta ferramenta é o U.

    19) Notes Tool, esta permite adicionar notas escritas ou áudio, para isso basta selecionar e clickar na zona onde se quer a nota. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla N.

    20) EyeDropper Tool, esta permite selecionar determinada cor da imagem, clikando sobre ela. A tecla para esta ferramenta é o I.

    21) Hand Tool, esta ferramenta permite-nos mover a imagem de um lado para o outro , dentro da janela de visualização. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla H.

    22) Zoom Tool , este é utilizado para aproximar ou afastar a imagem, de modo a que se consiga ver melhor os detalhes e fazer melhores selecções.A tecla para esta ferramenta é o Z.

    23) Foreground and Background Colours, mostra as cores que estão selecionadas de momento.

    24) Masking Modes, este modo permite-nos editar qualquer seleção como máscara, esta máscara pode ser alterada utilizando qualquer uma das restantes ferramentas do PS ou filtros.Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla Q.

    25) Screen Modes, esta permite-nos ver a nossa imagem , no ecrã inteiro ou então com a nossa barra de ménu.A tecla para esta ferramente é a F.

    26) Edit in ImageReady , tal como o nome indica esta ferramenta permite-nos editar a nossa imagem no ImageReady.Para aceder ao ImageReady basta apenas clikcar em ctrl+Shift+M.



  12. #12

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Best of tuning virtual

    Aqui ficam excelentes trabalhos de tuning virtual. Vejam e revejam porque vale bem a pena.







    A perfeição é possível mas exige trabalho, troca de experiências e saber ouvir todas as críticas. Aqui ficam alguns pormenores de luxo:




  13. #13

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179
    aqui temos mais umas transformaçoes:




  14. #14

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179
    aqui temos um trabalho de um amador que ainda esta a iniciar-se na arte. reparem nos diversos pormenores e comparem-nos aos restantes trabalhos de profissionais que vos mostrei. veram que existe uma grande diferença.




  15. #15

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179

    Padrão Tuning Virtual: Capot tipo Badboy

    Por vezes, em certos carros, pode-se dar um look mais agressivo criando um capot estilo badboy. Isto consiste em prolongar o capot por cima das ópticas, dando um aspecto mais agressívo à frente. No Tuning Virtual isso é tarefa fácil. Para este tutorial usamos o Subaru Impreza.



    Com o “polygonal lasso” seleccionamos na foto original o limite do novo capot, conforme a imagem seguinte.



    A seguir faz-se Shift+Ctrl+N ou Layer>New>Layer (Photoshop), foi criado um novo layer. Agora com o “paint bucket tool” ou apenas primindo “G” e sem desactivar a selecção anterior pintamos o layer1 de preto para ficar já delimitado o fim do capot e inicio do farol.
    Depois selecciona-se no backgroun a parte a ser preenchida pela cor do carro fazendo uma selecção como mostra a seguinte imagem.



    A seguir arrasta-se essa selecção para cima para poder-mos tirar o preenchimento que falta em baixo.



    A seguir faz-se “Ctrl+C” (copy) e a seguir Ctrl+V (Paste) e temos um novo layer. Esse layer de ser posicionado no espaço a ser prenchido de forma a ficar o capot completo. Por vezes pode ser necessário usar a “smudge tool” para aperfeiçoar certos defeitos.



    Repetir tudo no outro farolim e ficamos com este aspecto.




Página 1 de 3 1 2 ... Último

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar