• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvidas de um jardineiro principiante e abandonado

photocarlos

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá a todos !

Hoje decidi procurar na internet, que sites e forums existem acerca do tema JARDINAGEM. Eis que vos encontrei e estou muito feliz, pois assim poderei dar inicio à minha aprendizagem, isto é claro se eu puder contar com a vossa ajuda. Smile

Este Verão comprei uma Moradia no Carrascal de Alvide (Cascais) e contratei uma pessoa para montar-me um Jardim de acordo com algumas indicações minhas. Acontece que de lá até então (Julho-Outubro) já tive 3 jardineiros e todos abandonaram-me, ainda dizem que existe falta de emprego, enfim...

Decidi então não contratar mais nenhum jardineiro e dedicar-me eu ao Jardim, adquirindo conhecimentos em revistas da especialidade, em sites como este e de futuro fazendo alguns cursos. Poupo dinheiro que faz falta em tempo de crise e evito desgostos com idas e vindas de jardineiros.

Posto isto, tenho um problema, adora jardinagem mas não percebo nada do assunto.

Gostaria que me dessem indicações do que devo fazer nesta altura às minhas plantinhas, pois não faço ideia Sad Devo adubar? Podar? Replantar? que devo fazer?

Paço a descrever o que tenho no Jardim:

Parte da Frente (40m2 Muito sol pouco vento)
Relva (escalracho)
8 Buchos (2 secaram)
1 Azevinho "Alasca" (Ilex aquifolium 'Alaska') pequeno e em vaso
1 Azevinho "Argenteomarginata" (Ilex aquifolium argenteomarginata) 2 metros de altura na Terra.
8 Escallonia organiensis 'Aureovariegata' (Escallonia organiensis 'Aureovariegata) estão com 1,60 de altura...tenho duvidas de como hei de fazer para que fique um sebe densa, pois está a crescer em altura e pouco de largura

Parte de Trás (75 m2 Sol indirecto em mais de metade do Jardim, vento forte)
2 Hibiscus rosa sinesis
2 Callistemon Citrinus
16 Felicia amelloides
16 Festuca glauca
14 Lavandula angustifolia
6 Phormium purpurea
5 Rosmarinus officinalis

Bom é tudo! Agora só preciso da vossa ajuda preciosa para manter este lindo Jardim! Prometo que assim que puder colocarei fotos Wink

Beijos e abraços a todos,

Carlos Monteiro[/b]
 

Hugo Verde

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 30, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Sr Carlos Eu sou jardineiro e já tenho muitos jardins em os anteriores também abandonaram o jardim. se quiser um orçamento meu viste o site Manutenção de Jardins

Vou deixar algumas dicas para o seu jardim em que foram escolhidas plantas com manutenção fácil e que dá pouco trabalho.

No ínicio do Outono Inverno deve-se adubar com potassio e fosforo todas as plantas.
O escalracho não deve ser cortado muito baixo senão fica amarelo.Adubação com adubo organico intercalado com adubo quimico.

A escalonia quando atingir a altura desejada corte, que depois começa a crescer em largura, não exige muitos cuidados só boas adubações com um adubo azotado.

Os hibiscus podem apanhar piolho controlável com insecticida. e necessita de vez em quando uma poda ligeira para se desenvolver bem.Manter a terra humida, não tolera encharcamentos.

O calistremun também de fácil manutenção. há duas hipoteses, formar um arbusto ou uma árvore.

A felicia tb se desenvolve bem nessa região, cortar só o que sai do canteiro.Adubação completa com o classico adubo azul.

A lavandula e o rosmanino tiram-se os secos e de vez em quando podar.

Claro que há outras coisas a fazer mas só vendo, é que poderia dizer mais alguma coisa.

Boa sorte
 

pedrotar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 23, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
caros amigos, terminei recentemente a construção da minha moradia e o jardineiro incumbido de fazer o jardim(250m2) plantou-me Cynodon Dactylon vulgarmente conhecida por graminha (à cerca de duas semanas) só que posteriormente disseram-me que nesta época do ano(inverno) a dita relva morre,,ora é nesse sentido que eu solicito alguns esclarecimentos e recomendações para ver se a tal relva se "aguenta" pois o investimento foi considerável(50€ o saco exceptuando a mão de obra), agradecia portanto algumas dicas e já agora um parecer de pessoas da área acerca da probabilidade da relva "ir à vida"(morrer).Poderão igualmente enviar os vossos conselhos e sugestões para o seguinte email: pedrotar@megamail.pt Grato pela atenção.
Com os melhores cumprimentos: Pedro
 

internaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 17, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Se precisar de um corta-relva, escolha um corta-relva de alta qualidade: vai durar anos, enquanto que um corta relvas barato dura muito menos tempo, tende a dar problemas e pode cortar a relva de forma desnivelada. Veja por exemplo este corta relva Husqvarna, em promoção neste momento
 
Topo