• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atenção ao software pirata nas oficinas!

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
A ASSOFT com a ASAE e a Policia Judiciária fiscalizaram 200 Oficinas em Portugal dando origem até ao momento a dois Processos Crime e várias detenções de equipamento informático e de diagnóstico que tinham software técnico pirata,nomeadamente o Autodata, TecDoc e Vivd workshop.
Todas essas oficinas incorrem numa coima nunca inferior ao valor de três vezes o software ilegal encontrado,bem como a pena
acessória de três anos de prisão efectiva, podendo ser convertida em multa.
Por outro lado foram emitidos mandatos de captura para vários indivíduos que estão a distribuir software pirata na Internet.
Todas as oficinas que adquiriram essas versões irão por sua vez ser fiscalizadas, já que os mesmos para reduzirem as penas comunicaram quem foram os receptadores.

10-10-2010


Bem-vindo à AP Comunicação
 

Krofetys

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 10, 2010
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
Software

Boas Pessoal,

Li e reli o artigo do Moderador j.s@ntos que de facto mereceu a minha melhor atenção já que o artigo é referente ao meu ofício de pintura automóvel e acrescento um pouco mais de informação sobre o assunto de acordo com a formação que possuo e deixo em claro os problemas resultantes.

Desde 1970 até 2005 a abertura de mais de 3.000 oficinas de prestação de serviços ao ramo automóvel nas especialidades de mecânica, electricidade, chaparia e pintura existem cerca de 15.000 pessoas que não tiveram qualquer hipótese de fazer formação quanto mais possuir estudos e credenciais para a sua arte. Boa parte é da "velha guarda" que aprendeu aos poucos a sua arte e debaixo de condições em que foi ensinada como quem transmite conhecimentos de boca para boca e na prática constante por outros que já ao longo de anos vêm praticando essas artes e por este meio foram ensinados muito antes de haver formação de qualquer espécie.

Daqui resulta que não é o artesão muito experiente de anos de prática que tudo sabe e resolve só porque veio do tempo das cavernas, mas também não é o artesão que tem muita formação que tudo decide e resolve só porque é da era informática. E a meu livre pensar acrescento – com respeito profundo a todos os que lêem – que temos que julgar os culpados e os inocentes numa mesma balança com consideração de que as provas nos dizem vem o seguinte: “Não é o maior crente que se apresenta nas capelas todos os dias e muito bate no peito que vai para o céu e não o maior descrente que nunca lá põe um pé que vai para o inferno”.

Mas, o mundo automóvel muda a cada dia e de acordo com uma série de necessidades que abrangem as áreas reconhecidamente inquietas e nervosas da electrónica, da química e da engenharia. Saber a cada passo as alterações realizadas de cada vez que aparece um novo modelo transforma essa tarefa numa aprendizagem constante que exige uma formação contínua gigantesca ao longo dos anos e de acordo com cada nova alteração.

Quero com isto dizer, sem defender o software pirata ou legal, que a constante formação por cada nova alteração diária acabará por transformar-se numa operação de grande envergadura sem precedentes onde a maioria dos actuais operários especializados acabariam por passar metade do seu tempo útil de produção em constante formação. Tal acção não é possível nem quanto muito opção de muitos artesãos das suas diversas artes.

Há então a busca de ajudas exteriores que levam milhares de oficinas a irem procurar soluções para este problema der modo a poderem realizar os seus serviços ao mesmo nível das grandes e pequenas oficinas credenciadas para executarem tarefas específicas com base em programas específicos cujo preço e cedência completa com as respectivas chaves de activação não é viável, pois, a qualquer oficina ali da esquina.

Essa razão é a de que desde o nascimento dos cursos intensivos e da formação profissional - sistema do qual fui formando 2 anos - obriga por lei a que somente certo software específico e completo seja obtido e distribuído através da apresentação de uma "credencial" e sem a qual não há hipótese de conseguir o mesmo com todas as suas chaves senão recorrer aos mercados de software em estilo freeware e demonstração a que faltam as respectivas chaves e mais ainda um conjunto de activação em duas fases de informação que dará ao seu utilizador a totalidade do funcionamento a 100% do programa.

