• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como fazer as ligações dos fios num interruptor?

Solrac47

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Peço a vossa ajuda, para ligar os cabos num interruptor. *Pergunto dse a FASE aquele que o busca polosd acende, se é o cabo que deve ficar ligado na parte da entrada e os outros dois nas saídas que têm duas setinhas???-
Oberigado pela ajuda.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Peço a vossa ajuda, para ligar os cabos num interruptor. *Pergunto dse a FASE aquele que o busca polosd acende, se é o cabo que deve ficar ligado na parte da entrada e os outros dois nas saídas que têm duas setinhas???-
Oberigado pela ajuda.

interruptor normal ou duplo?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Simples

223.gif




Duplo
225.gif
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
para esta situaçao eu digo o mesmo melhor que isto nao há.

só mesmo para quem nao entende de electricidade.

tem a comutaçao de escada simples
tem a derivaçao normal
so faltou a comutaçao de lustre (c, interruptor duplo no caso de um candeeiro c, 3 ou mais lampadas pode ligar metade de cada vês ou todas a linha de neutro alimenta as lampadas todas e a fase no caso de ter 5 lampadas uma linha vinda do comutador (fase)
liga em 3-lampadas, a outra linha liga ás outras duas.

no caso de comutaçao de escada se a distancia for maior pode adicionar entre os comutadores, inverssores que fás o corte entre as duas linhas que vao diretas de um comutador ao outro em termos praticos digamos que é um X que roda.

acresçentando ao que já foi dito pelos colegas pensso que chega.

mas se for nesseçario mais estamos sempre c, as portas abertas

cump.

luis
 

hpaiva

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 21, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Alguém me pode ajudar com um esquema de comutação de escada com interruptor simples. Tenho dois fios pretos e um castanho em cada interruptor. tive de desligar e agora não consigo ligar correcto. Naquele que não mexi tenho um preto ligado e ao lado um castanho e em cima um preto. O outro interruptor que tenho para ligar é da legrand.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Alguém me pode ajudar com um esquema de comutação de escada com interruptor simples. Tenho dois fios pretos e um castanho em cada interruptor. tive de desligar e agora não consigo ligar correcto. Naquele que não mexi tenho um preto ligado e ao lado um castanho e em cima um preto. O outro interruptor que tenho para ligar é da legrand.
Caro amigo. Se não entendes o esquema ligas assim: Os dois pretos ligar aos bornes do interroptor que estão lado a lado em cada interroptor. Ligar o Neutro á lâmpada. A fase da lâmpada ligas ao ponto que está sozinho no interroptor. E no outro interroptor o ponto que está sozinho ligas à fase.

Fica bem
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros
em tópicos anteriores tem tudo o que neçessita, é uma forma de se nao andar a repetir tópicos.
o nosso companheiro hpaiva só tem de ver os tópicos relaçionados tem diversos esquemas de ligaçoes onde ensinam a ligar de diverssas formas desde as comutaçoes de escada , de lustre , inversôes, e interruptores, etc.
tudo isto é simples é só saber fazer, e compreender.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
boas companheiros
em tópicos anteriores tem tudo o que neçessita, é uma forma de se nao andar a repetir tópicos.
o nosso companheiro hpaiva só tem de ver os tópicos relaçionados tem diversos esquemas de ligaçoes onde ensinam a ligar de diverssas formas desde as comutaçoes de escada , de lustre , inversôes, e interruptores, etc.
tudo isto é simples é só saber fazer, e compreender.
Quer dizer... Topico e3ncerrado. Acho bem!

Abraço
 
Topo