• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Enduro 2009

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Luís Correia (ZA Motos Oneway) em busca da surpresa

wec09_luiscorreia2.jpg


Depois da vitória logo ao segundo dia da prova de estreia, Luís Correia (ZA Motos Oneway Yamaha) regressa ao Nacional de Enduro, em Rio Maior, para disputar a classe Elite II, reservada a motos de 450cc a quatro tempos e 250cc a dois tempos.

“Infelizmente não tenho tido muita oportunidade para treinar para o enduro, uma vez que tenho estado mais concentrado no motocross. Por isso devo ressentir-me um pouco nas primeiras voltas mas vou tentar encarar mais esta prova com calma, para conseguir divertir-me em cima da moto”, refere Luís Correia.

Depois de falhar as duas primeiras corridas, Luís Correia brindou os adeptos da modalidade com um terceiro lugar e uma vitória, respectivamente, em cada um dos dois dias da prova de Gouveia. Agora, em Rio Maior, e com as contas do título já descartadas, o piloto da No Fear quer apenas “fazer o melhor resultado possível”.

Esta será a quarta jornada das cinco que compõe o calendário. Os homens do Motor Clube de Rio Maior prepararam um percurso de 48 quilómetros, a ser percorrido por três vezes em cada um dos dois dias. O Parque Fechado e centro nevrálgico da prova é o Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

No sábado as hostilidades abrem ao meio-dia para os cerca de cem pilotos inscritos, antecipando-se para as 10h00 no domingo.

A apenas 50 metros do Parque Fechado foi desenhada a "especial" Extreme, concebida artificialmente com pedras, areia e troncos. A "Enduro Test" e a "Cross Test", são paralelos entre si e situam-se a uns 200 metros do padock, em Areeiros.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Gonçalo Reis vence enduro de Rio Maior

end09_fafe_goncaloreis_ct.jpg


Gonçalo Reis venceu a penúltima prova do campeonato nacional de enduro que se realizou este fim de semana em Rio Maior. Gonçalo, que levou a melhor nos dois dias de enduro, reatou a luta pelo título com o brasileiro Felipe Zanol ao reduzir para dois pontos a desvantagem para o líder, relegando o titulo para a derradeira jornada que se realiza nos dias 23 e 24 de Maio em Góis.

«Não posso dizer que o enduro de Rio Maior tenha sido uma prova fácil, porque não o foi. Sabia que tinha de partir para esta prova com muita decisão para manter acesas as minhas aspirações ao título no final da época. Encontrei um percurso exigente e com o calor que se fez sentir tornou a prova mais dura do que o habitual.
No primeiro dia garanti a vitória com cerca de 10s de vantagem, mas sofri ainda um percalço quando parti a corrente quando ainda faltavam disputar duas especiais. Consegui resolver o problema, mas tive alguns receios de penalizar na entrada para o parque fechado.
No segundo dia comecei logo por garantir uma vantagem confortável e depois nas Extreme Test dei o meu máximo para deixar os meus adversários para trás. Foi aí que garanti estas duas vitórias, numa semana que foi muito complicada para mim depois de ter perdido um grande amigo de infância que faleceu esta semana, por isso gostaria de dedicar esta vitória ao Nuno Antunes (Olímpio).» disse Gonçalo

A prova de Rio Maior proporcionou um ‘volte face’ na hierarquia reinante no campeonato nacional de enduro. Para alem de Zanol e Gonçalo estarem separados por 3 pontos na categoria Elite 1, Mário Patrão é agora o novo comandante da Elite 2 com três pontos de vantagem sobre Fernando Ferreira. «O primeiro dia de prova é sempre mais fácil para mim devido à minha pouca preparação. No segundo dia, parei na Extreme e mais à frente deixei ir a mota abaixo na Enduro Test. Já se sabe que nestas provas um falhanço dita perder três ou quatro lugares. Mesmo assim, o título ainda está ao meu titulo alcance». confessou Fernando Ferreira
E mesmo na ‘Nacional’ a situação evoluiu, pois Vítor Oliveira continua na frente com 16 pontos relativamente a António Oliveira, mas este já falhou um resultado, ao contrário do rival.

