• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Factura da EDP

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
-Já toda a gente reparou na factura da EDP que recebe em casa?

-Contribuição Audiovisual pelo valor de 3.42 Euros???
-E porque temos nós, portuguesinhos, de pagar isto???
-Eu não pedi nada de Audiovisual... estou a pagar porquê e para quem???
-E para onde vai esse dinheiro???

E mais grave ainda. Porque é que as escadas de condomínios também pagam os tais chamados euros para os audiovisuais. Temos televisão quando subimos as escada de casa.
E outra, porque é que a casota de campo para apoio agrícola , também paga para os meios audiovisuais.
Só neste País, e com governos destes! É o que temos e não há outro.

-1 milhão de facturas dá mais de 3 milhões de Euros...
-Onde anda esse dinheiro???

-Eu quero saber... e se me disserem que é para a RTP eu exijo a devolução do dinheiro. Afinal pago a TVCabo para ter TV, outros pagam a TVTel, outros a Cabovisão, MEO, etc.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
-Já toda a gente reparou na factura da EDP que recebe em casa?

-Contribuição Audiovisual pelo valor de 3.42 Euros???
-E porque temos nós, portuguesinhos, de pagar isto???
-Eu não pedi nada de Audiovisual... estou a pagar porquê e para quem???
-E para onde vai esse dinheiro???

E mais grave ainda. Porque é que as escadas de condomínios também pagam os tais chamados euros para os audiovisuais. Temos televisão quando subimos as escada de casa.
E outra, porque é que a casota de campo para apoio agrícola , também paga para os meios audiovisuais.
Só neste País, e com governos destes! É o que temos e não há outro.

-1 milhão de facturas dá mais de 3 milhões de Euros...
-Onde anda esse dinheiro???

-Eu quero saber... e se me disserem que é para a RTP eu exijo a devolução do dinheiro. Afinal pago a TVCabo para ter TV, outros pagam a TVTel, outros a Cabovisão, MEO, etc.


Cuidado que isso não é bem assim...

A taxa audiovisual (antiga taxa de radiodifusão) serve para financiar o serviço público de radiodifusão e televisão, e é cobrada através da factura da EDP.
Em 2008, a taxa é de € 1,71 por mês, e não € 3,42, a diferença é que a factura vem de 2 em 2 meses logo...

Se um cliente gastar menos de 400Kwh por ano fica isento desta taxa.

Legislação:



Presidência do Conselho de Ministros

Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares

Nota de imprensa sobre a contribuição para o Audiovisual​

1. A contribuição para o audiovisual é um dos elementos estruturantes do modelo definido pela Lei n.º 30/2003, de 22 de Agosto, que regula o financiamento do serviço público de rádio e televisão.

2. Nos termos da referida lei, o valor mensal da contribuição para o audiovisual foi fixado em 1,60 euros, pago pelos consumidores de electricidade e actualizado anualmente em função da taxa de inflação.

3. A lei começou por restringir o pagamento aos consumidores domésticos. Mas, logo no Orçamento para 2004, a Assembleia da República autorizou o Governo a estender tal pagamento a todos os consumidores, domésticos e não domésticos. Esta autorização (que não chegou a ser utilizada, por virtude da queda do XV Governo) foi renovada no Orçamento inicial para 2005 e (tendo mais uma vez caducado, em virtude da dissolução da Assembleia da República) foi renovada no Orçamento Rectificativo de 2005.

4. Foi, pois, esta autorização legislativa que o Conselho de Ministros de ontem concretizou, ao aprovar o Decreto-Lei que estende o pagamento da contribuição para o audiovisual a todos os consumidores.

5. A extensão da contribuição para o audiovisual tem sido objecto de apresentação e discussão pública, desde 2003, beneficiando, aliás, de amplo apoio parlamentar. (No debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2005 e do Orçamento Rectificativo, foi votada favoravelmente pelos Grupos Parlamentares do PS, do PSD e do CDS-PP).

6. O valor da contribuição para o audiovisual é fixo (actualmente, 1,62 euros por mês), estando isentos os consumos abaixo de 400 Kw. Não varia pois, para os que não estejam isentos, em função do volume de consumo de electricidade.

7. As receitas obtidas através da contribuição para o audiovisual destinam-se a financiar o serviço público de rádio (RDP) e o segundo canal da televisão pública (A:2). Nenhum deles beneficia de receitas publicitárias. Aliás, estas receitas (sujeitas a fortes limitações) apenas podem ser usadas para o pagamento da dívida da RTP. Os restantes serviços públicos assegurados pela empresa (nomeadamente, RTP1, canais regionais, canais internacionais), são financiados pela indemnização compensatória paga pelo Estado.

