Resultados da Enquete: Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?

Votantes
98. Você não pode votar nesta enquete
  • Álcool / Drogas

12 12,24%
  • Manobras Perigosas

1 1,02%
  • Velocidade Excessiva e/ou Excesso de velocidade

33 33,67%
  • Distracção

3 3,06%
  • Mau estado das estradas

2 2,04%
  • Sinalização deficiente

0 0%
  • Falta de civismo dos condutores

43 43,88%
  • Outras

4 4,08%
Página 9 de 9 Primeiro ... 8 9

Registo
    Sep 2006
    Esse Jesus é o treinador do Sporting?
    Não me parece muito esperto!

Registo
    Feb 2010
    Para mim é tudo, vai das drogas alcool falta de civismo etc etc.

Registo
    Sep 2016
    Concordo com o sr silva51 mas o que eu acho que é o problema maior é a falta de civismo!

Registo
    Jun 2012
    A falta de civismo é a falta de respeito quer por placas de sinalização quer por a regras do código da estrada.
    Por isso penso que será a falta de civismo.

Registo
    Feb 2010
    Na Europa, assim como em Portugal, ainda não somos os piores nos acidentes rodoviários. Nos países do Terceiro Mundo, a situação é mais complicada.

A OMS calcula que os desastres viação causarão dois milhões de mortes em 2030 nos países em desenvolvimento e alcançarão a sida como causa de óbitos.

Carrinhas abarrotadas de gente correndo a toda velocidade, motoristas trabalham por comissão, e os reparos se fazem com durex e não é difícil ver os veículos capotados depois de um acidente.

A mistura de infraestruturas inadequadas, carros velhos, falta de educação para o trânsito e falta de leis adequadas está na origem dessas cifras. Os países em desenvolvimento possuem metade dos veículos existentes no mundo, mas concentram 80% dos 1,3 milhão de mortes por acidentes viários.

Pedestres, ciclistas e motoqueiros representam a metade dos mortos.

Em muitos países em desenvolvimento as cidades se expandem desordenadamente, de forma que a construção apressada de vias de circulação com muita frequência não inclui calçadas para os pedestres ou pistas para os veículos de duas rodas.

Resultado: metade das vítimas fatais em acidentes são pedestres, ciclistas e motoqueiros.

As pessoas caminham pelas estradas. Não é difícil ver ciclistas que circulam em sentido contrário ao trânsito e motas pequenas que transportam famílias inteiras e até dezenas de galinhas. Os veículos não têm faróis e as estradas não são iluminadas: deslocar-se de noite significa arriscar a vida.

Nos países da América Latina, a carteira de motorista simplesmente se compra. Não há controle algum e a corrupção policial é muito frequente.

Os fabricantes de carros economizam aproveitando as normas de segurança menos exigentes de muitos Estados. Nos países onde não há leis que obrigam a usar o cinto de segurança, como o México, os carros são entregues sem os tais cintos de segurança.

https://brasil.elpais.com/brasil/201...98_271547.html

Registo
    Mar 2018
    Apesar de só ter a carta há cerca de 8 anos acreditem que já tenho muitos milhares de km's feitos seja de carro, ambulância e moto. E tenho visto cada coisa no meu dia-a-dia que enfim... nem comento.

Na minha opinião seria pela seguinte ordem:

1º - Falta de civismo! (Uma grande parte do nosso povo falha neste aspecto seja atrás do volante como de qualquer outra forma.)

Neste nem ponho qualquer tipo de dúvida. A quantidade de "condutores" que trocam de vias sem sinalizar, que "apertam" outros condutores para os obrigar a ceder passagem, "condutores" que pensam que a faixa mais à direita é a faixa central, etc etc etc....
    E então quando estou a circular de mota, dentro de uma localidade, dentro dos limites e aparece um artista a dar sinais de luzes com o intuito de me forçar a encostar à berma para o sr. "condutor" de 4 rodas poder passar? ahaha .. camaradas veiculos MOTORIZADOS de duas rodas pode E DEVE circular no centro da faixa, para evitar ser atropelado.

2º - Distração

Eu diria que 99,5% dos nossos condutores pega no telemovél enquanto dirige. Até eu, confesso. Mas há muitos que se perdem completamente na tarefa de enviar uma sms que até se enfiam pela traseira do carro da frente dentro. Mas esta parte da distração enquadra-se perfeitamente com a falta de civismo.

3º - Mau estado das estradas

Buracos, alcatrão de baixa qualidade, sinais sem lógica nenhuma? Há e em fartura nas terras de Portugal.
    Quem conhece a Autoestrada do Freixo, ali mesmo em frente ao estádio do Dragão tem um excelente exemplo disso. Qualidade do alcatrão muito fraca, não absorve àgua. Inclinação da via completamente errada. Resultado? Acidentes com fartura, pelo menos 1/dia.

Registo
    Jan 2011
    e os reparos se fazem com durex
    Pois, fazem reparações (PT-PT) com preservativos, estão à espera de quê?

DX2
    «« O texto acima não foi, nem nunca será, escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico »»

DEMOCRACIA SEMPRE, ABRIL NUNCA MAIS!

Página 9 de 9 Primeiro ... 8 9

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 26-06-2008, 22:28
  2. Descobrindo qual o seu número IP
    Por helldanger1 no fórum Manuais,Tutoriais & Dicas
    Respostas: 0
    Último Post: 13-03-2007, 18:13

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem