• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TT - Todo o Terreno

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Erro de navegação custa lugar no pódio a Ruben Faria

Piloto português perdeu quase vinte minutos na etapa e acabou por cair quatro lugares na classificação geral
368x276

Na jornada que marcou a entrada da caravana do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 em solo chileno, um pequeno erro de navegação de Ruben Faria ditou a perca de preciosos minutos em termos de classificação da etapa e a descida amarga de quatro lugares na classificação geral da prova, para o sétimo posto, a 27 minutos e 7 segundos do líder, Marc Coma.
“Apesar de hoje enfrentarmos uma especial curta, com apenas 207 quilómetros, sabíamos que a navegação seria preponderante, tal como aconteceu ontem. Numa zona de montanha falhei uma pista e acabei por perder cerca de 15 minutos, o suficiente para me afundar para o 26º posto onde estava no “waypoint” seguinte, o quarto. Depois foi tentar recuperar, mas era muito complicado e apenas consegui terminar em 22º na especial”, explicou o piloto português.
Hélder Rodrigues foi quinto e subiu três posições na geral
O dia de entrada no Chile acabou por não ser muito feliz para o piloto de Olhão, que desta forma desceu para o sétimo posto da classificação geral, mas não será por isso que vai baixar os braços: “Antes pelo contrário. Antes de me perder estava a pouco mais de um minuto do Cyril e do Marc, e estou a apenas sete minutos do terceiro lugar que era meu esta manhã. As corridas são mesmo assim e comparando com o ano passado estou bem melhor na classificação geral. O Dakar apenas começou ontem e todos estamos sujeitos a erros. Amanhã vou sair mais atrasado do que tem sido normal, mas vou tentar recuperar o máximo possível para me juntar novamente aos pilotos da frente e lutar pelo menos pelo terceiro posto, perfeitamente ao meu alcance neste momento”.
Depois da chegada desta quarta-feira a Calama, a caravana prepara agora a etapa que vai levar o Dakar até Iquique, nesta quinta-feira, com uma especial com 426 quilómetros, onde as pistas pedregosas e as dunas vão marcar presença. “Será novamente um dia difícil, mas perfeito para tentar a recuperação do tempo perdido hoje”, frisou Ruben Faria.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Sainz lidera nos carros e Despres nas motos no Rali Dakar

A terceira etapa do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 teve como vencedores Nasser Al-Attiyah nos carros e Marc Coma nas motos, com a liderança da geral a pertencer a Carlos Sainz e Cyril Despres
CarlosSainz-Dakar2011-001_250.jpg

Nasser Al-Attiyah (Volkswagen) venceu, nesta terça-feira, a terceira etapa da competição de automóveis do Rali Dakar Argentina-Chile 2011, entre as cidades argentinas de San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy.
Al-Attiyah, segundo classificado da prova em 2010, cumpriu o percurso cronometrado em 3 horas, 42 minutos e 20 segundos, tendo sido seguido pelo actual campeão e líder do Rali Dakar, o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen), a apenas 25 segundos. Na terceira posição chegou o tricampeão do Dakar, o francês Stephane Peterhansel (BMW), a 59 segundos.
Na classificação geral dos carros, Sainz lidera com 9h12:05, com vantagem de 3 minutos e 34 segundos sobre Al-Attiyah e de 4 minutos e 19 segundos sobre Peterhansel, terceiro posicionado. Entre os portugueses, Ricardo Leal dos Santos continua a ser 13º classificado da geral, a mais de uma hora (1:06.29) de Sainz, depois de ter concluído a terceira etapa na 12ª posição, enquanto que Francisco Inocêncio ocupa o 62º posto da geral, após ter concluído a especial do dia no 41º posto.
Nas motos, o espanhol Marc Coma (KTM), campeão de 2006 e 2009, venceu a terceira etapa, de 521 quilómetros de especial entre San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy. Coma cumpriu o troço cronometrado em 4 horas, 18 minutos e 55 segundos, seguido pelo líder e actual detentor do título do Rali Dakar, o francês Cyril Despres (KTM), a 2 minutos e 21 segundos, e pelo português Paulo Gonçalves (BMW), a 3 minutos e 36 segundos do vencedor.
RubenFaria-Dakar2011-003_250.jpg

Com esta vitória, o piloto espanhol reduziu a sua desvantagem para Despres na classificação geral, ficando a apenas 14 segundos do líder, enquanto Ruben Faria, que nesta terça-feira foi quinto classificado, ocupa a terceira posição, a 9 minutos e 38 segundos, sendo imediatamente seguido por Paulo Gonçalves.
Relativamente aos restantes pilotos lusos em prova na competição reservada às motos, Hélder Rodrigues foi oitavo classificado na etapa e subiu para igual posição na geral, Pedro Oliveira foi 25º na etapa e é 26º na geral, Pedro Bianchi Prata foi 35º na especial e é 31º na geral, João Rosa foi 88º na etapa, após vários percalços, e é 66º na geral, Fausto Mota foi 74º no dia e é 70º da geral e, por fim, Rui Oliveira foi 75º classificado da especial e ocupa o 71º lugar da geral.
A quarta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 está agendada para esta quarta-feira e ligará San Salvador de Jujuy a Calama, no Chile, num total de 761 quilómetros, 207 dos quais cronometrados. Entretanto
Classificação geral dos carros

Tempo
1
Carlos Sainz 9h12:05
2
Nasser Al-Attiyah a 3:34
3
Stéphane Peterhansel a 4:19
(...)
13
Leal dos Santos a 1h06:29
(...)
62
Francisco Inocêncio a 6h34:13
Classificação geral das motos
Pos.
Piloto
Tempo
1
Cyril Despres 9h38:58
2
Marc Coma a 14s
3
Ruben Faria a 9:38
4
Paulo Gonçalves a 10:43
(...)
8
Hélder Rodrigues a 19:21
(...)
26
Pedro Oliveira a 1h06:07
(...)
31
Pedro Bianchi Prata a 1h14:38
(...)
66
João Rosa a 2h27:50
(...)
70
Fausto Mota a 2h31:29
71
Rui Oliveira a 2h32:35
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Francisco Inocêncio consegue grande recuperação no Dakar

Após ter sofrido um percalço, que obrigou a perder muito tempo, Francisco Inocêncio voltou à acção e recuperou várias posições na geral do Rali Dakar Argentina-Chile 2011
FranciscoInocencio-Dakar2011-002_250.jpg

