Registo
    Jan 2008

Padrão manometro de pressão do oleo...

boas amigos,

Comprei um manometro de pressão oleo para poder controlar sem andar sempre devolta do capot...

Mas tou com algumas duvidas de como o aplicar...

Tem logica ser na bomba de oleo, mas onde concretamente?

O veiculo em questão é um mitsubishi de 98...

Desde já obrigado!

Registo
    Nov 2007
    Citação Postado originalmente por .:IceBoy:. Ver Post
    boas amigos,

Comprei um manometro de pressão oleo para poder controlar sem andar sempre devolta do capot...

Desde já obrigado!
    amigo qual é o modelo do veiculo?
    cumps

Registo
    Sep 2006
    boas amigos,

Desde já obrigado!
    Caro amigo está a fazer confusão ou eu não entendi..

Voçe comprou foi um medidor de nível de oleo não será?

Indique o modelo certo como o amigo Marco lhe pediu!

Manómetro de pressão de oleo controla a pressão e não o nível!!
    Um carro é uma caixa cheia de surpresas

Nao respondo a pm sobre codigos auto-rádios nem dou codes. Existem calculadores, usem os..
    Pm apenas pra moderação.

Se não souberes qual o tipo de oleo que o teu trator utiliza na caixa ou nos hidraulicos podes consultar me tenho programa especifico para todas as marcas

Precisas dos links do ad-3.24 ou do Id answer do ad.3.24 pede neste post http://www.gforum.tv/board/939/30913...-e-3-24-a.html

Registo
    Jan 2008
    Isso é correcto!
    No entanto a partir da pressão do oleo podes medir muitas coisas, incluindo se não estou em erro o "nivel" do oleo... Visto que se ouver fuga, a pressão obrigatoriamente vai-se correcto???

Modelo do Carro - Mitsubishi Colt...

Modelo Manometro - Pressão do Oleo...

Registo
    Sep 2006
    Isso é correcto!
    No entanto a partir da pressão do oleo podes medir muitas coisas, incluindo se não estou em erro o "nivel" do oleo... Visto que se ouver fuga, a pressão obrigatoriamente vai-se correcto???

Modelo do Carro - Mitsubishi Colt...

Modelo Manometro - Pressão do Oleo...

Vamos por partes e a ver se me faço entender

1-Valvula de pressão de oleo-Indica a pressão do oleo exercido no circuito total do oleo

2-Valvula de nível-Pode situar-se na vareta do oleo e em muitos carros no carter e serve para a medição da quantidade de oleo!

Já agora pode mostrar numa foto o que comprou,parece-me que houve aqui um engano da sua parte ou de quem lhe vendeu o produto!

Nao respondo a pm sobre codigos auto-rádios nem dou codes. Existem calculadores, usem os..
    Pm apenas pra moderação.

Se não souberes qual o tipo de oleo que o teu trator utiliza na caixa ou nos hidraulicos podes consultar me tenho programa especifico para todas as marcas

Precisas dos links do ad-3.24 ou do Id answer do ad.3.24 pede neste post http://www.gforum.tv/board/939/30913...-e-3-24-a.html

Registo
    Jan 2008
    Sim é isso amigo...

Se calhar expliquei-me mal...

então resumindo...

O manometro traz um sensor...

Parecido com este:

Ando a procura do sitio onde meto isto para saber a pressão do oleo...

10_1_132

Registo
    Sep 2006
    Sim é isso amigo...

Se calhar expliquei-me mal...

então resumindo...

O manometro traz um sensor...

Parecido com este:

Ando a procura do sitio onde meto isto para saber a pressão do oleo...

10_1_132

Bom pelo que estou a entender voçe tem o manómetro para aplicar dentro do carro e a valvula de pressão de oleo para aplicar no motor!

Respondendo resumidamente a sua pergunta a cerca de fugas(pressão insurreta) deve-se na maior das vezes ao desgaste no motor,desgaste na bomba de oléo ou fuga possível num tubo ou algo assim!

Eu gostava de ver mesmo a valvula que voce comprou para o motor..

Essa valvula tem de ser substituida pela actual que está instalada no motor e que tem como função avisar no painel uma luz vermelha que indica que não está dá a dar pressão!

Esta nova valvula irá ser direfente e espero que lhe tenham vendido a indicada para esse modelo!

Eu nesse ponto não posso ajudar em muito mas se me mostrar a sua valvula e a parte de trás do manómetro eu ajudo-o na instalação e até ideias onde a colocar!

Abraço

Indique se o modelo é 1.3 ou 1.6
    Última edição por [email protected]; 10-07-2008 às 10:27.

Pm apenas pra moderação.

Registo
    Jan 2008
    Boas Amigo...

A fuga de oleo depois cheguei a conclusão que foi numa oficina quando mudaram o oleo ao carro...

Meteram 3 litros...

Mas esqueceram-se que como não mudei o filtro, este ainda tinha oleo...

Resultado andei uma temporada com oleo a mais...

So me apercebi quando ela ja tava a pingar para o chão...

Tenho limpo o motor de tempos a tempos... E como esta perto da proxima revisão "grande" ainda não o levei a casa, onde ira levar correia, filtros, oleos, etc...

Para não ter alguma surpresa subita, achei boa ideia adquirir um brinquedo destes...

Na altura chamaram-me a atenção que o mais certo era ter de ir a um torneiro para me fazerem um adaptação na rosca, isso no entanto oriento-me bem...

O meu problema é saber o local onde vou inserir o sensor... Ja tive a coca e não descubro onde é...

Se fica atras do motor ao lado direito ou esquerdo... Eu penso que nestes motores é atrás, mas não sou mecanico, logo não tenho a certeza!

