• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Grupo brasileiro descobre supernova

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Grupo brasileiro descobre supernova

Programa não-profissional para busca sistemática de supernovas, pioneiro no Brasil e um dos poucos no Hemisfério Sul, anuncia a descoberta da 14ª supernova

BRASS
2008eu.jpg

S1 indica posição astrométrica de estrela de referência para localização rápida da supernova recém-descoberta.

O grupo BRASS (Brazilian Supernovae Search), formado por Carlos Colesanti, Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e Tasso Napoleão, descobriu a 14ª supernova 2008eu na galáxia ESO 289-010 em 9 de agosto de 2008, através de imagens feitas no Observatório CEAMIG-REA, em Belo Horizonte.

As coordenadas celestes da SN 2008eu são: ascensão reta 22h 16m 43,3s e declinação -47º 07´ 07´´ (Equinócio 2000,0).

ESO 289-010, na constelação de Grus, é uma galáxia espiral barrada, de classe morfológica SB(s)d, segundo a Base de Dados Extragaláticos da Nasa (NED).

A galáxia vista de perfil tem dimensões aparentes de 2,46 x 0,26 minutos de arco. Sua velocidade de recessão e seu redshift são estimados respectivamente como (2793 +/- 5) km/s e (0,009318 +/- 0,000017), ambos também pelo NED ─ o que implica que sua distância é da ordem de 39,9 megaparsec (Mpc) ─ cerca de 130 milhões de anos-luz ─ se assumirmos o valor de 70 km/s.Mpc para a constante de Hubble.

Considerando essa estimativa de distância e também a magnitude aparente que medimos no momento da descoberta (15,6), pudemos estimar a magnitude absoluta da SN 2008eu como -17,5.

A confirmação da descoberta veio através de telegrama eletrônico do escritório central (CBET no1467) da União Astronômica Internacional (IAU), datado de 10/08/08.

O tipo de supernova ainda não é conhecido, mas espera-se que um espectro esteja disponível dentro de poucos dias para possibilitar sua determinação.


SCIAM (br)
 
Topo