• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fórmula 3 :

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Japonesa: Suzuki volta ao pódio em Fuji e destaca evolução

F3-R.Suzuki10.jpg

A terceira rodada dupla da Fórmula 3 Japonesa, que está sendo realizada neste fim de semana no autódromo de Fuji, marcou a volta do brasileiro Rafael Suzuki ao pódio da categoria.

Terceiro colocado na corrida deste sábado, Rafael mostrou estar totalmente recuperado do acidente ciclístico sofrido na semana da etapa de Motegi - que na ocasião o obrigou a correr com uma fissura em um dos ossos da face - e teve um desempenho consistente desde os treinos de classificação.

Para a corrida deste sábado, Suzuki conquistou uma vaga na primeira fila a apenas 10 milésimos de segundo da pole position de Yuji Kunimoto. No treino de classificação que definiu o grid da corrida de domingo, ele voltou a conquistar a segunda posição, desta vez a 90 milésimos da pole de Kunimoto.

"Nossa equipe está muito competitiva nesta pista, e temos um bom carro, também, para o ritmo de corrida. Depois de duas rodadas duplas complicadas, em que o máximo que pude fazer foi pensar no pódio, em Fuji conseguimos disputar a vitória e isso cria uma ótima expectativa para a corrida final deste domingo", comentou o brasileiro.

Neste sábado Suzuki foi traído pela embreagem momentos antes da largada, que superaqueceu e impediu o piloto da TOM’s de disputar a ponta. Caindo para quinto na primeira curva, ele conseguiu recuperar duas posições ao longo das 15 voltas de corrida, e só não retomou o segundo posto em razão de uma manobra de Yuhi Sekiguchi que acabou em punição para o adversário.

"Fuji tem uma reta de cerca de 1,5km, onde é possível pegar o vácuo de quem vai à frente para ultrapassar. Quando me aproximei do Sekiguchi, ele chegou a mudar de trajetória quatro vezes para evitar que eu pegasse o vácuo. Minha equipe entrou com uma reclamação e a direção de prova tirou dele um ponto no campeonato", explicou Suzuki.

O brasileiro estranhou a punição, e disse que o normal seria Sekiguchi receber um acréscimo em seu tempo final de prova. "O resultado foi bom, embora eu achasse que deveria ter ficado com a segunda posição. O lado positivo é que a equipe fez um bom trabalho de acerto do carro para o meu estilo de pilotagem, e nossa evolução neste fim de semana foi muito grande", encerrou o brasileiro

A última corrida em Fuji será realizadas às 03h30 deste domingo, pelo horário oficial de Brasília. Segundo a meteorologia, existe a possibilidade de chuva. Veja o resultado completo da etapa deste sábado:

1) Yuji Kunimoto
2) Yuhi Sekiguchi
3) Rafael Suzuki
4) Alexandre Imperatori
5) Katsuaki Kubota
6) Takashi Kobayashi
7) Koki Saga
8) Naoya Gamou
9) Kimiya Sato
10) Gary Thompson
11) Daiki Sasaki
12) Kazuki Miura
13) Yoshitaka Kuroda
14) Katsumasa Chiyo
15) Hajime Oonami
16) Tsubasa Mekaru
17) Tatsuru Noro
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-3 Brazil Open – Guimarães se recupera, vence a final e fica com o título de 2013
F313-FGuimaraes-300x199.jpg
A cidade de Brasília pode ser considerada a mais representativa na curta história do F-3 Brazil Open – torneio de verão da categoria base do automobilismo criado em 2010. Com o título conquistado por Felipe Guimarães neste domingo em Interlagos, a capital federal tornou-se o berço dos campeões dos últimos três anos, depois das conquistas de Lucas Foresti em 2011 e 2012.

O quarto e último dia de competição no F-3 Brazil Open 2013 foi reservado exclusivamente à corrida final. E foi o venezuelano Roberto La Rocca quem chegou como favorito, depois de vencer as duas corridas do sábado e, assim, garantir a pole position da decisão. Mas um problema no motor de seu carro obrigou La Rocca a parar nos boxes ainda na volta de apresentação e praticamente o tirou da briga.

Na pista, enquanto isso, Felipe Guimarães saía da quinta posição no grid para assumir a ponta ainda na primeira volta. Líder, não foi incomodado em nenhum momento e apenas tratou de abrir vantagem para seus concorrentes durante as 19 voltas da disputa. Assim, conquistou o Open e viu Dmitry Suranovich, da Rússa, ficar com o vice-campeonato.

