• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda na compra de rádio CB

Cbfreak

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Gostaria de voltar a adquirir um rádio CB com bandas laterais para usar num veículo ou seja móvel. Já tive um President jackson e respectiva antena da mesma marca mas vendi á alguns anos e agora gostaria de voltar ao bixinho das comunicações. Já reparei que anda por aí um jackson homolgado, gostaria que me explicassem as vantagens do mesmo? Os outros são proibidos ? Consequências caso não se usem produtos homolgados? Onde comprar e qual comprar?

Se me puderem dar uma ajuda em género de update ficarei agradecido!


Abraço
 

frezze

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2008
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
De facto o President jackson II está omolgado em portugal e perçeme até ser um bom radio mas tambem tens o jopix itaca
que é bastante mais barato e com frequençimetro!! é mais uma questao de gosto!!!!!!!
73/51
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Nao sei se posso colocar um trabalho que pertense a um forum da especialidade e por isso não arrisco
Digo simplesmente que é um optimo aparelho tamto um como o outro mas com alguns "menos" que merecem ser analizados.
Num estudo aprofundado esse espaço web diz
Em primeiro a proveniência do TX = MADE IN PRC
que quer dizer povo republic of China por conseguinte construção na CHINA = nenhuma confiança de fiabilidade.
TX às dimensões de um JFK (+ 40 mm de profundidade para o radiador). Berço de fixação idêntico ao JFK (que dois molettes). Tomado de alimentação standard.
Na parte traseira uma tomada Vox/Mic e um gordo radiador de 40 mm.
Como continua com fotos e um grande texto aconselho lerem no sit de urigem.

Clickem no boneco :shy_4_02:

Se a admin julgar que estou a contrariar regras mandem uma PM
Obrigado
 

FranX

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Caro Amigo

Compre em 2ª mão um Cobra 148 GTL que fica melhor servido.
As radiolas novas principalmente para usar em móvel são muito frágeis aquilo é so plástico :) !

É verdade que o Jackson II ASC é o unico com Bandas Laterais Homologado em Portugal, mas que diferença faz ser ou não homologado?!?!? Eu vejo cada barbaridade da parte dos Barras Pesados e ninguem das entidades fiscalizadoras os incomoda. Tenho um Jack (modelo mais antigo) e acho-o frágil para andar com ele no meu 4x4.

Tire a sua Licença (se não tiver) e utilize o radio que adquirir sem problemas e sem Alfa-limas (a propagação é que manda :) ).
Seja cordial e educado com os restantes utilizadores da CB vai ver que não é por operar com um rádio não homologado que a ANACOM o vai incomodar.

Boas comunicações!

Cordiais 73
 
Última edição:

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Compre em 2ª mão um Cobra 148 GTL que fica melhor servido


Tenho um Jack (modelo mais antigo) e acho-o frágil para andar com ele no meu 4x4

:break:

Fiquei mesmo a nadar em seco.
Em que é que o cobra é mais robusto que o Jack antigo? É que não vejo mesmo nada de fragilidades, nem num, nem no outro e portanto tenho os dois. E tanto um como o outro são "cheios de pequenas possibilidades"
E o jackson II tambem não é assim tão fragil quanto isso!. As fragilidades que eu coloquei a baixo, são outras.
Procurem utilizar antenas bem reguladas e que não se verguem ou partam por tudo ou nada e vão ver que, de fragilidade não têm nada.
e pelo menos, com o Jackson II andam tranquilos por todo o lado. Principalmente os camionistas que têm que passar Doanes extra europeias...


Cumps
 

metralha1981

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Jackson II não é assim tão mau! Gosto do aúdio dele, não é muito forte, é audivel e em recepção tem um aúdio muito bom!! O fabricante dá 5 anos de garantia não é muito mau!! Mas eu prefiro os velhinhos
 

vkilmer

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas

Boas meus caros macanudos
È com enorme prazer e nostalgia que li alguns tópicos deste forum que antes de mais deixem-me dar os parabens acerca dele.
Fui um aficionado há mais de 20 anos no CB ,extinta banda do cidadão em AM ,(creio),tinha na altura um president jackson puxado ,um alfa lima 150w,um alan 38 (ainda o tenho).
Aconteçe que passou-me uma coisinha pela cabeça e o bichinho voltou ,pesquisei a ver se conseguia comprar um president jack de novo (usado),mas quanto á legislação estou completamente a leste actualmente ,tinha licença na altura ,mas apenas para CB Banda do cidadão ,pois como muitos sabem as bandas laterais não eram permitidas a quem tinha apenas licença de CB (se a memoria não me falha).
Pretendia voltar de novo ao bichinho das QSL´s ,Dx ,falei na altura para muitos paises e era contagiante devo dizer ,apesar de a propagação nem sempre estar do nosso agrado.
Posto isto a minha pergunta é o seguinte ,será que é preciso licença hoje em dia ?(preciso é por certo ,mas é fundamental)o controle ainda é o mesmo?há alguem que tenha tido problemas ? O DX internacional ainda continua o mesmo?Era na altura da AT(alfa tango).Será que comprando um president jackson de novo (aberto e puxado),teria problemas em DX com o fiscalizador?A licença para os 11 metros o que é necessário?(não tenho conhecimentos de electronica),será que alguem me poderia ajudar a montar uma estação (antena ,rádio,medidores ,fonte ETC)pois a memória atraiçoa-me e não me recordo de metade.
Consoante as vossas respostas verei se vou com isto para a frente se não.
Tenho igualmente um ALINCO DJ-596 MK2 ,não falo com ele ,apenas o tinha para intercomunicação moto/moto,será que isto vale alguma coisa?que frequencias posso ouvir algo?
As minhas desculpas pelo tão longo testamento ,mas agradeçia a vossa ajuda e compreensão em resposta ás minhas questões.
Bem hajam
kilmer
 

