• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Turistas portugueses tranquilos com a gripe Suína

R

RoterTeufel

Visitante
Voo do México chegou esta manhã
Turistas portugueses tranquilos com a gripe Suína

Esta manhã regressaram 228 turistas portugueses que estiveram uma semana de férias no México, em Cancun e na Riviera Maia. O voo chegou ao aeroporto da Portela, em Lisboa, meia hora antes do previsto. Assim que aterrou, às 09h13, a delegada de Saúde do aeroporto entrou no avião e falou com os passageiros sobre a epidemia da gripe suína aconselhando-os a ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) na eventualidade de terem algum dos sintomas de gripe (febre, dores de cabeça, dores musculares, dores de garganta, tosse ou dificuldade respiratória).


“Estivemos na Riviera Maia e estava tudo calmo, não nos apercebemos de nada. No aeroporto de Cancun ninguém nos falou sobre a gripe suína, o que sabia foi o que os meus pais me disseram ao telefone”, contou Ana Catarina Fernandes, residente no Seixal.

Ricardo Ferreira e Ana Nascimento, naturais do Algarve mostravam-se tranquilos: “Soubemos pela família o que estava a acontecer porque lá vivíamos um ambiente despreocupado e de festa”, dizem os jovens. “Quando aterrámos a delegada falou na gripe suína e distribui-nos um folheto com o número da Saúde 24”, acrescentaram.



Luzia Martins viu pessoas com máscara no aeroporto internacional de Cancun: “Penso que eram passageiros oriundos de voos internos da cidade do México”, conta. “No hotel onde estávamos disseram-nos que o surto da gripe estava a mais de três mil quilómetros e que não havia problema algum”, acrescenta.



Delfim dos Santos aguardou pacientemente no aeroporto que a filha chegasse: “A minha filha e os amigos não se aperceberam da gravidade da situação, souberam quando eu lhes falei da epidemia”, diz. E prossegue: “O problema é que todos eles bem como os grupos que viajam acabam por fazer excursões e saem do perímetro dos resorts”. A filha porém chegou bem e tranquila.



Esta tarde, a ministra da Saúde, Ana Jorge, dá uma conferência de imprensa onde falará sobre a prevenção portuguesa contra a gripe suína. Recorde-se que a Organização Mundial da Saúde aumentou para 4, numa escala de 6, o grau de alerta para casos de pandemia. Nos últimos dias, morreram 149 pessoas no México devido à gripe transmitida pelos porcos.
 
Topo