Se este sistema favorece o aparecimento de grande procura, logo favorece a causa de inúmeras cópias cuja legalidade e ilegalidade é observada pela lei e fiscalização. Um dos pontos que muitos utilizadores não sabem é o de que muitos actuais programas que são originais e colocados na internet – com a melhor das intenções de os colocar à mão e ajudar quem deles precisa – é que ao realizarem qualquer cópia e colocarem o mesmo fora de um ambiente privado são activadas directrizes na fonte original que detecta essa irregularidade e inutiliza as chaves de abertura total,

O Autodata – programa este que conheço muito bem e que afinal vem fornecido tanto com uma data de CD’s quanto de informação imprensa em vários volumes formato A3 – é um dos que agora está a ser muito investigado. Já outros programas de que sou utilizador na formulação e afinação de cores acabou por ser fiscalizado via internet por um consórcio distribuidor que apaga e penaliza toda e qualquer cópia no total ou bases parciais e inutiliza qualquer referência à disposição pública de chaves de activação e mesmo estas chaves adquiridas de modo particular serão detectadas em “duplicado” activando assim no próprio sistema a detecção de chaves duplas e ilegal distribuição mesmo que não tenha havido ligação à internet.

Nos próximos tempos, as oficinas que não possuam as devidas licenças legais expostas ao público e que garantem o uso interno de software genuíno levará a que qualquer utilização será largamente penalizada pelas entidades fiscalizadoras e desta feita sempre de surpresa total nas fiscalizações periódica e o actual sistema de novas leis irá cumprir os seus propósitos a todo o custo.

As novas leis estão já em vigor. :right:
 
Última edição:

@prendiz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2010
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Infelizmente é assim, cada vez mais a fiscalização irá apertar o cerco e por isso mesmo é que os homens que nos arranjavam alguma soluções para que nós não tivessemos de gastar pequenas fortunas a comprar software legal estão a desaparecer e por isso apesar dele ao que parece ter deixado de frequentar este site e outros, quero deixar aqui um grande agradecimento ao amigo xor_axax que muito me ajudou a poupar algum dinheiro em alguns softwares pois se eu tivesse que os comprar pelo preço deles, não o poderia fazer.
De qualquer maneira era bom que estes senhores fiscais se investigassem a si próprios pois eu conheço muito agente da autoridade que têm softwares ilegais instalados nos seus computadores, aliás a percentagem de gente em todo o mundo que tem computador e tenha todo o software instalado no seu computador legal, deve ser muito muito pequena.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Infelizmente é assim, cada vez mais a fiscalização irá apertar o cerco e por isso mesmo é que os homens que nos arranjavam alguma soluções para que nós não tivessemos de gastar pequenas fortunas a comprar software legal estão a desaparecer e por isso apesar dele ao que parece ter deixado de frequentar este site e outros, quero deixar aqui um grande agradecimento ao amigo xor_axax que muito me ajudou a poupar algum dinheiro em alguns softwares pois se eu tivesse que os comprar pelo preço deles, não o poderia fazer.
De qualquer maneira era bom que estes senhores fiscais se investigassem a si próprios pois eu conheço muito agente da autoridade que têm softwares ilegais instalados nos seus computadores, aliás a percentagem de gente em todo o mundo que tem computador e tenha todo o software instalado no seu computador legal, deve ser muito muito pequena.

Tem razão no que diz, mas infelizmente a eles ninguém os fiscaliza, com este andamento os pequenos acabam por fechar por falta de recursos financeiros a softwares caros.

cumpts
hell
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Uma oficina sem software como o autodata, tecdoc, workshop torna se mais dificil trabalhar e as micro empresas têm necessidade deles. O software piratado sempre foi ilegal como toda a gente sabe. Nestas fiscalizações se passassem de norte a sul do país centenas de oficinas tinham que fechar porque nem têm dinheiro para pagar altas burguesias de multas das indentidades reguladoras.

