• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Importante] Partituras

Nine Tails

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2006
Mensagens
545
Gostos Recebidos
0
As partituras são como o texto de um livro. Tem que se aprender os constituintes semânticos para as poder ler.

Vamos a uma breve explicação: Parte 1º

Uma pauta (stave, em inglês) é constituída por um conjunto de 4 espaços
delimitados por 5 linhas equidistantes cuja função é a identificação das notas (sons). A
cada espaço ou linha corresponderá apenas a uma nota. Além destas linhas principais
existem as linhas suplementares que só são utilizadas se existirem notas cuja localização
seja fora das 5 linhas principais. Essas linhas não são totalmente desenhadas, apenas o
suficiente para se perceber qual a localização exacta da nota.
O conjunto de linhas e espaços, por si só não tem qualquer significado, é necessário
existir uma linha ou espaço que sirva de referência. Assim, surge a clave (clef), uma
espécie de “chave” indicando a localização de uma nota (note) e, por relatividade, das
restantes.
As claves mais comuns são as seguintes:

Clave de Sol -»
clave-de-sol.thumbnail.jpg


Clave de Fá -»
clave-fa-terceira-linha.thumbnail.jpg


Clave de Dó -»
clave-de-do-terceira-linha.thumbnail.jpg


As claves de Sol e de Fá são as mais utilizadas, sendo, a primeira a que mais se
destaca. Por isso, nos exemplos que surgirem mais à frente será utilizada
predominantemente a clave de Sol.
O nome da clave vem da nota que é indicada pela mesma. A clave de Sol dá a informação da nota correspondente à 2a linha (as linhas contam-se de baixo para cima) ser um Sol. Na clave de Dó é indicado, pela re-entrância da curva/chaveta, que a nota Dó escreve-se na 3a linha. Os dois pontos da clave de Fá
indicam qual a linha que corresponde a um Fá.

To be Continued..
 

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
No exemplo seguinte pode-se ver como as notas são diferentes em cada clave.

Claves.png
 

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Depois de saber o nome das notas é importante saber o seu valor em tempos.
A semibreve vale 2 tempos...
tabelakn.th.jpg



Ou seja, da semibreve à semifusa as notas vão perdendo o seu valor.
Como se pode ver na quadro, são necessárias duas mínimas para terem o valor de uma semibreve, e assim sucessivamente.
 
Última edição:

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Compasso

Fórmula de compasso
Numa fórmula de compasso, o denominador indica em quantas partes uma semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de tempo (na notação atual, a semibreve é a medida com maior duração possível para ser atribuída a um tempo, sendo ela tomada como referência para as demais durações). O numerador define quantas unidades de tempo o compasso contém. No exemplo abaixo estamos perante um tempo de "quatro por quatro". Isso significa que a unidade de tempo tem duração de 1/4 da semibreve (uma semínima) e o compasso tem 4 unidades de tempo. Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso. Cada compasso pode ter qualquer combinação de notas e pausas, mas a soma de todas as durações nunca pode ser menor nem maior que quatro unidades de tempo (Neste exemplo).
MusicXML_Cnatural.png


Compasso simples
Estes compassos são os mais utilizados.
800px-CompassoBinario-TernarioSimples.png




PS: Informação retirada da wikipédia
 

phanatic_exa

GF Prata
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Depois de saber o nome das notas é importante saber o seu valor em tempos.
A semibreve vale 2 tempos...
tabelakn.th.jpg



Ou seja, da semibreve à semifusa as notas vão perdendo o seu valor.
Como se pode ver na quadro, são necessárias duas mínimas para terem o valor de uma semibreve, e assim sucessivamente.
A semibreve vale 4 tempos, ou estarei equivocado? a minima sim vale 2...f0018-01.png
 

JohnnyVista

GF Prata
Entrou
Set 30, 2011
Mensagens
317
Gostos Recebidos
47
A semibreve vale 4 tempos, mas pode valer 2... depende do compasso... =D
 

s.f.e.b.fratel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2011
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
epah que fizeram aos post anteirores onde tinham partituras?? alguem me concegue arranjar o medley do jose cid e do carlos paiao. saudaçoes
 

RanciD

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2012
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
A semibreve vale 4 tempos, mas pode valer 2... depende do compasso... =D
Tas a falar em compassos tipo o "C" cortado ou 2/2 por exemplo, aí vale 2 tempos porque levas isso a 2, mas se subdividires para tornar a coisa + facil vai dar os 4 na mesma... penso eu de que...
 

phanatic_exa

GF Prata
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Tas a falar em compassos tipo o "C" cortado ou 2/2 por exemplo, aí vale 2 tempos porque levas isso a 2, mas se subdividires para tornar a coisa + facil vai dar os 4 na mesma... penso eu de que...
É isso mesmo.No fundo ela continua a valer 4tempos, mas o tempo é levado a 2.Lembro-me que qnd comecei a estudar,as primeiras peças que toquei com o compasso 2/2 foram um quebra cabeças, mas eu subdividia mentalmente e levava a 4,e facilitava imenso mas o professor n gostava lol.
 

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Tas a falar em compassos tipo o "C" cortado ou 2/2 por exemplo, aí vale 2 tempos porque levas isso a 2, mas se subdividires para tornar a coisa + facil vai dar os 4 na mesma... penso eu de que...

É isso mesmo...
 

JohnnyVista

GF Prata
Entrou
Set 30, 2011
Mensagens
317
Gostos Recebidos
47
Será? Então o que me dizem num compasso, por exemplo, 4/1? Quanto vale a semibreve? As figuram adquirem o "tempo" consoante o compasso onde estão inseridas... O hábito é dizer que a semibreve vale 4 "tempos" devido à generalização dos compasso 4/4...
A figura exibida pelo "phanatic_exa" não está bem explicada... Não se refere a "tempos", mas sim a números representativos das figuras... A semibreve tem o número 1, a mínima o 2, a semínima o 4, a colcheia o 8... Não será essa a vossa confusão? Um compasso 2/2 é para ser marcado a dois, pois a unidade de tempo é a mínima (como indica o número representativo) daí o professor não gostar quando subdivides por quatro...

Abraço...
 

phanatic_exa

GF Prata
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Correcto, num compasso 4/1 a semibreve "vale" 1 tempo, ou seja, cabem 4 semibreves num compasso.Eu apenas dei este exemplo para pessoas que estao a aprender, porque gente como nós que ao que parece estudam ou estudaram musica ja adquiriram esses conceitos á muito, e nao vêm aqui para aprender, mas sim para ensinar e tirar as duvidas dos que estao agr a dar os primeiros passos.Para que complicar o que é facil, lol..para quem começa, a formaçao musical é um bixo de 7 cabeças, por isso o melhor é simplificar ao maximo e dar um passo de cada vez.Com tudo, o que o amigo johnny disse esta correcto.Abraço e saudaçoes musicais.
 

JohnnyVista

GF Prata
Entrou
Set 30, 2011
Mensagens
317
Gostos Recebidos
47
Mesmo para quem se inicia no maravilhoso mundo da música, mais propriamente na formação musical, não tem de achar um bicho de sete cabeças... É simples, se os conceitos básicos estiverem bem fundamentados, se as bases forem abordadas de forma simples e clara... A música é uma arte sem fim, levada muitas vezes pela nossa curiosidade. Hoje em dia o ensino da formação musical está diferente, não se "batalha" no solfejo, nem se decoram os nomes das notas... Hoje em dia a formação é baseada na diversão e na curiosidade, quer para os adultos, quer para as crianças... Mas sim, de facto aprender de forma auto-didacta pode ser complicado, pois há conceitos que precisam ser interiorizados e bem compreendidos. Por isso, alguma dúvida, podem contar comigo para a esclarecer...

Saudações musicais!
 

Valadao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Bom dia camarada, para que não haja confusão a semibreve são 4 tempos e não 2.
Peço desculpa mas acho que deveria ser corrigido esse pequeno lapso... Obrigado
 

Valadao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Camarada quem está confuso agora sou eu, aprendi música há 28 anos e sempre tive a ideia que a semibreve tem 4 tempos, mas aquilo que aprendi foi o básico de um músico amador para filarmónica, por isso não vou dizer que estou certo, pois a minha formação musical é muito pouca para poder discutir esse assunto, mas gostava que me explicassem melhor pois nunca é tarde para aprender.
 

phanatic_exa

GF Prata
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Bom dia camarada, para que não haja confusão a semibreve são 4 tempos e não 2.
Peço desculpa mas acho que deveria ser corrigido esse pequeno lapso... Obrigado
Não é lapso, é mesmo assim... O valor de cada figura ritmica depende sempre do compasso em que a mesma está inserida... è claro que nos compassos mais comuns como o 4/4, 3/4 e por aí em diante, a semibreve vale 4 tempos.. mas nos compassos "compostos" o valor da figura ritmica é calculado consoante o compasso..
Cumps
 

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Não é lapso, é mesmo assim... O valor de cada figura ritmica depende sempre do compasso em que a mesma está inserida... è claro que nos compassos mais comuns como o 4/4, 3/4 e por aí em diante, a semibreve vale 4 tempos.. mas nos compassos "compostos" o valor da figura ritmica é calculado consoante o compasso..
Cumps

Ora nem mais... Completamente certo.

O que acontece é que a maioria das pessoas aprende o básico, e aí só lhe falam de compassos de 4/4 daí a confusão quando mudam de compassos..
 
Topo