• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?


  • Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Vamos todos deixar a nossa opinião de: qual a causa do elevado número de sinistralidade no nosso País.
Além de saber qual a opinião de cada um, tem esta sondagem também um alto grau de pedagogia.
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
neste momento eu penso que a maioria dos acidentes se dão devido ao excesso de velocidade, o mercado lança cada vez carros mais potentes e existem muitos que querem acelerar mas não tem mãos para controlar o bicho...
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
1ª A velocidade

2º Mau estado das estradas

3ª Falta de Civismo
 

BAFS®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,049
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo,para mim,porque ninguem respeita ninguem.
Têem a mania que são bons condutores e só fazem é jana.
 

Navarra

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2007
Mensagens
1,254
Gostos Recebidos
0
Velocidade Excessiva e/ou Excesso de velocidade
Falta de Civismo
Alcool e Drogas
 

Pinhão

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,484
Gostos Recebidos
0
Boas

Falta de civismo, porque se existisse a maior parte dos acidentes não aconteciam.

cumprs
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
A falta de civismo é o principal causador de acidentes...



Claro que a falta de civismo, provem da baixa escolaridade do povo português, e se as pessoas tivessem uma atitude mais correcta, não andariam em excesso de velocidade, não beberiam álcool quando conduzem, tinham uma condução mais defensiva quando a estrada está em mau estado e por aí fora...



Ou seja, se tivermos condutores com mais civismo, reduzimos todo o tipo de acidentes na estrada...
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Aparentemente fui o primeiro a responder "outras"....

Para mim só existe uma justificação...a mau hábito do governo neste aspecto...

A sinistralidade regra geral é sempre a mesma...umas vezes mais outras menos..mas é uma constante todos os anos.

Invariavelmente existe um numero enorme de acidentes com mortos e feridos e a imagem que passa não é a de pessoas mortas nas estradas,mas sim de numeros....é isso que os mortos são para os nossos governantes "numeros".

Todos os anos são feitas as ditas operações páscoa/férias/natal etc....mas no entanto continuam a morrer centenas de pessoas nas estradas,independentemente das atitudes severas que possam tomar...com velocidades limitadas,alcool e outras demais,nada irá mudar enquanto o nosso governo não se debruçar a sério sobre o assunto.....

...é caso para dizer...."palavras.....tudo o vento levou.."


Abraço
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
Eu acho que uma resume tudo o resto... Falta de civismo!

Porque o civismo já em si,implica: respeito pelo proximo, o que o leva a não beber alcool quando conduz, ou a consumir drogas com um volante nas mãos,
qualquer pessoa civilizada tem de saber que velocidade consegue controlar com o seu carro...

Para que possamos viver em harmonia temos de ter o minimo de civismo e que se resume ao respeito pelo próximo...

um abraço
Dot@com
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Resposta complicada de decidir!!:shy_4_02:

Bem, eu não acho que seja falta de civismo A CAUSA! Falta de civismo há, geralmente, na hora de averiguar culpados!!

Ora, há uns tempos tive um acidente. Ninguém ía com alcoól, a velocidade era moderada! Um condutor para fazer a sua manobra ocupou-me uma parte da faixa (numa estrada estreita). Eu não tive tempo de parar e a estrada estava molhada. Despistei-me. Poderia até ser um excelente condutor, mas escolheu o instante errado para a manobra. A que é que chamamos a isto??

Há ínumeras causas para acidentes, cada caso é um caso! Portanto, respondo outras como o amigo Grunge!

Mas para terminar, a falta de civismo viu-se após o acidente. O sujeito que me ocupou a faixa encostou, viu-me a despistar, viu a gravidade do acidente e qualquer pessoa racional ponderaria que eu pudesse estar aleijada. Mas assim que me viu a sair do carro entrou no dele e "pôs-se a andar". Fui dada como culpada, pois quando embati já o sujeito estava na faixa dele e não havia testemunhas. :unfair:
 
Última edição:

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
Resposta complicada de decidir!!:shy_4_02:

Bem, eu não acho que seja falta de civismo A CAUSA! Falta de civismo há, geralmente, na hora de averiguar culpados!!

Ora, há uns tempos tive um acidente. Ninguém ía com alcoól, a velocidade era moderada! Um condutor para fazer a sua manobra ocupou-me uma parte da faixa (numa estrada estreita). Eu não tive tempo de parar e a estrada estava molhada. Despistei-me. Poderia até ser um excelente condutor, mas escolheu o instante errado para a manobra. A que é que chamamos a isto??

