Em pleno período de férias escolares, uma multidão de jovens invadiu o porto de pesca, o largo do Passeio Alegre e a praia, na Póvoa de Varzim, respondendo à chamada do segundo dia do Capital Radical, uma iniciativa que concentra um conjunto de actividades e desportos radicais, na água, em terra e no mar, e que termina amanhã.

Skate, escalada, surf e patinagem numa pista que simula gelo, são algumas das atracções que estão a ser praticadas por crianças e adolescentes. Amanhã, as atenções estarão viradas para a entrega dos prémios da 2.ª fase do campeonato Nacional de Skate, e para a tenda Show Car, onde vai estar o piloto da Renalut, Álvaro Parente, campeão do World Séries 2007, ao volante de um carro GP2.

O festival Capital Radical, vai na sua 6ª edição e conta, este ano, com novidades que estão atrair a curiosidade dos mais jovens. É o caso da pista de gelo, que mostrou ser das actividades mais procuradas, e do Bossa Ball, uma espécie de futebol misturado com outros desportos, praticadas sob um insuflável, no areal da praia. “Apesar dos tombos que já dei, o que mais estou a gostar é da pista de gelo”, referiu Bruno de 12 anos. Já o amigo que estava ao seu lado, não é da mesma opinião e diz preferir o skate, embora reconheça que precisa de mais treino “para conseguir fazer as manobras” que vê os skaters profissionais, vindos de todo o país, a executar. Hoje, o vento forte que se fazia sentir, acabou por obrigar a organização a desmontar alguns dos insufláveis, para desilusão dos mais pequenos.

Amanhã à tarde, os dez finalistas das três categorias – iniciante, amador e profissional – da 2ª etapa do Circuito Nacional de Skate prestarão provas e daqui será escolhido o vencedor de cada categoria, que participará na última fase do campeonato nacional, a realizar em Lisboa.

Também no porto de pesca, está instalado o Bike Looping, actividade na qual os participantes podem realizar vários loopings, a quase seis metros de altura, sentados ao volante de uma bicicleta. “Isto mete medo, senti uma coisa estranha na barriga”, diz empolgado Tiago, de 10 anos, após ter experimentado alguns minutos de adrenalina.

No largo do Passeio Alegre, os jovens aderiram à escalada e assistiram ao Extreme Water Show, que consiste numa série de saltos, efectuados por profissionais, a partir de 25 metros de altura para uma piscina com 2,5 metros de profundidade. Amanhã, ainda é possível assistir a duas exibições, marcadas para as 15h30 e 16h30. Os amantes dos desportos aquáticos, são encaminhados para a praia, onde podem experimentar surf, bodyboard e kite surf.

A música e a dança também estão a marcar presença e, nesta última noite de espectáculos, actua a associação Nós da Dança, no palco de verão. Quem não teve oportunidade para rumar até à Póvoa, ainda o poderá fazer durante o dia de amanhã, entre as 10h e as 24h.

Publico