• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda para por interruptor

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Ois…
Pessoal é o seguinte, tenho um sótão que tem este interruptor que deixo a foto em anexo, que dá para acender a várias lâmpadas.
Nesta foto que também deixo em anexo, queria desistir dessa lâmpada do mesmo sótão e tirar daí corrente para outra divisão da casa, que fica precisamente por trás dessa parede, e pôr um novo interruptor para ligar uma luz.
Será que é possível? E como devo fazer as ligações?
Se alguém poder ajudar agradeço. Abraços blaxes.
 

djzedehollywood

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2007
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
blaxes é sempre possivle mas diz-me uma coisa, na outra divisão onde queres colocar luz não tem caixa de electricidade na parede? Se sim é só fazeres a puxada para um interruptor e da mesma saida fazer a puxada para a lampada. Esta é a forma rápida de o fazeres.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
No interruptor que liga essa lampada, desligas o fio que entra no interruptor e o que sai, e ligas os dois directamente. (um ao outro).
Depois vais aos fios que ligam a lampada e fazes um acrescento dos dois fios ate ao local onde pretendes colocar o novo interruptor, nestes fios existe uma da fase (que vinha do outro interruptor) e esse deve ligar no novo interrutor e depois sair para a lampada, o outro nao entra no interruptor e passa directo a lampada.
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Ois antes de mais obrigado aos dois.
djzedehollywood realmente não tenho luz nem caixa na outra divisão.
Amigo fanan da maneira que escreves ai até parece fácil hehehe!!! Mas é só para quem sabe lol. como sei quais são os fios da fase? Depois ainda por cima tem dois fios castanhos, dois azuis e ainda os amarelos e verdes que são os fios terra não é?
Depois é assim, o interruptor acende duas luzes e dessas duas luzes só quero eliminar a que deixei na foto, e daí tirar a corrente par o outro interruptor.
Não percebo nada disso hehehe!!! Só se for com desenho.
Mas um bom benfiquista acredita sempre e vou ter de conseguir.
Há!!! A lâmpada que quero ligar é daquelas lâmpadas grandes florescentes deve ser igual ou não?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
entao eu vou dar uma pequena explicaçao.
é assim, se ttivers 5-fios nas duas caixas dos comutadores estes comut. sao de lustre cada um acende sua lampada só ai como mostra a foto nao fás comutaçao c, outros comutad.

se for assim como estou a descrever é o seguinte:
um dos fios liga nos comutadores onde dis linha tem uma seta indica entrada o fio vai de um comut. ao outro ou seja a fase (fio castanho)

depois saiem dois castanhos seta indica saida que é um fio de cada lampada.
isto é igual o esquema para os dois comutadores.

para se tornar mais simples pode por os comut. em posiçao desligados
depois desliga os fios do suporte da lampada no fim disto liga um comut. de cada ves e vê c, um busca polos quando é que tem corrente no fio castanho da lamp. quando descobrir esse fio anula-o no comut.ou desliga-o e passa-o para a linha de entrada onde tem a seta (entrada) e liga-o no orifiçio logo ao lado para passar a fase directa.

para nos é mais fáçil, espero ter desenrascado.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Ois antes de mais obrigado aos dois.
djzedehollywood realmente não tenho luz nem caixa na outra divisão.
Amigo fanan da maneira que escreves ai até parece fácil hehehe!!! Mas é só para quem sabe lol. como sei quais são os fios da fase? Depois ainda por cima tem dois fios castanhos, dois azuis e ainda os amarelos e verdes que são os fios terra não é?
Depois é assim, o interruptor acende duas luzes e dessas duas luzes só quero eliminar a que deixei na foto, e daí tirar a corrente par o outro interruptor.
Não percebo nada disso hehehe!!! Só se for com desenho.
Mas um bom benfiquista acredita sempre e vou ter de conseguir.
Há!!! A lâmpada que quero ligar é daquelas lâmpadas grandes florescentes deve ser igual ou não?

Quando dizes que o interruptor acende duas lampadas, penso que cada botao do interruptor ira acender cada uma delas em separado.
Se o mesmo botao do interruptor acender duas lampadas em simultaneo entao teras que passar um novo fio a partir desse interruptor ate a lampada.

Partindo do principio que cada botao liga uma lampada, fases o seguinte:
Vez qual o botao que liga essa lampada, iras ter ai dois fios, um a entrar e outro a sair, ligas os dois directos sem passarem pelo interruptor, vamos partir do principio que esses sao os fios castanhos.
Na lampada ira chegar esse castanho e outro preto, arranjas uma peça de ligaçao e acrescentas os fios ate chegarem ao local onde pretendes ligar a lampada.
O fio preto ligas directo ao casquilho da lampada, o fio castanho cortas no sitio do interruptor e o que vem de tras entra no interruptor, o que segue para a lampada ligas a saida do interruptor.

Nao esqueças que um dos fios e neste caso o preto vem directo da instalaçao e segue ate a lampada sem interrupçoes.
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ois...
tirei o casquilho da lâmpada e estive a ver com o busca polos e só um fio dos castanhos tem corrente.
o que queres dizer em cima é que tenho que ir ao interruptor e por os os dois fios castanhos com corrente? é isso?
para depois então ter corrente para o outro interruptor e assim poder ligar a outra lâmpada!!!
abraços e obrigado á malta toda.
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ois...
amigo Fanan realmente cada botão do interruptor acende duas lâmpadas.
fonix parece que está complicado.
abraços.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ois...
tirei o casquilho da lâmpada e estive a ver com o busca polos e só um fio dos castanhos tem corrente.
o que queres dizer em cima é que tenho que ir ao interruptor e por os os dois fios castanhos com corrente? é isso?
para depois então ter corrente para o outro interruptor e assim poder ligar a outra lâmpada!!!
abraços e obrigado á malta toda.

