• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Crise: dois bancos nacionais à beira da ruptura

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Não há dinheiro para obras públicas

Governo está a definir estratégia de emergência e pede à CGD para facilitar créditos
A crise financeira que assola o Mundo, com epicentro nos EUA, já tem efeitos graves no sistema financeiro português. Duas pequenas instituições financeiras estão à beira da ruptura, cenário que está já acautelado pelas autoridades, revela o «Expresso».

Mais do que isso, o semanário diz que esta crise está também a parar as obras públicas em Portugal, do novo aeroporto ao TGV e às estradas. Os investidores privados não conseguem crédito e temem que não haja garantias da Estradas de Portugal, que passou a Sociedade Anónima.

Mas, segundo avança o jornal, o Governo, que está «apreensivo» com a situação que pode colocar em causa o megaplano de obras públicas, preparou já um plano de emergência e pediu à Caixa Geral de Depósitos para ajudar a facilitar créditos.

Nos últimos tempos, o Governo tem reiterado que a banca portuguesa é resistente à turbulência externa, com o primeiro-ministro e o ministro das Finanças a repetirem por várias vezes que os portugueses não têm razões para estarem preocupados com as suas poupanças. Também o governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, tem sublinhado a situação de resistência da banca nacional.

Agência Financeira
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Não há dinheiro para obras públicas

Governo está a definir estratégia de emergência e pede à CGD para facilitar créditos
A crise financeira que assola o Mundo, com epicentro nos EUA, já tem efeitos graves no sistema financeiro português. Duas pequenas instituições financeiras estão à beira da ruptura, cenário que está já acautelado pelas autoridades, revela o «Expresso».

Mais do que isso, o semanário diz que esta crise está também a parar as obras públicas em Portugal, do novo aeroporto ao TGV e às estradas. Os investidores privados não conseguem crédito e temem que não haja garantias da Estradas de Portugal, que passou a Sociedade Anónima.

Mas, segundo avança o jornal, o Governo, que está «apreensivo» com a situação que pode colocar em causa o megaplano de obras públicas, preparou já um plano de emergência e pediu à Caixa Geral de Depósitos para ajudar a facilitar créditos.

Nos últimos tempos, o Governo tem reiterado que a banca portuguesa é resistente à turbulência externa, com o primeiro-ministro e o ministro das Finanças a repetirem por várias vezes que os portugueses não têm razões para estarem preocupados com as suas poupanças. Também o governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, tem sublinhado a situação de resistência da banca nacional.

Agência Financeira

A título de curiosidade quais os dois bancos nacionais à beira da ruptura?
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
A título de curiosidade quais os dois bancos nacionais à beira da ruptura?
pois..........

só que ainda deve estar no segredo para não criar sobressalto nos depositantes e consequente corrida aos levantamentos de quem tem depósitos
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Como diz a notícia são "Duas pequenas instituições financeiras estão à beira da ruptura, cenário que está já acautelado pelas autoridades, revela o «Expresso»".

Como a notícia está incompleta e deixa muitas dúvidas pode ser só especulação ou boatos para criar ainda mais confusão.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Ok amigos.
Obrigado pela informação
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Eu já nao percebo nada disto amigos
Eu gostava que se alguem entendido nesta materia me explica-se
Todos os anos nos sao apresentados lucros astronómicos dessas instituicoes como é que passados alguns meses estao todos em bancarrota?
Algo de estranho se passa penso eu
 

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Eu cá não emprestava nada para obras. Eu cá não preciso de aeroporto novo e não preciso de TGV. Preciso sim que abaixem os preços das prestações á habitação, a gasolina, a luz , a agua e as nossas contas de mercearia que sobem todos os dias e que deixem de sustentar " BURROS A PÃO DE LÓ " A classe média deste pais anda a sustentar ricos e administradores de grande empresas e pobres de espirito (rendimentos minimos) que depois tem em casa telemoveis de ultima geração, plasma, carros de grande cilidrada, isenções de IMI, etc... vão mas é trabalhar.
Abraços.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Eu cá não emprestava nada para obras. Eu cá não preciso de aeroporto novo e não preciso de TGV. Preciso sim que abaixem os preços das prestações á habitação, a gasolina, a luz , a agua e as nossas contas de mercearia que sobem todos os dias e que deixem de sustentar " BURROS A PÃO DE LÓ " A classe média deste pais anda a sustentar ricos e administradores de grande empresas e pobres de espirito (rendimentos minimos) que depois tem em casa telemoveis de ultima geração, plasma, carros de grande cilidrada, isenções de IMI, etc... vão mas é trabalhar.
Abraços.

Grande amigo, dizes toda a verdade em meia dúzia de palavras.
 
Topo