• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TT - Todo o Terreno

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Etapa mais difícil do Dakar realiza-se hoje

fe38bc49.jpeg

A décima etapa do Argentina-Chile dakar 2009, que tem partida e chegada a Copiapo é uma das mais temíveis para os concorrentes. Retemperadas as forças no histórico porto chileno de Valparaíso, mesmo junto ao Oceano Pacífico, os competidores têm já toda a atenção focada na última e decisiva semana do rali, marcada pelo deserto de Atacama.

Com cerca de 200 quilómetros de extensão, é considerado o deserto mais alto, árido e inóspito do Planeta, anunciando-se tão ou mais difícil de transpor que o africano Saara. As suas dunas são autênticas paredes, sendo tão difícil subi-las como... descê-las.

Nos reconhecimentos, a Organização demorou mais de quatro horas para percorrer 40 km! O dia de todas as decisões está agendado precisaamente para hoje (terça-feira), com a "boucle" de Copiapó a servir de palco à maior e mais difícil especial de todo o rali, seguindo-se, amanhã, a descida para Fiambalá, um óasis no meio de uma região desértica, rodeada por montanhas de areia e dunas, na mais majestosa das etapas em termos de paisagens.

Depois, é o regresso aos Andes e à Argentina. Após uma paragem em Cordoba, segunda maior cidade da Argentina, tudo terminará tal como começou, na capital Buenos Aires, com a coroação dos vencedores de cada categoria a acontecer no domingo, dia 18 de Janeiro, numa cerimónia que se espera tão ou mais espectacular que a da partida simbólica, presenciada por quase 500 mil espectadores.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A 4.7000m de altitude

bba2f179.jpeg

A ligação entre Copiapó e Fiambalá, já no regresso à Argentina, será literalmente o ponto alto deste Dakar 2009, já que os concorrentes terão de vencer o Passo São Francisco, a 4.720 metros de altitude. Segundo calculam os engenheiros, os motores vão perder cerca de 20 por cento da sua potência devido à diferença de pressão atmosférica e ao ar rarefeito da alta montanha. Mas não serão apenas as mecânicas a ressentir-se.

Os pilotos vão igualmente sentir os efeitos da altitude, podendo experimentar dificuldades de respiração, fadiga, náuseas, perda de coordenação, lentidão de raciocínio e dores muculares. Os motards serão teoricamente aqueles que mais sofrerão com os efeitos da altitude, pelo que foram já aconselhados pela organização a evitarem qualquer paragem e esforço físico desnecessário ou brusco.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Proto 05 também ardeu

db316ac9.jpeg

A par de Elisabete Jacinto (MAN) e Yvan Muller (Buggy SMG), também Christian Lavieille se despediu deste Dakar na quinta etapa, a cerca de meia dúzia de quilómetros da meta, depois de um incêndio consumir o seu Proto Dessoude 05. "Após passar um cordão de dunas, senti um odor a fumo no habitáculo e reparei que havia espectadores a fazerem-me sinal para parar. Foi o que fiz logo de seguida. Infelizmente, bastaram 30 segundos para que o carro fosse consumido pelas chamas", lamentou o piloto francês, à altura 11º classificado da geral. "A que se se deveu o incêndio? É algo que nem eu nem a equipa conseguimos ainda a responder".

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"O carro parece um Fórmula 1 do Dakar"

16f6c38c.jpeg

Surpreendidos por um degrau de dois metros na descida de uma duna, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo despediram-se deste Dakar ao km 38 da especial que ligou San Rafael a Mendonza, na última quinta-feira.

Evoluindo pela primeira vez o Pajero Evolution MPR13, ex-equipa oficial, a dupla brasileira ocupava, até então, um excelente décimo lugar da geral automóvel. "O carro tombou de frente e batemos com a cabeça no tecto do Pajero", contou o piloto, já por duas vezes vencedor do Rali dos Sertões. Queixando-se de fortes dores no pescoço, Vívolo foi mesmo resgatado do local por um helicóptero da organização. Os exames não revelaram qualquer lesão e o navegador recebeu alta no próprio dia.

Piloto elogia Mitsubishi MPR13

A pesar do infortúnio, o piloto brasileiro "diz" maravilhas do carro, apelidando-o mesmo como um "F1 do Dakar": "O carro é absolutamente fantástico. Corro no TT desde 1999 e já pilotei muitos carros da Mitsubishi, mas esse é um veículo muito rápido e resistente. É incrível o que fizemos com ele! E nada acontecia a ele, nem sequer desalinhava a direcção. Superou as minhas expectativas.", referiu. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nova etapa encurtada

fe38bc49.jpeg

Era suposto ser a etapa mais difícil da corrida, mas a verdade é que, mais uma vez, a organização decidiu encurtar uma etapa. Tendo em conta as condições da pista com que se depararam os "batedores" da organização esta manhã, a ASO decidiu encurtar a etapa Copiapo-Copiapo em 200 km. Assim sendo a tirada termina um pouco antes do CP3, com a ligação a fazer-se directamente para CP5, evitando assim uma parte mais complicada do traçado. Assim sendo, a especial terá apenas 476 km.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Després aproxima-se do segundo posto

629e7c27.jpeg

Ciryl Després lidera a 10ª etapa com uma vantagem a rondar o minuto e meio para Marc Coma, que prossegue a sua prova sem grandes problemas, preparando-se para suplantar as últimas grandes dificuldades, colocando-se assim mais perto de nova vitória no Dakar, prova que venceu apenas por uma vez, embora tenha dominado claramente a corrida em 2007, perdendo-a devido a um acidente, numa desconcentração que deixou o piloto bastante combalido.
Després aproxima-se do segundo posto -

Desta feita, o piloto espanhol lidera desde o primeiro dia, e ficou com a vida muito facilitada com o atraso de Després, que apesar de tudo, na geral, já só está a 22 minutos de David Fretigne, contando já com os tempos parciais de hoje. Na terceira posição roda o Chile F. Lopez, enquanto Helder Rodrigues é para já 14º, com o motard da Lagos Team a perder uma posição caso tudo se mantenha igual até final. Já Paulo Gonçalves era 13º à passagem pelo km 87, não tendo ainda passado pelo segundo controlo horário de passagem.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"É como me pedirem para escolher entre o pai e a mãe!

fe38bc49.jpeg

Depois dos pilotos passarem pela primeira vez no deserto de Atacama, e descobrirem as suas imensas dunas, passou a haver a possibilidade de comparação directa entre os desertos do Sahara e de Atacama. Curiosamente, a maioria dos pilotos mais experimentados do Dakar, que agora já conhecem bem os dois continentes, não conseguem responder claramente à questão: Sahara ou Atacama? Nenhum se decide!

"Atacama foi muito duro, mas também é muito bonito!", confessa o piloto de motos Norbert Dubois. Já o francês Eric Croquelois: "É como me pedirem para escolher entre o meu pai e a minha mãe! Aqui há mais que areia, há pó e o terreno é mais irregular. Por vezes as dunas terminam abruptamente e já quase saí disparado para aí umas vinte vezes.", referiu.

Já o sul-africano Alfil Cox, que agora corre em buggy, tem uma opinião mais técnica: "A vegetação e as pedras nas dunas são uma boa vantagem, mas pelo contrário, as dunas são maiores, mais altas que no Sahara, onde são mias pequenas e empinadas.", referiu.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Orlando Terranova lidera etapa

b36eec2c.jpeg

Carlos Sainz está, para já a alargar novamente a sua liderança, num dia em que o domínio está a pertencer a Orlando Terranova, em BMW X3 CC. Na sua peugada segue o imponente Hummer de Robby Gordon, e só depois passou Carlos Sainz, na frente dos seus companheiros de equipa.
Orlando Terranova lidera etapa -

Consequentemente, na geral, poucas modificações, pois a diferença entre o espanhol e Mark Miller, seu companheiro de equipa, mantém-se ainda na casa dos vinte minutos, com Giniel de Villiers, um pouco atrás, a cerca de quatro minutos de Miller. Nani Roma dificilmente passará da quarta posição, a não ser que algum problema suceda a algum dos três Volkswagen, que a pouco e pouco tornam a possibilidade da marca alemã reservar para si todos os lugares do pódio mais verosímil.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Erro de navegação para Després e Coma

a1745d14.jpeg

Depois de terem inicialmente surgido à cabeça da corrida, na sua fase inicial, Cyril Després cometeu um erro de navegação ao km 480 e teve de retornar 23 km até encontrar de novo o caminho correcto.

Erro de navegação para Després e Coma -


Na sua peugada foi o líder da geral, Marc Coma, pelo que cometeu o mesmo engano, ficando assim explicado atraso dos dois homens da frente. Apesar da diferença de tempo, qualquer desconcentração poderá ser fatal para o líder, veja-se por exemplo o que lhe sucedeu em 2007, quando liderava confortavelmente o Dakar.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto espanhol em estado de coma

CRISTOBAL GUERRERO SOFREU QUEDA NA 10.ª ETAPA



A 10.ª etapa do Dakar'2009, marcada por uma longa especial com partida e chegada em Copiapo, já ficou marcada por uma queda grave do motard espanhol Cristobal Guerrero, que foi transportado para o hospital em estado de coma.

O piloto da KTM caiu ao km 160 de um percurso cronometrado de 430 km e vai ainda realizar exames na unidade hospitalar de Copiapo, não se sabendo concretamente qual a gravidade dos ferimentos."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Helder Rodrigues quarto, vitória para Jordi Viladoms

f66f5a22.jpeg

Jordi Viladoms venceu a etapa de hoje do Dakar 2009, disputada ao redor de Copiapo, no Chile, na frente de Alain Duclos, com Helder Rodrigues a ser quarto, a 8m29s do vencedor. Com este resultado, o motard do Lagos Team sobe um lugar na geral, e é agora quinto classificado. Paulo Gonçalves surge, para já, em 12º, a 28m15s do vencedor da tirada, e na classificação é 11º.
Helder Rodrigues quarto, vitória para Jordi Viladoms -

Marc Coma, o líder da classificação geral, foi apenas sexto, a 12m17s de Viladoms, enquanto Cyril Despres, se quedou pela quinta posição. OS dois homens cometeram um erro de navegação, por volta do km 291, tendo-se visto na obrigação de retornar 23 kms para regressar à pista certa.

Na classificação geral, a hierarquia não se modificou. Marc Coma continua solidamente instalado na liderança, com uma vantagem de 1h24m50s, sobre David Frétigné e 1h31m11s sobre Cyril Despres.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dakar só fala espanhol

e52a6266.jpeg

Se nas motos só mesmo uma hecatombe poderá tirar a vitória a Marc Coma, já nos automóveis, Carlos Sainz constrói, dia após dia, uma margem cada vez mais difícil de recuperar para os seus adversários, que por acaso até são seus companheiros de equipa na Volkswagen.
Dakar só fala espanhol -

Desta feita, e ao que tudo indica, Carlos Sainz (VW Touareg) irá somar novo triunfo em etapas, que a confirmar-se, será o sexto nesta edição do Dakar.

Para já, e numa altura que faltam terminar a tirada muitos concorrentes, o piloto espanhol terminou na frente, com uma vantagem de 21 segundos para o norte-americano Robby Gordon, no imponente Hummer, e 7m39s sobre o seu colega de equipa Mark Miller.

Nani Roma, foi quarto a 15m01s, e atrás de si ficou colocado Giniel de Villiers, a 18m15s do espanhol, o que significa que na geral Sainz voltou a dilatar a margem para os seus adversários, colocando-a em 27m31s sobre Miller e 41m13s sobre o Touareg de Giniel de Villiers. Nani Roma permanece em quarto, agora a 1h13m13s do seu compatriota.