Após longo interregno a caravana endurista regressou à acção numa prova exigente com abundância de piso pedregoso, três voltas diárias ao percurso de 48 quilómetros e o calor que se fez sentir ao longo do fim-de-semana. O público aderiu ao evento, usufruindo de curta deslocação entre as ‘especiais’, situando-se a ‘Extreme’ em plena cidade.

A ‘Extreme’ teve mesmo um papel significativo na discussão do triunfo, com Gonçalo Reis a revelar maior eficácia nesse troço artificial, numa prova em que quatro pilotos diferentes conseguiram diariamente entrar no lote dos vencedores de ‘especiais’ – aspecto elucidativo sobre o equilíbrio do confronto. Na batalha absoluta (e na classe Elite I), Reis conseguiu impor-se a Zanol nos dois dias, batendo o brasileiro por 20,1s e 37,4s, respectivamente. Na classe, Gonçalo Bandeira foi o restante concorrente que completou os dois dias.

enduro09_nac_rioMaior_Fernando_Ferreira_1.jpg


A luta pelo 3.º lugar absoluto envolveu os melhores pilotos da classe Elite 2. No Sábado, Fernando Ferreira superiorizou-se a Mário Patrão por escassos 4,9s, enquanto Paulo Gonçalves se impunha a Sandro Marcos e Paulo Felícia para o 3.º posto da classe. Menos sorte teve Luís Correia, pois em erro de percurso ditou 8 minutos de penalização e a queda para o último lugar.

No Domingo, Mário Patrão esteve ao seu melhor nível, obtendo um êxito que valeu a subida ao comando do Campeonato na classe. O segundo colocado foi agora Luís Correia, que continua em rápida adaptação ao Enduro, seguido de Sandro Marcos, Fernando Ferreira, Paulo Gonçalves – que sofreu uma queda na última passagem pela “especial” de motocross – e David Megre. A lista de abandonos incluiu Paulo Felícia, lesionado, a juntar-se aos desistentes nos dois dias, Pedro Oliveira e Gustavo Gaudêncio, este último por problemas eléctricos na sua moto.

Na categoria “Nacional”, António Oliveira foi o claro vencedor em ambos os dias, secundado pelo líder do Campeonato, Vítor Oliveira, e com Norberto Teixeira também sempre na 3.ª posição.

Na categoria “Verdes”, na classe I Nuno Oliveira (Kawasaki) ganhou no Sábado, enquanto Luís Oliveira (Honda) se impôs no Domingo. Nas outras classes, os vencedores foram os mesmo nos dois dias: João Nobre (KTM) na II, Pedro Gravato (KTM) na Promoção e Jorge Peixoto (KTM) entre os Veteranos.

Classificação Geral – 1.º Dia
1.º Gonçalo Reis35m38,31s
2.º Felipe Zanol a 20,13
3.º Fernando Ferreira a 1.05,35
4.º Mário Patrão a 1.10,27
5.º Paulo Gonçalves a 1.39,48

Classificação Geral – 2.º Dia
1.º Gonçalo Reis 36m25,95s
2.º Felipe Zanol a 37,47
3.º Mário Patrão a 38,27
4.º Luís Correia a 58,26
5.º Sandro Marcos a 1.00,83

Campeonato: 1.º Felipe Zanol, 163; 2.ºGonçalo Reis, 161; 3.ºMário Patrão,123; 4.º Fernando Ferreira, 119; 5.º Paulo Felícia, 103; ….
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Góis encerra temporada de Enduro

end09_gois_cartaz_enduro09.jpg


O Góis Moto Clube vai realizar a 6ª edição da sua prova de Enduro, que decorrerá nos próximos dias 22, 23 e 24 de Maio de 2009, com o local de encontro marcado na bonita Vila de Góis.

