• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

cachorro com gastrointrite

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
ALGUÉM ME PODE AJUDAR o meu cachorro apanhou uma gastrointrite hoje telefonei para a veternaria disse os sintomas a vomitar, e bastante mole a veternaria disse para dar chá de camomila e para amanha ir ao consultorio porque tem que ficar a soro.
alguém me pode ajudar porque isto de levar soro vai ficar bastante dispendioso.
desde já agradeço a quem se prontificar em ajudar.
um abraço .
 

Famali

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
ALGUÉM ME PODE AJUDAR o meu cachorro apanhou uma gastrointrite hoje telefonei para a veternaria disse os sintomas a vomitar, e bastante mole a veternaria disse para dar chá de camomila e para amanha ir ao consultorio porque tem que ficar a soro.
alguém me pode ajudar porque isto de levar soro vai ficar bastante dispendioso.
desde já agradeço a quem se prontificar em ajudar.
um abraço .
João já tive o mesmo problema com um cão meu, e o veterinário mandou-me dar o pinperam pesso que é esse nome, não sei se está bem escrito, mas vais a farmácia e pedes .:espi28:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
GASTROENTERITE HEMORRÁGICA CANINA

O que é a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

A Gastroenterite Hemorrágica é uma patologia canina de aparecimento súbito. Os sintomas clínicos mais significantes deste tipo de gastroenterite são os vómitos e/ou a diarreia contendo quantidades variáveis de sangue. O sangue pode apresentar-se sob duas formas, sendo em natureza (vermelho vivo) ou digerido (vermelho escuro a acastanhado).


Como é diagnosticada a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

O diagnóstico é feito por exclusão de partes, tendo primeiramente que ser consideradas outras causas e patologias de diarreia com sangue. Outras possíveis causas englobam úlceras, trauma, tumores ou obstruções gastrointestinais, corpos estranhos, doenças infecciosas, e desordens de coagulação. Para avaliação destas outras causas poderão ser necessários testes laboratoriais como por exemplo: Hemograma completo, bioquímicas séricas, urianálise, radiografias, provas de coagulação, exames coprológicos, ecografias, e endoscopia ao aparelho gastrointestinal. Devido aos custos económicos que alguns destes testes possam representar, é por vezes prudente, iniciar um teste terapêutico e terapia de suporte aguardando alguma resposta positiva.
A gastroenterite hemorrágica canina é mais frequente em cães de raça pequena. O Hemograma é normalmente caracterizado por um hematócrito elevado (contagem de glóbulos vermelhos). A maioria dos cães em estado normal, apresentam hematócritos entre 37 a 55%, enquanto que cães com gastroenterite hemorrágica apresentam hematócritos da ordem dos 60%, sendo esta contagem anormalmente elevada a principal pista para o diagnóstico.


O que causa a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

A causa exacta desta patologia permanece desconhecida.


Em que consiste a terapêutica?

Cães com este tipo de gastroenterite, tendem a estar profundamente doentes, e quando não tratados em tempo útil poderão vir a sucumbir. Na maior parte dos casos, o curso da doença é de apenas alguns dias quando atempadamente acompanhada, tratada, e fornecida terapia de suporte. A fluidoterapia endovenosa e agressiva é de longe o ponto mais importante na terapêutica . A administração de fluidos por via subcutânea, não deverá ser considerada, pois não é adequada ás necessidades de fluidos requeridas pela maior parte dos animais.
Se não for instituída uma fluidoterapia adequada, o hematócrito do animal continuará com valores elevados, e tenderá mesmo a subir devido á desidratação. Eventualmente esta desidratação dará origem a um sangue mais viscoso que terá maior dificuldade em circular nos vasos, agravando a situação clínica com má perfusão dos tecidos. Neste momento, o animal estará potencialmente predisposto a uma desordem de coagulação fatal denominada de Coagulação Intravascular Disseminada. Uma vez atingido este estado, a situação clinica é normalmente irreversível resultando em morte.
Uma terapia adicional e de suporte inclui normalmente antibioterapia e medicação antiulcerativa.

Os animais sao como as pessoas, se gostamos delas tratamos e nao olhamos a meios, esta doenca nao se pode brincar, pois pode resultar na morte do proprio animal, fica na consciencia de cada um, o soro tem de levar...

cumpts

hell
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo joao carvalho, aconselho-o a ir o mais rápido possível ao veterinário com o cão, porque o tratamento é fácil e barato se for iniciado precocemente, antes dos sintomas se agravarem. Caso isso aconteça, aí o caso é mais grave e dispendioso...

