• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ventoinha do radiador não desliga

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Não estou aqui para dar cursos a ninguém !!!

Tive exactamente o mesmo problema num carro de 280 cavalos ( não interessa qual ) e andei metido ( na própria marca ) com "sapateiros" que diziam isso mesmo !!! ( Afinal era o que o computador acusava, como erro !!! ) Mudei 4 vezes os sensores, as velas, etc etc etc...

Afinal fui à casa de assistência Ferrari e o problema era mesmo o termostato avariado !!!

SEM COMENTÁRIOS !!! ( digo eu !! )

é tão simples o termoestato serve para circular a agua no bloco do motor
enquanto frio, depois de chegar uma certa temperatura abre o termestato
e faz a circulação de agua do bloco para o radiador e depois novamente para o bloco.
Agora mais uma razão como não é o termestato pois se o termestato tiver avariado eu garanto te que a ventoinha nem sequer dispara e com certeza
a tempertura da agua ia subir muito rapidamente.

e cada caso é um caso
 
Última edição:
G

Gorila

Visitante
é tão simples o termoestato serve para circular a agua no bloco do motor
enquanto frio, depois de chegar uma certa temperatura abre o termestato
e faz a circulação de agua do bloco para o radiador e depois novamente para o bloco.
Agora mais uma razão como não é o termestato pois se o termestato tiver avariado eu garanto te que a ventoinha nem sequer dispara e com certeza
a tempertura da agua ia subir muito rapidamente.

Agora sou eu que digo !!! SEM COMENTÁRIOS !!!

A ver vamos....
 

Etelvino Freitas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 12, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos
Tenho o seguiente problema
A ventoinha do radiador começa a trabalhar assim que ligo o carro
Não é normal visto que só deveria ligar a uma determinada temperatura
Já falei com um colega meu e ele diz que pode ser o termostato colado
Agradecia uma ajuda do pessoal do forum antes de mandar o carro ao mecânico
Obrigado

Boa noite amigo, tem que rever fios (continuidade) relês em cc tambem fazem
a ventoinha ligar direto, e o termostato. A centralina tambem faz ficar ligado direto. Outra coisa é a valvula termostática travada. Pega na mangueira de um lado do radiador com uma mão e com outra mão na saida de agua que entra no motor, ambas tem que estar quentes, se uma estiver fria, é a valvula termostática. E finalmente ver a bomba d'agua, se está girando a água.
 

Etelvino Freitas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 12, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
ventoinha disparada

Ah ia nesses carros modernos não existem termostatos, o mesmo foi substitudo pelo sensor de temperatura da água, check o mesmo.
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Isto por aqui está quente!... E pelos vistos só quem trabalha com FIAT´S com um cavalito á frente é que é mecânico!!! Primeiro para ser um bom mecânico tem de se ter humildade e saber ouvir os outros porque estamos sempre a aprender!! outra coisa que estou a ver aqui é confusão no nome das peças...e para nos fazermos entender vamos fazer assim:
TERMOSTATO= aquela "torneirinha" que abre e fecha ocircuito de agua para manter o motor a uma temperatura constante.
SENSOR DE TEMPERATURA= sonda que se encontra no radiador para accionar a ventoinha.
Para mim o problema está com certesa no sensor de temperatura.
Para o Sr. ETELVINO todos os carros têm termostato e vão continuar a ter.
Para o SR. GORILA mudar 4 vezes as velas por a ventoinha não desligar????????? Atenção quando diz que alguns membros aqui do fórum são ignorantes...os motores do cavalinho são exatamente iguais a qualquer outro motor mas mais caros e duram 5 vezes menos...
 

Homax123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 3, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
simpléx do socrates

Leva essa m**de charuto para a autirizada e manda concertar, afinal quem tem carro tem que ter condições de manter-lo lololololol
 

tecnicopc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2009
Mensagens
148
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos
Tenho o seguiente problema
A ventoinha do radiador começa a trabalhar assim que ligo o carro
Não é normal visto que só deveria ligar a uma determinada temperatura
Já falei com um colega meu e ele diz que pode ser o termostato colado
Agradecia uma ajuda do pessoal do forum antes de mandar o carro ao mecânico
Obrigado

:shy_4_02:isto aqui é so sapateiros hehehe

amigo o termocontacto do ventilador deve estar colado ou seja faz de interruptor quando aqueceu o liquido do radiador e a temperatura aumentou o contacto deve ter ficado preso .

:naodigas:faz o seguinte desliga um dos fios do termocontacto e ve se o ventilador para.

abraço.
 

Markk

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
169
Gostos Recebidos
1
o termostato nao é....pode ser o sensor da temperatura.mas cada caso é diferente...
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Leva essa m**de charuto para a autirizada e manda concertar, afinal quem tem carro tem que ter condições de manter-lo lololololol
Exmo. Sr. pelo seu número de intervenções aqui no fórum reparei que não deve saber qual o objectivo do mesmo. Este fórum serve para trocar ideias e opiniões porque se reparou o nosso amigo ANTONIO 44 disse que ia levar o carro ao mecanico mas queria saber mais qualquer coisa como é normal em qualquer pessoa que procura aprender mais ao longo da vida e não gosta de ficar ignorante já que não é a área dele.
 

flipe

GF Prata
Entrou
Out 28, 2007
Mensagens
192
Gostos Recebidos
0
Tudo indica que seja o termostato que deve estar no radiador
 
G

Gorila

Visitante
Tudo indica que seja o termostato que deve estar no radiador

Nem mais... mas tal como foi dito, cada caso é um caso !!!