Esta prova é a derradeira do Campeonato Nacional de Enduro e terá muitos motivos de interesse. Logo à partida, porque é em Góis que se decidem os títulos nacionais em todas as categorias, contando ainda com a participação do Troféu Husqvarna.

Para os pilotos, o Góis Moto Clube preparou um percurso com 52 Kms, englobando as três especiais cronometradas, uma Cross Test, uma Enduro Test e uma Extreme Test.

A Extreme Test (XT), localizada junto ao Santuário de Nossa Senhora da Candosa, decorre num terreno de pedra onde se irão centrar todas as atenções com vários obstáculos, todos naturais, de forma a dificultar a passagem de todos os pilotos.

Segue-se a Cross Test (CT) na Quinta do Baião com diferentes tipos de piso ali existentes, com algumas subidas e descidas de maior dificuldade e alguns saltos.

Por último surge a Enduro Test (ET) na Quinta da Capela, num piso composto completamente por relva. Estas duas especiais distam poucos metros entre si, com a Zona de Assistência (ZA) muito perto.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
CRN disponibiliza motas e assistência para os ISDE

end09_nac_Zanol_rioMaior.jpg


CRN/Yamaha/Motofundador acaba de criar um serviço com vista aos os ISDE (Internacional Six Days Enduro), disputados este ano em Portugal na cidade que já acolheu duas vezes o campeonato do mundo de enduro - Figueira da Foz, que consiste no aluguer de motas e assistência para quem desejar alinhar na prova.
A equipa vimaranense, uma das mais experientes na modalidade, com um vasto palmarés no panorama nacional e internacional, detententora neste momento do título nacional de Enduro, em conjunto com a Yamaha Motor Portugal, têm disponíveis motas nos modelos WR 250 e WR 450, que podem ser alugadas. Paralelamente, o Team CRN/Yamaha/Motofundador pode ainda prestar apenas assistência aos interessados.
A 84.ª edição dos ISDE (Internacional Six Days Enduro), disputa-se em Portugal de 13 a 18 de Outubro e, como tem sido hábito, é a grande festa da modalidade a nível mundial.

Mais informações em: Team CRN / Yamaha / Motofundador ou team crn-motofundador
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Team Sol Posto Competições: Mais um título na classe Elite I

end09_nac_gois_Goncalo_Reis_1.jpg

Gonçalo Reis

A vila de Góis foi palco da última jornada da edição 2009 do Campeonato Nacional de Enduro, prova em que Gonçalo Reis alcançou o terceiro título consecutivo na classe Elite I.

Após nove dias de competição estava tudo em aberto relativamente à discussão do título nas classes Elite I e na classe Open. Com uma reduzida diferença pontual entre Gonçalo Reis e o seu opositor Fernando Zanol, o piloto do Team Sol Posto sabia que tinha, obrigatoriamente, de vencer os dois dias de competição em Góis para se sagrar Campeão Nacional.

No primeiro dia de prova os dois adversários sofreram uma penalização que mesmo assim permitiu a Gonçalo Reis ficar à frente de Zanol. No segundo dia Gonçalo Reis entrou, nitidamente, ao ataque liderando a prova disputada na bela região beirã, desde o primeiro momento com uma vantagem que nunca superou uma dúzia de segundos. Todavia o golpe de teatro seria dado na última especial do dia onde Gonçalo Reis entrava com uma vantagem de 2,9s, que em condições normais asseguravam uma vitória descansada, mas Zanol seria mais rápido averbando menos 12s nesta prova cronometrada relegando o piloto da KTM para o segundo posto. Porém Gonçalo Reis consegue obter o título na classe Elite I, o terceiro da sua curta carreira, escapando-lhe o Absoluto por apenas 5 pontos.

