• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Professor passou na aula filme com cenas de violação

somaisum

GF Ouro
Entrou
Jun 8, 2007
Mensagens
7,833
Gostos Recebidos
0
Professor passou na aula filme com cenas de violação

A exibição de um filme com conteúdos sexuais numa aula de Religião e Moral levou os pais de um aluno da escola Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, a anular a inscrição na disciplina e a fazer uma participação à DREC.

O caso ocorreu há cerca de duas semanas numa turma do nono ano estabelecimento de ensino e culminou numa participação do sucedido à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) por parte dos pais de um dos dois alunos da disciplina que contestaram a conduta do docente.


Em causa está a exibição, na aula, do controverso filme norte-americano «Kids» (Miúdos), que relata a história de um jovem de 17 anos, infectado pelo vírus da Sida, cujo objectivo é ter relações sexuais desprotegidas com o maior número de raparigas virgens.







Ouvido pela Lusa, Carlos Monteiro, presidente do Conselho Executivo da escola Joaquim de Carvalho, confirmou o caso, acrescentando que a escola não procedeu a uma averiguação dado o assunto ter sido comunicado superiormente.


«A mãe expôs o assunto à direcção regional. Não faz sentido uma instância superior estar dentro do assunto e eu estar a tratar dele», argumentou Carlos Monteiro, sublinhando que a encarregada de educação «tratou o assunto com muito bom senso». «Achou que a situação não tinha sido a mais correcta, comunicou a quem devia comunicar e manteve-se calma e serena, não dramatizou a situação», frisou.




Filme enquadrava-se nos conteúdos da disciplina

Na sequência da participação, a escola enviou à DREC uma exposição do próprio professor sobre o sucedido, onde este justificou que o filme «enquadrava-se nos conteúdos da disciplina do [nono] ano, definidos no manual de Religião e Moral», frisou o director da escola.
«O professor pretendia motivar os alunos para alguns temas que fazem parte dos conteúdos», adiantou.


Imagens e linguagem violentas

O filme, classificado em Portugal para maiores de 16 anos, estreou comercialmente em 1995, dividindo opiniões da crítica, que o considera franco e brilhante, mas também chocante e brutal.
Para além dos conteúdos sexuais, onde se inclui a cena de uma violação a uma rapariga, usa linguagem ofensiva e mostra jovens adolescentes a consumirem drogas e álcool ou a espancarem um rapaz na rua.
O presidente do Conselho Executivo admitiu que não viu o filme, assumindo, no entanto, conhecer o seu conteúdo e a linguagem utilizada.


«Professor sabia que filme é que estava a passar»

Garantiu que o docente de Religião e Moral, que há vários anos lecciona na Joaquim de Carvalho, apresentando um comportamento «irrepreensível», também conhecia o conteúdo da película e que a sua exibição não resultou de um lapso ou de uma troca de filmes.


«O que aconteceu não foi um lapso (...). O professor sabia que filme é que estava a passar, o filme foi apresentado conscientemente», precisou Carlos Monteiro.


Manifestou, por outro lado, que o docente «pressupostamente» fez uma «preparação» prévia do filme com os alunos, anterior à exibição.


«Trabalhou-o com os alunos e depois projectou o filme, é essa a informação que tenho», disse o director do estabelecimento de ensino.


Questionado sobre a adequação da exibição de uma película para maiores de 16 anos a alunos mais novos (os estudantes do 9º ano têm entre 13 e 15 anos), Carlos Monteiro nota que se pode daí inferir «que talvez não seja o mais adequado», embora recusando pronunciar-se sobre o caso específico da exibição na aula de Religião e Moral.


Segundo a lei, os menores de 16 «podem ver os filmes acompanhados».

diario.iol.pt
 

ze_grua

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Não consigo entender certas pessoas, em casa são capazes de deixar o filhos verem tudo o que passa na televisão, com o mais variado tipo de violência, e ai não existe problema, mas como se tenta alertar os nossos filhos para os problemas que podem vir a enfrentar, isso já é considerado um bicho de certas cabeças, por favor estamos em pleno seculo XXI, isto faz parte da preparação para a vida...será que as mais diversas novelas portuguesas diressionadas aos jovens não tem este tipo de linguagem, sem falar cenas de violações e tudo o que se possa imaginar...enfim é o Portugal que temos.l
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Quando se fazem estudos de opiniao todos veem dizer deve haver abertura, os jovens devem estar atentos para os perigos, bla bla bla.

