• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As mais Frequentes Perguntas&Respostas sobre TDT

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Neste tópico encontrarão as Perguntas mais frequentes sobre o tema...


Terei que mudar o meu televisor para receber programas de TDT?


Cada televisor pode receber a TDT desde que inclua uma ficha Scart para poder ligar o adaptador. A compra deste adaptador é obrigatória, mas poderá optar pela compra de um televisor com um adaptador digital integrado.


É necessário um adaptador para cada televisor?

Sim, ou então – como já vimos – optar por televisores com adaptador integrado.



Onde comprar um adaptador?


Ainda nada está definido quanto à distribuição do material no mercado português, no entanto a realidade nacional deverá ser parecida com o que já se vê lá fora, ou seja: adaptadores vendidos em hipermercados e nas lojas especializadas. Também será possível utilizar os adaptadores comercializados noutros países europeus que recebem a TDT (Espanha, França, Itália, Alemanha...), à excepção dos modelos britânicos.



É obrigatório mudar a antena localizada no telhado?

Em princípio não é necessário, já que a maior parte das antenas recentes são compatíveis com a recepção da TDT. No entanto, impõe-se um acerto nessas antenas, sejam elas individuais ou colectivas. Apenas as mais antigas (de “banda estreita”) terão que ser substituídas por novas (de “banda larga”).



A chegada da TDT vai acabar com a difusão em analógico?

Sim, a prazo. Aquando da chegada da TDT a Portugal, vão continuar a ser difundidos os programas em analógico terrestre de forma a permitir que todos os lares efectuem a transição. Essa dupla difusão deverá terminar em 2012, data apontada pela União Europeia como limite para a difusão em analógico (o chamado “apagão analógico”): a partir daí, todas as emissões por via terrestre no espaço europeu serão efectuadas apenas em digital.


t.sat
 
Última edição:

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Mais perguntas e Respostas...


Tenho dois televisores: é possível receber a TDT num deles e canais analógicos no outro utilizando a mesma antena?

Nada impede, em princípio, a recepção com uma mesma antena de canais difundidos em digital num televisor e em analógico noutro.



É possível gravar um canal TDT enquanto se está a ver outro (canal TDT)?

É sim possível gravar um programa num dos canais da oferta TDT enquanto se vê outro da mesma oferta, mas na condição do receptor/adaptador TDT possuir um duplo tuner (o único que possibilita esta operação), ou então com dois aparelhos: um para o televisor, o outro para o gravador.



É possível receber a TDT com uma antena interior?

Em certos casos uma antena interior pode chegar para receber os programas de TDT, na condição de se estar situado próximo de um emissor. Mas é bem possível que essa recepção seja deficiente, devido ao meio ambiente ou a perturbações técnicas.




Um adaptador para canais livres permite receber canais codificados?

Não, a norma de compressão não é a mesma. Em caso de existir uma oferta TDT por assinatura (é mais que provável que isso venha a acontecer no caso português), torna-se necessária a utilização de um receptor/adaptador para essa oferta por assinatura.



t.sat
 

litas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
185
Gostos Recebidos
0
Onde estão as respostas???:right:
E já agora uma outra questão:
Posso apanhar TDT portuguesa e TDT espanhola, já que irão transmitir nas mesmas frequências?? Na analógica dava e na digital?

Com uma tv que dê para TDT, será que dá para apanhar os canais de tdt que transmitem por satelite, tal como os que havia no hispassat?

ABraço.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
As respostas estão lá, mas tornam-se invisíveis com este novo template.

Se passarem o cursor e seleccionarem o texto já conseguem ler.

Tudo isto foi escrito antes de existir este template. Daí o facto de estar invisível.
 

litas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
185
Gostos Recebidos
0
As respostas estão lá, mas tornam-se invisíveis com este novo template.

Se passarem o cursor e seleccionarem o texto já conseguem ler.

Tudo isto foi escrito antes de existir este template. Daí o facto de estar invisível.
Ok, obrigado.
ALguem pode responder à minha 1ª pergunta, a segunda já descobri que a resposta é nao.
Obrigado.
 

cheirinhas

In Memoriam
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,147
Gostos Recebidos
1
Onde estão as respostas???:right:
E já agora uma outra questão:
Posso apanhar TDT portuguesa e TDT espanhola, já que irão transmitir nas mesmas frequências?? Na analógica dava e na digital?

Com uma tv que dê para TDT, será que dá para apanhar os canais de tdt que transmitem por satelite, tal como os que havia no hispassat?

ABraço.

Ainda bem que ja sabes. Normas diferentes de transmissão MPEG 4 a nossa, a deles salvo o erro é MPEG2.

Agora outra coisa , porque falaste tão alto??, Não tinhas motivos para tal. Escreve normalmente e todos nós vamos entender

Saudações

Cheirinhas
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Se procurares noutros tópicos...

Onde estão as respostas???:right:
E já agora uma outra questão:
Posso apanhar TDT portuguesa e TDT espanhola, já que irão transmitir nas mesmas frequências?? Na analógica dava e na digital?

Com uma tv que dê para TDT, será que dá para apanhar os canais de tdt que transmitem por satelite, tal como os que havia no hispassat?

ABraço.

... talvez fiques mais esclarecido. Por exemplo:
http://www.gforum.tv/board/1019/319802/esclarecimento-anacom-canais-67-e-69-a.html

Nas mesmas frequências não consegues apanhar, seja analógico ou digital, consegues apanhar APENAS O QUE TIVER SINAL MAIS FORTE!

Em relação à 2ª pergunta não te sei responder!
 

