• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Moçambique

estremoz

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
82
Gostos Recebidos
0
boas amigos e já agora um pedido:
era se alguem sabe alguma imformaçao sobre o que o paulo portas prometeu
ao combatentes e que só uns quantos estao a receber, e a maioria continua á espera de regularizarem a situaçao, para que todos nós combatentes seijamos
tratados da mesma maneira.
peço então para quem saiba algo de novo nos vá aqui imformando ok?
desde já os meus agradecimemtos, o vosso sempre amigo estremos.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Boas amigo estremoz.

Quanto a esse assunto posso informar-te que os combatentes que efecturam esse pedido (salvo erro) em 2002 e que estão reformados neste País, estão a receber.
É uma quantia irrisória (depende do tempo que têm e onde estiveram 100% ou menos. No meu caso concrecto pagaram de 2004, 109 2005 114 e 2006 119 euros, por norma estes valores são pagos no mês de Dezembro. Porém, conheço outros que estão a receber por volta de 200 euros.

Para quem esteve emigrado é que o caso muda de figura. Aí não sei responder, apenas que conheço quem esteja reformado na França e não está a usufruir de nada.
Eu pessoalmente para me darem isto tive também de fazer muita pressão a ponto de me pagarem em 2006 os trés anos anteriores.
Vai dizendo algo.
 

estremoz

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
82
Gostos Recebidos
0
pois é amigo sagal eu fui emigrante mas estava em portugal em 2.002 quando
me fui inscrever como tu só que me disserao a mim como a muitos outros que as inscriçoes ficaram esquecidas em muito sacos cheios de inscriçoes .fui lá inscrever-me novamente mas até hoje nada nao recebo pita amigo e nao sou o unico segundo ouvi dizer.
agora sinceramente nao sei que fazer para vir a receber algum, se sabes algo que eu possa fazer agradeço a imformaçao desde já o meu obrigado companheiro.
 

Nampula

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
amigo sagal. e dificil para quem se desconhece contar uma episodio.Estive em Nampula de 66 a 69. em 69 fui nomeado adj adm civil e colocado en tete, mais propriamente em chicoa. fui o que primeiro esteve como adm em songo"cahora-assa"-acabou o trabalho.depois o sul e inhambane., joao belo, chibutoa , maquese, limpopo e tanto tanto para contar até ao regresso em 13 de junhp de 1975
 

lisandro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 23, 2007
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
amigos estive em moçambique de 1971a1973 não tenho boas recordaçoes estive na zona de téte e tres meses no zobue foi bom para quem não veio em quatro tabuas adeus amigos
 

Mister X

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 22, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Pesquisei na net por BCP 31 e dei com este fórum, e, aqui estou, pelo que já li existe aqui no fórum vários combatentes que serviram nos páras.

Pela minha parte a história é igual a tantas outras dos jovens da minha geração, assentei praça em Agosto de 1970, em Julho de 1971 fui destacado para Moçambique, BCP 31, vim em Agosto de 1973.

Guardo muito boas recordações (esbatidas pela passagem do tempo) de Moçambique, da terra em si, mas, também da camaradagem em tempos difíceis, tudo se suportou porque éramos jovens.

Quem não se lembra do pôr do sol em Moçambique.

Que nunca por vencidos se conheçam !


:Espi13:
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Boas amigo e camarada Mister X.
Antes de mais, sejas muito bem vindo ao Gforum , tenho a certeza te irás sentir bem no nosso meio.

Como dizes, há cá muitos Paras, uns mais novos, outros menos novos. Na altura que inicias-te a tua vida militar, estava eu na Base de Moçambique, no Norte deste País. Eu sou da recruta de Janeiro de 1969, em Novembro desse ano, rumei ao BCP32, fiz parte do 3º pelotão da 1ª Compª. Regressei para cá em Dezembro de 1971.
Pelo que vejo, deves conhecer bem o Molyn-Rouge na cidade da Beira.
Conta coisas, venturas e desventuras que todos temos. Cá estaremos para te ouvir.
Um abraço amigo.
 

lisandro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 23, 2007
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
á alguns a diser que terem ido lá fora foi muito bom tenho muita mas mesmo muita pena não poder diser o mesmo alguns foram lá passar férias
 

Nelo Fonseca

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 25, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Patolas que esteve em Inhaminga

Era ainda um jovem na final da guerra em Inhaminga-Mocambique quando um pelotao de paras esteve la mobilizado. O meu pai que jogava futebol na equipa de Inhaminga (Carlos Fonseca-falecido) tinha varios amigos no pelotao e eu lembro-me de me levarem ao local do acampamento. Mais tarde vim para Portugal e estive nos paraquedistas (NIP-045629) em Tancos, Aveiro e Lisboa.
Estou presentemente em Inglaterra mas vou a Portugal todos os anos.
Gostaria de saber se por acaso conheceu o meu pai.
Eduardo Fonseca
 

manuel custodio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Como combatemos pela nossa Pátriaaaaaaa

Olá amigos:Fui fuzileiro 7ª companhia, e esteve em Moçambique no ano de 1972 a 74: Fui destacado para o Lago Niassa e Cobué,foram dias muito dificeis.
Mas graças a Deus cheguei são e salvo à minha terra natal.Mas continuo a ter saudades desses tempos de criança,pois tinha 20 aninhos.Cumpri 60 meses de serviço militar ,mas não estou represo pelo que fiz.
bem haja a todos.

manuel custodio
 
Topo