“O final de semana inteiro foi de superação. Porque tive muitos problemas, principalmente ontem (sábado) nas duas corridas que eram importantes para o grid da Final. Tive que largar em quinto, mas fui confiante porque sabia que tinha um carro bom para liderar e ganhar o campeonato. Graças a Deus deu tudo certo”, comentou o piloto brasiliense, que trabalha para voltar a competir no automobilismo europeu – onde já disputou provas da GP3 Series e da A1GP.

E foi justamente de olho nas competições do Velho Continente que Dmitry Suranovich veio ao Brasil. O piloto russo vai disputar sua segunda temporada na GP3 e aproveitou o Open para intensificar sua preparação.

“Foi bom fazer quatro corridas e completar muitas voltas em um único fim de semana, especialmente porque nessa época, na Europa, não conseguimos treinar em pista por causa do inverno. O Open para mim foi um pouco mais difícil porque foi minha primeira vez em Interlagos e minha primeira vez com esse carro. Então eu precisei de mais tempo para me adaptar a essas novidades. Mas no geral foi bom terminar com o vice-campeonato”, comentou Suranovich.

Destaque do Open com duas vitórias no sábado, Roberto La Rocca lamentou o problema na decisão, mas considerou positivo o saldo de sua participação. “Infelizmente tive um problema ainda na volta de apresentação e tive de parar nos boxes para a equipe verificar o que estava acontecendo. Larguei do pit e até estava com um ritmo bom, mas começou a molhar a pista e isso dificultou a pilotagem. Mas estou satisfeito porque cumpri meu objetivo de me preparar para a temporada. Fiz três pódios e venci duas corridas no fim de semana, além de evoluir meu desempenho com o carro a cada sessão”, disse o venezuelano.

Pela categoria B, que utiliza os modelos F-301 da Dallara – enquanto na classe principal se usa os F-309 -, Eduardo Banzoli faturou o título depois de uma intensa disputa contra Gustavo Lima durante o fim de semana. “Estou feliz. Sem dúvida é um título importante para mim, porque o nível dos pilotos que correram aqui era bem alto. O fim de semana foi difícil porque quebrei nas duas primeiras provas, a terceira acho que foi a melhor corrida que eu fiz no automobilismo até hoje, com ultrapassagens e muita disputa, e a quarta bateria foi difícil de novo, mas graças a Deus deu tudo certo”, avaliou Banzoli, que também recebeu o Troféu João Leme por ter sido considerado o piloto mais combativo do fim de semana.

Para Gustavo Lima, homônimo do cantor sertanejo, “foi uma boa estreia com o carro de fórmula 3. Consegui brigar pelo título da B, andando entre os primeiros na geral. Infelizmente tive alguns imprevistos na Final que me tiraram da briga, mas foram coisas de corrida”, resumiu o paulista que vem da temporada 2012 na Fórmula Renault Alps, também na Europa.

Cumprindo seu propósito desde que foi idealizado em 2010 pelo ex-piloto Roberto Mourão, o F-3 Brazil Open 2013 serviu como pré-temporada para todos os seus participantes. Foi o caso, por exemplo, do paulista Raphael Raucci, que estreou na divisão principal depois de ter sido vice-campeão sul-americano da F-3 em 2012 na classe B. O piloto deve disputar novamente o torneio continental este ano e ressaltou a importância do evento em sua preparação.

“É uma boa maneira de abrir a temporada, com a chance de desenferrujar depois das férias. Ajuda muito na preparação no campeonato, porque é quilometragem que o piloto ganha com o carro, é preparo físico para disputar as corridas. Então é uma chance de melhorar bastante no início do ano”, disse Raucci.

A importância do evento nos preparativos também foi destacada por Rodrigo Contin, chefe da equipe Hitech Racing, agora bicampeã do evento. “É um campeonato extremamente válido para a categoria. Não só para os pilotos daqui, mas também para os pilotos de fora. Esse ano tivemos o Dmitry que viu no Open uma oportunidade de intensificar sua preparação para a GP3 Series, e o Roberto La Rocca que já tinha andado no ano passado e veio novamente”.

