• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ataques de Répteis

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
A maioria dos répteis é calma e prefere escapar em lugar de atacar os humanos, mesmo quando é ameaçada. É mais provável que você morra num acidente de trânsito ou por uma picada de abelha do que por uma picada de cobra, não importando onde você morar. Mesmo assim, milhares de ataques às pessoas são registrados no mundo inteiro a cada ano, muitos feitos por cobras venenosas e não venenosas. Como esses ataques acontecem em áreas rurais afastadas e em plantações, é muito difícil fazer uma estatística correta. Muitas picadas de cobras não são reportadas, até mesmo as fatais. Segundo estimativas, 5 milhões de pessoas são picadas por cobras todos os anos, das quais 125.000 morrem por envenenamento.

Ásia, África e América do Sul são os lugares com maiores probabilidades para picadas de cobras, principalmente fatais. Estima-se que 35.000 a 50.000 pessoas morrem por picadas de cobra por ano somente na Índia, devido à enorme população do país e ao grande número de trabalhadores na agricultura e nas florestas, que podem ter um contato mais freqüente com cobras venenosas. Em muitas regiões, o desmatamento para a agricultura tem incrementado muito o número de roedores e rãs, atraindo grandes quantidades de cobras. Normalmente, muitos trabalhadores são picados nessas áreas por cobras muito bem camufladas, que se escondem na vegetação densa. As principais culpadas do alto risco nos países asiáticos são as najas e as jararacas, principalmente a perigosa Víbora de Russell. Na Índia, no Oriente Médio e na África, a pequena e agressiva víbora Echis carinatus é responsável por muitas mortes que acontecem anualmente.

A picada de cobra também acontece nos países do Primeiro Mundo, principalmente na América do Norte e Austrália. Mas graças ao bom atendimento médico e a disponibilidade de conseguir antídotos caros, é possível evitar o aumento do número de vítimas fatais. Mesmo sendo a Austrália o lugar que tem o maior número de cobras venenosas, o país possui um baixo percentual de mortes por picadas de cobras; em média, apenas uma morte por ano. Dos 8.000 casos de vítimas de cobras venenosas nos Estados Unidos, morrem entre cinco a dez pessoas anualmente, principalmente por picadas de cascavéis, copperheads e moccasins.

Os crocodilos também são outros répteis que podem atacar as pessoas. Centenas de indivíduos são mortos por crocodilos na África todos os anos, devido à invasão do seu hábitat pelo aumento da população humana. Na Austrália, os ataques dos crocodilos de água salgada atraem a mídia, mas são muito raros. Em média, apenas uma morte por ano é reportada, graças à boa divulgação sobre o seu hábitat e sua agressividade.
 

ricardo fernandes25

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A destruição dos habitats pelo homem é causadora destas situações. Enquanto pensarmos só em nós, situações de ataques irão continuar.
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Eu nunca fui atacada por cobras apesar de conviver com elas algumas vezes, aprendi com os filmes que não devemos fazer gestos bruscos, assim como também outros animais selvagens ou não.
Recordo que uma vez em Odivelas ( arredores de Lisboa) andava eu a passear numa zona rural, e vi uma cobra vir ao longe, eu parei e ela não me viu, era uma cobra com 2 metro e tal, preta e com malhas amarelas, um exemplar magnifico e raro...quando ela passa por mim, quase no ar e mal tocando as ervas é reparou em mim e ela é que teve medo. Eu parada e ela manda um assobio de desespero coitada, fugiu a toda a velocidade e parecia que gritava.
E se calha a ser um agricultor no meu lugar, a coitada da cobra morria de certeza.
No fundo temos que saber lidar com os animais.. eu nem me mexi e também não fui atacada.

As pessoas tem que estar mais informadas a respeito dos animais. Manter uma distancia e não se fazer gestos bruscos. Qualquer animal reage com agressividade por medo e há que respeitar todos os seres vivos. Saber compreende-los, porque eles também tem a sua alminha, como nós temos a nossa.
 
Última edição:
Topo