Avenches

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
270
Gostos Recebidos
0
Boas meus caros macanudos
È com enorme prazer e nostalgia que li alguns tópicos deste forum que antes de mais deixem-me dar os parabens acerca dele.
Fui um aficionado há mais de 20 anos no CB ,extinta banda do cidadão em AM ,(creio),tinha na altura um president jackson puxado ,um alfa lima 150w,um alan 38 (ainda o tenho).
Aconteçe que passou-me uma coisinha pela cabeça e o bichinho voltou ,pesquisei a ver se conseguia comprar um president jack de novo (usado),mas quanto á legislação estou completamente a leste actualmente ,tinha licença na altura ,mas apenas para CB Banda do cidadão ,pois como muitos sabem as bandas laterais não eram permitidas a quem tinha apenas licença de CB (se a memoria não me falha).
Pretendia voltar de novo ao bichinho das QSL´s ,Dx ,falei na altura para muitos paises e era contagiante devo dizer ,apesar de a propagação nem sempre estar do nosso agrado.
Posto isto a minha pergunta é o seguinte ,será que é preciso licença hoje em dia ?(preciso é por certo ,mas é fundamental)o controle ainda é o mesmo?há alguem que tenha tido problemas ? O DX internacional ainda continua o mesmo?Era na altura da AT(alfa tango).Será que comprando um president jackson de novo (aberto e puxado),teria problemas em DX com o fiscalizador?A licença para os 11 metros o que é necessário?(não tenho conhecimentos de electronica),será que alguem me poderia ajudar a montar uma estação (antena ,rádio,medidores ,fonte ETC)pois a memória atraiçoa-me e não me recordo de metade.
Consoante as vossas respostas verei se vou com isto para a frente se não.
Tenho igualmente um ALINCO DJ-596 MK2 ,não falo com ele ,apenas o tinha para intercomunicação moto/moto,será que isto vale alguma coisa?que frequencias posso ouvir algo?
As minhas desculpas pelo tão longo testamento ,mas agradeçia a vossa ajuda e compreensão em resposta ás minhas questões.
Bem hajam
kilmer


Olà com respeito às tuas perguntas eu vejo as coisas desta maneira 1 naô gastes muita nota porque depois vais querer ir mais longe e vais ficar com o meterial na gaveta compra sim uma boa fonte de alimentaçaô que isso serve sempre, minimo 40A, antena para os 11m podes tu mesmo fasela é fasil, quanto aô radio pois estou fora de PT e naô sei como esta as leis ém PT mas naô gastes muita nota porque se depois passas a outras fases aconteçe-te como eu dinheiro gasto e meterial na gaveta vai por partes podes ter meterial barato e faste o mesmo trabalho e a partir de 2010 jà se sabe a propagaçaô vai estar no cima e naô fas falta muita potênçia para dar a volta aô mundo fas falta sim uma boa antena (à um ditado que é velhinho e dis 100 escudos para gastar 20 escudos para o radio 20 escudos para a alimentaçaô e 10 escudos para os cabos e 50 escudos para a antena ) espero ajudar, caso apita e a jente ajuda naô tenho muito tempo por veses infelismente, mas quando puder eu passo por aqui e digo algo da minha justiça 73 s:espi28:
 
Última edição:

tomatinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 17, 2009
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Para os colegas macanudos que deixaram o CB e querem voltar ou aqueles que se querem iniciar, vos deixo aqui a minha mensagem. O decreto actualmente em vigor é o Decreto-Lei n.o 47/2000 de 24 de Março. Tal como o Avenches disse, nesta altura não vale a pena gastar muito dinheiro. Quanto a estar ou não legal, o CB anda um bocado abandonado, por isso na minha opinião não vale a pena o registo. O único problema que poderá haver é uso do mesmo no veículo. Dependendo do uso a dar, pode optar por PMR no caso de ser comunicações locais entre amigos. Caso seja mais sério poderá adquirir um VHF/UHF mas para isso terá de proceder a exame, sendo que neste momento terá que esta 2 anos apenas em escuta ou emitir com supervisão de um rádioamador de categoria superior segundo a actual lei de rádioamadorismo presente no Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de Março.

