O tuning online divulga o tuning que se faz em Portugal no nosso país e além fronteiras há mais de 8 anos. Assistimos por isso a várias fases de evolução da modalidade, mas também, infelizmente a fases em que o tuning esteve muito mal visto e é perseguido. Actualmente existe um vazio de legislação que os sucessivos governos não conseguiram resolver ainda.

As várias entidades, clubes, associações, organismos, imprensa, sites e adeptos da modalidade não conseguiram ainda que o tuning seja visto de outra forma e que seja legalizado. As várias batalhas que foram sendo ganhas, como a legalização das películas nos vidros, continuam incompreensivelmente a ter um custo burocrático superior ao da própria aquisição e instalação das películas. Mas nem assim, mesmo que fosse este o caminho a seguir, os governantes vêem no tuning uma actividade que sendo legalizada, pode ser uma excelente fonte de receita para os governos e também para dinamizar uma economia, que também no sector automóvel, vive uma grave crise.
A escolha recai sempre pelo caminho mais fácil de angariação de receitas, como a caça à multa em estradas e locais que não apresentam qualquer perigo à circulação ou a perseguição a quem tem o carro alterado.

Para 2009 está previsto que a luta continue. Novas acções de protesto estão a ser preparadas para este ano. Este ano é fundamental, pois é um ano de eleições e normalmente quem quer ser governo olha com mais interesse para todas as possíveis fontes de votos. É provável que aconteçam também multas da Comunidade Europeia devido ao facto de Portugal não ter legislação sobre as alterações nos automóveis.

As Directivas Europeias de Março de 2007 e de Setembro de 2007, são explicitas e inequívocas quanto às obrigações de todos os Estados Membros, no que diz respeito à matéria de Alinhamento sobre a aceitação e respectivas normas sobre “Alterações de Características em Veiculos Automóveis”. Todos os Estados Membros da Comunidade Europeia, terão até 29 de Abril de 2009 de apresentar, disponibilizar e assumir oficialmente, com base nas tais Directivas Europeias já elaboradas e estabelecidas, a Regulamentação Especifica a cada País sobre a Matéria envolvente em causa.

O tuning online faz por isso votos que 2009 seja um ano de mudança para o tuning e tudo continuará a fazer para divulgar todas as acções que contribuam para a legalização e divulgação do tuning.

Fonte: Tuning Online