A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa, do Red Line Off Road Team, tem vivido dias atribulados neste início do Rali Dakar Argentina-Chile 2011. Apesar da alegria de um 17º lugar da classificação geral na primeira etapa e oitavo melhor tempo entre os pilotos privados, a dupla lusa sofreu um revez no dia seguinte, quando a Nissan Navara deu volta e meia numa esquerda traiçoeira, que já antes tinha traído o americano Mark Miller e o seu Volkswagen Touareg.
A equipa foi forçada a esperar pelo seu camião de assistência e com isso perdeu cerca de quatro horas. Mas nem tudo foi mau, já que, tendo em conta o potencial da equipa, a organização entendeu ser uma medida de segurança colocar a Nissan a partir assim como a outros pilotos que tiveram problemas, logo após os 20 primeiros. Foi por isso que a Nissan da dupla portuguesa arrancou para a terceira etapa atrás dos americanos Robby Gordon, Mark Miller e do chileno Eliseo Salazar.
Neste dia, Francisco Inocêncio até estava a dar bem conta do recado (22º no WP8), quando “perto da neutralização, as bombas de gasolina aqueceram e deixaram de trabalhar”. “Estivemos parados cerca de 20 minutos até que o carro voltou de novo a trabalhar. Não sei se esta situação ainda tem algo a ver com o acidente de ontem [segunda-feira], mas foi mais uma infelicidade já que estávamos a andar muito bem. Esta noite a nossa assistência vai fazer uma longa revisão a tudo aquilo que ainda não foi visto e vamos ter confiança para que sem exageros consigamos recuperar mais posições nos próximos dias”, referiu o piloto luso, que foi 41º classificado na etapa e ocupa a 62ª posição.
FranciscoInocencio-Dakar2011-002_460.jpg
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
João Rosa termina com dificuldade e pondera abandono do Dakar

O piloto português teve diversos percalços ao longo da etapa, incluindo um acidente que deixou João Rosa fisicamente debilitado, o que poderá originar o seu abandono precoce
JoaoRosa-Dakar2011-002_250.jpg

A terceira etapa do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 foi preenchido pela ligação a San Salvador de Jujuy, vinda a caravana da localidade de San Miguel de Tucumán. João Rosa sofreu alguns percalços ao longo da jornada que o levaram a cumprir a totalidade do dia em sofrimento, estando à beira do abandono.
Num total de 752 quilómetros, 521 perfizeram a especial do dia, que se dividiu em duas fases. A primeira parte do percurso foi marcada por areia e desfiladeiros rochosos e, após a neutralização, os pilotos deram entrada numa zona de plena vegetação florestal. Durante a manhã, João Rosa perdeu o banco da sua Yamaha WR450, o que o levou a descer posições bastante significativas.
“Foi um dia complicado, comecei por perder o banco da mota e levei muito tempo a tentar encontrá-lo… Depois ainda tive de tentar recuperar as posições perdidas, eram algumas, mas o pó estava a complicar-me a vida”, sublinhou o empresário e piloto.
Em fase de recuperação, João Rosa acabou por sofrer uma queda que o fez terminar atormentado. “Apanhei uma vala quando ia no pó de outro concorrente que me fez bater forte, acabei por sofrer uma compressão da coluna! Consegui terminar, mas fui visto de imediato pelos médicos e amanhã já não devo sair, infelizmente não consigo respirar fundo. São assim as corridas”, referiu entristecido o vianense.
A etapa desta quarta-feira une San Salvador de Jujuy a Calama, com um enlace de 554 quilómetros e uma especial de 207. O Rali Dakar 2011 começa a dar entrada no Chile, estando à vista a entrada no deserto do Atacama. A noite para João Rosa previa-se de pleno descanso, estando ainda por decidir a sua perfeita continuidade em prova.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Portugueses da Dakarteck prosseguem no Rali Dakar

Pedro Oliveira foi 34º classificado na etapa e desceu para o 27º lugar da geral, Fausto Mota foi 47º na especial e é agora 60º da geral e Rui Oliveira ocupa agora a 67ª posição da classificação geral
Dakarteck-Dakar2011-001_250.jpg

A caravana acordou bastante cedo para abandonar temporariamente a Argentina com destino a Calama, no Chile. Esta etapa era composta por 761 quilómetros, dos quais 207 de especial cronometrada. O dia foi bastante duro para os pilotos Dakarteck, pois apesar de terem efectuado uma especial curta, a ligação subiu a mais de 4.800 metros de altitude, com temperaturas por vezes negativas.
Hoje não foi o dia de Pedro Oliveira, pois apenas foi 34º classificado, descendo ao 27º posto da geral. “O dia de hoje foi muito duro, começando por acordar de madrugada para fazer muitos quilómetros de moto. O piso era bastante duro e seco, tornando a tracção quase impossível. É preciso muita atenção aos obstáculos e ao fim de muito quilómetro torna-se difícil”, disse Pedro Oliveira, visivelmente cansado.
Dakarteck-Dakar2011-002_250.JPG

De parabéns está Fausto Mota, que, com uma toada atacante, efectuou o 47º melhor tempo do dia, subindo 10 posições e sendo agora 60º da geral. O nortenho, bastante satisfeito, comentou: “Fiquei bastante motivado com o dia de hoje. Já tivemos zonas com alguma navegação e consegui conciliar isso com alguma rapidez em pista. Subi bastante na classificação e vou tentar manter o ritmo”.
Rui Oliveira, um pouco mais atrás, devido a uma pequena queda, é agora 67º da classificação geral. “O dia de hoje foi bastante marcante. Um frio de morrer, que conseguimos combater com quatro ou mais camadas de roupa interior. Cumpri mais uma vez a etapa de uma forma regular e ainda ajudei um piloto que teve uma queda aparatosa. De uma forma geral creio que foi uma boa etapa”, afirmou o piloto luso.
A etapa de quinta-feira terá cerca de 450 quilómetros, dos quais 423 quilómetros serão de especial, havendo apenas uma pequena ligação ao sair de Calama, onde os pilotos aproveitarão para aquecer as motos. Será um dia bastante completo e físico, com zonas lentas e de bastante pedra, seguido de pista aberta em areia, terminando junto ao mar na bonita estância balnear de Iquique.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Coma assume liderança nas motos e Sainz lidera nos carros

