• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?


  • Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Eu penso que a principal causa dos acidentes são a falta de civismo juntamente com o excesso de velocidade.
Estes dois fatores juntos quando não são bem ponderados resultam sempre mal.
Se houve-se mais civismo e paciência por parte de alguns condutores ou talvez por parte de todos os condutores incluindo eu, penso que haveriam menos acidentes e até menos pequenos incidentes que também acontecem muito e muitas vezes não entram nas estatísticas.
 

delta1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
1º Falta de Civismo
2º excesso de velocidade
3º excesso de viaturas
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
1º Falta de Civismo
2º Excesso de velocidade
 

ruionze11

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
307
Gostos Recebidos
0
1º Falta de Civismo;
2º Excesso de velocidade;
3º Más condições de algumas estradas (piso muito degradado)
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Não devemos dissociar a falta de civismo à causas que lhe dão corpo e estão claramente na origem da grande maioria dos acidentes rodoviários, pelo menos dos mais graves , envolvento vítimas mortais e/ou feridos graves .

No contexto acima descrito, eu assinalaria as manobras perigosas como factor principal de causa !
 

helder caldeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Não me digão que é dos canecos que eu não acredito eu tomo alguns e nunca tive um acidente.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Podemos ainda ver as causas , do elevado índice da sinistralidade rodoviária, desta forma :

A - > Manobras perigosas associadas :
1. ao excesso de velocidade
2. ao incumprimento das regras de trânsito

B -> Falta de civismo e de maturidade ,associadas :
1. ao excesso de álcool
2. à condução ofensiva

NOTA : como aqui alguém disse , de certa forma, que o consumo de álcool será um factor contribuitivo baixo, para a sinistralidade rodoviária, então eu lembro que o consumo de álcool, mesmo que moderadamente ,reduz na prática o tempo de reacção do condutor em situações de imprevisto e, se essa reacção for atrasada 1 segundo que seja , já poderá ser considerado bastante grave .

Vejamos por exemplo um veículo que circula a 80 Km/hora e com bom tempo . Nestas condições normais, entre o avistar o obstáculo e a iniciar a travagem o veículo já percorreu 15 metros . Depois de accionada a travagem , e a partir deste ponto, o veículo vai precisar de mais 37 metros para parar . Se houverem condições físicas [ cansaço - álcool ] que atrasem o tempo de reacção do condutor [ avistar obstáculo + travar ] podem calcular já a extensão , de via, necessária para que o veículo se possa imobilizar ... recordo que além de ser necessário parar em determinado espaço e tempo pode acontecer que não sendo essa paragem conseguida e/ou segura há que contornar o obstáculo ,sendo que todos os sentidos , bem apurados, poderão ser insuficientes ... e, acreditem que aqui , o consumo de álcool , faz toda a diferença ...
 

Gige

GF Prata
Entrou
Fev 16, 2013
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
Consumo de alcool, sem qualquer dúvida..

Mesmo eu que tb bebo.. Posso ser um campeão e sem acidentes até ao momento, mas sei ver que se estivesse sóbrio estaria muito mais seguro na estrada..

Já conheci pessoas embriagadas, conduziam a 20/hora e outras a 120/hora... todos são diferentes, mas embriagados, ninguem está seguro.. nem ninguem é campeão da estrada..
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Podemos ainda ver as causas , do elevado índice da sinistralidade rodoviária, desta forma :

A - > Manobras perigosas associadas :
1. ao excesso de velocidade
2. ao incumprimento das regras de trânsito

B -> Falta de civismo e de maturidade ,associadas :
1. ao excesso de álcool
2. à condução ofensiva

NOTA : como aqui alguém disse , de certa forma, que o consumo de álcool será um factor contribuitivo baixo, para a sinistralidade rodoviária, então eu lembro que o consumo de álcool, mesmo que moderadamente ,reduz na prática o tempo de reacção do condutor em situações de imprevisto e, se essa reacção for atrasada 1 segundo que seja , já poderá ser considerado bastante grave .

Vejamos por exemplo um veículo que circula a 80 Km/hora e com bom tempo . Nestas condições normais, entre o avistar o obstáculo e a iniciar a travagem o veículo já percorreu 15 metros . Depois de accionada a travagem , e a partir deste ponto, o veículo vai precisar de mais 37 metros para parar . Se houverem condições físicas [ cansaço - álcool ] que atrasem o tempo de reacção do condutor [ avistar obstáculo + travar ] podem calcular já a extensão , de via, necessária para que o veículo se possa imobilizar ... recordo que além de ser necessário parar em determinado espaço e tempo pode acontecer que não sendo essa paragem conseguida e/ou segura há que contornar o obstáculo ,sendo que todos os sentidos , bem apurados, poderão ser insuficientes ... e, acreditem que aqui , o consumo de álcool , faz toda a diferença ...

De facto álcool, quando consumido em excesso por alguém e os valores não são iguais para todos, só o sendo na lei, interfere com os tempos de reacção do condutor... mas será quando existem aqueles acidentes logo de manhã já vai tudo com os "copos"? É muito fácil culpar, logo à cabeça, o álcool...

Conduz-se muito mal por cá... quem daqui, só a título de exemplo, quando vira à esquerda faz uma perpendicular o mais prefeita possível? Todos os dias levo com pessoal que quer virar à esquerda e eu também e pura e simplesmente ficam com a frente do carro encostada à minha frente...

