• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

qual a vossa área de residência????

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Querias dizer Aveiro que até parece valença
1.jpg
Farol de Aveiro na praia da Barra


O Farol da Barra é o mais alto de Portugal e da Península Ibérica.



Construído entre 1885 – 1893, foi projectado por um autodidacta que levou de vencida os onze engenheiros que apresentaram plantas e maquetas.


O farol da Barra, custou na altura, a quantia de 51 contos aos cofres do estado.

A escadaria é composta por dois sectores: o primeiro, com 271 degraus, é uma escada em pedra, em forma de caracol; o segundo, é uma escada metálica, com 20 degraus (actualmente com elevador).


O cilindro tem de altura 44,5 metros, situando-se o foco luminoso a 62 metros, permitindo-lhe projectar os raios de luz a cerca de 60 quilómetros de distância, interceptando os faróis da Figueira da Foz e de Leça da Palmeira.



A sua inauguração foi levada a cabo por Bernardino Machado em 1893, então ministro das Obras Públicas, quando este visitou demoradamente a região.



Esta notável obra do século passado, erguida à entrada da barra, passou a velar pela segurança da navegação que até aí não dispunha de um ponto de orientação. Sem o farol, as embarcações da época eram frequentemente atraídas para terra, devido à ilusão de afastamento, provocada por uma porção de costa muito plana com as primeiras elevações a grande distância do mar.


A principal fonte luminosa era obtida por incandescência do vapor do petróleo. Só em 1950 o sistema iluminante passou a ser alimentado a energia eléctrica.



A principal componente do farol é a potente lâmpada, que projecta um feixe luminoso visível a 22 milhas náuticas de distância (cerca de 40 quilómetros).


:espi28:
 
Última edição:

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
2,928
Gostos Recebidos
50
Minha terra Natal Matosinhos. Na foto a norte Leça da Palmeira aonde eu resido a meio o Porto de Leixões a sul a cidade de Matosinhos.
Por_Mat_Matosinhos_A_00167.JPG
 

titafcp

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2013
Mensagens
1,170
Gostos Recebidos
0
A minha terra representa muito para mim, se um dia sair de cá vou sentir saudades
 

bertinho46

GF Ouro
Entrou
Abr 10, 2012
Mensagens
2,548
Gostos Recebidos
1
A minha terra representa muito para mim, se um dia sair de cá vou sentir saudades

Tens razão amiga!!!!

A minha terra tambem representa muito para mim,,,,,,

Se eu saír,,,vou ter que fazer nova casa,,,,,,e esta que deu tanto trabalho...lol

obs: mais uma vez desculpa estou a brincar,,,,,
mas para todos os efeitos,,,não saís ok??
estás aqui muito bem,,,,,,,
 

bertinho46

GF Ouro
Entrou
Abr 10, 2012
Mensagens
2,548
Gostos Recebidos
1
Que terra misteriosa é essa, que não podes revelar a sua origem???:crazynew3:

mjtc???

Mais misteriosa que Sintra??

Não sei se há!!!!!!:naodigas::est48::est48:

obs: amigo,,,, desculpa a obsvº mas é o que reza a lenda,,,,,,,,,

O Mistério da Estrada de Sintra,,,,:shy_4_02:

Misteriosa Sintra,
Um dos tesouros nacionais e uma das minhas 7 maravilhas do mundo.
Sintra é sem dúvida dotada de uma beleza natural e misteriosa, :shy_4_02:
bem como de um palácio surpreendente e curioso.

abraço
bertinho
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Bertinho, sabes que Sintra é conhecida pela vila dos fantasmas??? Por cada metro quadrado, existe um fantasma ou assombração!!!:est48:
 

bertinho46

GF Ouro
Entrou
Abr 10, 2012
Mensagens
2,548
Gostos Recebidos
1
Bertinho, sabes que Sintra é conhecida pela vila dos fantasmas??? Por cada metro quadrado, existe um fantasma ou assombração!!!:est48:

Amigo mjtc!!!!

Não digas mais nada,,ok???:shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02:

Eu sei!!!

Eu andei a trabalhar em Sintra,,,e aínda ando aqui com um fantasma agarrado!!!!

Acho que vou ter que subir 5 eucaliptos descascados
e 10 pinheiros com galhos,,,para o gajo saír,,,,,:naodigas::est48::est48::est48:

Foi o que aconselhou a bruxa,,,,,,,,:Espi06::Espi06:
 

bertinho46

GF Ouro
Entrou
Abr 10, 2012
Mensagens
2,548
Gostos Recebidos
1
Chama-se Vandoma.

Desculpe!!!!

mas sendo assim!!!!

Tomo a liberdade de dizer,, olá vizinha!!!!

Eu Recarei,,,,vizinho mais vizinho não há!!!!!:Espi06:

obs: amiga!! desculpe,,,mas nunca ouviu falar aí em vandoma de um maluco de recarei????:naodigas::est48::est48:

Pois!!!!!

Agora pense quem seja!!!!:Espi06::Espi06:
 

Avenches

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
270
Gostos Recebidos
0
Natural de Arcos de valdevez Minho

Vivo ém Avenches Suissa
 

titafcp

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2013
Mensagens
1,170
Gostos Recebidos
0
Acho que viver aqui foi uma boa escolha para mim.
 
Topo