Por falarmos neste assunto deixo aqui o meu oval sobre este assunto, num pc portatil instalem os programas como o autodata e etc. Num pc pessoal já não a problema porque não está registado na firma e assim fica a firma livre destes macacos.

Reparem só aqui no forum no pedido do software autodata temos 98,021 visitas a este post é normal que milhares de pessoas tenham acesso a este programa como a mts.

Eu estou me burrifando para o que a Asae está fazendo porque assim o estado é que perde...:shy_4_02:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Uma oficina sem software como o autodata, tecdoc, workshop torna se mais dificil trabalhar e as micro empresas têm necessidade deles. O software piratado sempre foi ilegal como toda a gente sabe. Nestas fiscalizações se passassem de norte a sul do país centenas de oficinas tinham que fechar porque nem têm dinheiro para pagar altas burguesias de multas das indentidades reguladoras.

Por falarmos neste assunto deixo aqui o meu oval sobre este assunto, num pc portatil instalem os programas como o autodata e etc. Num pc pessoal já não a problema porque não está registado na firma e assim fica a firma livre destes macacos.

Reparem só aqui no forum no pedido do software autodata temos 98,021 visitas a este post é normal que milhares de pessoas tenham acesso a este programa como a mts.

Eu estou me burrifando para o que a Asae está fazendo porque assim o estado é que perde...:shy_4_02:

Plenamente de acordo contigo, o uso de um portatil pessoal para utilizar este tipo de software é o mais recomendado, pelo que eles nao lhe podem deitar a mao assim de qualquer maneira, com este tipo de ditadura comercial não são eles quem perdem.... pois estão se borrifando para nós :espi28:
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Plenamente de acordo contigo, o uso de um portatil pessoal para utilizar este tipo de software é o mais recomendado, pelo que eles nao lhe podem deitar a mao assim de qualquer maneira, com este tipo de ditadura comercial não são eles quem perdem.... pois estão se borrifando para nós :espi28:

É verdade e para quem não sabe a versão online do autodata está disponível completa por 770€ + Iva anual com actualização automática.

Só compra quem pode..:shy_4_02:
 

Krofetys

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 10, 2010
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
É verdade e para quem não sabe a versão online do autodata está disponível completa por 770€ + Iva anual com actualização automática.

Só compra quem pode..:shy_4_02:

Amigo j.s@ntos, eu explico-lhe como é que hoje em dia eles controlam o software e a sua distribuição de um modo que é pouco conhecido e uma outra maniera de o conseguir completamente e mais barato.

Por causa da cedência de cópias não autorizadas que foram feitas por quem possuia os programas em CD e DVD e por causa se terem verificado a existência de chaves de activação em duplicado, a maioria do software que é fornecido aos utilizadores somente é distribuido na condição de que seja instalado no PC do posto de trabalho sem haver qualquer distribuição de cópia e/ou original desse programa.

Com o software instalado não vai haver problemas de funcionamento com o mesmo já que este não pode ser alterado e só tem bases de consultas e as opções de guardar e imprimir. É impossível alterar seja o que for. Se houver problema a nivel de Hardware do PC, ai só se pode ligar ao fornecedor para que venha reinstalar no mesmo ou noutro Pc o tal programa.

Estas sãqo as condições actuais mesmo para mim e sempre que precisar de uma nova formula vou ter que entrar no sistema do fornecedor e deixar o programa actualizar-se sozinho depois de ter encaixado passwords.

Eu deixo em claro que entendi perfeitamente todos os problemas que atingem a maioria dos membros que aqui buscam os programas necessários para as suas tarefas e estou consciente da importância dos mesmos.

Mas. em Espanha há quem forneça os programas completos e muito mais barato do que é fornecido em Portugal. Dizem-me que a utilização de software original e legalmente obtidfo que tenha licenças e que se encontre dentro dos países da UE é legal aqui em Portugal. Por altura da fiscalização há que ter os recibos de compra à mão.

Se assim o for como me dizem, não há razão para pagarem mais dinheiro do que aquele que pedem noutro lado. Falta consultar os nossos colegas espanhóis e tirar isto a limpo. :right:
 
Topo