As melhoras para o seu cão amigo joao carvalho :espi28:
 

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
desde já agradeço a quem se prontificou em ajudar o cachorro acabou por morrer o veterinario disse que não havia nada a fazer porque a gastrointrite emorragica leva á morte.
num espaço de 36 horas morreu.
obrigado.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
desde já agradeço a quem se prontificou em ajudar o cachorro acabou por morrer o veterinario disse que não havia nada a fazer porque a gastrointrite emorragica leva á morte.
num espaço de 36 horas morreu.
obrigado.

É com muita pena mesmo que leio esta noticia amigo Joao.....
cumpts
hell
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
desde já agradeço a quem se prontificou em ajudar o cachorro acabou por morrer o veterinario disse que não havia nada a fazer porque a gastrointrite emorragica leva á morte.
num espaço de 36 horas morreu.
obrigado.

Viva
Sentimo-me incapaz de encontrar palavras de consolo para a tua dor, sei que custa imenso a morte de um ente querido e companheiro. Quem tem um cão de caça tem um amigo, companheiro e á aqueles lances de caça que muitas vezes lhe deve-mos.

cumps
 

paularossetto

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Gente quero responder a todos.. Minha cachorra foi diagnosticada com gastroenterite ontem a noite..
Na verdade sábado de madrugada ela vomitou tudo o que havia comido durante o dia, e domingo ela fez coco com sangue..
Ai fiquei preocupada, procurei uma amiga veterinaria online, que indicou o seguinte:
De Floratil e agua de coco e assim que abrir um pet leve consultar ( Era domingo ) Então ontem, segunda e 3º dia ela continuou abatida e ainda fez coco com sangue..
A noite conseguir ir no pet e a veterinaria a medicou e pediu p/ eu ficar observando e qualquer alteração iriamos internar pois ela não está nada bem.
Vou postar os medicamentos que ela receitou pois vi que há donos de cachorrinhos que n tem condições de consultar.
SYNULOX 50 MG - 1 COMP. VIA ORAL 2 X AO DIA.
MERCEPTON - 30 GOTAS, 3 X AO DIA, VIA ORAL
PROBIOTICO PET - 2 G VIA ORAL - 3 X AO DIA
ELETROLICO PET - DILUIR EM 250 ML DE AUA E ADMINISTRAR FREQUENTEMENTE
PLASIL - 2 GOTAS A CADA 6 HS
A veterinaria disse que era p/ eu fazer uma canja de galinha ( peito de frango, sem sal + agua, mais cenourinha e batatinha, tudo micro, o importante é o caldo )
Estou dando e ela está tomando..
Mas essa doença é muito grave.. por favor, não esperem p/ tratar.. Hoje é o 4º dia e ela mesmo sendo medicada não está bem. Talvez terei que interna-la.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
http://www.gforum.tv/board/amigos/410635-paularossetto.htmlpaularossetto,

Possivelmente a sua cadela está com a parvovirose.

O caso é sério, ainda não existe medicamento para o combate directo à doença, existe unicamente uma vacina de prevenção (não adianta administrar depois da infecção).

Sugiro que interne a cadela numa clínica com médicos e enfermeiros permanentes (24h/dia).

Vá mostrando ao animal o seu apoio, mostre que gosta dela, faça com que sinta bem.

O tratamento nesta fase é simplesmente de suporte à base de soros e medicamentos que ajudem a hidratação do animal.

A fase mais crítica, é entre o 3º e 5º, normalmente os animais que sobreviverem a este período não morrem da doença.

Desejo que tudo corra pelo melhor, as melhoras para a cadela.


Cumprimentos
 

PatriM

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite... o meu cachorro, faz amanha 4 meses, labrador, está internado desde sexta feira com uma gatroentrite. Começou na quarta a ficar sem apetite e na quinta tinha diarreia com sangue e vómitos. assim na quinta a veterinaria deu-lhe logo injeçoes e deixou o a tomar prinperam. como nao melhorou na sexta foi internado e ate agora ainda nao melhorou nadinha. continua a vomitar e a ter diarreia... Nos gostamos muito dele e estamos com muito medo. é normal ainda nao ter reagido aos antibióticos ao fim de tanto tempo?

ele encontra-se com as vacinas todas direitinhas e desparasitado

Obrigada
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
155
Boa noite... o meu cachorro, faz amanha 4 meses, labrador, está internado desde sexta feira com uma gatroentrite. Começou na quarta a ficar sem apetite e na quinta tinha diarreia com sangue e vómitos. assim na quinta a veterinaria deu-lhe logo injeçoes e deixou o a tomar prinperam. como nao melhorou na sexta foi internado e ate agora ainda nao melhorou nadinha. continua a vomitar e a ter diarreia... Nos gostamos muito dele e estamos com muito medo. é normal ainda nao ter reagido aos antibióticos ao fim de tanto tempo?

ele encontra-se com as vacinas todas direitinhas e desparasitado

Obrigada




O cachorro tem seguramente, uma Gastroenterite Hemorrágica Canina

Mas o que é a Gastroenterite Hemorrágica Canina ?