Com a conquista deste sábado, Felipe Guimarães se une a Lucas Foresti (2011 e 2012) e William Buller (2010) na lista dos vencedores do F-3 Brazil Open. Confira como terminou a corrida Final:

1) Felipe Guimarães (A), (19 voltas) 31:16.716
2) Dmitry Suranovich (A), a 1:15.536
3) Eduardo Banzoli (B), a 1 volta
4) Roberto La Rocca (A), a 5 voltas
5) Raphael Raucci (A), a 6 voltas
6) Gustavo Lima (B), a 16 voltas

Melhor Volta: Felipe Guimarães, 1:34.557 (média de 164,053 km/h), na 13ª volta
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F:3 calendar2013*

Date Track
08-09/03 (E) Test Barcelona
18-19/03 (I) Test Monza
23-24/03 (I) Monza
13-14/04 (GB) Silverstone
04-05/05 (D) Hockenheim
18-19/05 (GB) Brands Hatch
01-02/06 (A) Red Bull Ring
13-14/07 (D) Norisring
17-18/08 (D) Nürburgring
28-29/09 (NL) Zandvoort
19-20/10 (D) Hockenheim
26-27/10 (F) Paul Ricard
Teams & Drivers 2013
auer.jpg
blomqvist.jpg
buller.jpg
calderon.jpg
cerruti.jpg
cheever.jpg
derani.jpg
gelael.jpg
giovinazzi.jpg
gilbert.jpg
goddard.jpg
grenhagen.jpg
hill.jpg
king.jpg
latifi.jpg
lynn.jpg
marciello.jpg
mueller.jpg
nissany.jpg
rosenqvist.jpg
rudersdorf.jpg
serralles.jpg
suranovich.jpg
tincknell.jpg
vandelaar.jpg
wehrlein.jpg
wolf.jpg
zeller.jpg


autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F3 Européia – Derani marca pontos na corrida 3 e sobe no campeonato

185794_304021_dsc_1399_web_.jpg
O clima chuvoso deste domingo (24) não facilitou o trabalho dos competidores nas duas corridas que encerraram a primeira etapa da temporada 2013 da FIA F-3 Europeia e contou com a participação de 30 pilotos. A pista molhada do circuito de Monza, na Itália, ficou escorregadia e ocasionou muitos incidentes. Representante da Fortec Motorsports, o paulista Pipo Derani chegou a cruzar a linha de chegada da corrida 2 entre os Top 10, mas foi penalizado em 10 segundos e perdeu posições, caindo de nono para 19º. Na corrida 3, Pipo largou em quinto e permaneceu na posição até a prova ser cancelada, em virtude da chuva forte. Com o resultado, o brasileiro abriu sua pontuação no campeonato, aparecendo em 11º lugar na tabela, com 5 pontos.

Por conta da chuva torrencial, a corrida da manhã teve início com Safety Car e a pista só foi liberada após quatro voltas. Com o asfalto molhado, o spray d’água formado com a passagem dos carros prejudicou a visibilidade dos pilotos e muitos acabaram rodando ou saindo da pista.

Nos últimos cinco minutos da prova, um grave acidente envolvendo Måns Grenhagen, Jordan King e William Buller obrigou uma nova entrada do Safaty Car, que permaneceu na pista até fim o da disputa. Todos os envolvidos saíram ilesos.

Pipo Derani terminou a prova em nono lugar, completando as 14 voltas em 37min28s610, mas foi penalizado em dez segundos porque sua luz de chuva estava muito fraca e o carro #12 caiu para 19º lugar na classificação. “A direção de prova concluiu que eu era um perigo para outros competidores. Uma pena!”, desabafou o jovem de 19 anos, que na prova de sábado (23), que abriu a rodada, terminou em 11º.

Na corrida 2, o pole position Pascal Wehrlein e Raffaelle Marciello travaram uma disputa acirrada pela primeira posição. Wehrlein levou a melhor e Tom Blomqvist completou o pódio ao cruzar a linha de chegada em terceiro.

O tempo não mudou para a terceira corrida e a condição de pista molhada se tornou perigosa para dar continuidade à disputa. Os organizadores optaram por cancelar a prova logo na oitava volta. “Nesta última corrida não completamos 75% de prova e perdemos alguns pontos que seriam importantes. Foi um final de semana difícil e complicado, mas estamos rápidos e preparados para o próximo”, disse Derani, que largou em quinto no grid, manteve a posição e, com o resultado, abriu sua pontuação no campeonato com cinco pontos – aparecendo em 11º lugar na tabela.

Marciello e Wehrlein, respectivamente, subiram nos lugares mais altos do pódio mais uma vez. O terceiro colocado foi Alex Lynn.