Mas podemos descrever muitas mais situações, como os senhores que param o carrinho junto à porta do café, da padaria, da escola para levar o filhinho, em sítios potencialmente perigosos para quem tem que os contornar...

Os senhores e senhoras que circulam na faixa central... outra situação é não se circular o mais junto possível da berma direita... enfim existe de tudo e para todos os gostos!
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Bem amigos, ao longo de mais de 20 anos de condução na estrada, assisti as mais incríveis azelhices. Mas o que incomoda-me mais é assistir a certas manobras que são tradição no nosso país: ao chegar à rotunda ou cruzamento, só ligam o pisca-pisca quando estão em cima do acontecimento, reduzindo a velocidade de forma súbita, podendo causar acidentes a quem vêm de trás, que não se apercebendo, pode chocar. Raras vezes, vejo algum condutor a acender o pisca-pisca antes de chegar ao cruzamento ou rotunda, como é de lei. Pior, por vezes, assisto a condutores que ao virar para algum lado ou mesmo estacionar, não acende o pisca-pisca, limitando-se a reduzir a velocidade. Isso pode dar a entender ao condutor de trás que vai parar, mas e os condutores que vão depressa, e não se apercebem? Por isso é que se deve usar o pisca-pisca, alertando sempre aqueles que ao longe apercebe-se do sinal da manobra. Trata-se no fundo de uma manobra segura e prudente, que evita mais vítimas nas estrada.
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
mjtc concordo a 100% daquilo que acabaste de escrever, pois ando todas as semanas por essas estradas da Europa, e nunca vi tal como em Portugal.
Não se utiliza o pisca para nada, simplesmente param ou viram e se dizes alguma coisa ,ainda passamos por ser os burros.
Acho que se a policia começa-se a multar os condutores, ai já se começava a ver alguma melhoria.
Simplesmente uma vergonha esse comportamento.
Outra coisa e o pessoal com 3 faixas de rodagem, e vai na do meio a 70 km quando o limite máximo e 120 km e depois lembrasse que tem que sair quando esta a 20 metros da saída, e ai já leva com o pessoal que vai a sair atravessando a frente de quem vier
Mas e o pais que temos, deviam ir a Inglaterra e ver o civismo das pessoas. Embora se encontre algum chico esperto também, mas 90% tem educação na estrada.
De todos os países que passei a Inglaterra embora se conduza a esquerda, e o melhor pais a nível de civismo na estrada para mim
 

Angy

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,616
Gostos Recebidos
25
mjtc concordo a 100% daquilo que acabaste de escrever, pois ando todas as semanas por essas estradas da Europa, e nunca vi tal como em Portugal.
Não se utiliza o pisca para nada, simplesmente param ou viram e se dizes alguma coisa ,ainda passamos por ser os burros.
Acho que se a policia começa-se a multar os condutores, ai já se começava a ver alguma melhoria.
Simplesmente uma vergonha esse comportamento.
Outra coisa e o pessoal com 3 faixas de rodagem, e vai na do meio a 70 km quando o limite máximo e 120 km e depois lembrasse que tem que sair quando esta a 20 metros da saída, e ai já leva com o pessoal que vai a sair atravessando a frente de quem vier
Mas e o pais que temos, deviam ir a Inglaterra e ver o civismo das pessoas. Embora se encontre algum chico esperto também, mas 90% tem educação na estrada.
De todos os países que passei a Inglaterra embora se conduza a esquerda, e o melhor pais a nível de civismo na estrada para mim

Exatamente tudo como dizes...

Só mais estas, cenas tristes que deparo varias vezes...Faixa de 3 rodagens, mas quantos e quantos deixam-se ir na esquerda com a direita livre!!!

apareces por trás, nao se desviao para a direita, nem que chova...Com a direita livre!!!(nem todos)

Muitos ao entrar numa Autoestrada, em vez de primeiro acelarar e entrar em alta velocidade, e depois sim entrar entao na primeira faixa de rodagem...

Nao senhor, ainda só a alguns 10 ou 20 Km/h entrao e já está!!!

E já vi até passar logo para a 3°a faixa!!! Enfim...

E depois olham pelo espelho retrovisor, para ver a reaccao duma pessoa...

A minha reaccao, é bater palmas, e sorrir...
 

bottojose

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
126
Gostos Recebidos
0
Pois. Tudo bem!
Todos esses motivos são causadores de sinistralidade, sim concordo!
No entanto foi dito que havia falta de civismo! Pois onde está a fiscalização?
Só aparece no enteio-to de faturar, é assim o nosso Pais!
Penso que em vez de se esconderem “autoridades” a multar para apanharem os condutores a transgredir, deviam estar presentes em todas as via a sensibilizar e mostrarem a sua autoridade perante os condutores.
Coisa que não acontece, só repito escondidos a controlar velocidade “chamada caça á multa”.

E parece que o Pais não é igual para todos! e as vias são das melhores da europa… em péssimo estado.
Para não estar a alongar a conversa!
Uma coisa que nunca entendi, porque não á controle sobre os construtores de veículos que constroem carros que podem atingir 300 K/h. Quando o limite de velocidade permitido na maioria dos Países é de 120 K/h.

Estes sim não poderão ser os principais. Mas levados em conta certamente resolvia uma percentagem de sinistralidade.
 
Topo