• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quem tem medo dos cogumelos?

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
São associados a bruxas e duendes, podem ser fatais, uma vez ingeridos, ou alucinogénicos. Em Portugal, onde os casos de envenenamento têm feito notícia, os cogumelos ainda geram medo. Nada que o conhecimento não resolva.


José Pais, engenheiro florestal e colaborador da EcoFungos - Associação Micológica, diz que por cá os cogumelos ainda suscitam "muito medo", mas acredita que se combate "com conhecimento e experiência". "Não temos uma tradição forte de apanhar cogumelos", explica o vice-presidente da EcoFungos, Rui Simão, que admite a existência de uma carga negativa "relacionada com envenenamentos e mortes".

Truques para distinguir entre cogumelos comestíveis e venenosos, envolvendo alho ou objectos de prata? São mitos. Importa, sim, saber identificá-los. "Há uma grande diversidade. Alguns são facilmente confundíveis. Precaução é a palavra de ordem", frisou Sílvia Neves, técnica do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, numa sessão promovida, recentemente, pela Câmara Municipal de Góis.

Em "À Descoberta dos Cogumelos" aprendeu-se sobre a identificação destes fungos e as boas práticas na colheita. Por exemplo, preservar o micélio (estrutura a partir da qual nascem os cogumelos), evitando remexer o solo, ou fazer o transporte em cestos de vime ou outro material com orifícios, para ser semeador.

Entre os participantes esteve João Gama, técnico de agricultura que começou a apanhar cogumelos silvestres para consumo aos 6 anos, por hábito familiar. Sem registo de incidentes, até porque a apanha se cingia a cinco espécies. Colher só as que se conhece bem é uma regra de ouro.

"Os cogumelos são o parente pobre da floresta", defende Rui Simão, que os vê como "uma riqueza florestal que está a ser desaproveitada no nosso país", nomeadamente, por "falta de legislação". Na sua óptica, "não são protegidos e ainda não lhes damos o devido valor comercial", sendo que, além de potencial económico, têm potencial turístico.

Rosário Alves, directora executiva da Forestis - Associação Florestal de Portugal, também defende o aproveitamento deste recurso, "muito valorizado" em países como Espanha, França ou Itália, nomeadamente, através da "criação de uma fileira comercial".

JN
 

sapoverde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2011
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Não há que ter medo de colher e comer cogumelos, desde que se conheça os que sao próprios para consumo.
Existem cogumelos que têm veneno mas que ao serem cozinhados já nao há perigo.
Nao há nada como comprar um bom livro sobre o tema ou aprender com quem sabe no campo :espi28:
Na altura deles lá vou eu para a floresta apanhar-los e depois deliciar-me com uma excelente refeição.
Deixo aqui um pequeno guia de boas práticas.
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Existem cogumelos que têm veneno mas que ao serem cozinhados já não há perigo.

Olá

Eu adoro cogumelos,no entanto só como comprados, pois não conheço quais são os bons para comer. Mas mesmo se conhecesse não arriscaria meu amigo.

É um alimento muito tóxico se não for aquele que é comestível.

Pelo que dizes perdem o veneno ao serem cozinhados mas há muitas intoxicações alimentares com cogumelos e pelo que sei não é de os comerem crús!!!!!

Ou será? Acho que não.

Gosto muito deles mas cá distingui-los não é comigo:shy_4_02:

:spi70[1]:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Eu não .nem lhes toco ,agora existe cogumelos que dão cá um power ,que até a barraca abana hehehehe

logo+aumente+seu+penis+com+cogumelo+do+sol.jpg

cogumelo.jpg

ihihihihihihihi!!Esta não resisti hehehehe
 
Última edição:

sapoverde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2011
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Pelo que dizes perdem o veneno ao serem cozinhados mas há muitas intoxicações alimentares com cogumelos e pelo que sei não é de os comerem crús!!!!!

Ou será? Acho que não.
Existem muitos tipos de cogumelos, uns que ao serem cozinhados perdem a toxicidade e os outros nem assim lá vão.
Para quem quiser na altura deles passear na floresta e colher, só tem que fazer uma coisa, que é só apanhar aqueles que tem caerteza que não são tóxicos.

O amigo Zé Metal & Company, postou umas imagens bem engraçadas :Smiling:
Existem aqueles que têm efeitos psicadélicos bem agradáveis mas que não aconselháveis a pessoas mais 'sensíveis'. :crazynew3:
 

ruionze11

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
307
Gostos Recebidos
0
Eu não tenho medo nenhum, aqui na minha zona existem muitas variedades de cogumelos.
Aqui desde pequeninos que sabemos quais os comestiveis (míscaros, tortulhos, frades, agasalhos etc etc) e os venenosos.
...é uma das poucas vantagens de viver no interior do nosso querido país...
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Eu estive quase 4 anos em Inglaterra e lá aprendi a não viver sem cogumelos.

Hoje, os cogumelos, especialmente o "champion" está presente em quase todas as minhas refeições.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Olá

Eu adoro cogumelos,no entanto só como comprados, pois não conheço quais são os bons para comer. Mas mesmo se conhecesse não arriscaria...

:spi70[1]:

De fato, faço estas palavras da tinita.:espi28:
 
Topo