A Gastroenterite Hemorrágica é uma patologia canina de aparecimento súbito. Os sintomas clínicos mais significantes deste tipo de gastroenterite são os vómitos e/ou a diarreia contendo quantidades variáveis de sangue. O sangue pode apresentar-se sob duas formas, sendo em natureza (vermelho vivo) ou digerido (vermelho escuro a acastanhado).

Como é diagnosticada a Gastroenterite Hemorrágica Canina ?

O diagnóstico é feito por exclusão de partes, tendo primeiramente que ser consideradas outras causas e patologias de diarreia com sangue. Outras possíveis causas englobam úlceras, trauma, tumores ou obstruções gastrointestinais, corpos estranhos, doenças infecciosas, e desordens de coagulação. Para avaliação destas outras causas poderão ser necessários testes laboratoriais como por exemplo: Hemograma completo, bioquímicas séricas, urianálise, radiografias, provas de coagulação, exames coprológicos, ecografias, e endoscopia ao aparelho gastrointestinal. Devido aos custos económicos que alguns destes testes possam representar, é por vezes prudente, iniciar um teste terapêutico e terapia de suporte aguardando alguma resposta positiva.
A gastroenterite hemorrágica canina é mais frequente em cães de raça pequena. O Hemograma é normalmente caracterizado por um hematócrito elevado (contagem de glóbulos vermelhos). A maioria dos cães em estado normal, apresentam hematócritos entre 37 a 55%, enquanto que cães com gastroenterite hemorrágica apresentam hematócritos da ordem dos 60%, sendo esta contagem anormalmente elevada a principal pista para o diagnóstico.

O que causa a Gastroenterite Hemorrágica Canina ?

A causa exacta desta patologia permanece desconhecida.

Em que consiste a terapêutica ?

Cães com este tipo de gastroenterite, tendem a estar profundamente doentes, e quando não tratados em tempo útil poderão vir a sucumbir. Na maior parte dos casos, o curso da doença é de apenas alguns dias quando atempadamente acompanhada, tratada, e fornecida terapia de suporte. A fluidoterapia endovenosa e agressiva é de longe o ponto mais importante na terapêutica . A administração de fluidos por via subcutânea, não deverá ser considerada, pois não é adequada ás necessidades de fluidos requeridas pela maior parte dos animais.
Se não for instituída uma fluidoterapia adequada, o hematócrito do animal continuará com valores elevados, e tenderá mesmo a subir devido á desidratação. Eventualmente esta desidratação dará origem a um sangue mais viscoso que terá maior dificuldade em circular nos vasos, agravando a situação clínica com má perfusão dos tecidos. Neste momento, o animal estará potencialmente predisposto a uma desordem de coagulação fatal denominada de Coagulação Intravascular Disseminada. Uma vez atingido este estado, a situação clinica é normalmente irreversível resultando em morte. Uma terapia adicional e de suporte inclui normalmente antibioterapia e medicação antiulcerativa.

NOTA : Esta é um informação médica veterinária fidedigna .
 
Última edição:

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boa noite... o meu cachorro, faz amanha 4 meses, labrador, está internado desde sexta feira com uma gatroentrite. Começou na quarta a ficar sem apetite e na quinta tinha diarreia com sangue e vómitos. assim na quinta a veterinaria deu-lhe logo injeçoes e deixou o a tomar prinperam. como nao melhorou na sexta foi internado e ate agora ainda nao melhorou nadinha. continua a vomitar e a ter diarreia... Nos gostamos muito dele e estamos com muito medo. é normal ainda nao ter reagido aos antibióticos ao fim de tanto tempo?

ele encontra-se com as vacinas todas direitinhas e desparasitado

Obrigada

PatriM, como já havia dito acima, o animal se sobreviver ao 5º dia de infecção, provavelmente conseguirá sobreviver.

Neste momento o que a clínica deve estar a fazer é a tentar manter a hidratação do animal nos níveis seguros.
 
Topo