Página 14 de 44 Primeiro ... 413 14 1524 ... Último
  1. #196
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Dakar tem partida oficial este sábado

    Tudo a postos para a primeira edição sul-americana do Dakar.


    Os competidores estão já em Buenos Aires, onde a partir da passada quarta-feira, às 8 horas locais (menos três que em Portugal Continental) se realizaram as formalidades administrativas e técnicas, num processo que só hoje terminou.

    Na sexta-feira, entre as 17 e as 23 horas, terá a lugar a primeira apresentação pública das equipas, com a passagem de cada um dos concorrentes pelo pódio de partida, aonde regressarão na madrugada de sábado, 3 de Janeiro, para o arranque oficial da primeira de 14 etapas que completam o figurino desta 31ª edição. E para aperitivo, nada como uma especial de 371 km, a maior alguma vez apresentada aos concorrentes no início de um Dakar.

    As primeiras etapas

    Etapa 1 - Buenos Aires/Santa Rosa
    Sábado, 3 de Janeiro 2009
    Ligação: 166 km; Especial: 371 km; Ligação: 166 km: Total: 733 km
    Esta etapa será a ocasião para descobrir a vasta planície. Os competidores nunca começaram um Dakar com uma especial tão extensa. Com quase 400 km de pista, maioritariamente em planície, poderá ser a mais rápida de todo o trajecto. Ideal para solucionar todos os problemas de adaptação e a diferença horária.

    Etapa 2 - Santa Rosa/Puerto Madryn
    Domingo, 4 de Janeiro 2009
    Ligação: 7 km: Especial: 237 km; Ligação: 600 km: Total: 837 km
    A maior etapa do Dakar não será necessariamente a mais difícil. Será necessário cuidado, especialmente com o equipamento. A primeira parte de especial será bem rápida com trechos de areia. A precisão dos navegadores será essencial.

    Etapa 3 - Puerto Madryn/Jacobacci
    Segunda-feira, 5 de Janeiro 2009
    Ligação: 70 km; Especial 616 km; Ligação: 8 km; Total: 694 km
    Com uma especial de mais de 600 km, os competidores entram na estrada da Patagónia que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem-se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.

    ETAPA A ETAPA

    Data Partida > Chegada Etapa Especial
    3/01 Buenos Aires > Santa Rosa 733 km 371 km
    4/01 Santa Rosa > Puerto Madryn 837 km 237 km
    5/01 Puerto Madryn > Jacobacci 694 km 616 km
    6/01 Jacobacci > Neuquen 488 km 459 km
    7/01 Neuquen > San Rafael 763 km 506 km
    8/01 San Rafael > Mendoza 625 km 395 km
    9/01 Mendoza (ARG) > Valparaiso (CHL) 816 km 419 km
    10/01 Jornada de repouso em Valparaiso
    11/01 Valparaiso > La Serena 652 km 294 km
    12/01 La Serena > Copapio 537 km 449 km
    13/01 Copiapo > Copapio 690 km 670 km
    14/01 Copapio (CHL) > Fiambala (ARG) 680 km 215 km
    15/01 Fiambala > La Rioja 518 km 253 km
    16/01 La Rioja > Cordoba 753 km 545 km
    17/01 Cordoba > Buenos Aires 792 km 227 km
    18/01 Cerimónia de Pódio em Buenos Aires
    AS

  2. #197
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão "Sentinel" e "Iritrack": Amigos dos concorrentes do Dakar


  3. #198
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Homens ricos, Homens pobres...

    O Dakar é um dos poucos eventos à escala mundial que coloca lado-a-lado os pilotos super-profissionais aos mais perfeitos amadores. Objectivos muito diferentes, mas uma motivação única. Veja o vídeo:

  4. #199
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão As mulheres no Dakar

    Em 1997, Jutta Kleinschmidt converteu-se na primeira mulher a vencer uma etapa do Dakar. Quatro anos depois, a piloto alemã colocava as mulheres pela primeira vez no topo da classificação geral. Antes dela, muitas passaram pela prova mais dura do mundo.

  5. #200
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Veículos fora do comum no Dakar

    No Dakar sempre foi possível ver os mais sofisticados carros, mas na história do rali, muitos ousaram ir pelo caminho mais difícil ao transporem as dunas do Sahara aos comandos de "bombas" como o Citroen 2 Cv ou Renault 4L ou ainda um Rolls-Royce...

  6. #201
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão As dunas do deserto do Atacama

    Todos os que acharam, inicialmente, que com a passagem do Dakar para a América do Sul se acabavam as dunas, desenganem-se, já que o deserto de Atacama tem zonas com dunas tão grandes, pelo menos, como o Sahara. Por isso, estas imagens continuam a fazer sentido...

