• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Telemóvel / eBay / Alfandega

serici

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
:Espi35:Boas.
Antes de mais peço desculpa se este não for o tópico correcto para esta questão.
Pretendo adquirir um telemóvel através do eBay. Este equipamento encontra-se fora da UE e como tal à partida está sujeito a taxas alfandegárias. No entanto, disseram-me que se um produto adquirido fora da UE não for comercializado no País de destino, neste caso PRT, não está sujeito às ditas taxas. Depois de consultar o site Site da DGAIEC - Descrição Informação Aduaneira confesso que fiquei na mesma, aquilo são parágrafos e leis e mais leis e eu não tenho formação para realmente interpretar aquilo. No fundo o que eu quero saber é:
1- Um artigo (telemóvel) não comercializado em PRT tem que pagar taxas?
2- Se sim - quais as taxas a que está sujeito, impostos e por que tabela me devo guiar para calcular o preço final antes de encomendar.

Para já estas são as minhas dúvidas :Espi35:
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
:Espi35:Boas.
Antes de mais peço desculpa se este não for o tópico correcto para esta questão.
Pretendo adquirir um telemóvel através do eBay. Este equipamento encontra-se fora da UE e como tal à partida está sujeito a taxas alfandegárias. No entanto, disseram-me que se um produto adquirido fora da UE não for comercializado no País de destino, neste caso PRT, não está sujeito às ditas taxas. Depois de consultar o site Site da DGAIEC - Descrição Informação Aduaneira confesso que fiquei na mesma, aquilo são parágrafos e leis e mais leis e eu não tenho formação para realmente interpretar aquilo. No fundo o que eu quero saber é:
1- Um artigo (telemóvel) não comercializado em PRT tem que pagar taxas?
2- Se sim - quais as taxas a que está sujeito, impostos e por que tabela me devo guiar para calcular o preço final antes de encomendar.
bb
Para já estas são as minhas dúvidas :Espi35:

Boas.

Qualquer artigo adquirido fora da UE é sujeito a direitos alfandegários.
Mas com sorte o teu nao para na alfandega :)
Se parar, recebes uma notificação para disponibilizar um comprovativo do valor da transacção, para a alfandega calcular o valor do imposto. Tens entao 1 mes, para devolver a papelada a alfandega e pagar o valor pedido.
 

Jmas™

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Já comprei vários e é como o amigo nomadeh diz, em primeiro lugar precisas de sorte, sorte para que ele passe sem "encalhar" na alfandega, se for assim não pagas nada, caso o mesmo pare terás que enviar (depois de receberes uma carta a solicitar) para a alfandega o comprovativo do pagamento, sobre o valor que pagaste vais pagar IVA + taxas alfandegarias. Os valores das taxas é que não te sei precisar quanto são.
A acrescentar a tudo isto tens a demora, se não "encalhar" 2 ou 3 semanas e tens o telemóvel na mão, se "encalhar" por lá, aí vais ter que esperar... Só para teres ideia, o último que comprei está em lisboa desde o dia 20/08/2008 e só ontem recebi a carta da alfandega, a isto ainda acresce mais 2 semanas no mínimo até eles o libertarem.
 

ricardoph

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
483
Gostos Recebidos
0
Já comprei várias coisas fora da UE no ebay, nunca foram retidas, mas também eram de pequenas dimensões, tipo PDA, cartões de memória, discos externos etc...:espi28:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Nada como mandar vir de Hong-Kong e Taiwan.

Ainda no Natal mandei vir 5 MP4 da Creative, e saiu a 8€ cada um.

Normalmente quando são volumes pequenos passam sempre na Alfândega.
 

serici

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Pois.
Eu também já comprei cartoes de memória e outros acessorios pequenos na china e hong kong que não pararam na alfândega mas lá está, tudo pacotes pequenos e de valores reduzidos. Agora se comprar um telemovel e este parar na alfandega os custos sobem em bastante se não vejamos: ao valor total da encomenda (item+shipp) somamos 4€+- para impostos de selo e roubos assim + 13,9% para taxas alfandegárias + 20% iva sobre o valor total até aqui atingido. Ora a minha dúvida prende-se com aqueles 13,9% que podem variar consoante o item em questão.
Quanto ao comprovativo de pagamento pergunto: O comprovativo paypal serve?
 

jpp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boas, é como dizem, coisas pequenas e leves, normalmente passam sem problemas, já mandei vir muita coisa de todo o mundo e até ao momento nada ficou na alfandega, neste caso se ficar tambem não tens que pagar muito, recebes pelos ctt um impresso para fazer o pagamento, abraço.
 

Jmas™

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Para o comprovativo basta imprimir a pagina do Paypal quando visualizas a transacção.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Area errada

Topico Movido
 
Topo