Cerca de meia-hora para gerir nos cinco dias de prova que faltam para terminar. Neste contexto, está cada vez mais perto a primeira vitória de um piloto espanhol, nos automóveis, no Dakar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
11ª Etapa anulada devido ao mau tempo

46693937.jpeg

A 11ª Etapa do Argentina-Chile Dakar, que se deveria realizar amanhã, quarta-feira, entre Copiapo, no Chile e Fiambala, na Argentina, foi anulada devido às más condições climatéricas.
11ª Etapa anulada devido ao mau tempo -

"As condições meteorológicas previstas para o dia de amanhã, não permitem respeitar os horários previstos para a jornada. Em consequência, a especial será anulada, com os concorrentes a seguirem para Fiambala em ligação, a partir das 8h00 da manhã de quarta-feira.", referia o comunicado da organização do Dakar.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues: "Estou mais próximo de fazer história no Dakar"

114b42c6.jpeg

Num dia muito atribulado, com grandes alterações de última hora no traçado, Hélder Rodrigues voltou a estar em destaque na frente do Rali Dakar Argentina-Chile. Mais rápido que Coma, que se perdeu, foi quarto na etapa e subiu ao 5º lugar da classificação geral.

Aquela que se esperava ser a mais longa e dura etapa do Rali Dakar Argentina-Chile transformou-se antes numa das mais atribuladas até ao momento, com a organização a ser forçada a grandes alterações. O nevoeiro cerrado acabou assim por ditar as regras, obrigando a caravana a uma longa espera. Hélder Rodrigues irá certamente recordar este dia, mas por outras razões: conseguiu a sua melhor prestação até agora ao terminar a etapa com o terceiro melhor tempo.

A décima etapa do Rali Dakar Argentina-Chile acabou por ser dominada pelo espanhol Viladoms, que completou os 476 quilómetros da especial (estavam previstos 666) em 6h35m32s. Rodrigues ficou a apenas 8m29s e superou os ainda líderes da competição, Marc Coma e Cyril Despres. Com esta prestação, o nosso melhor motard de sempre na grande aventura do todo-o-terreno mundial passa a ocupar o quinto lugar da classificação geral. Um resultado que o coloca em perfeita sintonia com os objectivos traçados para esta participação: "Foi um dia muito duro onde a navegação fez a diferença. A minha estratégia resultou e agora sinto que estou mais próximo de fazer história no Dakar", afirmou o piloto à chegada a Copiapo.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ricardo Leal dos Santos foi 11º da geral

64f81d6d.jpeg

Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, brilharam ontem na etapa rainha do Dakar sul americano ao averbarem um magnífico 11º lugar da classificação geral da etapa.
Ricardo Leal dos Santos foi 11º da geral -

Numa trada em que o deserto do Atacama foi abordado em várias travessias de enorme dunas o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q ousou intrometer-se entre as principais equipas do rali confirmando que, não fora o azar da primeira metade da prova e seriam estes os seus adversários habituais. O BMW X5 da dupla portuguesa foi ainda o terceiro de entre as equipas privadas que competem neste Dakar Argentina Chile.

"Finalmente conseguimos fazer uma etapa quase limpa, já que as pequenas coisas que nos aconteceram podem ser consideradas como fazendo parte das dificuldades da etapa que era mesmo bastante dura. Era a etapa rainha e sinto que me saí muito bem. À nossa frente só estão carros de equipas oficiais e dois privados. Foi mesmo muito bom", comenta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "O Pedro navegou muito bem e não tivemos nenhuma crise. Uma roda que saiu da jante, um pequeno atascanço e uma chamada de atenção da embraiagem que a 12 quilómetros do final nos quis pregar um susto".

Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem de junto do Oceano Pacífico para seguir em direcção à fronteira. O retorno a Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4.700 metros de altura.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto viveu momentos dramáticos

baa3168c.jpeg

Foram momentos dramáticos os que Elisabete Jacinto viveu na passada quarta feira, poucos quilómetros depois de ter arrancado para a quinta etapa do rali Dakar, competição de todo o terreno, que este ano se está a disputar na América do Sul.

"Desde a segunda etapa que o Dakar se vinha tornado num inferno de pó. Era muito difícil ver dois palmos à frente do nariz, devido a extensas nuvens de pó levantadas pelo o carro ou o camião que seguia à nossa frente. Foi nesse contexto que se deu o acidente. Um Buggy abrandou numa zona de terreno muito instável e atascou. Nem vi nada. Só me apercebi que tinha batido em qualquer coisa. O toque não foi violento mas o Buggy começou a arder. Tentei recuar, mas o carro ficou preso ao nosso camião e veio atrás. Tentámos apagar o fogo, mas os extintores não foram suficientes. Foi tudo consumido pelas chamas", explica Elisabete Jacinto.

Até essa altura da corrida a piloto do Team Oleoban MAN Portugal estava a ter um comportamento desportivo notável. "No primeiro dia de corrida fiz logo um 11º lugar. Foi o melhor resultado dos portugueses. Nos camiões nunca ninguém tinha pensado que eu conseguisse ser tão rápida e classificar-me junto do protótipos. Mais tarde o director desportivo da Kamaz veio dizer-me que estava a acompanhar a minha corrida e que todos os dias ia ver os meus resultados. O facto de ser mulher numa competição de homens tem grande impacto e na Rússia publicam várias fotos e entrevistas comigo" salienta Elisabete Jacinto que confessa não ter reconhecido Yvan Muller, campeão do mundo do WTCC, piloto do Buggy que ela se preparava para ultrapassar e que também foi obrigado a terminara a prova mais cedo.

"Não sou nenhum expert em desporto motorizado e para mim era apenas um piloto que, tal como eu, estava em estado de choque, ao ver tudo a arder. Estava a dar o melhor de mim e sentia que podia fazer uma grande prova se não fosse o maldito pó. Estou convencida que este ano poderia ter terminado o rali nos 15 primeiros", conta Elisabete Jacinto.

Agora, Elisabete Jacinto apanhou boleia num dos automóveis de imprensa e acompanha o dia a dia da prova. "Nunca tinha visto assim uma corrida. Gosto de reparar como os pilotos abordam cada situação e claro retenho muito mais nos camiões. Adoro ver a leveza com que os primeiros ultrapassam as dunas. É magnífico. No Bivouac tenho feito um papel de espião e já fui espreitar as evoluções técnicas dos principais camiões. Já aprendi muito", explica a piloto que, para já, não que falar do futuro.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pedro Bianchi Prata: "A parte melhor foi sem dúvida as dunas"

585ea010.jpeg

A décima etapa deste Rally Raid, inicialmente a mais longa de todas, acabou por ser reduzida logo de manhã após a verificação da especial confirmar que havia uma falta de areia em certos troços, passando de 666km a 476km.

O arranque foi complicado, o nevoeiro não permitiu a descolagem dos helicópteros médicos e acabou por ser adiada. Mesmo assim, Bianchi Prata, da equipa Bianchi Prata/CIN, não desanimou com todas estas alterações e enfrentou com entusiasmo a especial, que de acordo com o piloto portuense foi a que lhe deu mais prazer.


Pedro Bianchi Prata: "A especial foi linda, das mais bonitas até hoje. Havia partes de muita areia e pedra e passagens em zonas montanhosas. A parte que me deu mais prazer foi sem dúvida as dunas. Havia descidas com mais de um quilómetro...Realmente impressionante! Com dunas desse tamanho todo o cuidado é pouco e optei por não andar muito rápido para reduzir os riscos. Mesmo assim em comparação com ontém, melhorei a minha classificação. O calor sente-se muito mas o deserto é lindo e a paisagem é tão rica e diferente de tudo que até hoje já vi, que passa para segundo plano. Com o arranque de hoje adiado, a redução da especial acabou por ser benéfica. Tantos quilómetros num percurso tão diversificado acabou por ser demorado." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Adélio Machado : "Fartámo-nos de cavar, por prancha tirar prancha..."