Nas motos, Marc Coma venceu a quarta etapa do Rali Dakar 2011 e “roubou” a liderança a Cyril Despres, enquanto que nos carros Carlos Sainz voltou a vencer e reforçou a liderança da geral
MarcComa-Dakar2011-001_250.jpg

O espanhol Marc Coma (KTM) assumiu a liderança do Rali Dakar Argentina-Chile 2011, remetendo para o segundo posto da geral o francês Cyril Despres (KTM), primeiramente por dois escassos segundos que, já após o final da prova, foram aumentados para 10 minutos e 2 segundos, depois de ter sido imposta uma penalização ao piloto gaulês.
Coma venceu a quarta etapa do rali sul-americano, uma especial entre Jujuy (Norte da Argentina) e Calama (Norte do Chile), cumprida nos Andes, a 4.800 metros de altitude e com um total de 207 quilómetros, num total de 761 quilómetros de tirada. Francisco Lopez Contarto (Aprilia) terminou a especial no segundo lugar e é terceiro da geral, a 20 minutos e 12 segundos de Coma.
Hélder Rodrigues (Yamaha) foi o melhor português nesta etapa ao cortar a meta na quinta posição, passando posteriormente para quarto do dia, em consequência da penalização de Despres, e ascendendo assim ao quinto posto na classificação geral. O piloto lisboeta completou a especial em 2.10.55 horas, mais 6 minutos e 55 segundos que Coma.
Por outro lado, Paulo Gonçalves (BMW), que mantém a quarta posição da classificação geral, foi apenas 18º na etapa, enquanto que o melhor português em prova até ao momento, Rúben Faria (KTM), chegou na 22ª posição, com o tempo de 2.21.43 horas, tendo caído para o sétimo da geral, devido a um erro de navegação.
Relativamente aos outros pilotos lusos em prova nas motos, Pedro Oliveira concluiu a quarta etapa no 34º posto e é 27 da geral, Pedro Bianchi Prata foi 66º na tirada e é 37º da geral, Fausto Mota foi 47º da especial e é 60º da geral, enquanto que Rui Oliveira terminou a etapa na 79ª posição e ocupa agora o 67º lugar. Pelo caminho nesta edição do Rali Dakar ficou, mais uma vez, João Rosa, que não conseguir recuperar das mazelas sofridas na coluna na terceira etapa e foi aconselhado pelos médicos da prova a abandonar.
CarlosSainz-Dakar2011-002_250.jpg

Nos carros, Ricardo Leal dos Santos (BMW), chegou a Calama no 11º posto, a 11.35 minutos do espanhol Carlos Sainz (1.57.09 horas), que voltou a vencer e reforçou a liderança da classificação geral, na qual o piloto luso ocupa a 12ª posição. O qatari Nasser Al Attiyah (Volkswagen) concluiu a etapa em segundo lugar, a 50 segundos do madrileno, e segue no segundo lugar da geral, a 4 minutos e 24 segundos do líder. O francês Stéphane Peterhansel (BMW) conseguiu a terceira colocação do dia, a 1 minuto e 22 segundos, e ocupa igual posição na geral, a 5 minutos e 41 segundos.
O outro piloto português que conduz um carro na mítica prova de todo-o-terreno, Francisco Inocêncio (Nissan), foi forçado a parar durante a etapa, devido ao sobreaquecimento das bombas de gasolina, e conclui a tirada na 62ª posição, tendo caído para o 83º posto da classificação geral dos automóveis.
Relativamente às outras duas categorias, o argentino Tomas Maffeis lidera nos quads, com 1 minuto e 54 segundos de vantagem sobre o compatriota Alejandro Patronelli, enquanto que nos camiões a liderança pertence ao russo Vladimir Chagin, com 8 minutos e 41 segundos de vantagem em relação ao compatriota Firdaus Kabirov.
Nesta quinta-feira realiza-se a quinta etapa da edição de 2011 do Rali Dakar Argentina-Chile, entre Calama e Iquique, com uma extensão de 459 quilómetros, 423 dos quais cronometrados. Entretanto, confira com o LusoMotores a classificação geral da prova nas motos e nos carros.

Classificação geral dos carros

Pos.
Piloto
Tempo
1
Carlos Sainz 11h09:14
2
Nasser Al-Attiyah a 4:24
3
Stéphane Peterhansel a 5:41
(...)
12 Leal dos Santos a 1h18:04
(...)
83
Francisco Inocêncio a 7h40:42

Classificação geral das motos

Pos.
Piloto
Tempo
1
Marc Coma
11h43:12
2
Cyril Despres a 10:02
3
Lopez Contardo
a 20:12
4
Paulo Gonçalves a 25:40
5
Hélder Rodrigues a 26:02
(...)
7
Ruben Faria a 27:07
(...)
27
Pedro Oliveira a 1h32:46
(...)
37
Pedro Bianchi Prata a 1h55:54
(...)
60
Fausto Mota a 2h51:51
(...)
66
Rui Oliveira a 3h12:04
-
João Rosa abandonou (3ª etapa)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Francisco Inocêncio: "Não há etapa nenhuma que não nos aconteça algo"

Bombas de gasolina voltaram a atrasar dupla portuguesa, que continua muito atrás na classificação geral
368x276

Francisco Inocêncio foi hoje novamente forçado a uma paragem não prevista no troço de 200 quilómetros da etapa que ligou San Salvador de Jujuy a Calama, no Chile. Com cerca de 40 quilómetros percorridos e já depois de ter conseguido ultrapassar quatro concorrentes que tinham partido à sua frente, a Nissan Navara deu sinal de sobreaquecimento nas bombas gasolina e o carro parou, só voltando a trabalhar 25 minutos mais tarde.
Para Francisco Inocêncio este ”está a ser um início de corrida bem azarado. A primeira etapa correu tão bem e agora não há etapa nenhuma que não nos aconteça algo. Esta situação das bombas já tinha sido vista esta noite pelos mecânicos, mas o problema é por certo mais complicado. Vamos tentar que amanhã, na entrada da prova no deserto tudo corra, bem para melhorarmos a nossa classificação”.
O que se segue:
5ª Etapa - Calama / Iquique – 423 km de Sector Selectivo
Durante a especial de amanhã os pilotos terão que lidar com uma grande variedade de terrenos e cada um exige um tipo de condução especial. Depois de um começo lento em trilhos rochosos e difíceis, a passagem por um "salar" também obrigará a baixar a velocidade média: esta secção, de apenas um punhado de quilómetros, irá manter os pilotos ocupados durante cerca de uma hora. No entanto, o fim do dia terá lugar num amplo terreno fora de pista com cerca de cem quilómetros. A descida até Iquique será apimentada com um festival de dunas que promete uma mão cheia de emoções para todos os caçadores de e sensações fortes. Em frente ao mar, os pilotos irão descer uma ladeira de 2,3 km com uma inclinação média de 32%!
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Paulo Gonçalves: "Etapa não correu bem, perdi-me logo ao início"