O suiço Raffaelle Marciello é o atual líder com 55,5 pontos – 6,5 de vantagem para o vice, o alemão Pascal Wehrlein. Único brasileiro inscrito no campeonato, Derani aparece em 11º na tabela, com 5 pontos. A briga pelo título continua na próxima rodada tripla da segunda etapa, em Silverstone, na Inglaterra, nos dias 13 e 14 de abril.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Felipe Guimarães vence e pula na frente da Fórmula 3 Sul-americana

186710_306184_fe_tl1_guimaraes_web_-300x199.jpg
Felipe Guimarães venceu com facilidade, de ponta a ponta, a prova de abertura da Fórmula 3 Sul-americana, disputada na tarde deste sábado no Autódromo de Interlagos. O pole position Felipe, que na temporada passada fez algumas provas na principal categoria continental de monopostos, também participa da GP3 fora do Brasil, completou as 19 voltas em 29min58s231, média de 164,09 km/h. A segunda posição ficou com Raphael Raucci.

Na Fórmula 3 Light – Higor Hoffmann é o atual campeão – a vitória ficou nas mãos do argentino Bruno Etman com Eduardo Banzoli em segundo e Artur Fortunato em terceiro. O norte-americano Nicholas Silva, que estreou na categoria, teve problemas na largada e nem completou a primeira volta. A corrida marcada para este domingo às 14 horas tem a inversão da posição dos seis primeiros na corrida de sábado. O sexto sai na pole, o quinto em segundo, o quarto em terceiro, o quinto em segundo e o sexto larga na pole position.

Assim, o grid será composto por Higor Hoffmann em primeiro, Gustavo Frigotto em segundo, Eduardo Banzoli em terceiro, Brune Etman em quarto, Raphael Raucci em quinto e Felipe Guimarães em sexto lugar.

Resultado da corrida da Fórmula 3 Sul-americana neste sábado:

1) Felipe Guimarães (Hitech Racing), 29min58s231, média de 164,09 km/h.
2) Raphael Raucci (Hitech Racing), a 58s676
3) Bruno Etman (Cesário Fórmula) (Light), a 1min01s621
4) Eduardo Banzoli (Capital Motorsports) (Light), a 1min08s580
5) Gustavo Frigotto (EMB Racing), a 1min17s439
6) Higor Hoffmann (Cesário Fórmula), a 1min22s109
7) Artur Fortunato (Cesário Fórmula) (Light), a 1min22s243
8) Elias Azevedo (Cesário Fórmula) (Light), a 1 volta
9) Gustavo Myasava (Hitech Racing), a 2 voltas
10) Alexandre Doretto (Chenin Racing) (Light), a 8 voltas
11) Gaetano Di Mauro (RR Racing) (Light), a 12 voltas
12) Rodolfo Toni (RR Racing) (Light), a 13 voltas
13) Nicholas Silva (EMB Racing) (Light), a 19 voltas
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Daniil Kvyat faz pole position para GP3

lox2567-7058.jpg

Daniil Kvyat continua a dominar na GP3 em Abu Dhabi, conquistando a pole position para a primeira corrida do fim de semana. O piloto russo conseguiu reduzir a distância que o separa de Facu Regalia para apenas três pontos com este resultado, enquanto o argentino vai partir apenas da 10ª posição.

Kvyat conseguiu destronar Regalia do primeiro lugar da tabela na primeira fase da sessão, com o apoio do seu colega da MW Arden, Carlos Sainz Jr. Depois foi a vez de Kevin Korjus e Jack Harvey atacarem a pole position, até que Kvyat voltou a fazer o melhor tempo. Regalia cometeu um erro na sua segunda volta rápida e não conseguiu melhorar, ficando a mais de um segundo do tempo da pole position.

Tempos:
1º Daniil Kvyat (MW Arden) 1m55.473s
2º Nick Yelloly (Carlin) 1m55.753s
3º Kevin Korjus (Koiranen) 1m55.785s
4º Alexander Sims (Carlin) 1m56.221s
5º Jack Harvey (ART) 1m56.265s
6º Carlos Sainz Jr. (MW Arden) 1m56.392s
7º Conor Daly (ART) 1m56.442s
8º Patric Niederhauser (Jenzer) 1m56.487s
9º Dean Stoneman (Koiranen) 1m56.560s
10º Facu Regalia (ART) 1m56.722s
autosport.pt
 
Topo