• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
por Pedro Simões

Agora que já descarregaram a vossa cópia do Windows 7 é hora de passar à instalação. De certeza que tal como eu, ponderaram como e onde o instalar. Não queremos perder a nossa instalação base de sistema operativo pois é onde temos tudo o que precisamos e esta versão do Windows 7 é apenas e só uma versão beta! Muito funcional é certo, mas uma beta que ainda vai evoluir bastante.


imagem_windows7_01_small.jpg


As hipóteses são muitas. Eu inicialmente instalei o Windows 7 numa máquina virtual por ser a maneira mais rápida de ter acesso às novidades, mas depressa percebi que não há nada como instalar “nativamente” esta versão para ter acesso real a tudo. Não podemos perceber a evolução deste novo sistema operativo, instalando-o numa máquina virtual. O seu poder e encanto ficam desvirtuados da realidade.

Fora de questão está também substituir de uma vez e por todas o nosso XP ou Vista (ou Linux ou Mac OS) por esta nova versão.

Assim, o que vos proponho hoje é explicar o modo de instalar o Windows 7 ao lado do vosso sistema operativo de eleição (ou até mesmo sistemas operativos).

Para começar e o passo mais simples é sem dúvida identificar qual o sistema operativo que têm. Escuso claro de vos explicar como ver isso.

Como gravar o Windows 7 que saquei da Internet?

O passo seguinte passa por gravarem o ISO que retiraram do site da Microsoft ou de qualquer outra fonte que bem entenderam. Para isso existem diversas ferramentas.

Umas melhores, outras mais rápidas e ainda outras que por alguma razão estranha são da vossa preferência. Deixo-vos aqui a última que vi no Peopleware e que serve o nosso propósito perfeitamente. Falo do Active ISO Burne. Não vos vou explicar como o fazer pois esta é daquelas ferramentas de apontar e esperar resultados.

Gravado o ISO no DVD eis que é chegada a hora de começar a tomar decisões.


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Onde vamos instalar o Windows 7?

Tratem por isso de escolher uma partição para esta instalação. “Mas eu não tenho nenhuma partição livre, apenas tenho um disco onde tenho o sistema operativo!!” Será esse o problema?

Bom se for tratamos já de o resolver. Vamos então criar uma nova partição.

E como o fazer?

Têm duas hipóteses que dependem do(s) sistema(s) operativo(s) que têm na vossa máquina!

Caso estejamos a falar do Vista, a coisa é muito simples e fácil, até porque a malta da Microsoft dotou o Vista de uma ferramenta própria para estas ocasiões.

Caso estejamos a falar do XP a resposta é simples também, mas requer alguns passos adicionais. Nada de mais.

Mas iniciemos com o Vista. Para acederem à zona de gestão de discos, teclas win+R e no Run executem o seguinte comando “compmgmt.msc“.

Caso prefiram podem dar a volta mais longa e chegam ao mesmo destino. Essa volta passa por acederem ao Painel de Controlo, Ferramentas Administrativas e depois a Gestão de Computadores. Aí dentro acedam a Gestão de Discos.


vista_1_small.jpg


De modo sucinto devem executar no máximo 2 passos. Se não tiverem uma partição livre, devem “encolher” uma partição para o tamanho desejado. Lembro que o Windows 7 necessita (e é recomendado) de pelo menos 16G de disco.

Botão do rato em cima da partição a “encolher”, escolher a opção Reduzir Volume. Afinem os valores para os desejados e apliquem.

De seguida (e o único passo a executar se tiverem uma partição livre) devem seleccionar a opção Novo Volume Simples. Mais uma vez sigam o Wizard para que esteja de acordo com o pretendem e terminem.

Estamos prontos para instalar o Windows 7, mas vamos esperar por quem tem Windows XP.

No caso do XP, e como disse antes, o processo não é tão simples, mas qualquer um é capaz de o fazer.

Para início do processo garanta que tem consigo a última versão do GParted ou um live CD que o tenha como ferramenta. Qualquer versão recente do Ubuntu é um excelente candidato.


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Naturalmente e porque é um live cd deve rebootar o vosso XP com este cd na drive e encaminhar o arranque para o cd. Findo o arranque é-vos apresentada a ferramenta de alteração de partições.

gparted_small.jpg


Mais uma vez e à imagem do que foi feito para o Vista devem “encolher” uma partição actual caso não tenham já uma preparada para este tipo de “aventuras”.

Findo o processo de redimensionamento da partição escolhida devem criar uma nova partição. Relembro da necessidade de pelo menos 16G de espaço em disco para o Windows 7.

Bom, agora que temos disco para o nosso novo Sistema Operativo de testes é hora de começar a instalação propriamente dita.

Instalar o Windows 7

Gravado o ISO para o DVD - como indicado no início - devem colocar o DVD na máquina para que após um reboot ele arranque a partir do mesmo.

E estão perante o instalador do Windows 7

7_install_1_small.jpg


Avancem com a instalação até ao passo em que podem efectuar um upgrade ou personalizar a vossa instalação.

7_install_3_small.jpg



Escolham então a opção “Custom (advanced)” e sigam para o próximo passo.


 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Aqui devem escolher a partição onde querem que seja instalado o Windows 7. Lembram-se dos passos anteriores?

Foi para isto que estivemos a trabalhar. Escolham então a vossa nova partição.

7_install_2_small.jpg



Depois disto é mesmo só esperar que o Windows 7 acabe de instalar. Antes de terminar o processo de instalação ainda vão ter de criar o vosso user no Windows 7, colocar a licença dessa versão e afinar o Windows.