“Faço referência que este foi um Campeonato muito disputado e em que, tanto o Zanol como eu, provámos que fomos os pilotos mais rápidos entre todos os outros. Foi um campeonato emocionante em tive de me aplicar a fundo. Depois da prova de Rio Maior fiquei mais confiante e penso que deixei tudo em aberto com a dupla vitória nessa prova. Aqui sabia que iria ter de dar muito gás para chegar ao título, mas o meu adversário esteve mais forte e bateu-me na última especial do dia. Fiquei triste porque queria ganhar o título Absoluto e o da Elite I ao mesmo tempo, mas tal não foi possível. Foi uma prova muito interessante com um percurso espectacular mas onde senti algumas dificuldades pelo facto de ser o primeiro a entrar nas especiais que estavam um pouco enlameadas. Quando começou a chover a trovejar no alto da serra cheguei a ter receio de ser atingido por um raio. Gostaria de dedicar este título a todos os meus patrocinadores pelo facto de me terem apoiado desde a primeira hora”, disse.

Classificação final Campeonato Absoluto Open:
1º Filipe Zanol 188 pts, 2º Gonçalo Reis 183 pts, 3º Mário Patrão 141 pts, etc.

Classificação final Classe Elite I:
1º Gonçalo Reis 188 pts, 2º Gonçalo Bandeira 152 pts, 3º Hélder Rodrigues 80 pts etc.

Fozmotor
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Campeão outra vez com sotaque

end09_nac_gois_Felipe_Zanol_2_r.jpg


Felipe Zanol (Yamaha) confirmou este domingo o segundo título nacional absoluto consecutivo, mesmo ao cair do pano da derradeira jornada do campeonato. Góis foi o palco de todas as decisões, com o Motor Clube local a montar uma prova exigente e bem organizada, com 52 quilómetros (incluindo as três especiais) a percorrer pelos mais de 80 pilotos presentes.

Mas se Zanol se impôs na classificação Absoluta, Gonçalo Reis (KTM) foi o campeão da Elite 1 (o brasileiro está impedido de pontuar na classe pelos regulamentos da Federação), enquanto Mário Patrão (Suzuki) somou mais um título na classe maior da Elite (2).

A chuva ainda ameaçou estragar a festa de despedida do campeonato deste ano, mas os homens da casa foram rápidos a reagir, colocando no terreno alternativas para os pilotos.

A título de curiosidade refira-se que um dos controlos da terceira e última volta de sábado era mais apertado do que nas voltas anteriores, originando algumas penalizações motivadas pela distracção. Entre eles estava Felipe Zanol, o mais rápido em seis dos oito troços do dia, que caiu para quinto graças aos dois minutos de penalização averbada. Já Gonçalo Reis apanhou um minuto e foi terceiro.

end09_nac_gois_Goncalo_Reis_2_r.jpg

Reis campeão nacional de Enduro Elite I

Quem aproveitou foi Sandro Marcos (Yamaha) para vencer pela primeira vez este ano, com 25,8s de vantagem sobre Paulo Felícia que se safou das penalizações.

Domingo acabou por ser o dia de todas as decisões e a emoção não faltou. Após quatro voltas realizadas ao percurso, Gonçalo Reis detinha quase três segundos de vantagem para Zanol. Mas o brasileiro cerrou os dentes e na derradeira passagem pela Enduro Test brindou o seu adversário com 12 segundos, garantindo o título pelo segundo ano consecutivo.

Na classe maior da Elite, Mário Patrão e Fernando Ferreira (Yamaha) também estiveram em luta intensa ao longo do fim-de-semana, com o piloto de Vila Boa de Quires a ser o mais azarado. No sábado sofreu uma queda que lhe roubou 18 segundos. Mas também seria penalizado, caindo para quarto.

end09_nac_ourem_patrao_MG_0151_r.jpg

Patrão campeão nacional de Enduro Elite II

Com o abandono de Mário Patrão logo no início de domingo, com a corrente partida, pensava-se que o título estaria à mercê de Ferreira. Mas o homem da CRN/Motofundador, que alinhou com um dedo do pé partido, sentiu dificuldades e não foi além da terceira posição, atrás de Sandro Marcos e Paulo Gonçalves (BMW), “oferecendo” o título a Patrão. Com a desistência também de Luís Correia (Yamaha), com problemas de carburação, foram apenas três os pilotos a terminar nesta classe.