Numa etapa com muitas dunas e pó, Paulo Gonçalves caiu para o 19º lugar e Pedro Bianchi Prata para o 66º lugar
368x276

O Dakar 2011 abandonou, provisoriamente, a Argentina iniciando-se em território chileno. Na quarta etapa, a ligação, de 521kms, foi realizada entre as cidades de San Salvador de Jujuy e Cálama. Esta etapa revelou-se, como previsto, uma das mais duras até agora. Com uma pequena especial de 207 kms, os pilotos tiveram de ultrapassar muitas dunas e muito pó.
Com estas exigentes características, a navegação tornou-se problemática para todos os pilotos. A Equipa Bianchi Prata teve de ultrapassar muitas dificuldades mas conseguiu terminar a etapa. O piloto Paulo Gonçalves caiu para o 19º lugar e Pedro Bianchi Prata para o 66º lugar.
Paulo Gonçalves manteve o 4º lugar na classificação geral, o piloto resume a etapa de hoje: “Não correu tão bem como a etapa de ontem. Perdi-me logo ao início, o que me levou a ficar com um atraso de quinze minutos. Mas o rally ainda tem muitas etapas e de tudo vou fazer para encurtar a distância. A BMW G 450RR continua a mostrar-se imbatível. “
O piloto Pedro Bianchi Prata perdeu também muito tempo nesta etapa mas mostra-se pronto para recuperar: “A etapa de hoje correu mal. Uma pedra embateu na moto e partiu o carter. Mais uma vez tive de andar devagar, a etapa tinha muito pó e foi, no geral, bastante dura. Vou tentar reduzir a desvantagem nas próximas etapas. “
A quinta etapa do Dakar Sul-Americano fará a ligação entre Calama e Iquique. A especial terá 423 km, onde vão imperar pistas cheias de pedras.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Ainda não foi desta, João Rosa abandona prova

Médicos de prova aconselharam-no ao abandono antecipado devido a uma compressão na coluna vertebral
368x276

Depois de ter terminado o quarto dia do Dakar Argentina-Chile 2011 em sofrimento, causa-efeito dos contratempos sofridos ao longo dos quilómetros que uniram San Miguel de Tucumán a San Salvador de Jujuy, João Rosa está oficialmente fora de prova. À terceira participação na maior aventura do Todo-o-Terreno mundial, o sonho continua por realizar!
Na etapa de ontem, durante a manhã, João Rosa começou por perder o banco da sua moto e, consequentemente, depois de algum tempo na tentativa de o encontrar, viria a descer mais de trinta posições na tabela classificativa. Na tentativa de redimir o sucedido, por entre o pó que pairava no ar, o vianense pôs mãos à obra mas acabou por sofrer um forte impacto na passagem por uma vala que lhe causou uma compressão na coluna vertebral. Hoje, os médicos de prova aconselharam-no ao abandono antecipado. «Por precaução, os médicos de prova aconselharam-me a não partir para a etapa de hoje! Uma nova pancada poderia colocar a minha mobilidade em risco… Esta lesão pode muito bem comprometer a minha continuidade na modalidade», comentou o empresário após a decisão médica.
Hélder Rodrigues foi quinto e subiu três posições na geral
A verdade é que não há duas sem três e, tal como em 2009 e 2010, João Rosa acabou por desistir ao final do terceiro dia de etapas cronometradas. Este ano, o veterano ainda conseguiu terminar o dia, mas deu por terminada a sua participação no rali Dakar. Depois de ter arrancado na 92ª posição, Rosa chegou a ocupar o 47º posto da geral, mas com os percalços de ontem desceu ao 66º.
«Sentia-me bem, mas infelizmente a sorte continua a não estar do meu lado, ou então, se calhar, até posso achar que tive muita sorte nas consequências do que aconteceu», referiu, desconsolado. «O que mais queria era chegar ao fim, mas a saúde está primeiro, vamos ver o que o tempo diz. As corridas são mesmo assim, nem sempre correm como esperamos», disse.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: "Tive de atirar o carro para cima do Roma para o passar"

Problema no sentinel do carro de Nani Roma obrigou piloto português a «atirar» carro para cima do piloto espanhol para o ultrapassar
368x276

Um problema no sentinel instalado na Nissan do espanhol Nani Roma impediu Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza com o BMW X3 CC da equipa oficial X-Raid, de terminarem a quarta etapa do Rali Dakar Argentina Chile no «Top 10».
“Apanhei o carro do Roma ao quilómetro 30 e por muito que tentasse ele não me deixava passar. O Paulo accionou por diversas vezes o sentinel até que tive de usar outros métodos. Quase que atirei o carro para cima do dele e resultou. No final da prova pediu-me desculpa, pois o sentinel dele estava avariado e não se tinha apercebido que estávamos a tentar ultrapassá-lo”, salientou Ricardo Leal dos Santos no final de uma especial onde ficou a 12s do Top 10.
Carlos Sainz bate Al-Attiyah; Leal dos Santos sobe uma posição
A especial da etapa que ligou San Salvador de Jujuy a Calama no Chile começou a 3.400 metros de altitude e Ricardo Leal dos Santos gastou 2h08m44s a percorrer os 207 quilómetros cronometrados, fazendo o 11º tempo, subindo para igual posição na classificação geral.
Classificação da quarta etapa (auto):
1. Carlos Sainz (VW), 1h57min09s
1. Nasser Al-Attiyah (VW), +00m50
3. Stephane Peterhansel (BMW), +01m22
4. Giniel De Villiers (VW), +02m17
5. Mark Miller (VW), +02m43
6. Orlando Terranova (BMW), +04m04
7. Guerlain Chicherit (Mini), +04m38
8. Krzysztof Holowczyc (BMW), +05m56
9. Leonid Novitsky (BMW), +10m35
10. Guilherme Spinelli (Mitsubishi), +11m23
11. Ricardo Leal dos Santos (BMW), +11m35
12. Nani Roma (Nissan), +13m39
Classificação geral após quarta etapa (auto):
1. Carlos Sainz (VW), 11h09min14s
2. Nasser Al-Attiyah (VW), +04m24
3. Stephane Peterhansel (BMW), +05m41
4. Giniel De Villiers (VW), +19m14
5. Krzysztof Holowczyc (BMW), +27m45
6. Orlando Terranova (BMW), +33m11
7. Leonid Novitsky (BMW), +49m40
8. Guilherme Spinelli (Mitsubishi), +59m45
9. Nani Roma (Nissan), +01h08m32
10. Mark Miller (VW), +01h08m36
11. Christian Lavieille (Nissan), +01h13m27
12. Ricardo Leal dos Santos (BMW), +01h18m04
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Cyril Despres penalizado em dez minutos