8. Este modelo de fornecimento misto do serviço público de rádio e televisão (por via de indemnização compensatória, de uma contribuição e de receitas publicitárias administrativamente limitadas e consignadas ao pagamento da dívida) está conforme à lei e boas práticas europeias e constitui o instrumento essencial para a reestruturação, a racionalização e o saneamento financeiro do grupo RTP, que é propósito deste Governo prosseguir e concluir. O Decreto-Lei ontem aprovado, em obediência às autorizações renovadas nas sempre amplas maiorias parlamentares, insere-se, pois, no esforço da consolidação financeira do serviço público de rádio e de televisão.

Fonte: Portal do Governo, data de 2005.

Quem recebe esse dinheiro é o estado. :espi28:
 

torres7

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2006
Mensagens
146
Gostos Recebidos
0
e um pais de gente muito honesta,claro.
 

firetiger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 21, 2007
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
:espi28:
eu trabalho na edp e farto me de receber essa reclamação
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Ouvi em tempos que á uma forma de deixar de pagar essa taxa. Julgo que um impresso que se preenche ao balcão. Mas a informação que havia era de que esse impresso seria "tipo provisorio" que se não fosse aceite se teria que pagar o valor em divida. Amigo Firetiger, pode ajudar?
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
:espi28:
eu trabalho na edp e farto me de receber essa reclamação

Já que trabalhas na EDP, o que devo fazer para mandar mudar um poste de sitio. já mandei um mail para a EDP online mas não obtive resposta. Liguei para la, disseram que demora um ano a resposta. É normal ser assim?
 

Mariachi696

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
115
Gostos Recebidos
0
Tens que ir a uma loja da EDP e fazer um pedido para mudar o poste de sitio...
Como estamos no final do ano e não há guita para ninguem, só para o ano é que vão fazer alguma coisa e é quando tu lá fores outra vez...
Off the record, se o poste estiver em más condições e se tiver a por em perigo casas ou ate mesmo a via pública, é mais facil esse poste ser trocado...
Um abraço e boa sorte.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Já que trabalhas na EDP, o que devo fazer para mandar mudar um poste de sitio. já mandei um mail para a EDP online mas não obtive resposta. Liguei para la, disseram que demora um ano a resposta. É normal ser assim?

Vai à loja da EDP e faz o pedido, se puderes passa na junta de freguesia e fala com alguém nesse sentido, que eles também podem fazer o pedido à EDP.
E prepara os euros para pagares o trabalho, porque ninguém faz nada de borla. :naodigas:
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Já fiz o pedido continuo a espera...
Obrigado pelas as dicas.
 

ricardoph

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
483
Gostos Recebidos
0
Boas.

Amigos eu inicialmente pagava (isto durante 3 meses +-) e de um momento para o outro deixei de pagar. Não sei pk mas deixei de pagar.:espi28:
 

flyboy_____

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
O cliente tem o direito de pedir o cancelamento e essa despesa deixa de aparecer na factura! (vi num blogue da deco)

Obviamente que é um imposto e tem de ser pago, mas se não vier na factura da EDP, têm de criar um sistema para averiguar as pessoas q não estão a pagar na factura da EDP.
Têm de emitir avisos para pagamento.
Dar hipotese para permitir pagamentos fora de prazo.
Controlar todas as pessoas e prazos......

Pois acho que só isto obrigará a criar umas 20 comissões e uns anos de trabalhos intensivos até que funcione... como entretanto as dividas das pessoas para pagar esta taxa já são grandes até se dão ao trabalho de mandar para Tribunal...
Como os Tribunais não funcionam e são lentos e adia-se e adia-se ... prescreve, arquiva e desaparece...

Conclusão... os que pagam de livre vontade largam os Euros, os que não pagam muito dificilmente lhes acontece alguma coisa...
Não queriam que fossem só os políticos a safar-se de todas as acusações e passarem por vitimas e santinhos... o povinho tb tem direito!

(isto é um comentário... Não tentem isto em casa! temos de ser cumpridores e entregar os nossos euros ao estado para ele poder da-lo aos seus 'amigos' e gasta-lo bem gasto e echer-se de dividas e pagar aos 5000€ por ramos de flores)
 
Última edição:

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
Além de ideias não muito claras... responder a tópicos já de 2008... completamente descontextualizado... acho eu...!

um abraço
Dot@com
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,
estava numa googlada por reclamações sobre as facturas da EDP e encontrei o vosso forum.
Não sei se faço bem em estar a ressuscitar este tópico, sendo for necessário posso abrir novo tópico!
Gostaria de pedir alguns concelhos a quem por aqui anda relativamente aos gastos exorbitantes que tenho tido com a EDP.
Possuo um apartamento tipologia T1, no qual possuo um cilindro de 75lts, 2 TV's, 2 Zon box's+router, uma máquina de lavar roupa e um frigorífico.
A máquina de lavar roupa é utilizada unicamente uma vez por semana, e os restantes equipamentos/electrodomésticos permanecem em stand by durante todo o dia sendo apenas utilizados á noite mais precisamente após as 20h.
Alguém me consegue dizer como é possível atingir uma facturação média mensal de 100EUR?
Anexei a factura em formato .jpeg para que seja mais fácil verificarem do que estou a falar.
Já tive bi-horário, estou agora com tarifa simples... Já não sei mais o que fazer, a minha vontade é dar com uma marreta na ***** do contador!
 