  7. #202
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão A dureza dos reconhecimentos

    Para que não restem dúvidas da dureza da prova que a ASO montou na América do Sul, vejam o vídeo que se segue, onde o experiente Jean-Pierre Fontenay ficou bloqueado durante horas durante uma travessia de dunas nos reconhecimentos.

  8. #203

    Registo
    Oct 2006
    Idade
    42
    Posts
    13

    Padrão Rally Dakar 2009 Tv Live coverage

    Bons dias

    Alguem sabe alem dos feeds , onde se pode seguir o Rally Dakar Argentina - Chile, em que sat ???

    Algum site que tenha essa informação ???

    Nascimento

  9. #204
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Marc Coma lidera, Hélder Rodrigues é sexto


    O Dakar Argentina-Chile já está na estrada. Cyril Desprès, em KTM, foi o primeiro motard a partir de Buenos Aires para a etapa inaugural da mais recente edição do rali mais duro do mundo.
    Marc Coma lidera, Hélder Rodrigues é sexto -

    E aos primeiros quilómetros desenha-se já o duelo que poderá vir a marcar esta edição do Dakar. Largando primeiro, Desprès passou na frente ao km 48, com 12 segundos de avanço sobre Marc Coma, também em KTM.

    No entanto, à passagem do km 134, o espanhol ocupava já a liderança, apenas por um segundo de vantagem.

    Em terceiro, no km 134 está o chileno Francisco Lopez, ao passo que o norueguês Pal Anders Ullevaster, com uma KTM privada, ocupa o qquarto posto, à frente de Farres Guell e de Hélder Rodrigues.

    O piloto português da Lagos Team, que partiu em quinto, ocupou a quarta posição neste parcial durante bastante tempo, mas acabou por cair para o sexto posto, já a quase seis minutos do líder (5m54seg).AS

  10. #205
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Carlos Sainz na frente do Dakar

    Carlos Sainz está a começar o Dakar ao ataque. O piloto espanhol da Volkswagen lídera a primeira especial à passagem do km 48, com dois segundos de vantagem sobre o segundo, que é Al-Attyiah, em BMW.

    Numa primeira parte de especial bastante renhida, os seis primeiros classificados cabem no intervalo de um minuto, com a maior novidade a ser a ausência de carros da Mitsubishi nesse lote.

    O melhor carro nipónico, pilotado por Luc Alphand, ocupa a sétima posição, a 1m01s, logo na frente dos seus colegas, Stéphane Peterhansel e Juan Roma.

    Na frente, os seis primeiros lugares são ocupados por pilotos da Volkswagen e BMW. De Villiers, em VW é o terceiro, na frente de Mark Miller, também num carro germânico.

    Guerlain Chichérit é o quinto, uma posição na frente de Dieter Depping.

    Mais informações quando disponíveis.

  11. #206
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Marc Coma vence primeira etapa


    Foi uma etapa animada aquela que deu inicio à competição das motos no Dakar Argentina-Chile e que terminou com Marc Coma como vencedor.
    Marc Coma vence primeira etapa -

    Numa especial em que o terreno plano era uma constante, os pilotos encararam este primeiro dia com grande à vontade, com Marc Coma e Cyril Desprès a marcarem o ritmo.

    Os dois pilotos adoptaram um andamento sem paralelo, com o espanhol a superiorizar-se ao piloto da Repsol KTM, com uma vantagem que foi sendo gradualmente ampliada.

    Se a etapa tinha começado bem para Desprès, não terminou da melhor maneira já que nos úlitmos quilómetros um erro de navegação fez o francês perder bastante tempo, terminando a etapa a mais de 40 minutos do líder.

    O primeiro dia ficou ainda marcado pela boa performance do polaco Jacek Czachor, em KTM, que foi subindo posições até terminar no segundo lugar, logo na frente de Miran Stavnovik e Frans Verhoeven.

    Em quinto ficou o norte-americano Jonah Smith, em sexto David Frétigné e em sétimo o norueguês Per Anders Ullevalseter.

    Hélder Rodrigues começou a prova em boa forma, rodando de forma consistente entre os cinco primeiros, mas entre o CP3 e o final alguns problemas custaram muito tempo ao piloto da Lagos Team, que terminou em 16º, logo atrás de Paulo Gonçalves.

    O piloto da Honda esteve em muito bom nível, rodando num ritmo consistente e conseguindo chegar a Santa Rosa cinco segundos antes de Rodrigues.

    Quem também não teve vida fácil nesta primeira etapa foi o francês David Casteau, que a braços com problemas nos pneus e um furo logo após o CP2 poderá ter hipotecado as suas hipóteses de uma boa classificação, ao perder mais de uma hora para o mais rápido.



    Luís Ferreira foi o 40º, terminando a 53.21s do mais veloz, ao passo que João Rosa foi 54º a 57.52s. Bianchi Prata foi o 77º do primeiro dia, a mais de uma hora de distância.