Penalizado em dez minutos por ter falhado um controlo na saída de Jujuy, durante a ligação de 554 km até o início da quarta especial
368x276

O «motard» francês Cyril Despres (KTM) foi penalizado em dez minutos por ter falhado um controlo na saída de Jujuy, durante a ligação de 554 km até o início da quarta especial, disputada esta quarta-feira.
O francês, que terminou a etapa no segundo lugar, atrás do espanhol Marc Coma (KTM), mantém mesmo assim a segunda posição na classificação geral, mas agora com um atraso de 10m02 para Coma. Na terceira posição encontra-se Francisco 'Chaleco' Lopez, em Aprilia, já a vinte minutos do primeiro.
Hélder Rodrigues foi quinto e subiu três posições na geral
Na quarta posição está Paulo Gonçalves (BMW) a mais de 25 minutos de Coma, logo seguido de Hélder Rodrigues (KTM), que ontem subiu três posições. Rubén Faria, por outro lado, caiu na classificação e está agora na sétima posição da geral.
Mais atrás, Pedro Oliveira (27º), Pedro Bianchi Prata (37º), Fausto Mota (60º) e Rui Oliveira (66º), mantém um ritmo de cautela para chegar ao final da competição.
Classificação geral após quarta etapa (motos):
1. Marc Coma (KTM), 11h43m12
2. Cyril Despres (KTM), +10m02
3. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +20m12
4. Paulo Gonçalves (BMW), +25m40
5. Helder Rodrigues (Yamaha), +26m02
6. Juan Pedrero Garcia (KTM), +26m23
7. Ruben Faria (KTM), +27m07
8. José Helio Rodrigues (BMW), +27m16
9. Jordi Viladoms (Yamaha), +30m11
10. David Casteau (Scherco), +30m20
11. Jonah Street (Yamaha), +31m38
12. Olivier Pain (Yamaha), +32m27

27. Pedro Oliveira (Yamaha), +01h32m46

37. Pedro Bianchi Prata (BMW), +01h55m54

60. Fausto Mota (Yamaha), +02h51m51

66. Rui Oliveira (Yamaha), +03h12m04
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Paulo Gonçalves vence quinta etapa do Dakar (motos)

O português Paulo Gonçalves (BMW) venceu a quinta etapa do Rali Dakar, disputada entre Calama e Iquique, no norte do Chile, na distância de 423 quilómetros.

Paulo Gonçalves, que era já o melhor português na geral, assina assim a segunda vitória nacional no prestigiado rali, ainda que no primeiro dia Rúben Faria tenha depois sido penalizado (a vitória acabou atribuída a Marc Coma).

O português concluiu a tirada em 5.12,23 horas, ficando o mais directo perseguidor, o chileno Francisco Lopez (Aprilia) a 2,19 minutos. Quanto aos restantes portugueses, Hélder Rodrigues foi sexto, logo seguido por Rúben Faria.

O espanhol Marc Coma (KTM), quarto do dia, conservou a liderança.

Eis as classificações:

Etapa:
1. Paulo Goncalves (POR/BMW), os 423 quilómetros em 5.12,23.
2. Francisco Lopez (CHI/Aprilia), a 2,18 minutos
3. Frans Verhoeven (HOL/BMW), a 2,19.
4. Marc Coma (ESP/KTM), a 3,58.
5. Cyril Despres (FRA/KTM), a 4,10.
6. Helder Rodrigues (POR/Yamaha), a 10,01.
7. Ruben Faria (POR/KTM), a 12,05.
8. Jonah Street (EUA/Yamaha), a 15,15.
9. Pal Ullevalseter (NOR/KTM), a 17,01.
10. Juan Pedrero Garcia (ESP/KTM), a 17,36.

Geral:
1. Marc Coma (ESP/KTM), 16.59,33 horas
2. Cyril Despres (FRA/KTM), a 10,14 minutos
3. Francisco Lopez (CHI/Aprilia), a 18,32.
4. Paulo Goncalves (POR/BMW), a 21,42.
5. Helder Rodrigues (POR/Yamaha), a 32,05.
6. Ruben Faria (POR/KTM), a 35,14.
7. Juan Pedrero Garcia (ESP/KTM), a 40,01.
8. Jonah Street (EUA/Yamaha), a 42,55.
9. Jordi Viladoms (ESP/Yamaha), a 44,23.
10. Frans Verhoeven (HOL/BMW), a 49,55.

"bola"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Stephane Peterhansel vence e ameaça Carlos Sainz

Stephane Peterhansel, em BMW X3 da equipa X-Raid, foi hoje o mais rápido no sector selectivo de 423 quilómetros da quirta etapa do Dakar 2011, entre Calama e Iquique, no Chile, batendo a armada Volkswagen. Nasser Al-Attiyah foi segundo, a 1m24s do francês, enquanto Carlos Sainz foi terceiro, perdendo 3m15s para Peterhansel.

"Conseguimos ultrapassar Al-Attiyah e Sainz ao aproveitar um erro de navegação por parte deles. Depois foi a nossa vez e cometi um pequeno erro que nos deixou próximos", explicou Peterhansel. "A competição está a ser muito equilibrada, os três primeiros estão separados por menos de três minutos. Espero que continue assim até o dia de descanso", acrescentou.