629a6c7c.jpeg

Quando se prepara para cumprir em ligação a "anulada" 11ª etapa do Dakar Argentina-Chile Dakar, Adélio Machado mostra-se bastante optimista quanto às especiais que faltam realizar com vista a um lugar entre o pódio T2 e o excelente resultado que vem mantendo entre a comitiva lusa, liderando a classificação desde a sexta etapa:
Adélio Machado : "Fartámo-nos de cavar, por prancha tirar prancha..." -

"Vamos continuar a ser prudentes e não por em risco em grande desafio. Para vencer o Dakar teremos que chegar ao final, o Dakar ganha-se etapa a etapa, sendo regular e consistente. É isso que temos vindo a fazer, é importante saber gerir o esforço e a mecânica do carro nestas etapas de muito desgaste em especial para as viaturas de serie" relembrou o piloto de Famalicão que terá na etapa de amanhã um grande teste à capacidade da mecânica do Toyota que não pode contar com assistência no final do dia de hoje no bivouc em Fiambalá, sendo esta uma etapa maratona.

A etapa de hoje foi anulada devido às condições meteorológicas - estando previsto intenso nevoeiro no alto das montanhas com altitude a chegar aos 4.000 mts, o que coloca em causa o cumprimento do horário previsto. Desta forma os concorrentes efectuaram uma ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá.

O Deserto de Atacama criou grandes dificuldades ao piloto da Padock Competições na décima etapa, com as mais íngremes dunas do Chile a obrigar ao uso das pranchas: "fartamo-nos de cavar, por prancha tirar prancha... foi uma etapa que obrigou a muito trabalho físico da equipa e muita atenção na navegação. Tivemos um descuido que nos custou cerca de 45 minutos e um furo, tirando isso correu normalmente, com grandes alterações de piso, mas é isto o Dakar" revelou Adélio Machado que terminou a decima etapa do Dakar sul americano na primeira metade da caravana, descendo um lugar na categoria Produção - T2, a escassos minutos do pódio.


ASS)-
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Martine Pereira passou a noite no deserto

0fe1de09.jpeg

Martine Pereira e José Marques acabaram de chegar ao bivouc em Copiapó depois de uma longa etapa, devido aos problemas de alternador e bateria do Toyota Land Cruiser: "foi muito complicado, é segunda noite que passo no deserto! Desta feita, foi a bateria e o alternador que teimava em não funcionar. Fomos obrigados a esperar pelo camião de assistência que por três vezes teve de mudar estes órgãos mecânicos."

"Acabamos por fazer a parte que faltava da especial com dunas enormes a um ritmo muito lento, sempre na calha do nosso camião de assistência que nos acompanhou em pista. O que importa é que chegamos ao final de mais uma etapa, bem de saúde e entre a caravana. Vamos tomar o pequeno-almoço e partir para esta especial que acabou por ser anulada" adiantou o piloto da Padock Competições bastante agastado, mas feliz por poder prosseguir esta grande aventura desportiva e humana.

A anulação desta 11ª etapa, devido às condições meteorológicas adversas, com denso nevoeiro nas montanhas da Cordilheira dos Antes com altitudes a rondar os 4.000 mts, levará os concorrentes em ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá: "o que será optimo, depois de uma desgastante etapa. Vamos aproveitar para descansar um pouco quando chegar-mos ao bivouc e preparar a especial de amanhã em direcção à fronteira argentina. Buenos Aires é cada vez mais um lugar apetecível! O pódio é já um horizonte".
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Etapa 10: Dunas a perder de vista...


A etapa 10 do Dakar, considerada por muitos a mais difícil da prova, voltou a colocar imensas dificuldades aos pilotos. Descubra porquê no vídeo que se segue.​
 
Topo