Há ínumeras causas para acidentes, cada caso é um caso! Portanto, respondo outras como o amigo Grunge!

Mas para terminar, a falta de civismo viu-se após o acidente. O sujeito que me ocupou a faixa encostou, viu-me a despistar, viu a gravidade do acidente e qualquer pessoa racional ponderaria que eu pudesse estar aleijada. Mas assim que me viu a sair do carro entrou no dele e "pôs-se a andar". Fui dada como culpada, pois quando embati já o sujeito estava na faixa dele e não havia testemunhas. :unfair:



Pois amiga, tens razão no que opinas... mas o que se trata aqui... e o tópico assim o referencia, é o elevado grau de sinistralidade...
É evidente que o acidente não deixará nunca de existir... somos humanos, como tal propicios ao erro...

um abraço
Dot@com
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
olá amigos,isto para mim já é problema de cultura de um povo,eu ainda me lembro de quando era mais jovem a conversa que se ouvia no cafe era: Eu ontem consegui fazer a viagem a tal cidade em 20 minutos,o que o outro respondia que amanha tentaria fazer a mesma viagem em menos minutos.
E ista realidade nao se muda em 10 anos,estamos muito melhor do que estavamos á muitos anos atras,e com nova mentalidade que se esta a dar aos mais jovens esta realidade vai mudar nao tenham duvidas disso.
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Causa de acidentes em Portugal

Boas.
Uma das causas que eu aponto para a sinistralidade é a baixa escolarização dos condutores que se traduz na prática no descohecimento de algumas leis da física ou seja do movimento, que na prática leva aos condutores a não terem a noção da velocidade adequada ao piso e ao peso do carro com carga por exemplo.
Veja-se o exemplo do camião cisterna transportado ácido clorídrico que se dispoistou numa curva, veja-se o camião com lamas que também se dispistou. certamente que estes condutores deviam ter mais cuidado com a velocidade a que andam na estrada, pois se transportam pesadas cargas e por vezes perigosas deviam andar a velocidades bem reduzidas, mas não é isso que fazem. Até é frequente verem-se ultrapassagens com camiões, a grande velocidade.
 

spdss

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
348
Gostos Recebidos
1
A realidade é que estamos num país de corruptos... Quantos de voces nao conhecem pessoas que pagaram para ter carta de condução???
 

spdss

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
348
Gostos Recebidos
1
:naodigas::naodigas::naodigas:
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
Principalmente é uma questão de destino, depois do 25 de abril que Portugal está amaldiçoado.

Primeiro veio a questão económica, chateado com o povo português, Jesus disse: "haveis de passar fome, haveis de desejar um Salazar em cada esquina e o vosso ordenado cada vez dará para menos leite".

O portugues como perguiçoso que é, tardou a assim pensar, continuou a comer francesinhas nas tascas, a beber cerveja e a pagar a conta da tv cabo, nunca sabendo o q era passar necessidades enquanto o ordenado chegasse para cerveja (leia-se: ainda q não desse para alimentar os filhos).

Zangado, Jesus disse: "irei colocar corruptos no lugar de políticos, eles haverao de esquecer o mau estado das estradas e apostar na cobrança de portagens, aí sim, ireis dar valor!".

No entanto o portugues continuou a comprar menos 2 pacotes de leite para os filhos por mes para poder pagar as portagens, continuou a fazer emprestimos para pagar a reparação dos automoveis que se deterioravam devido ao mau estado do piso.

Indignado Jesus disse: "vou estender a corrupção ás forças policiais, vou colocar 3 corruptos em cada esquadra, eles vão-vos sugar os trocos que vos restam em detrimento da prevenção rodoviária".

Aí o portugues pensou que não seria de todo má ideia deixar de beber menos 2 cervejas por mes, se pudesse beber, conduzir e soburnar os guardas. "afinal, os senhores da GNR tb têm o direito de beber" pensou o portugues...

Aí Jesus teve um ataque de esterismo e torceu as vias, colocou curvas com inclinação deficiente, curvas apertadas no final de rectas enormes... chegou ao ponto de corroer os pilares da ponte Hintze Ribeiro em Castelo de Paiva em altra de amendoeiras em flor...
Não contente com a reacção do povo, deminuiu a capacidade de raciocinio do portugues, retirou-lhe massa cincenta e disse: "haveis de ser burros toda a vida".