AFONSO 8

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Amigos, se puderem agradeço uma ajuda

Tendo TV por cabo, da ZON

Preciso de antena no exterior para ter TDT ?
Obrigado
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Penso que sim...

Amigos, se puderem agradeço uma ajuda

Tendo TV por cabo, da ZON

Preciso de antena no exterior para ter TDT ?
Obrigado

Necessitas de uma antena exterior normal e de equipamento de recepção, televisor com TDT incorporada ou então um receptor de TDT norma MPEG4.
Mas para quem tem televisão por assinatura, TVcabo, MEO, etc..., não tem grande interesse na TDT!
 

marcoxx

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
pode-se ver tdt numa tv, e analogico noutra,para isso basta por um T na ponta do cabo de antena ,depois um cabo vai a uma tv e o outro cabo vai ao descodificador e tv
 

Caminho.

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Onde comprar um adaptador?

Ainda nada está definido quanto à distribuição do material no mercado português, no entanto a realidade nacional deverá ser parecida com o que já se vê lá fora, ou seja: adaptadores vendidos em hipermercados e nas lojas especializadas. Também será possível utilizar os adaptadores comercializados noutros países europeus que recebem a TDT (Espanha, França, Itália, Alemanha...), à excepção dos modelos britânicos.


Nota: esta informação não está correta uma vez que nesses paises estão a trabalhar em MPEG-2 não em MPEG-4.
 

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
Onde comprar um adaptador?

Ainda nada está definido quanto à distribuição do material no mercado português, no entanto a realidade nacional deverá ser parecida com o que já se vê lá fora, ou seja: adaptadores vendidos em hipermercados e nas lojas especializadas. Também será possível utilizar os adaptadores comercializados noutros países europeus que recebem a TDT (Espanha, França, Itália, Alemanha...), à excepção dos modelos britânicos.


Nota: esta informação não está correta uma vez que nesses paises estão a trabalhar em MPEG-2 não em MPEG-4.

Boas, Ainda nada está definido ???, a sim esta e sei do que falo, quanto a norma de trabalhar em MPEG-2 ou em MPEG-4 aos requesito para a recepção são os mesmo, um bon sinal e pouco ruido, ou otro emissor a emitir na mesma frequencia (proximo , interferencias!) .
:espi28:
 

Jakob

GF Bronze
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Boas desde já agradeço as respostas aqui que ajudam muita gente.

Eu também tenho uma duvida, eu instalei este fim de semana uma antena e aponho bem a TDT se a antena tiver ligada directamente ao meu televisor se passar pelo spliter no meu quadro ITED perco a TDT fico só com o sinal analógico. Alguém sabe de um spliter que funcione com TDT?
 

cabelisboa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
ajuda

oi amigos moro em oeiras acabei de comprar 1 receptor digital terrestre mas acontece que a imagem fica congelada e perde o sinal eu apanho os canais atraves da antena colectiva sera que alguem me pode dar 1 ajuda desde ja os meus agradecimentos
 

JINIX

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
129
Gostos Recebidos
0
Interferências entre canais TDT Espanhola e TDT Portuguesa

Em Janeiro de 2010 liguei o meu receptor TDT na Zona ALCAINS - CASTELO BRANCO e resultou um problema na recepção de 4 canais que na altura recebia da TDT espanhola e desde então nem os espanhóis nem os 4 nacionais.

Foi me dito que havia interferências entre uns e outros e que ia ser resolvido ou pelos emissores ou pelos receptores, no entanto ainda não tenho solução.

Que tenho de fazer para receber os canais nacionais em TDT nesta zona Alcains 6005-001?

Aguem sabe o que fazer nesta situação?

Abraços
 

teodoros

GF Bronze
Entrou
Dez 5, 2007
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Faz uma nova busca automatica de canais.
Vais apanhar de novo os canais. Estao no Canal 39

Teodoro
 

barbanato

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Em Janeiro de 2010 liguei o meu receptor TDT na Zona ALCAINS - CASTELO BRANCO e resultou um problema na recepção de 4 canais que na altura recebia da TDT espanhola e desde então nem os espanhóis nem os 4 nacionais.

Foi me dito que havia interferências entre uns e outros e que ia ser resolvido ou pelos emissores ou pelos receptores, no entanto ainda não tenho solução.

Que tenho de fazer para receber os canais nacionais em TDT nesta zona Alcains 6005-001?

Aguem sabe o que fazer nesta situação?

Abraços

Boas,
o problema é que tanto os espanhóis como os tugas emitem no canal 69 dai não conseguires sintonizar os mesmos.
Abraço
 

teodoros

GF Bronze
Entrou
Dez 5, 2007
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Os 4 canais espanhois que estavam no canal 69, ja estao no canal 39 que tem um bom sinal. Sintonizam-se facilmente.
Teodoro
 

rabino46

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 17, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
alguem me sabe dizer,para ligar uma2ª tv atraves da box da primeira que esta ligada tera de ser com um cabo scart,mas se a 2ª tv esta noutra divisao da casa como faço?posso ligar atraves do cabo de antena?como faço?
 

hiropito15

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
alguem me sabe dizer,para ligar uma2ª tv atraves da box da primeira que esta ligada tera de ser com um cabo scart,mas se a 2ª tv esta noutra divisao da casa como faço?posso ligar atraves do cabo de antena?como faço?
Dá para ligar com um coversor e depois injectar o sinal na rede, mas não compensa.
Primeiro só podes ver o mesmo canal.
segundo o conversor ainda custa à volta dos 20 euros.
 
Topo