• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como medir o seu sinal Wireless

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Uma das perguntas que me fazem com alguma frequência é: “Como faço para medir o sinal wireless lá em casa, do meu pc ao router?”, e na sequência desta pergunta vem sempre outra do tipo…”Olha…tenho o router na sala, será que apanho no quarto?… eu já testei mas dá-me sinal muito fraco“.

imagem_antena_wireless.jpg


A resposta que dou para estas questões é quase sempre a mesma.…”Temos de analisar…nisto da tecnologia wireless nunca se sabe pois podem existir interferências ou existirem cenários que não são muito apropriados para a propagação do sinal, como por exemplo a existência de humidade em paredes, vidros, a própria localização do router wireless, outros equipamentos que funcionam na mesma frequência, etc etc .

Bem para termos uma percepção da distribuição do sinal wireless podemos usar várias aplicações, no entanto muitas são específicas para determinadas placas wireless. Eu por exemplo costumo usar com frequência o ConfigFree da Toshiba. Para quem tem placas Cisco pode usar por exemplo o ACU. Outra aplicação interessante é o Odyssey Client Manager, mas hoje vamos falar da aplicação gratuita Network Stumbler.

aqui falamos deste software mas resumindo podemos dizer que o Network Stumbler permite:

* Verificar se a sua rede sem fios está correctamente configurada.
* Descobrir zonas com má cobertura na sua rede sem fios.
* Detectar outras redes sem fios que possam causar interferências.
* Detectar AP’s não autorizados.
* E, claro, fazer o famoso WarDriving (detectar redes abertas).

A última versão do netstumbler pode ser obtidoaqui.

Depois de instalado o netstumbler e executado aparecerá indicação das redes que a vossa placa detecta (“snifou”). No meu caso apenas uma rede (a minha) com o nome (SSID) wlan.

sshot1.jpg


Nota: No caso de não vos aparecer nada verifiquem em Devices se está seleccionada a vossa placa.

O que indicam as colunas do netstumbler?

* MAC – Endereço MAC do router/AP/Placa (ad-hoc) Wireless
* SSID – Nome da rede.
* Chain – Indica o canal usado. O * indica que estamos associados a essa rede.
* Speed – Indica a largura de banda usada. Neste caso o ritmo de transmissão é 54 Mbps.
* Type – Se é um Access Point (AP) ou uma rede ad-hoc (Peer).
* Encryption – Aparece WEP para redes com encriptação.
* SNR – Relação sinal/ruído (signal to noise ratio) e é medido em dB (decibéis).
* Sinal+ – O valor relativo à força de sinal mais elevado até ao momento.
* Noise- indica a intensidade do ruído.
* SNR+ é a taxa de sinal/ruído (valor mais elevado até ao momento).

A maioria das placas não conseguem mediar correctamente o ruído o que faz com que apareça o valor –100. O sinal wireless é medido em decibéis numa escala negativa, ou seja quanto “menor”, que na realidade é maior, melhor. Não esquecer que estamos a trabalhar com valores negativos (exemplo: -40 dB é maior que -79dB)

Podemos ainda verificar a variação de sinal. Para isso basta seleccionarem Channels.

sshot2.jpg


Espero que este mini tutorial ajude a perceber um pouco mais da tecnologia wireless. Espero em próximos posts dar mais umas dicas.


pplware
 
Topo