Divulgados Resultados dos Exames Nacionais do Ensino Secundário

O Ministério da Educação (ME) divulgou, no passado dia 7 de Julho, os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do Ensino Secundário. Em conferência de imprensa, o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, salientou que há uma tendência de estabilidade dos resultados.Em comunicado, o ME adianta que “o número de exames comparáveis com médias de resultados abaixo dos 10 valores continua a baixar”, sendo agora de quatro disciplinas, depois de seis em 2008, sete em 2007 e oito em 2006. Este ano “a média mais baixa foi de 8,4 valores a Física e Química A, quando em 2008 fora de 9,2 em História B”.
Perante os resultados, verifica-se que as dificuldades são maiores nas áreas das Ciências, com as disciplinas de Biologia, Geologia e Física e Química a registarem uma descida na média e um aumento da taxa de reprovação. Nas Matemáticas, “as médias são positivas em todas as disciplinas”, enquanto na prova de Português “subiu a média das classificações e a taxa de reprovação baixou para 4%”.
Segundo o ME, “estes resultados revelam elevadas taxas de correlação entre as notas da classificação interna de frequência e as de exame, o que significa uma elevada conformidade entre os exames nacionais e os programas de ensino leccionados nas escolas”. No entanto, são poucos os alunos que conseguem melhorar a sua classificação nos exames nacionais, sendo “mais de 80% os que obtêm classificações inferiores às classificações internas”.
Data: 08-07-2009
Fonte: Portal do Cidadão com ME