O interruptor que tens serve para interromper a corrente no fio castanho, agora ligas os dois (um ao outro) e depois essa interrupçao ira ser feita no proximo interruptor que aplicares.


Aquilo que precisas fazer e aumentar o tamanho dos fios que tens e intercalar um interruptor antes da nova lampada.(num local a tua escolha).
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ois...
amigo Fanan realmente cada botão do interruptor acende duas lâmpadas.
fonix parece que está complicado.
abraços.

Sendo assim teras que meter mais um fio castanho na instalaçao, arranjas um fio castanho e ligas antes desse interruptor e depois segue ate ao novo interruptor, o preto podes tirar onde tens agora essa lampada eliminar.
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0

Sendo assim teras que meter mais um fio castanho na instalaçao, arranjas um fio castanho e ligas antes desse interruptor e depois segue ate ao novo interruptor, o preto podes tirar onde tens agora essa lampada eliminar.

ois...
dizes para ligar um fio novo castanho antes do interruptor!!! e depois seguir até ao novo interruptor...
podes dizer onde o ligo? é que não sei onde ligar... isto é que é bater em pedra deves pensar hehehe!!!
desculpa lá a minha ignorância e obrigado por me aturares.
abraços.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ois...
dizes para ligar um fio novo castanho antes do interruptor!!! e depois seguir até ao novo interruptor...
podes dizer onde o ligo? é que não sei onde ligar... isto é que é bater em pedra deves pensar hehehe!!!
desculpa lá a minha ignorância e obrigado por me aturares.
abraços.

Na caixa do interruptor, desligas o fio que entra nele e metes um T com duas saidas, uma delas entra novamente no interruptor e no mesmo sitio onde ja entrava, a outra saida do T ligas outro fio castanho que vai ate ao novo interruptor.
Em alguns modelos de interruptores da para ligar dois fios na sua entrada, se o conseguires fazer entao nao precisas do T.

O novo fio castanho tem que ligar sempre antes do interruptor para que ao desligares esse interruptor nao cortes a ligaçao do novo fio.
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ois...
penso que agora percebi, se o fio novo couber no mesmo buraco do fio que tem a corrente é só liga-lo ao novo interruptor... é isso?
depois do interruptor sai para a lampada... e o fio azul posso ligar aos fios azuis onde tinha a lampada que quero eliminar á lâmpada nova é isso?
abraços e desculpa lá mais uma vez.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ois...
penso que agora percebi, se o fio novo couber no mesmo buraco do fio que tem a corrente é só liga-lo ao novo interruptor... é isso?
depois do interruptor sai para a lampada... e o fio azul posso ligar aos fios azuis onde tinha a lampada que quero eliminar á lâmpada nova é isso?
abraços e desculpa lá mais uma vez.

Sim é isso, mas nao esqueças que o novo fio castanho tens que ligar é na entrada no interruptor antigo, possivelmente esse interruptor tem um fio que entra (é ai que ligas) e dois que saem (para as duas lampadas que agora acendem).

O resto é como dizes.
:espi28:
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ois...
antes demais nada muito obrigado.
hoje fui comprar o material á loja e dissera-me que não conheciam esse T.
fonix até fiquei burro... é que no mesmo buraco do interruptor velho não dá para entrar os dois fios ao mesmo tempo.
sendo assim vou ter mesmo que fazer ligação directa e perder as duas lampadas que tinha na primeira divisão, é que não queria mesmo nada.
eu comprei o interruptor novo com dois botões para acender duas lampadas, mas só quero acender uma de cada vez...tenho que tirar dois fios da corrente para cada um ou não preciso?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
segundo o que dá a entender na foto do suporte da lampada que nao é bem visivel, estao derivaçoes feitas há mais de 3-fios.
cada tecla dos comut. açende 2 lampadas é assim? essa que se vê na foto liga só ou tem mais lampadas v^se dá para por esses fios mais direitos e tira outra foto para melhor visiblidade das ligaçoes dos ligadores esse tê que falas podes fazer ligaçao c ligadores iguais a esses.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Por acaso não tens uma caixa de derivação na parede onde ligam esses interruptores próximo da parede da outra divisão?
Se sim é mais fácil ligares lá e passares para a outra divisão e fazeres uma pequena instalação exterior.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Junto um anexo para te ajudar se é isto que pretendes?
 

blaxes

GF Bronze
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ois ...
caixa eu não tenho, pelo menos não vejo nada.hehehe!!!
tenho é esta tomada (em anexo).
será que posso tirar daí a corrente? (a fase para ligar ao interruptor e o outro fio para ligar á lampada...)
se poder tá aí uma solução facil, penso eu...
abraços e obrigado ao pessoal que tem tido uma paciência fantástica para aturar esta melga, hehehe!!!
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ois ...
caixa eu não tenho, pelo menos não vejo nada.hehehe!!!
tenho é esta tomada (em anexo).
será que posso tirar daí a corrente? (a fase para ligar ao interruptor e o outro fio para ligar á lampada...)
se poder tá aí uma solução facil, penso eu...
abraços e obrigado ao pessoal que tem tido uma paciência fantástica para aturar esta melga, hehehe!!!

Sobre o T que na loja desconhecem, é normal pois aquilo que chamamos de T nao e masi que uma peça de ligaçao ou derivaçao, só estou admirado de nessa loja nao saberem o que pretendias.

Sobre essa tomada que tens, podes resolver o teu problema, basta ligares ai dois fios (azul e castanho) e o azul ligas directamente a lampada, o castanho passa pelo interruptor e depois e que liga a lampada.
 
Topo