Paulo Gonçalves vence etapa; três portugueses no «top7»

Giniel De Villiers e Mark Miller, ambos em Volkswagen Race Touareg, voltaram a não ter argumentos para lutar pelas primeiras posições, terminando em quarto e quinto, respectivamente.

Mais atrás ficaram os dois BMW X3 CC de Krzysztof Holowczyc (sexto) e Orlando Terranova (sétimo), a quase meia hora de Peterhansel, seguidos do primeiro não BMW ou Volkswagen, o Mitsusbishi Racing Lancer do brasileiro Guilherme Spinelli.

Na classificação geral, Stephane Peterhansel reduziu para 2m26 a diferença para Sainz, ultrapassando, uma vez mais, Nasser Al-Attiyah, que caiu para a terceira posição, a sete segundos do francês. A luta pela vitória parece estar confinada a estes três pilotos, visto que o quarto classificado, Giniel De Villiers está já a mais de 21 minutos do primeiro.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, o piloto português do BMW X3 alcançou o 12º tempo, a mais de uma hora do mais rápido na etapa, mantendo idêntica posição (12º) na classificação geral, mas já a quase duas horas e meia de Sainz.

A outra equipa portuguesa nos automóveis, Francisco Inocêncio e Pedro Velosa, foi obrigada a abandonar a competição, devido a problemas mecânicos no Nissan Navara, em consequência do acidente sofrido durante a segunda etapa.

Francisco Inocêncio abandona devido a problemas mecânicos

Amanhã, a sexta etapa do Dakar Argentina-Chile faz a ligação entre Iquique e Irica, já perto da fronteira com o Peru. A especial de 465 kms será rica em pisos de areia e dunas de transposição particularmente difícil onde o mítico fesh-fesh promete dar muito trabalho aos pilotos.

Classificação da quinta etapa (auto):

1. Stephane Peterhansel (BMW), 4h33min19s
2. Nasser Al-Attiyah (VW), +01m24
3. Carlos Sainz (VW), +03m15
4. Giniel De Villiers (VW), +05m21
5. Mark Miller (VW), +20m42
6. Krzysztof Holowczyc (BMW), +23m23
7. Orlando Terranova (BMW), +29m03
8. Guilherme Spinelli (Mitsubishi), +37m04
9. Nani Roma (Nissan), +39m22
10. Guerlain Chicherit (Mini), +52m53
11. Christian Lavieille (Nissan), +01h04m12
12. Ricardo Leal dos Santos (BMW), +01h07m34

Classificação geral após quinta etapa (auto):

1. Carlos Sainz (VW), 15h45min48s
2. Stephane Peterhansel (BMW), +02m26
3. Nasser Al-Attiyah (VW), +02m33
4. Giniel De Villiers (VW), +21m20
5. Krzysztof Holowczyc (BMW), +47m53
6. Orlando Terranova (BMW), +58m59
7. Mark Miller (VW), +01h26m03
8. Guilherme Spinelli (Mitsubishi), +01h33m34
9. Nani Roma (Nissan), +01h44m39
10. Christian Lavieille (Nissan), +02h14m24
11. Guerlain Chicherit (Mini), +02h16m51
12. Ricardo Leal dos Santos (BMW), +02h22m23
"MF"
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Portugueses nas primeiras posições a meio da quinta etapa

Paulo Gonçalves passou em terceiro, Hélder Rodrigues com o sexto melhor tempo, logo à frente de Ruben Faria
368x276

O «motard» francês Olivier Pain (Yamaha) está na frente da quinta etapa do Dakar (Calama a Iquique), com uma vantagem de nove segundos para o chileno Francisco Lopez Contardo (Aprilia), após o oitavo «WayPoint» da etapa, que conta com um total de 14 «WayPoints».
Paulo Gonçalves (BMW) passou em terceiro, perdendo apenas 1m12s para Pain, à frente do francês Cyril Despres (KTM), a 1m44s.
Pouco mais atrás, surge Hélder Rodrigues (Yamaha) com o sexto melhor tempo, logo à frente de outro português, Ruben Faria (KTM), que passou o WayPoint nº8 em sétimo.
O líder da competição nas duas rodas, o espanhol Marc Coma (KTM), está com um andamento cauteloso, tendo passado apenas com o nono tempo, a mais de sete minutos de Olivier Pain.
Automóveis: Peterhansel na frente
No que respeita aos automóveis, os pilotos acabam de passar pelo WayPoint nº3, com Stephane Peterhansel (BMW) na frente de Nasser Al-Attiyah (VW) com uma vantagem de 1m04s. Guerlain Chicherit (Mini) passou em quarto, à frente de Carlos Sainz.
Classificação quinta etapa à passagem do WayPoint nº8 (motos):
1. Olivier Pain (Yamaha), 2h39m02
2. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +00m09
3. Paulo Gonçalves (BMW), +01m12
4. Cyril Despres (KTM), +01m44
5. Frans Verhoeven (BMW), +03m46
6. Helder Rodrigues (Yamaha), +03m54
7. Ruben Faria (KTM), +04m35
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Portugueses ao ataque na quinta etapa

Paulo Gonçalves continua em terceiro, enquanto Ruben Faria passou com o quarto melhor tempo, logo à frente de Hélder Rodrigues
368x276

O belga Paul Verhoeven estava na frente da corrida das motos à passagem por CP2 (km 259) da quinta etapa do Dakar com 57 segundos de vantagem para o chileno Francisco Lopez Contardo (Aprilia), e 1m26s para o português Paulo Gonçalves (BMW).
Ruben Faria passou em quarto, a apenas dois segundos de Gonçalves, enquanto Helder Rodrigues (Yamaha) rodava na sexta posição, a pouco mais de dois minutos do francês Cyril Despres (KTM), o quinto mais rápido.
Olivier Pain (Yamaha) estava na frente da etapa mas uma queda acabou com o sonho do piloto francês, que foi evacuado de helicoptero para o hospital mais próximo.
Nos automóveis, Stéphane Peterhansel (BMW), a exemplo de ontem, passou novamente na frente, neste caso ao km 45, quatro segundos na frente dos dois VW de Sainz e Al-Attiyah. Em destaque Guerlain Chicherit (Mini), que roda apenas a 25 segundos dos homens da frente. Ricardo Leal dos Santos (BMW) passou em 11º
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Paulo Gonçalves vence etapa; três portugueses no «top7»

Na classificação geral estão agora três portugueses entre o quarto e o sexto lugar, com a subida de uma posição de Ruben faria
368x276

