• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

elasticos para pesca á franccesa

capposta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Bom dia.

Estou a iniciar-me na pesca á francesa e surgiram-me uma duvidas sobre o tema elasticos.
Em primeiro lugar, sei que existem pelo menos 2 tipos de elasticos os normais e os ocos. Alguem me sabe explicar quando se deve utilizar uns ou outros?!A minha outra duvida é sobre os diametros...eu queria colocar elasticos nas minhas canas mas n sei que diametros utilizar.Alguem me pode ajudar.Os peixes que costumo pescar são carpas e barbos.

Ps.:Já agora, eu sei que não tem a haver com elasticos esta pergunta mas deixo aqui para quem me quiser explicar: nas boias por vezes aparece a gramagem que têm, mas por vezes aparece uma notação que eu não sei o que é (como por exemplo 4x16).Alguem me pode explicar o que esta notação epresenta.

Desde já o meu muito obrigado
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Bom dia.

Estou a iniciar-me na pesca á francesa e surgiram-me uma duvidas sobre o tema elasticos.
Em primeiro lugar, sei que existem pelo menos 2 tipos de elasticos os normais e os ocos. Alguem me sabe explicar quando se deve utilizar uns ou outros?!A minha outra duvida é sobre os diametros...eu queria colocar elasticos nas minhas canas mas n sei que diametros utilizar.Alguem me pode ajudar.Os peixes que costumo pescar são carpas e barbos.

Ps.:Já agora, eu sei que não tem a haver com elasticos esta pergunta mas deixo aqui para quem me quiser explicar: nas boias por vezes aparece a gramagem que têm, mas por vezes aparece uma notação que eu não sei o que é (como por exemplo 4x16).Alguem me pode explicar o que esta notação epresenta.

Desde já o meu muito obrigado

Indo pra segunda questao dos 4*16 ou 4*20 fazes a multiplicaçao e da te o resultado de 0.64 g, ou 0.80 g sao boias cujo a gramagem nao chega a 1g,em relaçao aos elasticos, ocos mais elasticidade, maior poder de fadiga do mesmo,dobro da elasticidade em relaçao ao normal,em relaçao aos diametros, depende do tipo de cana que utilizas e peso do peixe, elasticos 0.6/0.8 suportam bons peixes, tendo a atencao de quanto mais alto o numero mais sofre o kit da cana, espero ter esclarecido
 

capposta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
elasticos

Bom dia.

Em primeiro lugar queria desde já agradecer pelo esclarecimento.
Sim em parte respondeu, mas continuo com algumas duvidas..Em primeiro lugar quando se refere a elasticos 0.6 está a referir-se a 1.06 ou a 0.6 mesmo?!na zona onde eu costumo pescar (zona da aguieira ), não é raro sairem carpas e barbos entre o meio quilo e o quilo pescados á vara..Um elastico com estes diametros não ira rebentar com um peixe destes?!?
Já agora quando fala destes diametros de elasticos esta a referir-se a elasticos ocos ou não!?Se não qual seria o diametro de um elastico oco que corresponderia ao 0.6 que referiu acima.

Muito obrigado pelas informações prestadas.
 
Última edição:

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Bom dia.

Em primeiro lugar queria desde já agradecer pelo esclarecimento.
Sim em parte respondeu, mas continuo com algumas duvidas..Em primeiro lugar quando se refere a elasticos 0.6 está a referir-se a 1.06 ou a 0.6 mesmo?!na zona onde eu costumo pescar (zona da aguieira ), não é raro sairem carpas e barbos entre o meio quilo e o quilo pescados á vara..Um elastico com estes diametros não ira rebentar com um peixe destes?!?
Já agora quando fala destes diametros de elasticos esta a referir-se a elasticos ocos ou não!?Se não qual seria o diametro de um elastico oco que corresponderia ao 0.6 que referiu acima.

Muito obrigado pelas informações prestadas.

Amigo eu ando um pouco afastado das pescas mas em relação aos diâmetros variam consoante as marcas e pode variar entre os 1,60mm e os 3,00 se nao estou em erro, agora outra coisa que tens de ter em atenção e a tua cana tens de ver o "rating" da tua cana para saberes ate que espessura podes utilizar, outra coisa a ter em atenção e as ponteiras que tem de ser cortadas um pouco mais pois os elásticos ao serem ocos espalmam.

Cumps
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Bom dia.

Em primeiro lugar queria desde já agradecer pelo esclarecimento.
Sim em parte respondeu, mas continuo com algumas duvidas..Em primeiro lugar quando se refere a elasticos 0.6 está a referir-se a 1.06 ou a 0.6 mesmo?!na zona onde eu costumo pescar (zona da aguieira ), não é raro sairem carpas e barbos entre o meio quilo e o quilo pescados á vara..Um elastico com estes diametros não ira rebentar com um peixe destes?!?
Já agora quando fala destes diametros de elasticos esta a referir-se a elasticos ocos ou não!?Se não qual seria o diametro de um elastico oco que corresponderia ao 0.6 que referiu acima.

Muito obrigado pelas informações prestadas.
Boas o que eu dizia do 0.6 é 6 nos elasticos maciços, sendo como refere o Fonsec@ 1.6 equivale ao numero 12 maciço, nos ocos pode ir de 1.6 até 2.6 ou mesmo 3.0 como ele refere, quanto aos ocos se utilizares canas de encaixe teras um bom rendimento, se for telescopica normal opta pelo macicço, quanto mais grosso mais tens de cortar na ponteira...
 

capposta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
elasticos

Muito obrigado pelas dicas.
Atao em termos de elasticos normais voces aconcelhariam-me a utilizar um numero 6 para pescar carpas e barbos com terminal 0.12 e 0.14 e em termos de elasticos ocos um elastico de 2.0mm ou 2.1mm...foi isto ou estou enganado?!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Muito obrigado pelas dicas.
Atao em termos de elasticos normais voces aconcelhariam-me a utilizar um numero 6 para pescar carpas e barbos com terminal 0.12 e 0.14 e em termos de elasticos ocos um elastico de 2.0mm ou 2.1mm...foi isto ou estou enganado?!

Maciços (diametros entre o 3/12)

2910230_[0].jpg


Ocos(diametros entre o 1.6/2.6 )

3297830055400_[0].jpg


para veres a diferenca em termos de diametro

para carpas e barbos utilizo o numero 8 maciço da trabuco ( preto)
quanto a baixada podes fazer fio mestre 0.16, terminal 0.12 ja evita o rebentar da baixada , quanto aos ocos o 1.6 equivale ao numero 6 maciço +-
:espi28:
 

capposta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
elasticos

Muito obrigado.

Já agora só mais uma coisa..a marca vespe é boa para elasticos ou não vale a pena comprar dessa marca?!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Muito obrigado.

Já agora só mais uma coisa..a marca vespe é boa para elasticos ou não vale a pena comprar dessa marca?!

Nao conheço uso mais sensas ou trabuco , mas como é italiano deve ser bom na mesma :espi28:
 
Topo