• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Violência doméstica: Banda punk rock adere à campanha 'Eu não sou cúmplice', da UMAR

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Porto, 04 Mar (Lusa) - A nova banda punk rock portuguesa Frágil and the Alcoholic Friends associou-se à campanha em curso pelo fim da violência contra as mulheres, dedicando a este tema o concerto de estreia, marcado para 13 de Março, no Porto.

"Este projecto, que integra elementos de várias bandas punk rock do Porto, associa-se à campanha 'Eu não sou cúmplice' e vai cantar o fim da violência contra as mulheres", revelou hoje aquela banda portuense, num comunicado enviado à Lusa.

O concerto, que terá lugar no Porto Rio [uma embarcação ancorada nas margens do Douro junto aos estaleiros do Ouro], tem início marcado para as 22:00 e contará ainda com a participação da banda Cabeça de Martelo.

A campanha 'Eu não sou cúmplice' é uma iniciativa da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), que visa apelar a um compromisso dos homens contra a violência sobre as mulheres.

Esta campanha, com a duração de um ano, inclui a realização de várias iniciativas de sensibilização, contando ainda com uma petição na Internet, que já recolheu 1.403 assinaturas.

A iniciativa da UMAR decorre numa altura em que os dados disponíveis indicam que a violência doméstica provocou mais de três dezenas de mortes em 2008.

Em meados de Janeiro, a secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, revelou que foram registados em Portugal cerca de 132 mil casos de violência doméstica nos últimos três anos, mas admitiu que estes números apenas correspondem a "30 por cento da realidade".

Apesar de apenas reflectirem um terço da realidade, estes dados indicam que existem cerca de meia centena de vítimas por dia e duas por hora.

















JN
 
Topo