    AS

  12. #207
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Chichérit assume o comando

    Guerlain Chichérit lidera a primeira especial à passagem do CP3 (km 248), com um BMW, logo na frente de Dieter Depping, que está apenas a 14 segundos, prova de que a etapa dos autos tem sido bastante renhida.

    Em terceiro está Nasser Al-Attiyah, com outro BMW, a apenas 41 segundos do primeiro. Nos três lugares seguintes estão três carros da Volkswagen, com Giniel De Villiers em quarto, Mark Miller em quinto e Carlos Sainz em sexto.

    Só em sétimo aparece o primeiro dos Mitsubishi Racing Lancer, com Juan Roma à frente de Luc Alphand e de Stéphane Peterhansel. No entanto, Alphand tem experienciado alguns problemas com o motor diesel do seu carro, ainda que pareça não o estar a afectar em demasia.

    Quanto aos portugueses, e uma vez que ainda não existem informações relativas ao CP3, o melhor no Km 48 era Leal dos Santos, na 31ª posição, a 4m16s do melhor tempo. Francisco Inocêncio era 53º, o seu irmão Nuno 58º e Adélio Machado 81º. Martine Pereira era 86º.

    Mais informações assim que disponíveis.
    AS

  13. #208
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Al-Attiyah e BMW vencem no primeiro dia


    A BMW e Nasser Al-Attiyah levaram a melhor e venceram a primeira especial com 2m17s de avanço sobre o espanhol Carlos Sainz, da Volkswagen numa etapa em que as distâncias entre os primeiros nunca foram muito grandes.

    Al-Attiyah e BMW vencem no primeiro dia -

    A etapa inaugural deste Dakar acabou por ser um duelo entre as alemãs BMW e Volkswagen, com a primeira a vencer a primeira batalha. Já a Mitsubishi, grande favorita à vitória final não teve um dia fácil, com os seus pilotos a ficarem sempre atrás dos melhores das duas eqiuipas germânicas.

    Attiyah impôs o seu X3 CC na especial rápida que ligou Buenos Aires a Santa Rosa, com Carlos Sainz a oferecer uma boa réplica, bem como Giniel de Villiers e Mark Miller, os outros dois pilotos da Volkswagen, que se quedaram pelo terceiro e quarto lugar, sendo que o mais distante está a 4m21s.

    Em quinto surge, então, Luc Alphand, no primeiro dos Mitsubishi, já a 4m44s do vencedor da tirada, e que contou com alguns problemas no propulsor diesel do seu carro, o que o fez perder ainda mais tempo. Ainda assim, terminou a etapa onze segundos à frente de Stéphane Peterhansel.

    Logo atrás deste surge o argentino Orlando Terranova, num BMW, que se conseguiu superiorizar ao terceiro Racing Lancer, pilotado por Juan Roma.

    O polaco Holowczyc surge em nono com a sua Nissan, ao passo que Van Merksteijn fecha o top 10.

    Embora seja apenas o primeiro dia, os azares já começaram a suceder. Guerlain Chichérit, piloto que chegou a estar na liderança, foi obrigado a parar ao km 290, desconhecendo-se se terá continuado em prova. Difícil ficou também a vida de Dieter Depping, da Volkswagen, que após uma boa metade de prova se viu relegado para posições bastante secundárias, já a uma hora do mais rápido, mas ainda assim a terminar.

    Quanto aos portugueses, o melhor colocado é Francisco Inocêncio (com Paulo Fiúza), que ocupa o 55º lugar a 46m12s, ao passo que o seu irmão Nuno Inocêncio (com Jaime Santos) é o 62º, a 47m30s. Leal dos Santos (e Pires de Lima) ocupam o 64º posto, a 48m57s. Os restantes concorrentes lusos ainda não cruzaram a linha de chegada.

    Classificação:

    1 Al Attiyah BMW 2h36m15s
    2 Sainz Volkswagen +2m17s
    3 De Villiers Volkswagen +2m40s
    4 Miller Volkswagen +4m21s
    5 Alphand Mitsubishi +4m44s
    6 Peterhansel Mitsubishi +4m54s
    7 Terranova BMW +5m09s
    8 Roma Mitsubishi +5m11s
    9 Holowczyc Nissan +7m44s
    10 Van Merksteijn BMW +10m39s

    55 Inocêncio (Franc.) Mitsubishi +46m12s
    62 Inocêncio (Nuno) Mitsubishi +47m30s
    64 Leal dos Santos BMW +48m57s
    AS

  14. #209
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Desprès e Casteau desolados, Marc Coma feliz


    No rescaldo da primeira especial do Dakar Argentina-Chile, a competição das motos não terá deixado grandes saudades a Cyril Desprès (na foto) e a David Casteau, dois dos favoritos que perderam bastante tempo com a etapa de hoje. Motivos para sorrir terá, certamente, o espanhol Marc Coma que não deu hipóteses a qualquer outro piloto.
    Desprès e Casteau desolados, Marc Coma feliz -

    "O problema desta especial era a distância. Controlei o meu ritmo cautelosamente, à espera do momento certo, numa etapa atípica", disse Coma após a tirada, ciente, no entanto de que nada está decidido ao cabo de um dia.