Até já tive a brincar com o manometro com o compressor a ar.. eheh

Registo
    Sep 2006
    Procura no bloco do motor uma valvula parecida com esta:

o passo da rosca muito provavelmente será o mesmo, se não for já sabes (torneiro), tiras a original do carro a aplicas essa, a ficha do sensor que compraste quanto fios têm?
    Isso trás instalação?
    Se for de dois fios como parece, e se não trouxer instalação, vais ter de ser tu a faze-la (coisa bastante simples).
    Não conheço esse sensor mas, o mais certo é que vais ficar com a luz vermelha do oleo no painel de instrumentos acesa, se o sensor não tiver ficha para ligar a ficha original do carro, tens duas opções para deixares de ver a luz acesa, ou tiras a lampeda do painel de instrumentos ou então fazes um chante á massa no terminal da ficha que ligava a valvula original (era a opção que eu seguia)

Registo
    Jan 2008
    Ola amigo Rafa11,

Tive a dar volta ao motor a procura disso... E efectivamente fica por tras..

Vai ser complicado lá chegar...

O sensor que vem com o manometro tem dois fios... Um para o manometro e um para fazer massa...

Eu queria era ficar com a luz de origem do carro a trabalhar a mesma...

Visto que o sensor não tem ligação para a luz de origem, achas que se pedir ao torneiro para fazer tipo um "T" para ligar os dois sensores vai interferir na leitura?

Mas agora que falas na luz, o manometro quando o ligo tem um fio laranja que fica com uma corrente de quase 8V, ainda n experimentei "assoprar" no sensor com o compressor e ver se perde a voltagem... Se calhar este fio serve para a luz do painel??

Outra coisa eu posso desapertar o sensor de origem sem mais nem menos ou tenho de tirar o oleo ao carro antes?

Desde já obrigado pela ajuda...

Registo
    Sep 2006
    Ola amigo Rafa11,

1ª O sensor que vem com o manometro tem dois fios... Um para o manometro e um para fazer massa...

2ª Eu queria era ficar com a luz de origem do carro a trabalhar a mesma...

3ª Visto que o sensor não tem ligação para a luz de origem, achas que se pedir ao torneiro para fazer tipo um "T" para ligar os dois sensores vai interferir na leitura?

4ª Mas agora que falas na luz, o manometro quando o ligo tem um fio laranja que fica com uma corrente de quase 8V, ainda n experimentei "assoprar" no sensor com o compressor e ver se perde a voltagem... Se calhar este fio serve para a luz do painel??

5ª Outra coisa eu posso desapertar o sensor de origem sem mais nem menos ou tenho de tirar o oleo ao carro antes?

Desde já obrigado pela ajuda...
    Boas,
    A tua 1ª questão: como disse não conheco sensor em questão, geralmente a massa é feita no prorio bloco do motor, posta aqui a referencia dele para ver se encontro algo mais para te ajudar.

2ª É possivel sim, depende do sensor que estas a aplicar.

3ª A partida não deve interferir na leitura, pois a pressão será sempre a mesma.

4ª Como já frizei só conhecendo o sensor em questão para te responder com mais exactidão.

5ª Se aperta no bloco do motor (está bem acima do carter do oleo) podes desapertar a vontade, apenas ira cair um bocado de oleo (coisa pouca)

Coloca aqui as referencias e os dados posiveis do sensor e manometro

Registo
    Jan 2008

Padrão Ola

Vou deixar aqui o modelo do manometro então...

AUTOGAUGE - SMOKE LINE - OIL PRESS

Logo tiro fotos ao material... Mas posso ja deixar a descrição dos fios...

MANOMETRO
    Tem positvo e negativo para a luz... (vermelho e preto)
    Tem o fio do sensor e massa... (verde e preto)
    E tem um fio laranja que não sei para que serve... Por curiosidade levei lá multimetro e reparei que com tudo montado em cima da bancada dá 8V...

SENSOR
    Tem duas ligações... Uma para o cabo verde que vem do manometro e a outra para a massa...

Logo vou experimentar ligar tudo novamente e com o voltimetro ligado ao fio laranja, dou uma assopradela no sensor (para ganhar pressão, na brincadeira para experimentar fiz 4 bars)a ver se quando ganha bars este fio perde a voltagem... Se perder, a partida será este o fio para a luz do painel correcto? Ganha bars perde voltagem apaga a luz, perde bars ganha voltagem acende a luz...
    É estranho é so ter 8V...

Obrigado pelas dicas, andava mesmo a nora!

Última edição por .:IceBoy:.; 11-07-2008 às 14:43.

Registo
    Sep 2006
    É assim, se esse fio laranja for um sinal de massa e perder a voltagem com a pressão, é muito provável que essa ligação seja para o painel de instrumentos.

Diz-me uma coisa, é dificil desmontar a valvula de origem?

Se não for, tira-a e experimenta isso antes de montares o manómetro no sitio, até podes exerimentar ligar o sinal de massa ao sensor novo e na saida (o que vai ligar ao manometro) ligas ao terminal da instalação que liga na valvula original (o que vai para o painel de instrumentos), pões o carro a trabalhar e vê se a luz apagou (esse teste até pode ser feito com o sensor cá fora, se isso se confirmar, a tarefa fica mais facil, apenas tens de fazer um chante, .

Tópicos Similares

1. Oleo
    Por RuiAlves no fórum Reciclagem
    Respostas: 12
    Último Post: 29-05-2008, 15:20
  2. Audi consome óleo!
    Por alfa 73 no fórum Reciclagem
    Respostas: 9
    Último Post: 14-11-2007, 22:56
  3. oleo a mais
    Por batistabomb no fórum Reciclagem
    Respostas: 13