Anexos

  • 206006769198-page-001.jpg
    206006769198-page-001.jpg
    61.8 KB · Visualizações: 36
  • 206006769198-page-002.jpg
    206006769198-page-002.jpg
    47.7 KB · Visualizações: 32
Última edição:

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Boa noite a todos,
estava numa googlada por reclamações sobre as facturas da EDP e encontrei o vosso forum.
Não sei se faço bem em estar a ressuscitar este tópico, sendo for necessário posso abrir novo tópico!
Gostaria de pedir alguns concelhos a quem por aqui anda relativamente aos gastos exorbitantes que tenho tido com a EDP.
Possuo um apartamento tipologia T1, no qual possuo um cilindro de 75lts, 2 TV's, 2 Zon box's+router, uma máquina de lavar roupa e um frigorífico.
A máquina de lavar roupa é utilizada unicamente uma vez por semana, e os restantes equipamentos/electrodomésticos permanecem em stand by durante todo o dia sendo apenas utilizados á noite mais precisamente após as 20h.
Alguém me consegue dizer como é possível atingir uma facturação média mensal de 100EUR?
Anexei a factura em formato .jpeg para que seja mais fácil verificarem do que estou a falar.
Já tive bi-horário, estou agora com tarifa simples... Já não sei mais o que fazer, a minha vontade é dar com uma marreta na ***** do contador!



amigo na fatura tens contratado 5.75 Kva só isso é um balúrdio para um t1 e por aquilo que dizes que tens basta-te ter 3,75 KVA.
 
Última edição:

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas,
antes demais gostaria de agradecer a tua resposta.
Então neste caso o aconselhado seria ter uma potência contratada de 3,75 kVA, tarifa contratada BTN-Dupla até 20,7 kVA?
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Boas,
antes demais gostaria de agradecer a tua resposta.
Então neste caso o aconselhado seria ter uma potência contratada de 3,75 kVA, tarifa contratada BTN-Dupla até 20,7 kVA?

Tarifa Contratada - BTN-Simples 3,45 até 20,7 kVA
Ciclo Horário - sem ciclo
Potência Contratada - 3,45 kVA

isto é o que tenho e chega-me bem.

logo com 3,45 Kva vais pagar muito menos.

PS :isto é uma fatura da casa da minha filha que também só está em casa a noite e é uma estimativa feita por eles.


5275b0f97925ae25d66d7098fce8cd32.PNG
 
Última edição:

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Uiii é uma diferença doida!
Ando á 1 ano a pagar uma média de 100EUR/mês...
Mas na factura da tua filha os consumos (Qtd.) são bastantes mais baixos que os mesmo.
De qualquer forma, acabei de efectuar o pedido de alteração através da EDPOnline.

Assim que receber a próxima factura posto aqui para poderem ver!
Obrigado
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Uiii é uma diferença doida!
Ando á 1 ano a pagar uma média de 100EUR/mês...
Mas na factura da tua filha os consumos (Qtd.) são bastantes mais baixos que os mesmo.
De qualquer forma, acabei de efectuar o pedido de alteração através da EDPOnline.

Assim que receber a próxima factura posto aqui para poderem ver!
Obrigado

pois é amigo mas isto é estimativa feita por eles pois ela só a noite é que está em casa e eles muitas vezes não têm como fazer a contagem e fazem estimativa.

mas quando é enviado a contagem e acertam anda por volta dos 45€ a 50€ nunca passa disso.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
quais sao as leituras que tens no contador?
Uiii é uma diferença doida!
Ando á 1 ano a pagar uma média de 100EUR/mês...
Mas na factura da tua filha os consumos (Qtd.) são bastantes mais baixos que os mesmo.
De qualquer forma, acabei de efectuar o pedido de alteração através da EDPOnline.

Assim que receber a próxima factura posto aqui para poderem ver!
Obrigado
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Podem indicar-me o decreto lei onde esta escrito que quem tem consumos abaixo de um certo kws está isento das taxas audivisuais?E desde quando está em vigor?

Abraços

kablamis
 
Topo