• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fiador penhorado

amstrong

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, fui fiadora de um automóvel do meu filho... pediu 13 mil euros na altura, como nunca pagou a divida já vai nos 17 mil euros... Por causa do seu incuprimento, vejo agora o meu salario penhorado em 1/3. Sou funcionária pública, aposentada, ganho um salário de quase 2 mil euros, e penhoraram-me 800 euros. Como também tenho dividas minhas a empresas de crédito facil, as quais andava a negociar e pagar, agora por causa desta penhora vejo -me impossibilitada de o fazer? Quais as hipoteses que tenho para resolver o meu problema? Outra questão tem a ver com o facto de se aproximar o recebimento do sub. de natal e gostava de perguntar se me vão penhorar no vencimento e no sub de natal?

Obrigado
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde
Uma vez assumida a obrigação de fiador, ficará responsável nos exactos termos em que se obrigou. Portanto, uma vez que o devedor principal, neste caso o seu filho, entrou em incumprimento, você como fiador será a pessoa responsável pelo incumprimento da dívida do devedor junto ao credor. Nada a fazer. Assinou um contrato em que assumiu essa obrigação. Só se o seu filho, nomear um outro fiador (coisa que vejo improvável alguém aceitar dadas as circunstancias) e a excluir a si do presente contrato.

Quanto aos subsídios de férias e natal podem ser penhorados nos mesmos termos que o salário (Código do Processo Civil artigo 824º).

Cpts
 

joaomoreira2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 11, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Pois, as situações com fiadores são sempre chatas. Tenho um familiar meu que também teve muitos problemas por ter sido fiador de um casal amigo. Mas se assinou o contrato de fiança será responsável pela dívida. Também há a questão da renúncia ao benefício da excussão prévia ou não. Se houve renúncia, o credor pode penhorar logo o fiador - bens e salário; se não houve renúncia ao benefício da excussão prévia o credor terá que penhorar primeiro os bens todos os devedor e só depois é que pode ir ao fiador.
Podes obter informações mais rigorosas aqui:
Quais os direitos dos fiadores? - Saldo Positivo...

Fiador - Fátima Pereira Mouta
 
Topo