    "O que aconteceu com os outros também me poderia ter acontecido a mim. Vi que o Desprès tinha problemas com a sua roda traseira após o reabastecimento do CP2. Depois disso, tentei abrir a distância", completou Coma.

    Já Desprès lamentou a sua sorte. "A câmara-de-ar rebentou devido a um corte num pneu. Como resultado, não fazia sentido colocar uma nova. Se o pneu estiver bom, pode-se fazer, mas neste caso não a podia reparar. E pronto. O que eu queria era um inicio de Dakar tranquilo. Mas esta manhã estava um gelo e à tarde demasiado quente", explicou o francês, que está a mais de 40 minutos de Coma.

    Mas, se para Desprès a etapa foi azíaga, para David Casteau a sorte foi mesmo 'madrasta', com o piloto a chegar ao final da etapa completamente desolado. "Já pilotei em muitos ralis. Julgo que não merecia isto. Dou tudo a um desporto que amo...", começou por dizer o francês. "Esta manhã, parti com um nó no estômago. Tens de ter cuidado, mas é difícil estar sempre a dizer a ti próprio 'ataca, não ataques, ataca, não ataques'...", observou Casteau, que ao fim dos primeiros 100km sentiu que algo estava mal, embora tenha decidio não parar.

    "Eu só queria chegar ao ponto de reabastecimento. Devia ter parado e como resultado [de não o ter feito] rebentei o pneu. Quando pus uma nova câmara-de-ar, o pneu rebentou logo. Felizmente, tenho bons companheiros que me ajudaram a reparar o pneu. Espero que consigam terminar", acrescentou.

    Para o resto deste Dakar, Casteau não faz grandes planos doravante. "Venci o rali dos Faraós por 1m30. Hoje, um rali-raid decide-se por uma questão de minutos. Na Tunísia, ao fim de três mil quilómetros perdi por 40 segundos para o Isidre Esteve. Mas agora a distância é de vários minutos, mesmo uma hora!", observou.

    "Quando se tem um dia assim, perde-se a fé. Perde-se logo a fé, por isso pensei na minha família, que fez muitos sacrifícios por isto", terminou um inconsolável David Casteau.

    AS

  15. #210
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Ricardo Leal dos Santos atrasado pelo turbo


    Depois da grande festa que levou meio milhão de argentinos a assistir à pré partida do Dakar 2009, o dia de hoje assinalou o início da competição, com uma etapa muito rápida a abrir as hostilidades. Para Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, o começo foi marcado por alguns percalços:

    "Era uma etapa que tinha tudo para fazer um bom resultado, porque o nosso carro é bastante rápido. Infelizmente, quando se apanha um adversário que não facilita a ultrapassagem e em vez de a 175km/h, somos obrigados a ir a 150, o tempo perdido vai aumentando", explica Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "A juntar a essa situação tivemos, já na ponta final da etapa, um problema com o turbo, que nos obrigou a um andamento ainda mais lento. É pena, mas nada está perdido. Ainda há muita prova e vamos conseguir recuperar".

    Amanhã disputa-se a maior etapa do Dakar (837 kms) que não será necessariamente a mais difícil. A primeira parte de especial, com apenas 237 quilómetros de extensão, será bem rápida e com trechos de areia. Segunda a organização a precisão dos navegadores será essencial.AS

Página 14 de 44 Primeiro ... 413 14 1524 ... Último

Tópicos Similares

  1. Passeio todo terreno
    Por cprcosta no fórum Convívios
    Respostas: 1
    Último Post: 22-12-2013, 21:55
  2. Road Books de Todo-Terreno
    Por satteam no fórum Automoveis Todo-o-Terreno
    Respostas: 7
    Último Post: 22-12-2009, 02:05
  3. Manuais de Viaturas Todo-o-Terreno
    Por F.B.I. no fórum Automoveis Todo-o-Terreno
    Respostas: 0
    Último Post: 03-01-2009, 23:03
  4. Todo o terreno
    Por Opium® no fórum Videos
    Respostas: 1
    Último Post: 26-04-2008, 23:33
  5. Todo-o-terreno no Piódão
    Por satteam no fórum Vídeos, Fotos e Eventos
    Respostas: 0
    Último Post: 28-03-2008, 00:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar