• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Matosinhos: Oito feridos em acidente com carrossel

R

RoterTeufel

Visitante
Matosinhos: Oito feridos em acidente com carrossel
“Foi o pânico total. Só se ouviam gritos”

"Se eu morrer, lembra-te que te amo muito.” Estas foram as últimas palavras que Tiago Borges, de 22 anos, disse à namorada, Elisa, antes de desmaiar quando a composição do “carrossel do gelo” em que viajavam se soltou. Além do casal, seis outras pessoas ficaram feridas no incidente que marcou a madrugada de ontem na Festa do Senhor de Matosinhos.


Era 00h45. Em segundos, a zona de divertimentos transformou-se num caos. “Só se ouviam gritos. Pessoas feridas no chão, foi o pânico”, contou ao CM Mariana Ribeiro, que na altura do acidente aguardava vez para entrar no carrossel. “O meu cunhado e cunhada estavam lá e ficaram magoados”, sublinhou a jovem, que aguardava à porta da saída das Urgências do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, para onde foram levados os oito feridos.

A composição que se soltou caiu, atingindo as pessoas que aguardavam para dar uma volta. Tiago e Elisa, que estavam nessa composição, foram atingidos pelas restantes, até o carrossel parar.
António Henriques, dono do divertimento, garantiu ter todas a licenças em dia e que o carrossel era alvo de manutenção diária. Também a Câmara de Matosinhos garantiu que todos os equipamentos no parque de diversões das Festas Senhor de Matosinhos apresentaram a documentação necessária ao seu licenciamento.

Na madrugada de ontem, à porta das Urgências do hospital, a revolta entre os familiares dos feridos era muita.

CASAL CONTINUA INTERNADO

Tiago Borges e a namorada, Elisa, 26 anos, natural de Lisboa, são os únicos feridos que continuam internados. O jovem foi operado ao final da tarde de ontem no Hospital de Vila Nova de Gaia, para onde foi transferido. No acidente partiu a perna e o braço esquerdos. A companheira, com quem vive há um ano em Gaia, tem um traumatismo craniano e está ainda internada no Hospital Pedro Hispano.

“Ela está ainda muito abalada e tem tonturas, por isso vai continuar internada”, confirmou Alzira Borges, mãe de Tiago, ao início da noite de ontem. “Foi a primeira vez que foram ao Senhor de Matosinhos. Foi uma estreia muito má”, lamentou.

ACIDENTE NÃO AFASTA MULTIDÃO

A tragédia da noite anterior parece não ter assustado as milhares de pessoas que ontem estiveram na Festa do Senhor de Matosinhos. As filas para os carrosséis aumentavam à medida que a tarde avançava. No entanto, algumas pessoas não deixaram de mostrar o seu receio.

“Aquele carrossel era o meu preferido. Já tinha andado várias vezes, mas agora não ando mais. Não quero arriscar a minha vida”, explicou Sandra Mendes ao CM. Apesar de ontem o carrossel ter permanecido encerrado, centenas de curiosos passaram no local para ver onde tinha acontecido o acidente.

VÍTIMAS VÃO PROCESSAR

“Se eu tiver alguma coisa fora de ordem no meu café, a ASAE encerra-me o estabelecimento. Mas isto não se trata de uma intoxicação. São vidas em jogo, pessoas que pagam por um divertimento e que podem perder a vida”, disse Rosa Guedes, de 46 anos, mãe de Luís e Nuno, dois dos atingidos pelos estilhaços.

Visivelmente revoltada, a mulher disse ao CM, enquanto esperava que os filhos tivessem alta hospitalar, que poderá avançar com uma queixa cível contra o dono do Carrossel do Gelo. A possibilidade era aventada por muitos dos feridos.

A PSPesteve no local e investiga o incidente.

DIVERTIMENTO TEM DEZ ANOS

O Carrossel do Gelo tem dez anos e segundo o seu proprietário é vistoriado todos os anos por um engenheiro. António Henriques garante que tem toda a documentação em dia. Ontem de madrugada, a sua mulher também recebeu tratamento no Hospital Pedro Hispano.

Ao que o CM apurou, queixou-se de ter sido agredida por familiares de algumas das vítimas do acidente, ainda no recinto do Senhor de Matosinhos.

PORMENORES

2,5 EUROS A VIAGEM

Oito pessoas ficaram feridas. Entre elas está Arantes Gomes, funcionário do carrossel. O carrossel chega a atingir velocidades muito elevadas e uma viagem custa 2,5 euros por pessoa.

INQUÉRITO

A Câmara vai abrir um inquérito para apurar responsabilidades. Ao que tudo indica, uma das peças de ferro do carrossel terá partido e a cadeira soltou-se, ferindo as oito pessoas.
 
Topo