• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Promoção e posicionamento de webs com Flash

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Por que Flash não é uma boa plataforma para ter um web site bem posicionado e maneiras de usá-lo para melhorar a posição em buscadores da página. Posicionamento de webs com Flash.

Por José A. Quirós


Vamos tratar de um tema bastante reiterativo entre nossas consultas no site e entre as pessoas que nos solicitam trabalhos de promoção de páginas web. Trata-se da promoção e posicionamento das webs realizadas com Flash.

Problemas para a promoção de webs em Flash

Primeiro seria explicar as razões pelas quais determinadas webs realizadas com Flash são muito difíceis de posicionar nos primeiros postos.

O posicionamento em uma página web depende de muitos fatores, porém entre eles, talvez o mais importante é o conteúdo da página web. Refiro-me ao conteúdo que estiver tiver escrito dentro do código HTML da página web. Porque os textos que tiver, por exemplo, nas imagens ou nas animações Flash são difíceis de indexar por motores de busca como Google.
Nota:Apesar de termos publicado como novidade há tempo atrás que Google e outros buscadores eram capazes de rastrear o código das animações Flash em busca de palavras-chave, os textos escritos dentro de Flash têm pouco valor de cara a buscadores. Adicionalmente, os buscadores entenderão que nosso web tem só uma página, embora a animação Flash se componha de muitas sub-páginas.


Se fazemos uma web, um dos truques para posicioná-la bem se trata de incluir os textos que desejamos que sejam encontrados em etiquetas como os cabeçalhos <h1>, <h2>… nos atributos alt das imagens, em negrito… Como Flash não funciona por etiquetas, não é possível utilizar estes truques de posicionamento de palavras-chave entre o conteúdo da página. Em contra de Flash, quando se coloca em uma página web, se utiliza a etiqueta <object>, que resulta totalmente indiferente para sistemas de busca, já que não tem nenhum texto que aclare o conteúdo que há dentro do filme Flash.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Eu acho que a chave da difícil promoção de uma web com Flash, é justamente essa ausência de texto no código da página. Porém, existem ainda outros empecilhos na hora de conseguir um posicionamento bom utilizando páginas ou intros feitas em Flash:

Quando se faz um web site com HTML se dispõe de diferentes páginas, que juntas fazem o site. Em cada página separadamente podemos fazer enfatizar sobre distintos grupos de palavras-chave. O fato de que haja diferentes páginas web no site, implica que existem possibilidades de aparecer em buscadores por uma ou outra página. Entretanto, em uma página feita em Flash, toda a atividade e a apresentação de conteúdos costumam se desenvolver na mesma página HTML, com o qual os buscadores não conhecerão a profundidade que possam ter nossos conteúdos em uma página feita completamente em Flash.
Podemos destacar também que a página de início ou raiz de domínio é a mais potente frente ao bom posicionamento. Se tivermos uma intro em Flash e não tivermos nada de texto nesse portal, dentro do código HTML, estaremos desperdiçando nossa melhor oportunidade de estar bem posicionados.
Outro detalhe negativo são as etiquetas META, onde se colocam descrições e palavras-chave da página. É muito importante que o conteúdo das etiquetas META esteja recolhido por alguma parte, dentro do conteúdo da web. Porém, se nossa página está feita só em Flash e não tem nada escrito no código HTML, não servirão para nada as META's que tenhamos podido colocar, inclusive é possível que nos penalizem por colocar palavras-chave e descrições que não aparecem logo na web.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Trucos que não gosto

Se quisermos fazer a página só com Flash, sem misturá-lo com o HTML, poderia ser recomendável fazer uma versão HTML da página, que contenha uma réplica dos conteúdos em Flash, porém eu, por exemplo, não gosto de fazer um mesmo trabalho duas vezes. Acho que é melhor fazer uma única página onde se combine corretamente HTML e Flash.

Outra técnica para que os buscadores detectem e indexem o conteúdo em Flash é detectar quando nos visita Google ou outros motores de busca, para mostrar um conteúdo diferente para eles e para qualquer outro usuário. Esta técnica, conhecida como Cloaking, está penalizada por buscadores, portanto seria contraproducente utilizá-la, se é que desejamos estar bem considerados por eles.

Conclusão

Minha opinião é que Flash é muito útil, porém há que utilizá-lo corretamente para não penalizar as possibilidades de promover nossa web. Google é capaz de indexar alguns conteúdos em Flash. Dizem inclusive que pode seguir alguns links, porém isto não o tenho comprovado. De qualquer forma, o código Flash resulta menos apetecível para buscadores do que o código HTML, por isso sempre será melhor dar-lhes o que mais nos convenha.

Haverá outras opiniões ou conselhos, porque este é um tema bastante polêmico.
 
Topo