• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Marcha-trás arranha

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Boas, estou com um "problema" quando meto a marcha-trás, muitas das vezes ela arranha e com o pé na embraiagem a fundo!! :S
O que será? o que fazer?
Até tenho vergonha quando arranha..., pois quem ouve pensa que sou maçarico e não meti bem como se não tivesse carregado na embraiagem a fundo...
Ajudem por favor...
obrigado
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boas, estou com um "problema" quando meto a marcha-trás, muitas das vezes ela arranha e com o pé na embraiagem a fundo!! :S
O que será? o que fazer?
Até tenho vergonha quando arranha..., pois quem ouve pensa que sou maçarico e não meti bem como se não tivesse carregado na embraiagem a fundo...
Ajudem por favor...
obrigado

Qual a marca e o modelo do carro?
 

armando cardoso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2008
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
Boas, estou com um "problema" quando meto a marcha-trás, muitas das vezes ela arranha e com o pé na embraiagem a fundo!! :S
O que será? o que fazer?
Até tenho vergonha quando arranha..., pois quem ouve pensa que sou maçarico e não meti bem como se não tivesse carregado na embraiagem a fundo...
Ajudem por favor...
obrigado

boasamigo, se morar perto de carcavelos talvez possa resolver o problema .E uma questao de ver o que se passa sem comprimisso contacte-me tel/967543039 armando.
 

mrbombas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 9, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
tenta fazer o seguinte, antes de tentares engatar a marcha atras engata a segunda velocidade e sem tirares o pe da embraiagem tentas meter a marcha atras, eu tambem tenho opel e isso nao e defeito e feitio...
tambem pode ser a cavilha que segura o selector na entrada da caixa e nada que 1 euro e meia hora de trabalho nao resolva...
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
tenta fazer o seguinte, antes de tentares engatar a marcha atras engata a segunda velocidade e sem tirares o pe da embraiagem tentas meter a marcha atras, eu tambem tenho opel e isso nao e defeito e feitio...
tambem pode ser a cavilha que segura o selector na entrada da caixa e nada que 1 euro e meia hora de trabalho nao resolva...

Boas, isso realmente resulta, meter uma 2ª por exemplo e depois a marcha-tás já não arranha..., mas não acho isto normal...:s também tenho um Corsa e não faz nada disto, nem é preciso "truques" para não arranhar :S
Secalhar é isso da cavilha... onde fica isso e que tenho de fazer?

Isto deve dar para afinar..., não será o cabo da embraiagem que é preciso afinar também?? :S

Alguém me ajuda?
Obrigado
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
tenta fazer o seguinte, antes de tentares engatar a marcha atras engata a segunda velocidade e sem tirares o pe da embraiagem tentas meter a marcha atras, eu tambem tenho opel e isso nao e defeito e feitio...
tambem pode ser a cavilha que segura o selector na entrada da caixa e nada que 1 euro e meia hora de trabalho nao resolva...

Tenho um astra gtc e tb me custa a entrar a marcha atrás e a 1ª, faço o que tu dizes e funciona bem... claro que não é solução para sempre, pode já ter alguns dentes partidos e as mudanças aí não entram mesmo..

Abraço
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Será que alguém pode ajudar com este pequeno problema??:shy_4_02:

obrigado
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Boas, isso realmente resulta, meter uma 2ª por exemplo e depois a marcha-tás já não arranha..., mas não acho isto normal...:s também tenho um Corsa e não faz nada disto, nem é preciso "truques" para não arranhar :S
Secalhar é isso da cavilha... onde fica isso e que tenho de fazer?

Isto deve dar para afinar..., não será o cabo da embraiagem que é preciso afinar também?? :S

Alguém me ajuda?
Obrigado

Então, ninguém tem outra solução?:right:
Obrigado
 

hoby1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Diz uma coisa isso faz sempre ou faz mais quando esta frio, se for isso muda a valvulina para mais fina ver se resulta,
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Diz uma coisa isso faz sempre ou faz mais quando esta frio, se for isso muda a valvulina para mais fina ver se resulta,

Boas, faz a frio e a quente..., logo pela manhã por exemplo, quando vou a tirar da garagem arranha quase sempre e quente também faz...:shy_4_02:

Obrigado
 

hoby1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
então e a embriagem pega muito em baixo, se sim tenta (tirar a folga) afinar para pegar mais a cima, (para desembriar melhor)
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Boas, essa embraiagem ja nem deve ter a prensa mt boa, e o disco deve ter as molas folgadas. Mas ja tive na oficina carros com esse sintoma e tive que abrir a cx para trocar o carreto da marcha-atras, tinha os dentes gastos.
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
então e a embriagem pega muito em baixo, se sim tenta (tirar a folga) afinar para pegar mais a cima, (para desembriar melhor)

És capaz de ter razão nisso..., já reparei que certa posição no curso do pedal não arranha e o truque de meter outra velocidade antes de engrenar a marcha-trás também resulta...:right:

Será que basta afinar o cabo da embraiagem??? será isso?

Obrigado
 

hoby1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Tenta afinar a embriagem, mas afinar tanto pode ser DAR como TIRAR foga depende da afinação que precisa.
Por vezes pouca folga faz as unhas da prensa irem muito a baixo e tocarem no disco mantendio a rodar e as mudanças baixas arranham, por sua vez Muita folga desembraia mal e o resultado é igual.
Se afinação não resultar tens de mander ver o disco ou a prensa pode haver por ai algum empeno
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
És capaz de ter razão nisso..., já reparei que certa posição no curso do pedal não arranha e o truque de meter outra velocidade antes de engrenar a marcha-trás também resulta...:right:

Será que basta afinar o cabo da embraiagem??? será isso?

Obrigado

Também já falei ao meu mecânico e ele disse que é normal desta caixa/motor e que a marcha-trás não tem afinação... :S será verdade??? eu não acho nada normal a marcha trás arranhar e em nas outras velocidades com o carro parado serem um pouco presas às vezes...

motor opel x14xe, caixa f15 acho eu, mas se não é esta então é f13

Pessoal do ramo, digam algo
obrigado
 
Última edição:

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boas
esses carros não tem afinação pois é hidraulico ou seja afina automaticamente e ja viu se a propria embraiagem esta boa?
ao arrancar com o carro em 1ª o carro treme ou vibra?
depois diz qualquer coisa.
 

potuguesmax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Boas
esses carros não tem afinação pois é hidraulico ou seja afina automaticamente e ja viu se a propria embraiagem esta boa?
ao arrancar com o carro em 1ª o carro treme ou vibra?
depois diz qualquer coisa.

Boas F.B.I, a embraige parece boa, ao arrancar em primeira não treme nem vibra e até arranca bem em 2ª...:shy_4_02:
 

doraxpto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
como já alguém frisou isso na Opel não é defeito é feitio, sempre que for necessário engrenar a marcha-atrás carregue 2 vezes na embraiagem, já não arranha

cumps
 

lycasblack

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Portuguesmax tambem tenho esse problema com uma opel astra 1.4, de manha entra bem a marcha a traz mas depois já so entra a arranhar. Em quanto é que pode ficar um arranjo desta natureza, prensa embriagem carretos?
 
Topo