E basicamente é isto! Eis o vosso dual Windows 7 pronto a funcionar!

dual_boot_small.jpg



 

Marcohvm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2008
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
2 discos

Boas, e no caso de serem 2 hd's? o processo é o mesmo, só que em vez de escolher a partição a instalar, escolhe-se o 2º hd?
Depois de instalado 2 SO's em 2 HD's diferentes dá para selecionar no arranque o que queremos na mesma?

Desde já obrigado.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas, e no caso de serem 2 hd's? o processo é o mesmo, só que em vez de escolher a partição a instalar, escolhe-se o 2º hd?
Depois de instalado 2 SO's em 2 HD's diferentes dá para selecionar no arranque o que queremos na mesma?

Desde já obrigado.

tens de ter as particoes todas no mesmo disco :espi28:
 

Marcohvm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2008
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Já agora,
Imaginemos que tenho 2 HDD's:
Se eu tiver o 1º HDD "partido" em dois com 2 SO´s (Vista Ultm e 7 Ultm) e tiver o 2º HDD como arquivo de ficheiros, este ultimo (arquivo) vai ficar visível para ambos os SO's, quer arranque com Vista ou com o 7?

Cmps e Obg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Já agora,
Imaginemos que tenho 2 HDD's:
Se eu tiver o 1º HDD "partido" em dois com 2 SO´s (Vista Ultm e 7 Ultm) e tiver o 2º HDD como arquivo de ficheiros, este ultimo (arquivo) vai ficar visível para ambos os SO's, quer arranque com Vista ou com o 7?

Cmps e Obg

Nao, para fazeres dual boot tens de ter as particoes todas no mesmo disco, seja uma ou 3 ou mais particoes , percebeu?
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Boas

eu tenho um portatil com windows 7 64bits..
e quero por em dualboot com o windows xp....

ora fiz uma partiçao para o windows xp.....mas a arrancar pelo cd do xp da me o ecra azul de erro critico......

e nao passo dai...o que posso fazer?
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Boas

eu tenho um portatil com windows 7 64bits..
e quero por em dualboot com o windows xp....

ora fiz uma partiçao para o windows xp.....mas a arrancar pelo cd do xp da me o ecra azul de erro critico......

e nao passo dai...o que posso fazer?

só para começar o XP tem que ser instalado primeiro...:shy_4_02:
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
ja resolvi o problema da instalaçao.....e deparei me com outro l0l

e assim o problema fui a ver tinha que por no cd do xp as drives de chipset mass storage, usei um driverpack para por no cd e isso....

instalou tudo bem
na primeira vez que arranca o xp aparece akele simbolo do xp e akela barrinha com tres cubos azuis a andar e kuando deveria iniciar sessao pumba...bluescreen outra vez...

ja formatei e voltei a instalar e tb ja reparei e continua na mesma.....

como nao dava para fazer boot pelo seven tive de ir buscar o cd do seven e reparar l0l

a questao e que neste ecra azul....nao fika permanente ate desligar o pc....fika menos de um segundo e o pc reinicia sozinho....
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
ja resolvi o problema da instalaçao.....e deparei me com outro l0l

e assim o problema fui a ver tinha que por no cd do xp as drives de chipset mass storage, usei um driverpack para por no cd e isso....

instalou tudo bem
na primeira vez que arranca o xp aparece akele simbolo do xp e akela barrinha com tres cubos azuis a andar e kuando deveria iniciar sessao pumba...bluescreen outra vez...

ja formatei e voltei a instalar e tb ja reparei e continua na mesma.....

como nao dava para fazer boot pelo seven tive de ir buscar o cd do seven e reparar l0l

a questao e que neste ecra azul....nao fika permanente ate desligar o pc....fika menos de um segundo e o pc reinicia sozinho....

tenta entrar em modo de segurança ,depois activas a opçao
“Desactivar reinício automático em caso de falha de sistema”.
tira os dados no bluescreen

c000021a”

“0xc0000005”

para procurares mais sobre o erro no motor de busca, ou tentar-mos ajudar-te melhor
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
a questao e que mesmo em modo de segurança nem da tempo de ver....e que nao da para inciar sessao....o ecra azul aparece mesmo antes de ser suposto aparecer o inicio de sessao

e nao da tempo para ver o erro que da.....tou perdido:shy_4_02:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
a questao e que mesmo em modo de segurança nem da tempo de ver....e que nao da para inciar sessao....o ecra azul aparece mesmo antes de ser suposto aparecer o inicio de sessao

e nao da tempo para ver o erro que da.....tou perdido:shy_4_02:

carrega em f8 repetidamente antes do boot do xp , depois tens la umas quantas opçoes, tenta uma a uma a ver se consegues entrar, ttesta logo o desativar o modo vga ou grafico ...
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
Bem la carreguei no f8....

o modo vga esta desactivado

mas tava la a opçao de desactivar o reinicar automatico no caso de haver bluescreen

e consegui ver o ecra azul propriamente dito

o erro que la estava era este: 0x0000007B (0xBACCF524, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)

vou ver se no google encontro alguma coisa
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Bem la carreguei no f8....

o modo vga esta desactivado

mas tava la a opçao de desactivar o reinicar automatico no caso de haver bluescreen

e consegui ver o ecra azul propriamente dito

o erro que la estava era este: 0x0000007B (0xBACCF524, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)

vou ver se no google encontro alguma coisa

STOP: 0x0000007B (parâmetro1, parâmetro2, parâmetro3, parâmetro4)
INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE

é este?
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
sim o erro tem esse codigo


vi no google que alguns com esse mesmo erro tentaram desactivar o Sata AHCI....na BIOS

tem alguma coisa a ver?
 
Topo