Depois quando alguem toma a sensata decisao de alertar os jovens, aparecem estes "encarregados de educaçao" ( que na maioria da vezes nem acompanham os filhos nos seus problemas) com este tipo de atitudes armados ao "conservador" do Sec. passado.


Se estes Encarregados de educaçao alertassem os filhos para estas situaçoes, talvez nao fosse necessario o professor mostrar essas imagens.
São alunos do 9º ano e estao precisamente na fase "mais perigosa" sobre tudo o que se relacione com actividade sexual.
 

cheirinhas

In Memoriam
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,147
Gostos Recebidos
1
Só poderia ter acontecido na Figueira da Foz!!!
Onde fica precisamente essa "terrinha" de retardados mentais!?

Posso entender que não concordes com as posições tomadas, mas a tua presunção tambem deixa muito a desejar.

Então não sabes onde fica a FIGUEIRA DA FOZ??? e as pessoas que la habitam, tambem achas que são retardadas?

Achas que podes generalisar a questão ao ponto de ofenderes todos os milhares de pessoas que la habitam.

Olha ja tenho dito PAIZINHO E MAEZINHA FAZEM FALTA , mas o tininho.................... que falta faz

Cheirinhas
 

microspot

GF Prata
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
130
Gostos Recebidos
0
Só poderia ter acontecido na Figueira da Foz!!!
Onde fica precisamente essa "terrinha" de retardados mentais!?

Realmente esta não foi certamente a melhor resposta ou comentário...

Se o professor esteve infeliz (embora avisando superiormente e preparando os alunos para o que iriam ver), mais infeliz esteve a tua analise para esta noticia.

Se a mãe do tal aluno se chocou ao ver que seu filho viu excertos deste filme e anulou a matricula nesta disciplina, mais valia era anular a matricula na escola e não o deixar mais sair a rua. Afinal ela preparou este mundo também para seu filho.

Pois este é o mundo em que NÓS todos vivemos.
(quer seja na minha ou na tua terrinha...)
Mas cabe também a cada um de nós o tornar um pouco melhor :right:
 

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
Postado Originalmente por jota2k6 Ver Mensagens
Só poderia ter acontecido na Figueira da Foz!!!
Onde fica precisamente essa "terrinha" de retardados mentais!?


Para meu espanto, mal entro no forum e dou-me com este post onde se refere à escola por onde passei, mas infelizmente senti-me insultada.
Nascida, criada e residente na Figueira da Foz, então imaginem o que é chegar aqui e chamarem-me como habitante da Figueira da Foz de retardada mental, sem me conhecer ?

Por isso jota2k6, não sei quem és, nem nunca tinha reparado na existência deste nick, faz uma análise de consciência para " tamanha má criação ", em insultares descaradamente " pessoas ". Tal como soubeste vir aqui fazer insultos na resposta a um post, deves igualmente vir pedir desculpa pela mesma via a todos os " retardados mentais " que por sinal são da Figueira da Foz.

Para nem saberes onde fica a Figueira da Foz e ainda por cima insultares os seus habitantes, não sei a quem se aplica o epíteto por ti proferido.
E mais não digo.

Só sei que insultaste gratuitamente todos os habitantes da Figueira da Foz.

Já agora aproveito que admirei a atitude dos membros que tal como eu se indignaram sim com a má educação do membro em questão.
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Só poderia ter acontecido na Figueira da Foz!!!
Onde fica precisamente essa "terrinha" de retardados mentais!?
Isto, penso não estar a acontecer neste fórum. Ou está?

Posso até ser atrasado mental. Posso até ser tudo o que quiserem mas não tanto como o atrasado que escreveu essas palavras carregadas de malvadez.
Não só atrasadíssimo como também estúpido, para além de pouco culto (mesmo nada) dada a sua ignorância sobre a geografia portuguesa..... Pátria que lhe dá direitos, que de certeza não merece.
O povo da Fig. da Foz merece respeito não só pela sua gentileza como pela sua cultura. Gente trabalhadora com a qual me preso de coabitar e partilhar a minha insignificante existência.
:isso_se_faz:

Um abraço para todos os figueirenses.
 
Topo