Registo
    Oct 2010

Padrão garantia e reparação de pc

bom dia,
    gostaria, se possivel que alguem me ajudasse numa questão que tenho, que, mediante as respostas me fará ou não apresentar uma reclamação.

Adquiri um computador há menos de 2 anos e recentemente a placa grafica avariou. dirigi-me à loja a 19 de agosto, invoquei o problema e coloquei o pc para reparação.
    cerca de 2 semanas depois telefonaram-me a informar que detectaram o problema e a placa grafica iria para a marca para reparação ou substituição.

em 1 de outubro ( mais de 30 dias uteis após ter deixado o pc na loja) dirigi-me à loja questionado-me sobre o pc, ao que me indicaram que ainda estava na marca.
    além disso indicaram-me que teria de pagar 25 euros (valor hora) pelo diagnostico que foi feito na loja onde deixei o pc, valor que estava a pagar porque deixei o pc completo, pois se apenas tivesse levado só a placa gráfica não teria de pagar.

a questão é : posso pedir o pc de volta, reparado ou não e exigir o valor da placa gráfica?
    a parte dos 25 euros que tenho de pagar é legal?

obrigado pela atenção.

Registo
    Sep 2006

Padrão

topico movido para o local correcto

em relação a tua duvida, se ja passou mais de 30 dias, podes reclamar a loja a totalidade do dinheiro do pc em questão!

Registo
    Oct 2010

Padrão

mas existe uma coisa, que é por isso que tenho a duvida:
    a placa grafica não é fabricada na loja, ou seja, penso que existe a situação de quando o material é enviado para a marca os 30 dias não contam.

Registo
    Sep 2006

Padrão

Citação Postado originalmente por overmaximiano Ver Post
    mas existe uma coisa, que é por isso que tenho a duvida:
    a placa grafica não é fabricada na loja, ou seja, penso que existe a situação de quando o material é enviado para a marca os 30 dias não contam.
    Nada disso, são 30 dias a partir da data de entrega.

Registo
    Oct 2010

Padrão

isso está escrito nalguma lei ou dec lei? para eu poder fundamentar a reclamação??

Registo
    Aug 2007

Padrão

boas. como trabalho com garantias vou falar um pouco...

segundo a legislaçao em vigor até 19 junho 2008, dec lei 67/2003, se tiver provas dos periodos de tempo em que ficou impossibilitada de o usar estes sao automaticamente acrescentaveis ao periodo de garantia ( só tempos na casa de reparaçao, nao inclui loja ou tempo de transporte ), ...em casos de reparaçao em garantia nao se é obrigado a comunicar ao cliente quais as peças substituidas , devendo no entanto descrever por alto o que foi feito...quando a avaria é repetitiva o melhor a fazer é comunicar directamente com o representante maximo da marca em portugal e nao o concessionario ou loja e expor o problema, e nestes caso por meu conhecimento é costume efectuar-se troca do equipamento a nao ser que haja má fé da parte do cliente, mas as marcas tambem têm pessoal para ageriguar estas situaçoes...no seu caso se tem guardados os taloes de reparaçao e o problema se mantem, aconselho a contactar ja o representante

a partir de 20 junho aplica-se o dec lei nº84/2008

- nas trocas de aparelhos o cliente passa a ter mais 2 anos de garantia mas só valido uma vez ( na pratica um aparelho pode ter quase 4 anos garantia )
    - tempo maximo absoluto de reparaçao de 30 dias ( conta a partir do momento em que é entregue na loja, antes só a reparaçao )
    - isto é valido para bens de consumo
    - multas para as marcas que nao cumpram os prazos
    http://www.gforum.tv/board/549/24856...-garantia.html

Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Registo
    Oct 2010

Padrão

Obrigado pelo esclarecimento.

Tópicos Similares

1. garantia, tempo de reparacao
    Por hawk_ehz no fórum Dúvidas sobre assuntos do foro legal
    Respostas: 1
    Último Post: 28-04-2010, 07:56
  2. Ajuda: Reparação de aparelhos dentro da GARANTIA
    Por xicca no fórum Dúvidas sobre assuntos do foro legal
    Respostas: 6