• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Preso executado com sedativo para animais

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
344
Um preso americano condenado à morte foi executado, ontem, quinta-feira, no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, com um sedativo usado para animais. A substância normalmente utilizada, o tiopentato de sódio, está esgotado.


John David Duty, de 58 anos, foi o primeiro preso americano a ser executado com o uso do sedativo pentobarbital, que costuma ser utilizado, juntamente com outros medicamentos, na morte provocada de animais.

A escassez de tiopentato de sódio, droga normalmente usada na mistura letal, levou as autoridades de Oklahoma a procederem à sua substituição por pentobarbital.

John David Duty, que matou por estrangulamento o companheiro de cela Curtis Wise, de 22 anos, em 2001, foi declarado morto às 18.18 horas (00.18 horas em Lisboa). Na altura cumpria pena por violação, roubo e tentativa de assassínio.

Antes de ser executado, Duty pediu desculpa à família de Curtis Wise. "Espero que um dia sejam capazes de me perdoar", disse. "A minha família e amigos também estão aqui. Obrigado. Senhor Jesus, eu estou pronto para ir para casa ", foram as suas últimas palavras.

Decisão polémica

Os advogados de Duty e de dois outros condenados à morte criticaram o uso de pentobarbital na execução, considerando-o desumano e alegando que os presos poderiam ficar paralisados, mas conscientes, contrariamente ao tiopentato de sódio que provoca inconsciência.

"Nenhum executado pode retornar para testemunhar sobre como se sentiu", afirmou o advogado Jim Rowan, membro de uma organização que defende a abolição da pena de morte.

Os Estados da Califórnia, Arkansas, Tennessee e Maryland já adiaram execuções por causa dos problemas de abastecimento das drogas usadas nos "cocktails" letais.

O tiopentato de sódio é a primeira droga que incorpora o protocolo de injecções letais em Oklahoma. Segue-se o brometo de vecurónio, que provoca paralisia e paragem respiratória, e o cloreto de potássio que faz parar o coração.

Os 35 Estados americanos que aplicam a pena de morte por injecção letal estão a tentar encontrar alternativas face à escassez de tiopentato de sódio, após a Hospira, único fabricante desta substância nos Estados Unidos, ter anunciado que o próximo lote do produto só estará disponível em 2011.

Jornal de Notícias
 
Topo