• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rolamento

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Olá pessoal!

Á pouco tempo o meu carro em andamento começou a fazer uma zuadeira.
Pensei, bem rolamento gripado!

Pensei isso pq á uns meses tive o mesmo problema na roda direita dianteira. Foi substituido e ficou tudo bem.

Neste fim de semana fui ver realmente o que era, levantei a roda esquerda dianteira e rodei, estava silenciosa. Rodei a roda direita dianteira e faz um barulho, ou seja, novamente a mesma roda! O rolamento apenas tem 7mil km ou menos talvez, o rolamento é da SKF.

Será possivel já estar gripado?!

Será que apenas necessita de aperto?

É que já faz uma zuadeira boa em andamento...

E se estiver gripado do que será? Vou ter de mudar um rolamento de meses a meses na mesma roda?!

Resta dizer que é um Daewoo Matiz, é discos á frente e tambor atrás e o rolamento é cónico.

Alguem que me possa dizer algo pf?

Obrigado.
 
Última edição:

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
boas
o rolamento se for SKF é muito bom
isso de ter poucos meses de uso nao quer
dizer nada e porque?
porque vai da maneira como foi colocado
vai da maneira como levou o aperto,
pouco aperto e aperto demais pode danificar
o rolamento, e ja podes começar por substituir
o rolamento.
abraço
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Pois também pensei logo que podia ter sido na colocação..

Sim o rolamento é SKF pq fui eu que o fui buscar e paguei..

Paguei no total 60? para nada.. Quem o colocou ou fez de preposito para la voltar ou então diz-se mecanico e sabe tanto quanto eu!

Isto é frustrante pq paguei e não o coloquei eu para não correr o risco de acontecer o que agora aconteceu.. Bem perfiro desta vez ser eu a pôr.. Quando falas em aperto é aperto da porca 21mm daquela q se vê qd se tira o tampão da roda?
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Pois também pensei logo que podia ter sido na colocação..

Sim o rolamento é SKF pq fui eu que o fui buscar e paguei..

Paguei no total 60? para nada.. Quem o colocou ou fez de preposito para la voltar ou então diz-se mecanico e sabe tanto quanto eu!

Isto é frustrante pq paguei e não o coloquei eu para não correr o risco de acontecer o que agora aconteceu.. Bem perfiro desta vez ser eu a pôr.. Quando falas em aperto é aperto da porca 21mm daquela q se vê qd se tira o tampão da roda?

Bom dia...

Um situação caricata...

Há quanto tempo montou o rolamento no carro?
Amigo a mão de obra é cara nas oficinas e compreendo a sua situação mas quando se trata de problemas no sistema de suspensão,direcção e travagem recomendo sempre um mecanico..

Um mecanico porque?? Se tivesse metido o rolamento numa oficina o rolamento teria garantia por parte do fornecedor do rolamento. As capas dos rolamentos por aqui metem-se numa prensa hidraulica e fica ok!:espi28:
Já tive casos de reclamação(é normal montam-se centenas por ano) em que sucedeu igualmente ao seu problema onde tive de dar garantia onde o erro foi sempre meu, acontece amigo tanto podia esse senhor que lho montou estragar-lho como até a origem...

O melhor será mesmo averiguar também a manga,pode ter um defeito(no caso de ter batido ou algo assim)

O meu conselho se não tem prensa peça a um amigo ou passe num mecanico porque 60€ de hoje em dia..

Abraço
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

o rolamento foi mudado á 11 meses.

Pois acredito que se não tivesse ído comprar eu o rolamento á SKF e dp o mecanico meter que tivesse direito a reclamar mas como fui eu a ir comprar não vou falar com ele até pq já deixei de la ir por outras questões e falta de profissionalismo...

Uma duvida:
O rolamento quando "gripa" estraga-se como? As chumaceiras? Aquelas bolinhas dentro? Ou todo em si? O que realmente deixa de funcionar e porquê?

Mais uma vez Obrigado!
 

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Não conheço a mecanica de tudos os carros!

Mas o aperto no rolamento dianteiro não tera influençia pois ele tem que muito bem apertado, ja nas rodas traseiras e bem diferente!

Logo como diz o colega pode ser a manga de eixo danificada, falta de lubrificação, ou mesmo a limpeza que o mecanico fez na manga antes de o meter, ou pior que e o que aconteçe com os mecânicos caseiros, este tipo de rolamentos são muito difíceis de meter sem prensa , e não é qualquer mecanico caseiro que a tem, logo e metido por outros meios que põe em risco a integridade do rolamento!

Segue o conselho e vai a um mecanico profissional!!
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Uma duvida:
O rolamento quando "gripa" estraga-se como? As chumaceiras? Aquelas bolinhas dentro? Ou todo em si? O que realmente deixa de funcionar e porquê?

Mais uma vez Obrigado!

Boas tardes

Pode estar estalado(rachada uma capa ou o interior),pode gripar as esferas e até mesmo gripar a chumaceira com o tempo....

Vá a uma oficina é a melhor solução!:espi28:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
eu já tive assim um caso num r-5
tanbem um mecanico que até era da marca mas que por veses só via
numeros.
depois de eu ver como era o sistema começei a desmontar os ditos rolamentos cónicos fis o seguinte ao fazer o aperto apertava ao maximo rodava a roda se estivesse presa dava meia volta a chave a desapertar e a roda ficava livre.
atençao tanbem ao bater no rolamento,para não ferir as blindagens porque se estas estiverem feridas a massa que está dentro c, o aquecimento da roda pode ir saindo a massa.
 
Topo