73's de
Estação Rato Mickey
CTxxxxxxxxxxxxx
PMR120











Obrigado amigo Tomatinho pela dica, eu tireu o indicativo CTxxx porque é melhor naô por aqui o indicativo 73s:espi28:
 
Última edição por um moderador:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá. Nao tens que comprar necessariamente um equipamento homologado em Portugal. Por lei podes comprar um radio que tenha o simbolo CE que esta legal em Portugal e podes circular em toda a Europa.
Quanto ao utilizador do radio por lei tem que ter a licensa que custa cerca de 75 euros e é vitalicia
Recomendo o jopix itaca, porque é um radio muito completo e de boa qualidade o unico senão do equipamento é o micro que não é muito resistente, mas no mercado há outros modelos que podes adaptar
 

hvhv

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 7, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Tenho dois jackson 2 e são bem robustos. Ando com eles num LR defender e num LR discovery e um deles tem apanhado com toda a porrada, poeira, e ja apanhou uma vez chuva:naodigas: visto que vou passo o verão quase todo com a capota de lona tirada...

a qualidade de som é muito boa! as laterais so uso esporadicamente, mas em FM ou AM (menos) a qualidade é fantastica

so é pena ser carote:p

e comprar em 2ª mao? ou sabes a quem compras ou nunca saberas se um dos antigos donos resolveu fazer umas alteraçoes no radio e se estas ficaram bem frango

Abraço
 

hvhv

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 7, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
desculpem outro post seguido, mas compra a cena da anacom e anda com o papel ou com uma fotocopia junto do radio. teoricamente deves andar também com o manual do radio para ajudar a provar que é homologado.

Em portugual nunca ouvi falar de chatisses, mas em espanha conheço varios stresses com a bofia!!

Abraço
 

aladin_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Pessoal, vamos lá ver se consigo explanar como deve ser interpretada a lei, neste caso o uso de CB's:

Todos os rádios de CB devem cumprir as seguintes normas:
- Para portáteis ou fixos (casa ou viaturas) aplica-se o mesmo
- Só pode transmitir nos 40 canais normais
- Potência máxima em AM/SSB = 1W (Nota: o SSB é um submodo de AM)
- Potência máxima em FM = 4W
- O rádio deve ter na sua caixa metálica a sigla CE (compatibilidade electromagnética). Esta sigla deve ser indelével.

- O operador deve ter sempre consigo a licença da Anacom e (pasme-se) a declaração de conformidade R&TTE em português!! Normalmente está no manual de instruções, por isso alguém falou aqui que o manual era obrigatório: não é o manual que é obrigatório mas sim esta estúpida declaração). Exijam-na na loja onde compraram. O vendedor é OBRIGADO por lei a fornecer este papelinho. Senão façam queixa à Anacom, eles adoram estas denúncias.

Normalmente a malta não liga a estes pormenores, e por isso ainda este mês ouve uma fiscalização em Vilar Formoso aos camionistas, onde estava a Anacom e foi um "ver se te avias" de apreensões e multas. Um fartote, encheram-se à grande.
Quem gosta de estar informado pode consultar aqui na Anacom estes pormenores, que por acaso estão escritos de uma forma que nós o povo ignorante até percebe...

E pronto agora estão aptos a falar na rádio. Qualquer rádio dá, desde que cumpra estas normas. Agora se fizerem como eu, quitar o rádio com mais power, já sabem que estão sujeitos. Mas segundo os meus fidedignos e infiltrados informadores desde que não andem com as "pantufas" à mostra só pedem a documentação, ninguém vai medir a potência ao rádio (isso implica muita logistica por parte das autoridades, não há tempo nem técnicos disponíveis para isso).

Nota para os caloiros: "pantufas" = amplificadores externos (60W custam +/ 50 euros eheheh)

Fiquem bem
Aladin
 

fcpalinco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 13, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A informação é de facto util mas por favor escrevam em Português..........
 

rgarcias

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2016
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas, sou novo nisto
Tava com ideias de comprar um radio cb para um 4x4, é só preciso tirar a licença na anacom? Ou é preciso mais alguma coisa?

Obrigado cumprimentos
 

mouca

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Queremos cb livre… neste momento só neste pais de xxxxx e que e preciso licença
Atenção os radio amadores “Dynascan , Any Tone AT-xxxx, JOPIX ITACA, etc …
faixa de frequência atribuída à Banda do Cidadão em Portugal ( 26,965 a 27.405 MHz) está dividida em 40 canais
Canais: 40 Modos: AM/LSB/USB/CW/FM.
Frequencia: 26.965 a 27.405 Mhz.
Potencia em Tx: 4W. (AM/FM) 12W.(SSB)
 
Topo