Eis a realidade do que me aconteceu a um carro meu.

De um momento para o outro o arrefecimento ligava e não parava mais. A temperatura tanto marcava, como vinha para o zero. O carro arrancava a frio com soluços e mais soluços. A luz da injeção ligava-se e de seguida a ventoinha.... enfim... um pesadelo. Se parasse o carro com a ventoinha ligada, já dificilmente pegava ( tinha que esperar bastantes minutos para voltar a pegar ). Depois de arrancar novamente e, passados alguns minutos, ligava a ventoinha novamente.... acendia a luz da injeção electronica e soluçava quando mudava de mudanças. Andei nisto, cerca de 2 mêses.

Nestes 2 mêses, levei o carro á marca, que o colocou no famoso computador !!! Detectava velas e sensor de temperatura. Mudei 3 vezes as velas e 4 vezes o sensor de temperatura. Voltava sempre ao mesmo. As velas eram mudados porque o carro as acabava por encharcar ( segundo os ditos mecânicos ). Depois de 2 mêses e de 4 idas ao computador da marca, já me falavam em rectificação de válvulas, etc etc etc... nada de certezas.

Levei o carro à assintência Ferrari, e afinal o problema era o termostato avariado. PAGUEI 50 EUROS !!!

É a mais pura verdade..... mas cada caso é um caso !
 

antonio44

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boas
Antes demais obrigado por terem respondido
Falei com amigo meu mecânico que me vai ver o carro, que me disse que a ventoinha estar sempre a trabalhar deve ser de facto o termostacto,
mas continuo com uma duvida .
O carro tem duas ventoinhas uma de arrefecimento, e outra do ar condicionada, ambas no radiador, ele disse-me que a do ar condicionado em prencipio deveria estar sempre a trabalhar o que acontece.
Digam o que acham
Abraço ao pessoal
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Boas
ele disse-me que a do ar condicionado em principio deveria estar sempre a trabalhar o que acontece.
Digam o que acham


Errado!
Só trabalha quando ligas o AC.
Qual delas é que fica sempre ligada?
A do AC ou a do arrefecimento do motor?
 

antonio44

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boas amigos
Quero agradecer a quem respondeu a minha questão.
Para quem apostou qual seria o problema, aqui a vai a solução
Era um relé em curto circuito
Abraço
 

slsb

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas amigos.
Descobri este forum à pouco tempo, mas como tive uma experiência identica, gostaria de partilha-la convosco, quem sabe não irá ajudar alguém, então é assim:
Tenho um seat ibiza 1.4 de 96 e aqui à uns meses comecei com problemas de aquecimento:
1.º problema-temperatura subia e ventoinha não disparava;
1.ª tentativa de resolução-mudei termostato e valvula termoeléctrica, mas o problema continuava, então levei o carro à marca queriam chular quase 300€ mas felizmente que tive a ideia de experimentar o carro antes de pagar, conlusão estava tudo na mesma, o carro ficou lá mais 15 dias e depois telefonaram-me para ir buscar o carro porque não tinham disponibilidade para me resolver o problema naquela altura porque tinham imensos compromissos(isto contado custa a acreditar que possa ter acontecido numa oficina de marca, mas enfim).
Resolução do problema-tampa do termoestato estava partida, e não fazia com que este abrisse.

2º problema-ponteiro da temperatura oscilava e o carro falhava a quente.
Resolução-substituição do sensor da temperatura do motor, porque estava marado e dava uma informação errada à unidade de comando, mas o carro continuava a falhar.

Entretanto resolvi fazer uma revisão geral e mudei:
Cabos de velas;
Rotor do distribuidor;
Velas;
Bomba de àgua;
termostato de origem;
Sensor da temperatura do motor de origem;
Sensor da temperatura do liquido refrigerante (valvula termoelectrica) de origem;
Distribuição;
Filtros de ar, óleo, combustivel e de abitaculo; ´
Óleo do motor

E passados três meses, eis que surgue mais uma questão:

3.º problema(e sinceramente espero que seja o ultimo)-ventoinha ligava depois do motor atinguir a temperatura para tal, mas depois não desligava, a não ser se desliga-se a ignição.
Fiquei f.d.o., como seria de esperar não é, depois de uma revisão daquelas e mais um problema. Entre inumeras idas à oficina electricistas, um mecânico da Toyota diz-me assim:
"o teu radiador é de aluminio, então muda-lho porque ess me....da encolheu"
eu fiquei no que me pareceu fui para casa desmontei e não vi nada de anormal, até que por descargo de consciência e necessidade, encomendei um novo e quando o recebi até fiquei burro dos olhos. Não é que os canais do radiodor encolheram mesmo?!!!.
O que é certo é que depois de lhe mudar o radiador, a ventoinha liga e desliga na perfeição!???
Agora voçês perguntam?
Não estaria o radiador entupido?
Resposta-quando o mdesmontei, a pensar nessa possibilidade, levei-o a uma casa da especialidade, precisamente para detectar um problema desses, mas disseram que estava ok.

Desculpem o testamento amigos, mas só quis partilhar com voçês a minha experiência, e espero que possa ser util para alguém.
Abrs e fiquem bem
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boas amigo sim pode sempre ajudar alguem que tenha
problemas similantes.
:espi28::espi28:
 

rsou

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Viva !
Aguém me pode ajudar?!
Tenho um astra de 2006 a diesel e por vezes a ventoinha do radiador não desliga mesmo com o carro desligado... qual será o problema? Nas máquinas de diagnostico não acusa qualquer erro.
 
Topo