• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Testar componente

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

espero que este tópico esteja no lugar correcto.

Percebo muito pouco de eletrônica e eletricidade mas sou muito curioso e gosto muito desta área, como tal sempre que tenho um problema em casa tento sempre soluciona-lo.

O motor do vidro elétrico do meu carro de um dia para o outro deixou de funcionar. Desmontei-o e no seu interior contém um imen e à volta desse imen um miolo de uns fios de cobre não sei bem se será isso, o motor apenas é composto por isto, depois um fio sai para uma ficha que deverá ser o positivo e negativo.
Não vi nada de especial no seu interior mas deitei spray de contactos e ele do nada voltou a funcionar o que achei muito estranho pois ele parecia totalmente "morto"...

Passado aí umas três semanas ele voltou a deixar de funcionar, como é muito complicado desmontar tudo outra vez apenas deitei spray na ficha que faz ligação à eletricidade do carro e voltou a funcionar..

O que eu queria perguntar é alguém me pode explicar o porque deste spray resolver o problema assim tão bem deixando-o a funcionar por algum tempo? O que contêm estes sprays especiais?

Como posso com um multimetro testar a ficha para ver se o problema está na ligação ou no tal miolo interior?

Obrigado a todos!
 

condeixa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Olá, o spray a que te referes, limpa os contactos das fichas, que por vezes estao bastante oxidadas.
Em tempos tive um problema identico, o motor só funcionava de vez em quando, o que me deixou a pensar, até que resolvi medir o cabo da ficha ate ao motor, trocar a ligação com outra, até que descobri que o cabo estava descarnado e partido, o que originava falha de energia.



um abraço


Condeixa
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Olá, o spray a que te referes, limpa os contactos das fichas, que por vezes estao bastante oxidadas.
Em tempos tive um problema identico, o motor só funcionava de vez em quando, o que me deixou a pensar, até que resolvi medir o cabo da ficha ate ao motor, trocar a ligação com outra, até que descobri que o cabo estava descarnado e partido, o que originava falha de energia.



um abraço


Condeixa

obrigado pela ajuda! Vou tirar o motor fora e verificar se está danificado no fio ou nos conectores.

Abraço!
 
Topo