Paulo Gonçalves (BMW) venceu hoje, na categoria das motos, a quinta etapa do Dakar Argentina-Chile, disputada entre Calama a Iquique, no Chile. O «motard» português foi o mais rápido a cumprir os 423 quilómetros da etapa, batendo por 2m18s o chileno Francisco Lopez Contardo (Aprilia), e por 2m19s o belga Frans Verhoeven (BMW).
Chaleco Lopez Contardo tudo fez para vencer a etapa em «casa» mas não conseguiu superar a velocidade e consistência de Paulo Gonçalves que passou para a frente na parte final da etapa. Marc Coma foi quarto, a 3m58s, à frente do francês Cyril Desprès, pelo que na frente da geral, o «cenário» mantém inalterado.
Numa etapa excelente para as cores nacionais, Helder Rodrigues (Yamaha) foi sexto e Ruben Faria (KTM) sétimo, ficando ambos a pouco mais de dez minutos de Gonçalves, sendo que agora, na geral, estão três portugueses entre o quarto e sexto lugar da classificação.
Classificação quinta etapa (motos):
1. Paulo Gonçalves (BMW), 05h12m23
2. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +02m18
3. Frans Verhoeven (BMW), +02m19
4. Marc Coma (KTM), +03m58
5. Cyril Despres (KTM), +04m10
6. Helder Rodrigues (Yamaha), +10m01
7. Ruben Faria (KTM), +12m05
8. Jonah Street (Yamaha), +15m15
9. Pal Anders Ullevalseter (KTM), +17m01
10. Juan Pedrero Garcia (KTM), +017m36
11. Jordi Viladoms (Yamaha), +18m10
Classificação geral após quinta etapa (motos):
1. Marc Coma (KTM), 16h59m33
2. Cyril Despres (KTM), +10m14
3. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +18m32
4. Paulo Gonçalves (BMW), +21m42
5. Helder Rodrigues (Yamaha), +32m05
6. Ruben Faria (KTM), +35m14
7. Juan Pedrero Garcia (KTM), +40m01
8. Jonah Street (Yamaha), +42m55
9. Jordi Viladoms (Yamaha), +44m23
10. Frans Verhoeven (BMW), +49m55
11. José Helio Rodrigues (BMW), +50m36
12. Stefan Svitko (KTM), +01h06m33
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Ruben Faria: "Foi um dia positivo, em que subi mais um lugar"

Português foi sétimo na etapa, que ligou Calama a Iquique, subindo para a sexta posição da classificação geral
368x276

Após o “amargo de boca” no dia anterior, em virtude de um erro de navegação que lhe custou 15 minutos e a descida ao sétimo posto da classificação geral do Dakar Argentina-Chile, Ruben Faria respondeu, esta quinta-feira, da melhor forma às adversidades da corrida e numa longa jornada com 423 quilómetros, que ligou Calama a Iquique, o piloto de Olhão subiu mesmo ao sexto posto da classificação geral, depois de ter sido sétimo no dia.
Numa etapa já conhecida do passado ano e que acabou de forma triunfal com uma descida de areia com quase três quilómetros de extensão, os pilotos vislumbraram finalmente o Oceano Pacifico, na chegada a Iquique.
“O final desta especial é único. Já no ano passado me impressionou. Mas foi um dia novamente muito exigente, com uma fase inicial com muita pedra e exigente, para no final entrarmos nas dunas durante quase 40 quilómetros. Estive muito bem precisamente até chegarmos a essa fase de dunas, que mais uma vez fizeram a diferença. Os pneus estavam já muito castigados e acabei por perder aí o quinto posto na especial, que ocupava até então. Mas foi um dia positivo, em que subi ao sexto lugar, mas infelizmente o Cyril perdeu terreno para o Marc, em virtude de uma penalização de ontem. O dia de descanso aproxima-se e faz parte da nossa estratégia estar na frente na entrada para a segunda metade da prova. Vamos ver se conseguimos”, afirmou o piloto luso, no final desta longa especial em Iquique e após um dia marcado por muitas peripécias para os homens da frente, como Marc Coma, que caiu e perdeu muito tempo, ou Olivier Pain, que caiu igualmente e foi forçado ao abandono.
Nesta sexta-feira, a caravana ruma a Arica, numa especial com mais de 450 quilómetros e promete ser muito exigente. “Amanhã vamos entrar verdadeiramente no Atacama e será um dia muito duro a anteceder o dia de descanso no sábado. Vamos encontrar dunas, fesh-fesh, erva-camelo... Enfim, o verdadeiro deserto chegou”, referiu Ruben Faria.
Classificação quinta etapa (motos):
1. Paulo Gonçalves (BMW), 05h12m23
2. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +02m18
3. Frans Verhoeven (BMW), +02m19
4. Marc Coma (KTM), +03m58
5. Cyril Despres (KTM), +04m10
6. Helder Rodrigues (Yamaha), +10m01
7. Ruben Faria (KTM), +12m05
8. Jonah Street (Yamaha), +15m15
9. Pal Anders Ullevalseter (KTM), +17m01
10. Juan Pedrero Garcia (KTM), +017m36
11. Jordi Viladoms (Yamaha), +18m10
Classificação geral após quinta etapa (motos):
1. Marc Coma (KTM), 16h59m33
2. Cyril Despres (KTM), +10m14
3. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +18m32
4. Paulo Gonçalves (BMW), +21m42
5. Helder Rodrigues (Yamaha), +32m05
6. Ruben Faria (KTM), +35m14
7. Juan Pedrero Garcia (KTM), +40m01
8. Jonah Street (Yamaha), +42m55
9. Jordi Viladoms (Yamaha), +44m23
10. Frans Verhoeven (BMW), +49m55
11. José Helio Rodrigues (BMW), +50m36
12. Stefan Svitko (KTM), +01h06m33
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Hélder Rodrigues: "Parei para me certificar que o Pain estava bem"

Rodrigues viveu hoje o lado mais solidário da competição, parando para prestar assistência ao seu colega de equipa Olivier Pain
368x276