Aí "Nós" encontramos a nossa felicidade... perdemos a noção de responsabilidade, a noção do perigo, começámos a hipotecar as nossas vidas para comprar automóveis de alta cilindrada e a esticar as velocidades nas "estradas" que Jesus nos deu, a ignorar as autoridades que Jesus formou, a esquecer as vias deficientes que por cá temos, a não nos importar com a degradação das pontes por onde passamos, a gastar o nosso ordenado em cerveja e a culpar Jesus e seu Pai pelas mortes que por ca acontecem...

Uma nota a ter em consideração:
Durante o mes homologo de 2007 (agosto), 85 mortes nas estradas portuguesas.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Principalmente é uma questão de destino, depois do 25 de abril que Portugal está amaldiçoado.

Primeiro veio a questão económica, chateado com o povo português, Jesus disse: "haveis de passar fome, haveis de desejar um Salazar em cada esquina e o vosso ordenado cada vez dará para menos leite".

O portugues como perguiçoso que é, tardou a assim pensar, continuou a comer francesinhas nas tascas, a beber cerveja e a pagar a conta da tv cabo, nunca sabendo o q era passar necessidades enquanto o ordenado chegasse para cerveja (leia-se: ainda q não desse para alimentar os filhos).

Zangado, Jesus disse: "irei colocar corruptos no lugar de políticos, eles haverao de esquecer o mau estado das estradas e apostar na cobrança de portagens, aí sim, ireis dar valor!".

No entanto o portugues continuou a comprar menos 2 pacotes de leite para os filhos por mes para poder pagar as portagens, continuou a fazer emprestimos para pagar a reparação dos automoveis que se deterioravam devido ao mau estado do piso.

Indignado Jesus disse: "vou estender a corrupção ás forças policiais, vou colocar 3 corruptos em cada esquadra, eles vão-vos sugar os trocos que vos restam em detrimento da prevenção rodoviária".

Aí o portugues pensou que não seria de todo má ideia deixar de beber menos 2 cervejas por mes, se pudesse beber, conduzir e soburnar os guardas. "afinal, os senhores da GNR tb têm o direito de beber" pensou o portugues...

Aí Jesus teve um ataque de esterismo e torceu as vias, colocou curvas com inclinação deficiente, curvas apertadas no final de rectas enormes... chegou ao ponto de corroer os pilares da ponte Hintze Ribeiro em Castelo de Paiva em altra de amendoeiras em flor...
Não contente com a reacção do povo, deminuiu a capacidade de raciocinio do portugues, retirou-lhe massa cincenta e disse: "haveis de ser burros toda a vida".

Aí "Nós" encontramos a nossa felicidade... perdemos a noção de responsabilidade, a noção do perigo, começámos a hipotecar as nossas vidas para comprar automóveis de alta cilindrada e a esticar as velocidades nas "estradas" que Jesus nos deu, a ignorar as autoridades que Jesus formou, a esquecer as vias deficientes que por cá temos, a não nos importar com a degradação das pontes por onde passamos, a gastar o nosso ordenado em cerveja e a culpar Jesus e seu Pai pelas mortes que por ca acontecem...

Uma nota a ter em consideração:
Durante o mes homologo de 2007 (agosto), 85 mortes nas estradas portuguesas.

Não sei se foste tu o autor do texto, mas está muito bom. :36_2_51:
 

atomika

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2006
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
na minha modesta opinião penso que a maior causa da nossa sinistralidade é na maioraia dos casos a falta de civismo,pois por cá ninguém respeita ninguem, chegouy-se ao ponto da falta de respeito total isto por cá é uma anarquia total,mas o excesso de velovidade também conta isto é sempre de pé a fundo e nós meus amigos temos é que fugir senão??????????
 

alonso

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
temos uma via que é do conhecimento geral, todos os dias havia acidentes com mortes, actualmente nem se ouve falar dessa via que éra a IP5 é agora a actual A25. agora eu pergunto era do abuso da velocidade, a falta de sivismo? meus amigos eu julgo que nao ha nenhum condutor que va do porto a lisboa a velocidade de 120Km hora se fosse eu adormecia logo apos poucos Km. Ha montes de condutores que andam a velocidades amenas porque ate tem tempo para isso mas nao se lembram que atraz deles vem alguem que nao tem tempo para passear e anda a trabalhar, a falta de civismo nao é so para quem anda a grande velocidade mas sim tambem para os empatas e principalmente aqueles que ao fim de semana tiram o carro da garagem para dar um voltita. Julgo que tudo é motivo para acidentes mas a minha opiniao é o estado das estradas.:espi28:
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
Eu vou mais pala velocidade e manobras perigosas.
 
Topo