Quanto à categoria Nacional, viu o veterano António Oliveira (Honda) regressar aos títulos. No sábado bateu Victor Oliveira (Husaberg) por 40 segundos, mas o piloto de Viana do Castelo ganhou no domingo por 22s. Ainda assim o campeão foi Oliveira. No terceiro lugar em ambos os dias ficou Luís Toscano, seguido por Fábio Pereira.

Quantos aos Verdes, Luís Oliveira (Honda) ganhou os dois dias na classe I, mas foi Nuno Oliveira a levar o título para casa. Na classe II, Cláudio Belchior comemorou o êxito no Troféu com o triunfo nos dois dias em Góis, o mesmo sucedendo com Pedro Gravato na classe Promoção. Finalmente, Jorge Peixoto ganhou a competição de Veteranos, tendo levado a melhor no segundo dia de prova.

No final, a organização fazia um “balanço positivo” desta prova, apesar da “muita chuva que ameaçou” estragar a festa do enduro.

Fozmotor
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Bianchi Prata / CIN: Saldo positivo na última prova

end09_nac_gois_paulo_Goncalves_xt.jpg


A Vila de Góis recebeu a 5ª e ultima prova do Campeonato Nacional de Enduro 2009, a 6º Enduro de Góis Paraíso Todo-o-Terreno . O Team Bianchi Prata / CIN participou na prova com 2 pilotos em 2 classes, Filipe Santos na categoria Verdes e Paulo Gonçalves na categoria Elite II.

Muito chuva dificultou a actividade dos pilotos nos 2 dias de prova, um percurso com 52 Km’s englobando as 3 especiais cronometradas, 1 Cross Test, 1 Enduro Test e 1 Extreme Test.

Na classe Verdes II, o representante da equipa Bianchi Prata/CIN foi Filipe Santos, o piloto do ACPmoto, terminou o 1º dia de prova em 7ª lugar por ter sofrido uma penalização no percurso. No segundo dia, começou a aumentar o ritmo, discutindo a vitória em todas as especiais . Acabando o dia num fantástico 2ª lugar. “Estou muito contente, foi o meu primeiro ano de um campeonato de enduro completo, venci uma prova e discuti a vitoria em quase todas, é muito bom estar numa equipa como esta e logo no primeiro ano com BMW, a todos muito obrigado por esta oportunidade.” Comentou Filipe Santos, vencedor do passatempo ACPmoto / BP Ultimate / Motojornal 2009.

O piloto da Polisport, Gustavo Gaudêncio, não participou nesta última prova do Campeonato Nacional de Enduro devido a problemas de saúde.

Na categoria Nacional o representante Bianchi Prata, optou por não participar na prova , tendo em vista a preparação do Rally dos Sertões, prova onde o piloto da BP Ultimate vai participar no Brasil de 23 de Junho a 3 de Julho.

Na classe Elite II, o piloto da equipa da CIN, Paulo Gonçalves foi 5ª classificado no primeiro dia, devido a uma queda. No segundo dia o piloto da BMW G 450 X fez uma excelente prova acabando no 2º lugar do pódio. “ Terminamos muito bem, gostava de ter ganho, mas a muita chuva não ajudou nada, a moto este muito boa todo o fim de semana, e ter lutado pela vitoria para mim e para toda a equipa foi muito bom num ano de estreia para a BMW.” Afirmou contente Paulo Gonçalves.

No final da prova o Director da equipa Pedro Bianchi Prata comentou “ não posso dizer que estou contente, pois o objectivo é ganhar, mas toda a equipa está de parabéns, estamos a trabalhar muito para conhecer-mos as motos e podermos ser mais competitivos, as BMW já provaram que são umas excelentes motos e sei que vamos ganhar dentro de breve, quero agradecer a todos os pilotos e equipa técnica, todo o esforço e dedicação.”

A próxima prova da equipa da ISUZU, será o Rally dos Sertões de 23 de Junho a 3 de Julho, a prova fará parte do Mundial FIM de Rally Cross Country.

Fozmotor
 
Topo