Correndo num terreno onde se tem destacado nas últimas edições do Dakar, Hélder Rodrigues viveu hoje o lado mais solidário da competição, parando para prestar assistência ao seu colega de equipa Olivier Pain. No regresso à pista foi difícil manter a concentração e o piloto andou algum tempo perdido. Mesmo assim mantém o quinto lugar da geral.
No dia em que Paulo Gonçalves ganhou a sua primeira etapa deste Dakar, Hélder Rodrigues terminou o dia com o sexto melhor tempo – a 10’01 do seu compatriota – mantendo assim o 5º lugar da geral.
Foi sensivelmente a meio da etapa que Rodrigues viveu hoje o lado mais solidário da competição, parando para prestar assistência ao seu colega de equipa Olivier Pain – que chegou a liderar a corrida; “Vi que o Pain tinha caído e nessa altura o Marc Coma estava já com ele. Mesmo assim tive que parar para me certificar que ele estava bem e depois voltei a arrancar. Fiz o que tinha de fazer, pois a vida humana está acima de tudo e felizmente o acidente dele não foi muito grave. Depois continuei, mas confesso que me custou bastante reencontrar a concentração. Andei inclusivamente algum tempo perdido para encontrar a pista. Podia ter recuperado mais terreno, mas amanhã continuamos no Atacama no meu terreno de eleição e sei que posso perfeitamente lutar pela liderança e assim aproximar-me do pódio”.
Amanhã a sexta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile faz a ligação entre Iquique e Irica, já perto da fronteira com o Peru. A especial de 465 kms será rica em pisos de areia e dunas de transposição particularmente difícil onde o mítico fesh-fesh promete dar muito trabalho aos pilotos.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Dakar: Francisco Inocêncio abandona devido a problemas mecânicos

Na sequência do acidente que o piloto português sofreu ainda na segunda etapa da competição
368x276

Francisco Inocêncio foi hoje forçado a abandonar o Dakar Argentina Chile devido a problemas mecânicos na sua Nissan Navara. Esta desistência vem na sequência do acidente que o piloto português sofreu ainda na segunda etapa da competição.
Apesar das tentativas da equipa em partir para a especial de hoje um problema no depósito de combustivel acabou por ditar a desistência da Red Line Off Road Team.
Para Francisco Inocêncio este é um final inglório: “Infelizmente o que parecia ter sido um mero acidente de percurso deixou mazelas e fomos obrigados a abandonar o Dakar. O nosso depósito de combustível ficou afectado e a sua reparação era impossível de concretizar numa noite. Um abandono num ano em que vinha com uma excelente máquina e com todas as condições para chegar entre os primeiros, tal como tinha demonstrado no primeiro dia de corrida”.
Paulo Gonçalves vence etapa; três portugueses no «top7»
Ricardo Leal dos Santos é agora o único representante português nos automóveis, enquanto Francisco Inocêncio se torna assim no segundo piloto «luso» a abandonar o Dakar 2011, depois de João Rosa, nas motos, ter sido aconselhado a desistir pelos médicos da prova com uma compressão na coluna vertebral, que teve origem num acidente no decorrer da terceira etapa.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Paulo Gonçalves: "Adorei a especial, bastante técnica e com belas paisagens

Piloto português venceu a quinta etapa do Dakar e ficou mais perto do terceiro lugar da classificação geral
368x276

Paulo Gonçalves esteve, esta quinta-feira, em grande plano na quinta etapa do Dakar Argentina-Chile. O piloto da Equipa Bianchi Prata esteve nos lugares da frente em quase toda a etapa e no último WP (wp14) o piloto assumiu o comando, tendo assim ganho a quinta etapa da prova, com 2 minutos de vantagem para Marc Coma. Por sua vez, Pedro Bianchi Prata também fez uma bela etapa, tendo obtido assim o 56º lugar.
Paulo Gonçalves segurou assim o quarto lugar na classificação geral. No final, o piloto de Esposende estava visivelmente satisfeito: “Foi uma etapa muito grande, muito dura e com muita navegação. Mas adorei a especial que foi bastante técnica e com belas paisagens. Hoje a equipa BMW Motorrad by Speedbrain alcançou um resultado brilhante! Consegui vencer a etapa muito pelo grande trabalho que está a ser desenvolvido por todos os elementos da equipa. Vou continuar a ser rápido mas sempre com prudência para chegar a Buenos Aires. Aproveito para agradecer a todos que me têm apoiado, muito obrigado a todos eles”.
Paulo Gonçalves vence etapa; três portugueses no «top7»
Pedro Bianchi Prata, por seu turno, encontra-se agora no 38º posto da geral. O piloto fez o resumo da quinta etapa: “A etapa correu bem. Consegui subir 11 lugares [que acabaram por ser apenas 10, segundo a classificação oficial] comparativamente à etapa de ontem. Mas mais uma vez, tive ser ter cuidado pois apanhei muito pó. Estou muito feliz por o Paulo ter ganho a etapa. A equipa está a cumprir os objectivos propostos. Vou continuar a lutar pois ainda falta muito rali”.
A sexta etapa do Dakar 2011 vai englobar uma parte no deserto de Atacama, onde a alternância de pisos vai ser uma constante, o que exigirá muita paciência a todos os pilotos. A ligação será efectuada entre Iquique e Arica, com 456 quilómetros de especial.
Classificação quinta etapa (motos):
1. Paulo Gonçalves (BMW), 05h12m23
2. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +02m18
3. Frans Verhoeven (BMW), +02m19
4. Marc Coma (KTM), +03m58
5. Cyril Despres (KTM), +04m10
6. Helder Rodrigues (Yamaha), +10m01
7. Ruben Faria (KTM), +12m05
8. Jonah Street (Yamaha), +15m15
9. Pal Anders Ullevalseter (KTM), +17m01
10. Juan Pedrero Garcia (KTM), +017m36
11. Jordi Viladoms (Yamaha), +18m10
Classificação geral após quinta etapa (motos):
1. Marc Coma (KTM), 16h59m33
2. Cyril Despres (KTM), +10m14
3. Francisco Lopez Contardo (Aprilia), +18m32
4. Paulo Gonçalves (BMW), +21m42
5. Helder Rodrigues (Yamaha), +32m05
6. Ruben Faria (KTM), +35m14
7. Juan Pedrero Garcia (KTM), +40m01
8. Jonah Street (Yamaha), +42m55
9. Jordi Viladoms (Yamaha), +44m23
10. Frans Verhoeven (BMW), +49m55
11. José Helio Rodrigues (BMW), +50m36
12. Stefan Svitko (KTM), +01h06m33
 
Topo